PPGECOTAV PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA: TEORIA, APLICAÇÃO E VALORES (PPGECOTAV) INSTITUTO DE BIOLOGIA Telefone/Ramal: (00) 00000-0000

Banca de DEFESA: THALITA SOUZA DE LIMA

DISCENTE : THALITA SOUZA DE LIMA
DATA : 24/05/2024
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/Defesa-Thalita_Lima

Retenção de Microplásticos em Sedimentos e Zoantídeos de Poças de Maré de Recifes de Corais

Sedimentos de microplásticos, Retenção de microplásticos, Microplásticos em Zoantídeos, Microplásticos em organismo filtrador, Microplásticos em organismo suspensívoro.

Os microplásticos são peças ou fragmento de plástico menores que 5 mm e maiores que 1μm. O plástico quando utilizado em quantidade elevada, chega ao meio ambiente através do descarte inadequado causando a sua degradação. Devido a sua afinidade com poluentes orgânicos, podem servir como via de dispersão e contaminação, além do potencial de danos mecânicos no trato digestivo de animais quando ingerido. Devido a estes riscos e à sua grande disponibilidade no meio ambiente, o microplástico está se tornando uma ameaça pra toda a cadeia trófica. Neste presente estudo, tivemos como objetivo investigar o acúmulo de microplásticos em poças de maré de recifes de coral, bem como a relação da quantidade de microplásticos no sedimento e no organismo Zoanthus sociatus em praias de Salvador e Litoral Norte da Bahia. Para isso, realizou-se amostragens em nove pontos de coleta, nos quais foram coletados nas poças e em praias adjacentes, utilizadas como controle. Este estudo identificou 73% de partículas plásticas encontradas em sedimento de praia e poça, além de 27% de partículas plásticas encontradas no organismo Zoanthus sociatus. Com esse resultado, podemos dizer que foram encontrados microplásticos em todos os pontos de amostragem. A espectroscopia de infravermelho com transformada em Fourier (FT-IR), técnica utilizada no estudo identificou os polímeros Poliuretano (PU), Polipropileno (PP), Nylon e Polietileno tereftalato (PET).

Presidente - 2997144 - IGOR CRISTINO SILVA CRUZ
Externo à Instituição - RUI JORGE MIRANDA ROCHA - UA