Banca de DEFESA: ANA SAMPAIO LEMOS

DISCENTE : ANA SAMPAIO LEMOS
DATA : 09/10/2024
LOCAL: Auditório Nilza Garcia da Escola de Enfermagem

EXPERIÊNCIAS DE CUIDADO ONLINE NO PROGRAMA DE SAÚDE MENTAL BRINCANDO EM FAMÍLIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Infância. Psicanálise. Saúde comunitária. Saúde mental. Teleatendimento.

Esta pesquisa tem como objeto experiências de cuidado em saúde mental infantil mediadas por telas, no Programa de Saúde Mental Brincando em Família, durante a pandemia de COVID-19. O Brincando em Família é um Programa de ensino, pesquisa e extensão do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (IPS-UFBA), no âmbito da atenção psicossocial, orientado pela psicanálise, podendo ainda ser compreendido como um Programa de promoção à saúde em clínica ampliada. O atendimento presencial, interditado a partir de março de 2020 devido às medidas sanitárias necessárias para prevenção da transmissão viral e contenção do coronavírus, ensejou outros modos de realização do fazer clínico. A pergunta que guia esta investigação pode ser assim formulada: Como se deram as relações de cuidado mediadas por telas no Programa Brincando em Família com crianças e suas famílias, durante o período da pandemia de COVID-19? Para responder a esta pergunta, propõe-se um estudo de caso, sendo o caso o Programa Brincando em Família. Na fundamentação teórica, busca-se integrar referenciais do campo da Saúde Coletiva e da psicanálise. A revisão de literatura demonstra que experiências de atendimento online nesse período enfrentaram o desafio da falta de referências substanciais no campo da saúde mental, especificamente no atendimento à infância, sob o ponto de vista da psicanálise. A descrição e análise de relatos clínicos, acrescidas da leitura de atas de reuniões da equipe do Programa, buscaram contribuir na construção e consolidação de conhecimentos, saberes e práticas da clínica ampliada orientada pela psicanálise, mediada por telas. Como conclusão, pode-se afirmar que o Brincando em Família é uma experiência bem sucedida de promoção, prevenção e tratamento em saúde mental infantil, que materializa o tripé ensino-pesquisa-extensão, fortalecendo os princípios e diretrizes da saúde coletiva e da clínica psicanalítica.

Externa ao Programa - 1560873 - DENISE MARIA BARRETO COUTINHO - nullInterna - 3498044 - MONIQUE AZEVEDO ESPERIDIAO
Externa ao Programa - 1810774 - RENATA MEIRA VERAS - nullPresidente - 1854436 - VANIA NORA BUSTAMANTE DEJO
Notícia cadastrada em: 08/10/2024 17:52