Banca de DEFESA: MIRELLA SANTOS RIBEIRO

DISCENTE : MIRELLA SANTOS RIBEIRO
DATA : 07/10/2024
LOCAL: Sala 05 do Instituto de Saúde Coletiva

PERCEPÇÃO E ENFRENTAMENTO DA LEPTOSPIROSE ENTRE FAMÍLIAS DE UM BAIRRO PERIFÉRICO DE SALVADOR-BA

leptospirose; percepção; estratégias de enfrentamento; vulnerabilidade socioambiental; periferia.

A leptospirose é uma doença que atinge pessoas e animais nas regiões urbanas e rurais, sendo considerada um problema de saúde pública relevante no mundo. Os grandes centros urbanos, principalmente aqueles localizados em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, reúnem vários fatores para a disseminação da enfermidade como: grande densidade populacional, crescimento desordenado, serviços de infraestrutura precários, além de fatores climáticos. No Brasil a leptospirose é endêmica em todo o território, sendo considerada epidêmica principalmente em períodos chuvosos. Na Bahia, Salvador é o município responsável pela maioria do número de casos da doença. A pesquisa buscou discutir as percepções e modos de enfrentamento à leptospirose entre famílias residentes de um bairro periférico de Salvador, levando-se em consideração as diferentes situações territoriais, habitacionais, sanitárias e socioambientais dos residentes, focando-se nas unidades domésticas como contexto privilegiado de investigação. O estudo adotou a perspectiva qualitativa, e utilizou como principais ferramentas metodológicas de coleta de dados: os grupos focais, as entrevistas semiestruturadas e os apontamentos de campo. A pesquisa indicou que as percepções dos moradores sobre a leptospirose, bem como as estratégias utilizadas para o seu enfrentamento podem ser bem distintas a depender dos territórios socioambientais que ocupam no bairro, isto porque essas percepções dependem de uma série de fatores como: condições de moradia e infraestrutura urbana, presença ou não de degradação ambiental, atuação do poder público e eficácia nos serviços oferecidos, além de problemas relacionados à violência e dificuldades de acesso aos serviços de saúde, pensando desde a escassez de unidades de saúde e falta de profissionais, até mesmo barreiras relativas a complicações de mobilidade, como falta de dinheiro e deslocamento de áreas de risco.

Externa à Instituição - ANA CECILIA DE SOUSA BITTENCOURT BASTOS - UFBA
Interno - ***.000.000-** - JOÃO LUÍS GONÇALVES DOS REIS NUNES - York