SAÚDE MENTAL E QUALIDADE DE VIDA EM ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA.
Estudantes de odontologia; qualidade de vida; depressão, ansiedade; estresse; COVID-19.
Introdução: O processo de formação de profissionais da área da saúde, em especial na odontologia, possui aspectos e características que impactam na saúde mental e qualidade de vida (QV) destes estudantes. Objetivos e Método: O presente estudo tem como objetivo ampliar a compreensão sobre a temática saúde mental e qualidade de vida de estudantes de odontologia. Para isso, essa dissertação é composta por dois artigos. O primeiro artigo é uma revisão sistemática que se propõem investigar a prevalência de transtornos mentais comuns, como, depressão e ansiedade entre estudantes de odontologia e os principais fatores associados. O segundo artigo, um estudo de corte transversal realizado com 111 estudantes de odontologia em uma universidade pública, na Bahia, teve como objetivo avaliar a associação entre ansiedade e qualidade de vida. Investigou também a relação com características sociodemográficas, aspectos acadêmicos e relacionados à COVID-19. A pesquisa de abordagem mista (quali-quantitativa) utilizou o Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) e o WHOQOL-BREF. A parte qualitativa explorou as dificuldades do curso e as preocupações futuras dos estudantes, em especial as decorrentes da pandemia. Resultados: O estudo de revisão revelou altos níveis de depressão e ansiedade entre estudantes de odontologia, em diversos países no mundo, que se acentuaram durante a pandemia de COVID-19. O estudo empírico, por sua vez, revelou que, para a amostra estudada, a presença de ansiedade está significativamente associada a uma percepção de menor qualidade de vida nos domínios físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente. Outros fatores associados significativamente à ansiedade foram gênero feminino, menor renda familiar e menor apoio de colegas. A análise qualitativa demonstrou que fatores como, carga-horária extensa, sobrecarga de atividades, falta de tempo e questões financeiras são as dificuldades mais frequentemente relatadas. Dentre as preocupações futuras o medo de não estar preparado para o mercado de trabalho e a vulnerabilidade do cirurgião-dentista em um cenário de pandemia. Considerações Finais: Este estudo contribui para aprofundar o conhecimento sobre a saúde mental e bem-estar de estudantes de odontologia. Ao identificar preditores de saúde mental oferece subsídios importantes para o desenvolvimento de políticas de apoio. Sugere-se ampliar pesquisas com foco em estudantes em situação de vulnerabilidade social e econômica visando compreensão mais aprofundada e criação de ações direcionadas.