Banca de DEFESA: KLEBER CARVALHO FERREIRA

DISCENTE : KLEBER CARVALHO FERREIRA
DATA : 04/09/2024
LOCAL: Videoconferência

GESTÃO DE PORTAIS DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS: ESTRATÉGIA, EQUIPE, TECNOLOGIA E SERVIÇOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Portais de periódicos. Institucionalização. UFBA. Publicação acadêmica. Gestão de serviços on-line.

Os avanços tecnológicos aumentaram a produtividade científica, destacando a importância dos periódicos científicos para a comunicação e disseminação do conhecimento. A expansão das estruturas de pesquisa e divulgação científica levou ao desenvolvimento dos portais de periódicos científicos de universidades. As trajetórias da comunicação científica, do governo eletrônico e da gestão universitária convergem para a utilização dos portais de periódicos como veículos para difusão das ideias científicas, como um produto para a sociedade, agregando características de transparência e responsabilização dos atores envolvidos na produção do conhecimento. A gestão destes portais apresenta uma série de desafios. O presente estudo analisou o processo de institucionalização do Portal de Periódicos da UFBA, com foco em sua gestão, infraestrutura e serviços. Utilizou-se revisão bibliográfica, análise documental e estudo de caso. O estudo teve por objetivo “Verificar os principais componentes da gestão dos portais de periódicos científicos frente ao contexto da Universidade Federal da Bahia”. “Para tanto desenvolveu e aplicou uma Tecnologia de Gestão para a Autoavaliação de Portais de Periódicos composta por quatro roteiros de observação a partir do checklist de Silveira (2016) e incorporando insights de Rocha (2020) Audy e Brodbeck (2003) dentre outros. Tal instrumento aferiu 101 itens de verificação organizados, em 15 categorias, das quais emergiram quatro dimensões fundamentais: estratégia, equipe, tecnologia e serviços. A coleta de dados abrangeu dados de plataformas digitais, relatórios e documentos institucionais, investigou os elementos indicativos da estratégia de gestão, descreveu o perfil do comitê gestor, equipe técnica e parcerias externas, revelou os pontos fortes e fracos da arquitetura de informação sob os princípios de usabilidade e levantou os serviços oferecidos e atividades executadas pelo Portal de Periódicos da UFBA para o fomento às publicações periódicas. A análise revelou pontos fortes na visibilidade e no suporte aos editores, mas também destacou a necessidade de melhorias na arquitetura de informação e gestão estratégica. A reestruturação proposta abrange dimensões de estratégia, equipe, tecnologia e serviços, visando aprimorar a eficácia e a eficiência do portal, com base em benchmarks e boas práticas. As sugestões de melhorias podem ampliar a qualidade e o reconhecimento dos periódicos, contribuindo para a missão institucional da universidade.

Externa à Instituição - LUCIA DA SILVEIRA
Interna - 1678057 - ELIZABETH MATOS RIBEIRO
Externa ao Programa - 1826716 - IVANA APARECIDA BORGES LINS - nullPresidente - 2756971 - JAIR SAMPAIO SOARES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 26/08/2024 16:38