Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (PPGSC-ISC/UFBA), criado em 1973, é um dos mais antigos do país. Como reconhecimento a sua destacada trajetória acadêmica e científica, nos dois últimos triênios recebeu nota máxima (sete) na Avaliação da CAPES, sendo o único programa de pós-graduação situado nas regiões Norte e Nordeste a ter alcançado tal distinção.

Iniciado com um curso de Mestrado em Saúde Comunitária, o PPGSC consolidou-se em 1989, com a implantação do Doutorado em Saúde Pública, tendo como área constitutiva a Epidemiologia, principal campo de pesquisa à época. Com a fundação do ISC em 1995, todos os cursos de pós-graduação stricto sensu de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina foram transferidos para esta nova unidade acadêmica, estruturando-se o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, com três áreas de concentração: Epidemiologia; Planejamento & Gestão e Ciências Sociais em Saúde. A partir de 2001, as atividades de ensino de pós-graduação foram ampliadas com a implantação do Curso de Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva (MPSC), avaliado com a nota máxima pela CAPES (cinco) desde a sua criação.

Os docentes do ISC têm contribuído de forma decisiva na qualificação de profissionais para os serviços de saúde, formação de pesquisadores e professores, que se tornam líderes em instituições nacionais e internacionais. Docentes e alunos têm participado ativamente dos acontecimentos que marcaram o movimento que resultou na construção da proposta de Reforma Sanitária Brasileira e do SUS e dado contribuições importantes para a consolidação da Saúde Coletiva Brasileira, não apenas do ponto de vista teórico conceitual, mas também com participação relevante nos Comitês Assessores do CNPq e comissões de avaliação da CAPES; atuando ativamente na Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), como membros de suas diretorias, comissões e grupos de trabalho e, desde sua criação, no Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES) no âmbito nacional e na organização do núcleo baiano.


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

  • - FLORISNEIDE RODRIGUES BARRETO

    Telefone/Ramal: (71) 3283-7410

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: ppgsc@ufba.br

  • - MONIQUE AZEVEDO ESPERIDIAO

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: moniqueesper@gmail.com

SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA