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Dissertações |
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KARLA DRIELE DA SILVA ALVES ARRUDA
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ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA FRENTE AO PACIENTE SUBMETIDO À VENTILAÇÃO MECÂNICA INVASIVA
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Orientador : ANDREA BATISTA DE ANDRADE CASTELO BRANCO
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MEMBROS DA BANCA :
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ALFREDO SIMONETTI
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ANDREA BATISTA DE ANDRADE CASTELO BRANCO
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EDI CRISTINA MANFROI
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MONALISA NASCIMENTO DOS SANTOS BARROS
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Data: 28/04/2022
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Essa dissertação é dividida em três estudos, cujo eixo central é a atuação da psicologia nas Unidades de Terapia Intensiva junto aos pacientes que fizeram uso de Ventilação Mecânica Invasiva. Essa ferramenta é utilizada como principal suporte para o tratamento de pacientes graves com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada, porém desencadeia estressores e reações emocionais adversas, tanto no seu período de uso como na fase do desmame ventilatório. Com a pandemia da Covid-19, houve um aumento da necessidade do uso da ventilação mecânica e a participação mais ativa da psicologia no atendimento desses pacientes hospitalizados e seus familiares. Dessa forma, essa pesquisa apresentou os seguintes objetivos: analisar a vivência hospitalar e os aspectos emocionais envolvidos na perspectiva dos pacientes internados que fizeram uso da ventilação mecânica; desenvolver um protocolo de atendimento psicológico aos pacientes submetidos à ventilação mecânica; e elaborar uma proposta de protocolo de atendimento psicológico para pacientes com Covid-19 em processo de desmame ventilatório. Utilizou-se a abordagem qualitativa, o método da pesquisa-ação e a análise de conteúdo. As técnicas de coleta de dados empregadas foram a entrevista semiestruturada com cinco psicólogos hospitalares e oito pacientes internados, bem como a observação participante com seis pacientes em desmame ventilatório, em que a psicóloga-pesquisadora realizou intervenções psicológicas e as registrou em roteiro de campo. O local pesquisado é um hospital geral público localizado em um município de médio porte da região Nordeste, cujo espaço possui quarenta leitos de UTI adulto. O primeiro estudo aponta que a vivência de pacientes submetidos à ventilação mecânica é percebida de forma chocante, desagradável, angustiante e triste, porém o fisioterapeuta, o psicólogo, a família e a religiosidade surgiram como dispositivos importantes na redução da ansiedade. Foram identificadas também alterações significativas na memória, no pensamento, na sensopercepção e sonhos perturbadores. O segundo estudo apresenta como resultado um protocolo voltado ao paciente submetido à ventilação mecânica e se estrutura em nove etapas que abrangem o planejamento terapêutico, a avaliação e as possíveis intervenções psicológicas. O terceiro estudo proporcionou o aprimoramento e a adaptação de um protocolo de psicologia voltado especificamente aos pacientes com Covid-19 em desmame ventilatório, subsidiando principalmente o manejo da ansiedade, medo, solidão e estigma. Conclui-se que compreender a vivência dos pacientes hospitalizados, analisar a práticas de psicólogos intensivistas e propor instrumentos de intervenção podem favorecer uma melhoria na assistência psicológica prestada no Sistema Único de Saúde.
