Banca de DEFESA: ROSANE PAULA DE SENNA SALLES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSANE PAULA DE SENNA SALLES
DATA : 15/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 05 do Instituto de Saúde Coletiva
TÍTULO:

CUIDADO EM SAÚDE NA INTERNET: COMO TUDO COMEÇOU...


PALAVRAS-CHAVES:

Saúde Coletiva. Cuidados de Saúde. Promoção da Saúde. Internet. Tecnologia da Informação e Comunicação. Comunicação em Saúde.


PÁGINAS: 186
RESUMO:

Nos anos 2000, presenciava-se a popularização da Internet no Brasil. Os internautas começaram a usá-la também para cuidar de sua saúde. Essa nova maneira de interagir precisava ser estudada. Não existiam referências teóricas e/ou conceituais sobre cuidar da saúde na Internet. O pressuposto da pesquisa foi de que a |Internet, mediante os dispositivos que fornece, possibilita que as pessoas possam produzir, ressignificar e agir de diferentes formas para cuidar e interagir diante das necessidades de autocuidado, de cuidado, de trocas entre pares e de consulta a especialistas. Como objetivo geral, pretendeu-se compreender como a promoção da saúde e o cuidado se desenvolveram na Internet. Este objetivo foi realizado mediante pesquisa de campo, observação e entrevistas com informantes-chave. Foram alcançados também os objetivos específicos ao se identificar o empoderamento, a autonomia, a corresponsabilidade, a solidariedade e a participação social como valores e princípios da promoção da saúde presentes no cuidado em saúde na internet. O empoderamento foi especialmente relevante, posto que no campo da saúde, o empoderamento se encontra estreitamente relacionado à informação. “Websites” de medicina e saúde, E-Grupos e Blogs foram os dispositivos identificados para o cuidado em saúde na Internet, em seu começo. As interações nos “websites” eram mais verticalizadas e assistenciais com recepção passiva da informação. Já os E-Grupos e Blogs apresentaram um cuidado horizontalizado ou cuidado para si e/ou para os outros. Esse segundo apresentou um maior empoderamento e foi precursor do paciente expert. Como o cuidado em saúde está muito difundido, faz-se necessário monitorar e avaliar as informações fornecidas, pois a Internet ainda é um campo onde inverdades são facilmente disseminadas.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - RONICE MARIA PEREIRA FRANCO DE SÁ - UFPE
Externo à Instituição - ANTONIO MARCOS PEREIRA BROTAS - Fiocruz-Ba
Externo ao Programa - 285259 - CARLOS ALBERTO CAROSO SOARES - nullInterno - 1681913 - MARCELO EDUARDO PFEIFFER CASTELLANOS
Presidente - ***.286.998-** - MARIA LIGIA RANGEL SANTOS - UFBA
Notícia cadastrada em: 08/08/2024 18:55
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA