|
Dissertações |
|
1
|
-
MAMIM ALFISSENE BACIRO BALDE
-
MOVIMENTOS SOCIAIS E PROCESSO DEMOCRÁTICO NA GUINÉ BISSAU: O CASO DO MOVIMENTO DOS CIDADÃOS CONSCIENTES E INCONFORMADOS (2016- 2019)
-
Orientador : DANIEL TOURINHO PERES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DANIEL TOURINHO PERES
-
WENDEL ANTUNES CINTRA
-
RÚRION MELO
-
Data: 20/03/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação tem como principal objetivo analisar a participação política do Movimento dos Cidadãos Conscientes Inconformados (MCCI) no processo de democratização na Guiné-Bissau, abrangendo o período de 2016 a 2019. A pesquisa busca compreender o papel desempenhado pelo MCCI na construção de uma cultura democrática no país, considerando sua relevância política e social. O contexto que motiva este estudo remonta a 2015, quando a Guiné-Bissau enfrentou uma crise institucional, culminando no surgimento de diversos movimentos sociais engajados em protestos para expressar sua insatisfação com a situação política nacional. A importância desta pesquisa está intrinsecamente ligada à discussão sobre o impacto dos movimentos sociais no processo democrático guineense, destacando a potencial redefinição de seu papel como agentes de emancipação e construtores da democracia. O foco recai sobre a análise do MCCI, abordando sua origem, reivindicações e interação com a sociedade política guineense. Adicionalmente, examinamos a autonomia organizacional e política do movimento na formação de sua identidade, bem como seu impacto, ou a ausência dele, no processo de democratização da Guiné-Bissau. O embasamento teórico desta pesquisa incorpora obras de Teixeira (2015), Glória Gohn (2014), Nyong'o (2002), Przeworski (1987), Alonso (2009), Dahl (2001), Mendy (1996), Candé Monteiro (2020), Cardoso (1996), entre outros. Adotamos uma abordagem metodológica qualitativa de estudo de caso, apropriada para uma pesquisa exploratória. As técnicas metodológicas aplicadas incluem revisão da literatura sobre movimentos sociais e democracia, além da aplicação de questionários via Google Forms junto aos membros do movimento e ao público externo. A análise da influência do MCCI no processo de democratização da Guiné-Bissau é fundamentada nas teorias de democratização, destacando-se as Teorias de Movimentos Sociais, como a teoria do processo político (TPP), mobilização de recursos (TMR) e Novos Movimentos Sociais (TNMS). Nossa hipótese central argumenta que o MCCI exibiu uma notável habilidade de mobilização social e participação política, desempenhando um papel significativo no enriquecimento do debate democrático na Guiné-Bissau. No entanto, ressalta-se que o movimento não sustentou uma luta contínua e progressiva, resultando na incapacidade de consolidar suas conquistas e, consequentemente, falhando em contribuir efetivamente para a revitalização da democracia guineense.
-
Mostrar Abstract
-
MOVIMENTOS SOCIAIS E PROCESSO DEMOCRÁTICO NA GUINÉ BISSAU: O CASO DO MOVIMENTO DOS CIDADÃOS CONSCIENTES E INCONFORMADOS (2016- 2019
|
|
2
|
-
Alex Agra Ramos
-
OS IMPACTOS DEMOCRÁTICOS DO DIREITO PENAL DO INIMIGO NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
-
Orientador : RENATO FRANCISQUINI TEIXEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GEORGEOCOHAMA DUCLERC ALMEIDA ARCHANJO
-
RENATO FRANCISQUINI TEIXEIRA
-
WENDEL ANTUNES CINTRA
-
Data: 25/11/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A dissertação investiga o impacto democrático da aplicação da teoria do Direito Penal do Inimigo. A pesquisa analisa como essa teoria, que categoriza determinados indivíduos como inimigos devido à periculosidade de suas ações, é recebida pelo STF nas suas decisões de controle de constitucionalidade e em Habeas Corpus. A partir dessa análise, questiona-se até que ponto o STF adota pressupostos do Direito Penal do Inimigo em suas decisões e como essa perspectiva afeta a democracia e os direitos fundamentais. A tese propõe uma reflexão crítica sobre a necessidade de o STF rejeitar essa doutrina, destacando que o tribunal deve atuar como um guardião da Constituição, protegendo os direitos fundamentais e garantindo que o Direito Penal permaneça centrado no cidadão e não no inimigo.