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This dissertation is divided into three studies, whose central axis is the role of psychology in Intensive Care Units with patients who made use of Invasive Mechanical Ventilation. This tool is used as the main support for the treatment of critically ill patients with acute or chronic respiratory failure, but it triggers stressors and adverse emotional reactions, both during its use and during the weaning phase. With the Covid- 19 pandemic, there was an increased need for the use of mechanical ventilation and the more active participation of psychology in the care of these hospitalized patients and their families. Thus, this research had the following objectives: to analyze the hospital experience and the emotional aspects involved in the perspective of hospitalized patients who used mechanical ventilation; develop a psychological care protocol for patients undergoing mechanical ventilation; and prepare a proposal for a psychological care protocol for patients with Covid-19 in the process of weaning from ventilation. The qualitative approach, the action research method and content analysis were used. The data collection techniques used were semi-structured interviews with five hospital psychologists and eight hospitalized patients, as well as participant observation with six patients undergoing ventilatory weaning, in which the psychologist-researcher performed psychological interventions and recorded them in a field script. The researched place is a general public hospital located in a medium-sized city in the Northeast region, whose space has forty beds of adult ICU. The first study points out that the experience of patients undergoing mechanical ventilation is perceived as shocking, unpleasant, distressing and sad, but the physical therapist, the psychologist, the family and religiosity emerged as important devices in reducing anxiety. Significant alterations in memory, thinking, felt perception and disturbing dreams were also identified. The second study presents as a result a protocol aimed at patients undergoing mechanical ventilation and is structured in nine stages that cover therapeutic planning, evaluation and possible psychological interventions. The third study provided the improvement and adaptation of a psychology protocol aimed specifically at patients with Covid-19 undergoing ventilatory weaning, mainly supporting the management of anxiety, fear, loneliness and stigma. It is concluded that understanding the experience of hospitalized patients, analyzing the practices of intensive care psychologists and proposing intervention instruments can favor an improvement in the psychological assistance provided in the Unified Health System.
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ALINE MATTOS BRAGA BARROS
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ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO INTENSIVISTA NOS CUIDADOS PALIATIVOS NEONATAIS: ELABORAÇÃO DE PROTOCOLO
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Orientador : ANDREA BATISTA DE ANDRADE CASTELO BRANCO
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDREA BATISTA DE ANDRADE CASTELO BRANCO
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MONALISA NASCIMENTO DOS SANTOS BARROS
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VERONICA CHELES VIEIRA
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Data: 03/06/2022
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Esta dissertação divide-se em dois artigos que tiveram como eixo central a atuação do psicólogo intensivista em cuidados paliativos neonatais. Na abordagem aos cuidados paliativos é frequente sua associação com o estágio de terminalidade, sobretudo ao se tratar de pacientes oncológicos ou do público idoso. No entanto, os cuidados paliativos são aplicáveis em qualquer período do ciclo vital, a partir do diagnóstico de patologias incompatíveis com a vida e com pouca resposta aos tratamentos curativos, inclusive nos neonatos. Assim, objetivou-se analisar a prática da psicologia intensivista em cuidados paliativos neonatais e elaborar um protocolo que pudesse nortear a atenção psicológica aos recém-nascidos e familiares, contribuindo com a melhoria da assistência no sistema único de saúde. Utilizou-se a metodologia qualitativa, com o desenho pesquisa de natureza interventiva, do tipo pesquisa & desenvolvimento. Para o tratamento dos dados, obtidos por meio de entrevista individual semiestruturada, utilizou-se a análise de conteúdo. Participaram da amostra cinco psicólogos hospitalares com experiência em unidade de terapia intensiva neonatal. Os locais onde a pesquisa foi realizada são dois hospitais públicos de um município de médio porte da região nordeste, com 10 leitos em cada uti neonatal vinculada ao sus. O primeiro artigo analisa e descreve a atuação do psicólogo hospitalar nos cuidados paliativos neste contexto, obtendo três categorias temáticas a partir da análise dos dados: os desafios da abordagem dos cuidados paliativos na uti neonatal; atuação da psicologia em cuidados paliativos junto à equipe multiprofissional; e, intervenções da psicologia junto à família e ao bebê em cuidados paliativos. Observou-se que pouco são abordados os cuidados paliativos neonatais, levando muitas vezes à sua adoção tardia. O segundo texto foi composto pelo processo de elaboração do protocolo com base na literatura e entrevistas coletadas, sugerindo as seguintes estratégias para atuação: avaliação dos critérios de cuidados paliativos; dados sobre gestação e parto; informações sobre diagnóstico, tratamento e prognóstico; interação com a equipe e vinculação com a família; identificação das reações emocionais da mãe; e o desenvolvimento de intervenções psicológicas. Conclui-se que analisar a prática do psicólogo neste campo e propor um protocolo para atuação contribui com o seu fazer, favorece a humanização do cuidado e possibilita maior visibilidade dos cuidados paliativos neonatais no sus. Ressalta-se a importância do instrumento não ser utilizado de forma tecnicista, pois sua potência está em ofertar possíveis caminhos para que pacientes e familiares vivenciem sua dor de forma respeitosa e com dignidade.
