Banca de DEFESA: BRISA KELLY OLIVEIRA LOPES DA SILVA

DISCENTE : BRISA KELLY OLIVEIRA LOPES DA SILVA
DATA : 22/07/2024
LOCAL: Videoconferência

A PARTICIPAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE CATADORES NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA: DESAFIOS E AVANÇOS

Cooperativas de catadores. Gestão de resíduos sólidos. Universidade Federal da Bahia

Nas últimas décadas, a problemática dos resíduos sólidos tem alcançado mais espaço nas discussões ambientais a nível global. No Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos trouxe a responsabilidade de todos os atores envolvidos na cadeia produtiva pelos resíduos que geram. Nesse contexto, a coleta seletiva é uma ferramenta importante para a destinação adequada dos resíduos recicláveis e as cooperativas de catadores de materiais recicláveis passam a ter um papel fundamental na gestão de resíduos sólidos e no enfrentamento da exclusão sociais. As Instituições de Ensino Superior, por gerarem resíduos nas suas atividades, têm o dever de destiná-los corretamente e, conforme Decreto nº 10.936/2022, os recicláveis devem ser entregues às cooperativas de catadores. Deste modo, este trabalho teve como objetivo analisar a participação das cooperativas de catadores na coleta seletiva da UFBA e propor alternativas para uma uma gestão de resíduos mais eficaz, aliada ao fortalecimento dessas cooperativas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, que utilizou como coleta de dados entrevistas semiestruturadas com pessoas envolvidas nos programas supracitados, análise documental de relatórios institucionais no período de 2013 a 2022 e observação in loco, sendo análise dos dados feita através de triangulação. Como principais resultados da pesquisa, identificaram-se a continuidade de problemas já tratadados em pesquisas anteriores, mas também avanços. Entre os problemas, o baixo engajamento da comunidade universitária na coleta seletiva e falta de apoio de gestores; resistência por parte das cantinas na separação do óleo; e ausência de ações acadêmicas institucionalizadas voltadas para o fortalecimento de cooperativas. Entre os avanços, aspectos como a inauguração do galpão de resíduos; o apoio do Governo do Estado na implementação dos programas; o aumento do número de Pontos de Entrega Voluntária de resíduos e de unidades participantes da coleta e a execução do projeto de extensão Apoio ao Recicle UFBA. A partir disso, foi apresentada proposta de intervenção organizacional com iniciativas a serem adotadas pela Universidade tanto no âmbito administrativo quanto no âmbito acadêmico.

Presidente - 3084178 - ANDREA CARDOSO VENTURA
Interna - 1493904 - ARIADNE SCALFONI RIGO