-
Mostrar Abstract
-
The thesis investigates the democratic impact of applying the Theory of Enemy Criminal Law. The research analyzes how this theory, which categorizes certain individuals as enemies due to the dangerousness of their actions, is received by the STF in its constitutionality control decisions and in Habeas Corpus. Based on this analysis, the question arises to what extent the STF adopts assumptions from the Criminal Law of the Enemy in its decisions and how this perspective affects democracy and fundamental rights. The thesis proposes a critical reflection on the need for the STF to reject this doctrine, highlighting that the court must act as a guardian of the constitution, protecting fundamental rights and ensuring that criminal law remains centered on the citizen and not the enemy.
|
|
3
|
-
LORENA DE BARROS TEIXEIRA SOUSA
-
AGENDA-SETTING DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES: Uma análise dos múltiplos fluxos do PL Gabriela Leite
-
Orientador : SUE ANGELICA SERRA IAMAMOTO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALVINO OLIVEIRA SANCHES FILHO
-
CLARISSE GOULART PARADIS
-
SUE ANGELICA SERRA IAMAMOTO
-
Data: 02/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo desta pesquisa é investigar os fluxos que justificaram a entrada do PL 4.211 na agenda governamental em 2012, bem como as causas de seu arquivamento em 2015 e em 2019. A pesquisa visa suprir uma lacuna acadêmica, já que a maioria dos estudos sobre a regulamentação da atividade não incluem a perspectiva de das mulheres em situação de prostituição e feministas contrárias à regulamentação da prostituição. A natureza desta pesquisa é qualitativa e a estratégia foi um estudo de caso feito a partir dos fluxos elaborados por John Kingdon, onde a coleta dos dados foi feita a partir da pesquisa bibliográfica e documental e de entrevistas semiestruturadas, que contaram com a análise de documentos e codificação manual dos dados obtidos através das entrevistas. Com relação ao PL 4.211/2012, a pesquisa concluiu que a falta de indicadores oficiais dificultou a coesão dos argumentos para a elaboração do problema; apesar da abertura no governo para discutir o tema, o Congresso conservador não permitiu sua tramitação e, na verdade, o texto foi reprovado tanto por parlamentares de direita como por parlamentares de esquerda, incluindo membros do partido do propositor do PL; e a solução apresentada no PL Gabriela Leite para sanar os problemas da prostituição não agradou parte das mulheres em situação de prostituição e feministas, que se colocaram contrárias à regulamentação e apontaram as fragilidades do texto. Algumas das análises dos dados obtidos nessa pesquisa nos dizem que se a atuação da agência estatal de políticas para mulheres tivesse sido incisiva, considerando as mulheres na prostituição como pessoas em situação de vulnerabilidade, sujeitas de direitos sociais básicos; se as feministas tivessem a oportunidade de atuar dentro dos debates institucionais organizados pelos parlamentares; se as mulheres em situação de prostituição pudessem ser as principais ouvidas na arena política; os debates fossem mais duradouros e profundos, e abertos para a sociedade civil, provavelmente o resultado do panorama político da prostituição seria outro. Essa pesquisa contribui para a construção de uma ferramenta de análise da formulação das políticas públicas para mulheres, mormente baseadas nas pesquisas de Kenney (2003) e Outshoorn (2004). Por fim, esta pesquisa colabora também com debates futuros acerca do tema, servindo com um panorama histórico e político a respeito da prostituição e da política no Brasil.
-
Mostrar Abstract
-
The aim of this research is to investigate the flows that justified PL 4.211's entry onto the government agenda in 2012, as well as the causes of its being shelved in 2015 and 2019. The research aims to fill an academic gap, since most studies on the regulation of prostitution do not include the perspective of women in prostitution and feminists opposed to the regulation of prostitution. The nature of this research is qualitative and the strategy was a case study based on the flows elaborated by John Kingdon, where data was collected through bibliographical and documentary research and semi-structured interviews, which included document analysis and manual coding of the data obtained through the interviews. With regard to Bill 4.211/2012, the research concluded that the lack of official indicators hindered the cohesion of the arguments for the elaboration of the problem; despite the openness of the government to discuss the issue, the conservative Congress did not allow it to go through and, in fact, the text was disapproved by both right-wing and left-wing parliamentarians, including members of the PL proposer's party; and the solution presented in PL Gabriela Leite to solve the problems of prostitution did not please some of the women in prostitution and feminists, who opposed the regulation and pointed out the weaknesses of the text. Some of the analyses of the data obtained in this research tell us that if the actions of the state agency for women's policies had been incisive, considering women in prostitution as people in situations of vulnerability, subject to basic social rights; if feminists had the opportunity to act within the institutional debates organized by parliamentarians; if women in situations of prostitution could be the main ones heard in the political arena; if the debates were more lasting and in-depth, and open to civil society, the outcome of the political panorama of prostitution would probably be different. This research contributes to the construction of a tool for analyzing the formulation of public policies for women, mainly based on the research of Kenney (2003) and Outshoorn (2004). Finally, this research also contributes to future debates on the subject, providing a historical and political overview of prostitution and politics in Brazil.
|
|
4
|
-
Ailton Gomes
-
Partido Único, Formação do Estado Nacional e Transição Política na Guiné-Bissau (1973-2023)
-
Orientador : VALDEMAR FERREIRA DE ARAUJO FILHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ARNALDO PROVASI LANZARA
-
ALVINO OLIVEIRA SANCHES FILHO
-
PAULO FABIO DANTAS NETO
-
VALDEMAR FERREIRA DE ARAUJO FILHO
-
Data: 03/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A pesquisa tem como objeto de investigação as mudanças ocorridas no sistema político da Guiné-Bissau a partir dos anos de 1990, período em que o país transitou de um sistema de partido único vigente desde a independência, em 1973, sob o domínio do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), para um sistema formalmente democrático e multipartidário. A Guiné-Bissau passou por mudanças políticas significativas nos últimos 50 anos e nos anos recentes tem vivenciado sucessivas crises políticas e processos de rupturas institucionais, que têm afetado o poder relativo de partidos, lideranças e instituições políticas. No âmbito desse objeto mais amplo de pesquisa, o nosso foco específico de investigação é a trajetória política e eleitoral do PAIGC a partir de 1994, ano de realização das primeiras eleições sob um quadro multipartidário. Essa escolha se justifica em função do papel histórico exercido pelo PAIGC no processo de independência e na criação do Estado nacional, além da influência que o partido exerceu na modelagem do sistema político antes e depois do multipartidarismo democrático. Sob esse enquadramento de pesquisa, o objetivo central do trabalho é avaliar em que medida o PAIGC continuou sendo um partido com forte protagonismo político e eleitoral após a abertura democrática e a instauração do multipartidarismo. O trabalho possui uma estrutura formal e um recorte empírico e analítico que lhe situa como uma pesquisa histórica de natureza política e institucional. Sob esse formato, foram mobilizados elementos institucionais, factuais e políticos que possibilitassem compreender a interdependência entre a trajetória do PAIGC e a dinâmica de um sistema político em estado de constantes crises políticas e de permanentes mudanças de governos. Nesse contexto, procuramos também avaliar como o processo de transição para uma democracia multipartidária, deflagrado a partir de 1994, afetou a dinâmica do sistema político, a organização ministerial do Estado e o poder relativo do principal partido da Guiné-Bissau.
-
Mostrar Abstract
-
The objective of the work is to investigate the relations between the national liberation party and the State of Guinea-Bissau between national independence in 1973 and the reforms of 1994, when the country's political system transitioned from a one-party and authoritarian system to a formally democratic and multiparty
|
|
5
|
-
Alice Almeida Barreto Santos
-
UM ESTUDO SOBRE O UNIÃO BRASIL: Análise sobre sua origem e sua estrutura organizacional
-
Orientador : CARLA GALVAO PEREIRA ARANTES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARLA GALVAO PEREIRA ARANTES
-
ROBERTA CARNELOS RESENDE
-
MARIA DO SOCORRO DE SOUZA BRAGA
-
Data: 16/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Em 2022, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a nova agremiação política União Brasil, resultante da fusão entre o Democratas (DEM) e o Partido Social Liberal (PSL). Considerando o surgimento desse novo partido no cenário político brasileiro, o objetivo geral do estudo é analisar a origem do União Brasil e a sua estrutura organizacional. Os objetivos específicos incluem o desenvolvimento de uma alternativa teórico-metodológica para a análise de fusões partidárias, a análise dos fatores institucionais que influenciaram a origem do União Brasil, a investigação dos fatores políticos que explicam o surgimento do partido, a análise da sua estrutura organizacional, bem como o estudo da coalizão dominante em âmbito nacional e nos órgãos estaduais da Bahia, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo. Para alcançar os objetivos propostos, foi adotado o método do estudo de caso, que possibilita uma análise aprofundada do objeto de pesquisa com base em múltiplas fontes e técnicas. A pesquisa foi organizada em quatro etapas metodológicas. A primeira etapa consistiu no desenvolvimento de uma discussão teórico-metodológica, fundamentada em autores como Duverger (1970), Panebianco (2005), Godbout e Bélanger (2005) e Coffé e Torenvlied (2008) e analisou os estudos sobre os partidos políticos, tipologia partidária e as diversas abordagens sobre o surgimento de novos partidos. A segunda etapa envolveu o exame das regras eleitorais e partidárias, com análise documental e uso de estatísticas descritivas baseadas nos dados do TSE, considerando as principais alterações normativas que impactaram o cenário político- partidário. O terceiro momento centrou-se na investigação dos fatores políticos relacionados à fusão, por meio da análise dos resultados eleitorais, ideologias partidárias, relações intrapartidárias e interpartidárias, utilizando técnicas como análise de conteúdo, análise documental e estatística descritiva. Por fim, o trabalho analisou a estrutura organizacional do União Brasil, incluindo a composição das coalizões dominantes dos órgãos do partido em nível nacional e estadual, a comparação do número de filiados do DEM, PSL e União Brasil e a formação de listas de candidaturas nas eleições de 2018 e 2022. As considerações finais apontaram para um significativo incentivo institucional para a fusão partidária, além do papel estratégico das lideranças político-partidárias durante o processo de formação do novo partido. Sobre a estrutura organizacional, há a identificação da preponderância organizativa da cúpula do DEM na nova agremiação.
-
Mostrar Abstract
-
Resumo em Inglês: In 2022, the new political organization União Brasil was registered with the Superior Electoral, resulting from the merger of the Democratas (DEM) and the Partido Social Liberal (PSL). Given the emergence of this new party on the brazilian political scene, the general objective of the study is to analyze the origin of União Brasil and its organizational structure. The specific objectives include the development of a theoretical-methodological alternative for the analysis of party mergers, the analysis of the institutional factors that influenced the emergence of União Brasil, the investigation of the political factors that explain the emergence of the party, the analysis of its organizational structure, as well as the study of the dominant coalition at the national level and in the state bodies of Bahia, Minas Gerais, Pernambuco and São Paulo. In order to achieve the proposed objectives, the case study method was adopted, which allows an in-depth analysis of the object of research based on multiple sources and techniques. The research was divided into four methodological stages. The first stage consisted in developing a theoretical-methodological discussion based on authors such as Duverger (1970), Panebianco (2005), Godbout and Bélanger (2005) and Coffé and Torenvlied (2008), analyzing studies on political parties, party typology and the different approaches to the emergence of new parties. The second stage involved the study of electoral and party regulations, with documentary analysis and the use of descriptive statistics based on TSE data, considering the main regulatory changes that have affected the political-party scenario. The third stage focused on investigating the political factors related to the merger by analyzing electoral results, party ideologies, intra-party and inter-party relations, using techniques such as content analysis, documentary analysis and descriptive statistics. Finally, the paper analyzed the organizational structure of União Brasil, including the composition of the dominant coalitions of party organizations at the national and state levels, a comparison of the number of DEM, PSL and União Brasil members, and the formation of candidate lists in the 2018 and 2022 elections. The final considerations point to a significant institutional incentive for the party merger, as well as the strategic role of party political leaders in the process of forming the new party. In terms of organizational structure, the top leadership of the DEM was identified as the organizational preponderance in the new party.
|
|
6
|
-
VICTÓRIA MARTINS DE SOUZA ALICRIM
-
Entre projetos e narrativas: uma análise da atuação política da extrema direita na Câmara Municipal de Salvador (2017-2020)
-
Orientador : CARLA GALVAO PEREIRA ARANTES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
SARA SOUSA FERNANDES EPITÁCIO
-
CARLA GALVAO PEREIRA ARANTES
-
RENATO FRANCISQUINI TEIXEIRA
-
SUE ANGELICA SERRA IAMAMOTO
-
Data: 18/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho explora a temática das direitas, com ênfase particular na ascensão e ação da extrema direita no contexto político de Salvador. O objetivo da dissertação é analisar a atuação da extrema direita na 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Salvador (2017-2020). Utilizando estatística descritiva da produção legislativa — Projetos de Lei (PLE), Projetos de Indicação (PIN) e Moções (MOC) —, a pesquisa complementa os dados com uma análise de conteúdo dos discursos em plenário, buscando compreender as narrativas, valores e disputas programáticas dessa direita. Brown (2006), ao analisar a direita emergente nas democracias ocidentais, destaca a confluência entre as racionalidades neoconservadoras e neoliberais. Posteriormente, a autora argumenta que no “neoliberalismo realmente existente” as reivindicações neoconservadoras estão amalgamadas desde o início, não podendo, assim, desassociá-las (Brown, 2020). As reivindicações neoliberais se legitimam sob discursos conservadores que enfatizam crises éticas como molas propulsoras do colapso político e econômico (Solano, 2018). No contexto brasileiro, Chaloub (2018) afirma que a aglutinação entre políticas econômicas neoliberais e um conservadorismo cultural não é novidade, alinhando-se à afirmação de Kaysel (2015) de que a atipicidade contemporânea é o radicalismo e não a combinação supracitada. Santos e Tanscheit (2019) argumentam que houve um esvaziamento da “direita moderada”, sendo substituída por uma direita que perpetua o neoliberalismo, conjugando-o ao autoritarismo militar e ao conservadorismo religioso. Miguel (2018) observa que a ascensão da extrema direita resultou em questionamentos dos direitos sociais consensuais desde a Constituição de 1988. Em suma, para reemergência destaca-se a crítica ao sistema político, realçada pela rejeição aos partidos tradicionais, impulsionada, sobretudo, pelo discurso de corrupção generalizada, combinando a negação e limpeza políticas, corporificada e intensificada na Operação Lava Jato. Os resultados da análise indicam que a disputa ideológica é minoritária na produção legislativa. É no momento da Plenária que são evidenciadas as características da radicalização desta direita, compreendendo o “outro” como uma ameaça à liberdade, à família, às crianças e ao modo de vida sociocultural do “eu/nós”.