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This dissertation is divided into two articles whose central axis is the acting of the intensive care psychologist in neonatal palliative care. In the approach to palliative care, its association with the terminal stage is frequent, especially when treating cancer patients or the elderly public. However, palliative care is applied at any period of the life cycle, from the diagnosis of pathologies incompatible with life and with little response to curative treatments, including in neonates. So, aimed to analyze the practice of psychologist in neonatal palliative care and elaborate a protocol that guides attention focused on promoting the practice of intensive care psychology, oriented to the Unified Health System (SUS). A qualitative methodology was used, with the design of Research of an Interventive Nature, of the Research & Development type. For the treatment of data obtained through individual semi-structured interviews, Content Analysis was used. Five hospital psychologists with experience in Neonatal Intensive Care Units participated in the sample. The places where the research was carried out are two public hospitals in a medium-sized municipality in the Northeast region, with 10 beds in each neonatal ICU linked to SUS. The first article analyzes and describes the acting of the hospital psychologist in palliative care in this context, obtaining three thematic categories from the data analysis: the challenges of approaching palliative care in the neonatal ICU; acting of psychology in palliative care with the multidisciplinary team; and, psychology interventions with the family and the baby in palliative care. It was observed that neonatal palliative care is rarely approached, often leading to its late adoption. The second text was composed by the protocol elaboration process based on the literature and collected interviews, suggesting the following strategies for action: evaluation of palliative care criteria; data on pregnancy and childbirth; information on diagnosis, treatment and prognosis; interaction with the team and bonding with the family; identification of the mother's emotional reactions; and the development of psychological interventions. It is concluded that analyzing the psychologist's practice in this field and proposing a protocol for action contributes to his doing, favors the humanization of care and allows greater visibility of neonatal palliative care in the SUS. We emphasize the importance of the instrument not being used in a technical way, as its power lies in offering possible ways for patients and family members to experience their pain with respect and dignity.
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MARIA CLARA SILVA LIMA
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TERAPIA CENTRADA EM PESSOAS COM PROBLEMAS DE IMAGEM CORPORAL E AUTOESTIMA: PESQUISA-AÇÃO
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Orientador : PAULO COELHO CASTELO BRANCO
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MEMBROS DA BANCA :
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PAULO COELHO CASTELO BRANCO
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ANDREA BATISTA DE ANDRADE CASTELO BRANCO
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LUCAS GUIMARÃOES BLOC
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Data: 07/06/2022
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A clínica humanista rogeriana traz o conceito de aconselhamento psicológico não diretivo como uma experiência subjetiva para todos que estejam envolvidos na relação terapêutica. Com base nas seis condições necessárias e suficientes para a mudança terapêutica de personalidade e nas doze fases características do processo terapêutico, ambos postulados por Carl Rogers, esta pesquisa, de delineamento qualitativo, teve como objetivo principal, através do método de pesquisa-ação, desenvolver uma prática de intervenção centrada na pessoa que proporcionasse mudanças de autoimagem corporal e autoestima. Para isso, foram realizados atendimentos psicoterapêuticos online. A busca dos participantes envolveu: 1) leitura de prontuários previamente cadastrados no Serviço de Psicologia Aplicada da UFBA, 2) seleção de prontuários com queixas relacionadas a insatisfação corporal e baixa autoestima e, 3) contato com os participantes e esclarecimento da proposta. A modalidade online foi definida como forma principal de intervenção por conta do momento de pandemia e isolamento social ocorrido entre 2020-2021. A clínica de Rogers tem como característica o atendimento ao público jovem-adulto, por isso os participantes, de ambos os sexos, necessariamente, deveriam ter treze anos ou mais, e terem necessariamente queixas relacionadas à insatisfação corporal. Foram realizados cinco atendimentos por cliente, com a possibilidade de mais cinco, caso fosse necessário. Ao final de cada atendimento houve um registro clínico descritivo das sessões e da evolução do cliente com a utilização do instrumento de Versão de Sentido (VS). Após realização de todos os atendimentos e da entrevista final, a partir do uso da análise fenomenológica empírica, foram definidas e discutidas quatro categorias de falas: 1- Fatores que levaram à busca por ajuda psicológica; 2- Significação negativa da experiência corporal; 3- Significação real da experiência de autoestima em relação ao corpo; 4- Efeitos do processo terapêutico em termos de mudança de atitudes com relação a percepção de si e de autocuidado. A partir da análise das respostas desenvolvidas pela entrevista semiestruturada é possível perceber que o método não-diretivo utilizando referencial rogeriano seja suficiente para dar conta da demanda sugerida. Além disso, ficou claro que as seis condições são necessárias e suficientes para realizar e desenvolver um processo terapêutico de contato e modificação de percepção de demandas relacionadas a problemas de imagem corporal e baixa autoestima e as doze fases características da relação terapêutica bem visíveis durante os processos.
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Body image is a person’s perception of their own body and the thoughts and feelings that come from this perception. It’s the way a person imagines how he/she is, how they see themselves or believe that others see and judge them. The construction of body image is related to components like body behaviors and feelings and the ability we have to recognize our body, its forms, and the limits between it and the space around us. This project aims to develop a humanistic intervention procedure more specifically person-centered using the sense’s version to provide changes on the perception of body self-image leading to improvement in people's self-esteem. To this end, the required and sufficient conditions for personality change will be presented and discussed, and the therapeutic process phases both postulated and developed by Carl Rogers.
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MARIANNA SANTOS RODRIGUES
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Relação entre o estresse, fatores de personalidade e apoio social: um estudo comparativo entre pais de crianças e jovens com transtorno do espectro autista.
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Orientador : PATRICIA MARTINS DE FREITAS
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MEMBROS DA BANCA :
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PATRICIA MARTINS DE FREITAS
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EDI CRISTINA MANFROI
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MAYCOLN LEÔNI MARTINS TEODORO
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Data: 27/06/2022
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O Transtorno do Espectro do Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por alterações na interação social, comunicação, e no comportamento, em diferentes graus de severidade. Lidar com o manejo das necessidades da criança com o diagnóstico de TEA exige habilidades e recursos dos membros da família que podem favorecer a uma sobrecarga e consequentemente o estresse parental. O estresse é desencadeado pelas percepções parentais que identificam os eventos enfrentados como acima da capacidade de enfrentamento. Essa sobrecarga pode desencadear a presença de sintomas de ansiedade e depressão, assim como problemas de saúde física. O objetivo do estudo foi avaliar a relação dos traços de personalidade, estratégias de enfrentamento e apoio social com o nível de estresse, sintomas de ansiedade, depressão em pais de crianças e jovens, com diagnóstico de TEA. Este manuscrito apresenta os resultados da pesquisa realizada, como requisito para obtenção do título de Mestre em Psicologia da Saúde do Programa de Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde (UFBA). Está organizado em três artigos independentes. O primeiro estudo investigou as evidências apresentadas pela literatura sobre como os traços de personalidade influenciam no estresse e no coping de mães de indivíduos com TEA. O método utilizado foi a revisão sistemática da literatura, realizada nas bases de dados: Portal BVS-Psi, Scielo, PubMed e Medline, entre 2009-2019. As principais evidências apontam que alto nível de estresse é presente em mães com filhos com autismo, em 90% dos estudos. A avaliação dos traços de personalidade foi pouco expressiva, com 15% das pesquisas, porém demonstrando que o estresse materno tem relação com traços da personalidade, com atenção ao neuroticismo e à extroversão. O segundo e o terceiro artigo apresentam os resultados da pesquisa com delineamento quantitativo, transversal. Participaram 346 participantes, idade média de 37 anos (dp = 6,48), em que 93,6% (324) são mães e 6,4% (22) são pais, das cinco regiões