-
Mostrar Abstract
-
This study delves into the theme of right-wing politics, focusing particularly on the rise and actions of the far-right within Salvador’s political context. The dissertation aims to analyze the far-right’s activities during the 18th Legislature of Salvador’s City Council (2017-2020). By employing descriptive statistics on legislative production—Bills (PLE), Indication Projects (PIN), and Motions (MOC)—the research is further enriched with content analysis of plenary speeches to understand the narratives, values, and programmatic disputes of this political faction. Brown (2006) highlights the convergence of neoconservative and neoliberal rationalities in emerging right-wing movements across Western democracies. She later argues that under “actually existing neoliberalism,” neoconservative claims have been embedded from the start, making them inseparable (Brown, 2020). Neoliberal demands are legitimized through conservative discourses that emphasize ethical crises as drivers of political and economic collapse (Solano, 2018). In Brazil, Chaloub (2018) notes that the blending of neoliberal economic policies with cultural conservatism is not novel, aligning with Kaysel’s (2015) observation that contemporary distinctiveness lies in radicalism, not this combination itself. Santos and Tanscheit (2019) argue that the “moderate right” has been eclipsed by a far-right that perpetuates neoliberalism while merging it with military authoritarianism and religious conservatism. Miguel (2018) observes that the rise of the far-right has led to challenges against social rights previously considered consensual since the 1988 Constitution. Ultimately, the resurgence of the far-right is marked by critiques of the political system, fueled by the rejection of traditional parties and heightened by anti-corruption narratives, epitomized and intensified during Operation Lava Jato. The findings reveal that ideological disputes are marginal in legislative production but are prominent in plenary debates. Here, the far-right’s radicalization is evident, framing the "other" as a threat to liberty, family, children, and the sociocultural way of life of the “self/us.”
|
|
7
|
-
JULIO CESAR DE SA DA ROCHA
-
ELITES POLÍTICAS NA EGRÉGIA: A REPÚBLICA E A FACULDADE LIVRE DE DIREITO DA BAHIA (1889-1902)
-
Orientador : PAULO FABIO DANTAS NETO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALVINO OLIVEIRA SANCHES FILHO
-
CLAUDIA ALBAGLI NOGUEIRA SERPA
-
PAULO FABIO DANTAS NETO
-
VALDEMAR FERREIRA DE ARAUJO FILHO
-
Data: 19/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação aborda a temática das elites políticas no período inicial da República (1889-1902) e sua relação com a Faculdade Livre de Direito da Bahia, criada em 1891, em Salvador, Bahia. A Faculdade da Bahia, denominada por sua comunidade de “Egrégia”, foi a primeira instituição de ensino de Direito do Brasil após a criação das escolas imperiais na segunda década do século XIX. De outra forma,, em tese doutoral, Sérgio Adorno se debruça sobre a Faculdade do Largo de São Francisco no Império que “compreendia bachareis em direito que viviam para a política” (ADORNO, 2021, p. 27), verificando o lugar dos cursos jurídicos na construção do Estado e na composição social da elite política imperial. Mais adiante, Diego Rafael Ambrosini investiga um grupo de juristas baianos do período 1930-1945, por meio da extensa produção intelectual sobre as noções de democracia a partir da Faculdade de Direito da Bahia (AMBROSINI, 2018). Nesta pesquisa, o problema da investigação é de que forma elites políticas atuavam e influenciavam a Faculdade Livre de Direito da Bahia a partir de antecedentes e sua criação com análise do período de 1889-1902. Outras questões podem ser desdobradas, qual era a composição das elites políticas nos anos iniciais da República e na academia (intelectuais-profissionais-políticos)? Que instituições políticas as elites políticas atuavam? O objetivo geral foi investigar as elites políticas na Faculdade Livre de Direito da Bahia no período indicado da Primeira República, analisando a interface entre os espaços político e acadêmico-jurídico no período. Como objetivos específicos apresenta-se: 1. identificar as elites na política e academia no período dos anos iniciais da Primeira República; 2. analisar a trajetória dos atores entre espaços político e acadêmico-jurídico com foco na Faculdade Livre de Direito da Bahia nos anos iniciais da Primeira República através da participação de docentes da Faculdade na vida pública, por exemplo no Congresso Constituinte nacional e estadual. 