do Brasil. A pesquisa teve como procedimento coleta de dados on-line, por meio da plataforma Redcap. Para participar da pesquisa todos concordaram com os aspectos éticos descritos no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). O estudo 2 o objetivo foi avaliar o estado emocional (estresse, ansiedade e depressão) e comparação de grupos entre pais de crianças e pais de jovens, com TEA. Os pais foram divididos em três grupos a partir da idade dos filhos: G1 de 0-5 anos (M 3,64 anos / dp 1,07), G2 de 6-11 anos (M 8,0 / dp 1,61) e G3 acima de 12 anos (M 16,30 / dp 5,2). A análise de dados foi constituída de análise descritiva, testes de correlação de Spearman, testes de Kruskal-Wallis e pós hoc Teste de Dunn, e análise de regressão múltipla. Os resultados apontam sintomas de níveis moderados a muito severos, de estresse em 48% (n=149), de ansiedade em 50% (n=156) e de depressão em 46% (n=144) dos participantes. A análise de comparação de grupos por fase de desenvolvimento apontou diferenças em variáveis de Estresse: Restrição de comportamento no G3 (p<0,010) e Incapacidade do Filho, no G1 (p<0,001). Na avaliação de comportamentos, com a escala ABC, apresentaram diferenças quanto a Fala Inapropriada no G2 e no G3 (em ambos, p<0,001), e quanto a Letargia a diferença foi apontada no G3 (p<0,003). A idade e o comportamento dos filhos compõem um modelo preditor de estresse, para este estudo (R²=0,33; p<0,000). Maior resposta de estresse foi observada em pais de crianças menores e de jovens. O estresse também teve como preditor de maior força as alterações do comportamento. O que implica que mais atenção deve ser dada aos estados emocionais dos pais, considerando a percepção de gravidade do comportamento de TEA e a fase de desenvolvimento do filho. O estudo 3, avaliou a interação do estresse relacionado a ter um filho com TEA, com o sofrimento psicológico, tipos de enfrentamento e traços de personalidades dos pais. A análise de dados foi constituída de testes de correlação de Spearman, análise de regressão múltipla e mediação. As correlações entre estresse e estratégias de coping: confronto, afastamento, autocontrole, fuga e reavaliação positiva foram fracas a moderadas variando entre rhô de 0,20 a 0,30; p<0,001, Para as correlações entre os traços de personalidade com o estresse, a ansiedade e a depressão, observa-se o Neuroticismo que apresentou correlações positivas: Estresse (ρ = 0,36 p<0,001), Depressão (ρ= 0,50 p<0,001), e Ansiedade (ρ 0,38 p<0,001). Enquanto que a Conscienciosidade apresentou correlações negativas: Estresse (QE-PTD) (ρ= -0,33 p<0,001), Ansiedade (ρ= -0,17 p<0,001) e Depressão (ρ= -0,38 p<0,001). Na análise de regressão, as estratégias de Fuga, Confronto e Reavaliação Positiva (R² = 0,16 p<0,000) e o Neuroticismo (R² = 0,15 p<0,000), como preditores de estresse específico. Na análise de mediação, os efeitos indiretos do Neuroticismo foram observados nas relações de estresse/depressão [b = 0,3242 (95% BCa IC = 0,20; 0,45)] e estresse/ansiedade [b = 0,2269 (95% BCa IC = 0,1155; 0,3567)]. Os resultados do estudos demonstram que as estratégias de enfrentamento focada no problema e o traço Neuroticismo são variáveis que influenciam nos estados emocionais (estresse, ansiedade e depressão) de pais com filhos com TEA. O trabalho apresenta um modelo com variáveis individuais que favorece a compreensão da relação de estresse e coping em famílias, no contexto do TEA. A detecção precoce de alterações comportamentais, estados emocionais, estratégias de enfrentamento e traços de personalidade, é um diferencial no atendimento e cuidado a família com TEA. Pode-se propor intervenções mais eficientes com relação ao tipo e qualidade do atendimento, no manejo eventos estressores.