3. descrever e analisar os atores do espaço político da Faculdade Livre de Direito da Bahia, examinando as relações no campo acadêmico-jurídico e político.A dissertação se assenta na Ciência Política e tem como referenciais teóricos Renato Perissinotto, Adriano Codato e Cristina Buarque de Hollanda, na perspectiva das discussões sobre elites; Wanderley Guilherme dos Santos, Paulo Fábio Dantas Neto, Renato Lessa, Diego Rafael Ambrosini, na perspectiva da perspectiva da Ciência Política; Mary Del Priore, José Murilo de Carvalho, Sérgio Adorno, Carlo Ginzburg, Gordon S Wood, Mark Bevir, Pierre Rosanvallon, na perspectiva historiográfica. A pesquisa investe em análises das influências dos campos político e acadêmico no período histórico indicado, desvendando sistematicamente a atuação das elites políticas na Faculdade Livre de Direito da Bahia. O método utilizado parte do campo da Ciência Política e suas abordagens de análise no estudo das elites políticas (CODATO e PERISSINOTTO, 2015). Por sua vez, a análise sócio-histórica foi fundamental para a compreensão dos atores (posição e trajetórias nos distintos espaços e tomadas de posição no período). Como resultado, quinze docentes exerceram mandatos eletivos ou ocuparam cargos no Executivo (presidentes de província, ministros, secretários). Os registros da investigação salientam que elites políticas são atores da vida acadêmica da primeira faculdade republicana, evidenciando que elites políticas e tomadas de posição nos espaços acadêmico e político, indicando que tais espaços se penetram mutuamente.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation deals with the theme of political elites in the early period of the Republic (1889-1902) and their relationship with the Free Faculty of Law of Bahia, created in 1891 in Salvador, Bahia. The Faculty of Law of Bahia, called “Egrégia” by its community, was the first law school in Brazil after the creation of the imperial schools in the second decade of the 19th century. In fact, in his doctoral thesis, Sérgio Adorno looks at the Largo de São Francisco Faculty in the Empire, which “comprised law graduates who lived for politics” (ADORNO, 2021, p. 27), verifying the place of legal courses in the construction of the state and in the social composition of the imperial political elite. Further on, Diego Rafael Ambrosini investigates a group of Bahian jurists from the period 1930-1945, through their extensive intellectual production on the notions of democracy from the Faculty of Law of Bahia (AMBROSINI, 2018). The research problem is how political elites acted and influenced the Free Faculty of Law of Bahia, based on its background and its creation, with an analysis of the period 1889-1902. Other questions can be posed: what was the composition of the political elites in the early years of the Republic and in academia (intellectuals-professionals-politicians)? Which state bodies did the political elites work in? The general objective was to investigate the political elites at the Free Faculty of Law of Bahia in the period of the First Republic, analyzing the interface between the political and legal spaces in the period. The specific objectives are: 1. to identify the elites in politics and academia in the early years of the First Republic; 2. to analyze the trajectory of the actors between the political and legal academic spaces, focusing on the Free Faculty of Law of Bahia in the early years of the First Republic through the participation of professors from the Faculty in public life, for example in the national and state Constituent Congress. 3. to describe and analyze the actors in the political space of the Faculdade Livre de Direito da Bahia, examining relations in the legal academic and political fields. The dissertation is based on Political Science and has as its theoretical references Renato Perissinotto, Adriano Codato and Cristina Buarque de Hollanda, from the perspective of discussions on elites; Wanderley Guilherme dos Santos, Paulo Fábio Dantas Neto, Renato Lessa, Diego Rafael Ambrosini, from the perspective of Political Science; Mary Del Priore, José Murilo de Carvalho, Sérgio Adorno, Ginzburg, Gordon S Wood, Mark Bevir, Pierre Rosanvallon, from the historiographical perspective. The research invests in analyzing the influences of the political and academic fields in the historical period indicated, systematically uncovering the actions of the political elites at the Bahia Free Faculty of Law. The method used stems from the field of Political Science and its analytical approaches to the study of political elites (CODATO and PERISSINOTTO, 2015) with the identification of elite groups. In turn, socio-historical analysis was fundamental to understanding the actors (position and trajectories in the different spaces and positions taken during the period). As a result, fifteen teachers held elected office or positions in the Executive (provincial presidents, ministers, secretaries). The research records show that political elites are actors in the academic life of the first republican faculty, demonstrating that political elites and position-taking in the academic and political spaces, indicating that these spaces penetrate each other.
|
|