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Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder characterized by changes in social interaction, communication, and behavior, in different degrees of severity. Dealing with the management of the child's needs with the diagnosis of ASD requires skills and resources from family members that can favor overload and, consequently, parental stress. Stress is triggered by parental perceptions that identify the events faced as above coping capacity. This overload can trigger the presence of symptoms of anxiety and depression, as well as physical health problems. The objective of the study was to evaluate the relationship of personality traits, coping strategies and social support with the level of stress, anxiety symptoms, depression in parents of children and young people diagnosed with ASD. This manuscript presents the results of the research carried out, as a requirement for obtaining the Master's degree in Health Psychology from the Professional Master's Program in Health Psychology (UFBA). It is organized into three independent articles. The first study investigated the evidence presented in the literature on how personality traits influence stress and coping in mothers of individuals with ASD. The method used was a systematic literature review, carried out in the following databases: Portal BVS-Psi, Scielo, PubMed and Medline, between 2009-2019. The main evidence points out that a high level of stress is present in mothers with children with autism, in 90% of the studies. The assessment of personality traits was not very expressive, with 15% of the surveys, but demonstrating that maternal stress is related to personality traits, with attention to neuroticism and extroversion. The second and third articles present the results of the research with a quantitative, cross-sectional design. A total of 346 participants participated, with a mean age of 37 years (sd = 6.48), in which 93.6% (324) are mothers and 6.4% (22) are fathers, from the five regions of Brazil. The research procedure consisted of online data collection, through the Redcap platform. To participate in the research, all agreed with the ethical aspects described in the Free and Informed Consent Term (FICT). Study 2 aimed to assess the emotional state (stress, anxiety and depression) and compare groups between parents of children and parents of young people with ASD. Parents were divided into three groups based on the age of their children: G1 0-5 years (M 3.64 years / sd 1.07), G2 6-11 years (M 8.0 / sd 1.61) and G3 over 12 years (M 16.30 / SD 5.2). Data analysis consisted of descriptive analysis, Spearman correlation tests, Kruskal-Wallis tests and post hoc Dunn's test, and multiple regression analysis. The results show symptoms of moderate to very severe levels, stress in 48% (n=149), anxiety in 50% (n=156) and depression in 46% (n=144) of the participants. The comparison analysis of groups by stage of development showed differences in Stress variables: Restriction of behavior in G3 (p<0.010) and Disability of the Child, in G1 (p<0.001). In the evaluation of behaviors, with the ABC scale, they presented differences in terms of Inappropriate Speech in G2 and G3 (p<0.001 in both), and in terms of Lethargy the difference was pointed out in G3 (p<0.003). The children's age and behavior make up a stress predictor model for this study (R²=0.33; p<0.000). Greater stress response was observed in parents of younger children and young people. Stress was also the strongest predictor of changes in behavior. This implies that more attention should be paid to the emotional states of the parents, considering the perception of severity of ASD behavior and the child's developmental stage. Study 3 evaluated the interaction of stress related to having a child with ASD, psychological distress, types of coping and personality traits of the parents. Data analysis consisted of Spearman correlation tests, multiple regression analysis and mediation. The correlations between stress and coping strategies: confrontation, withdrawal, self-control, escape, and positive reappraisal were weak to moderate, ranging from rhô from 0.20 to 0.30; p<0.001, For the correlations between personality traits with stress, anxiety and depression, Neuroticism showed positive correlations: Stress (ρ = 0.36 p<0.001), Depression (ρ= 0, 50 p<0.001), and Anxiety (ρ 0.38 p<0.001). While Conscientiousness showed negative correlations: Stress (QE-PTD) (ρ= -0.33 p<0.001), Anxiety (ρ= -0.17 p<0.001) and Depression (ρ= -0.38 p<0.001 ). In the regression analysis, the strategies of Escape, Confront, and Positive Reappraisal (R² = 0.16 p<0.000) and Neuroticism (R² = 0.15 p<0.000) as predictors of specific stress. In the mediation analysis, the indirect effects of Neuroticism were observed in the stress/depression [b = 0.3242 (95% BCa CI = 0.20; 0.45)] and stress/anxiety [b = 0.2269 ( 95% BCa IC = 0.1155; 0.3567)]. The results of the studies demonstrate that problem-focused coping strategies and the Neuroticism trait are variables that influence the emotional states (stress, anxiety, and depression) of parents with children with ASD. The work presents a model with individual variables that favors the understanding of the relationship between stress and coping in families, in the context of ASD. The early detection of behavioral changes, emotional states, coping strategies, and personality traits is a differential in the care and care of the family with ASD. More efficient interventions can be proposed regarding the type and quality of care, in the management of stressful events.
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CAROLINA ALVES CRUZ
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GESTALT-TERAPIA DE CURTA DURAÇÃO ONLINE EM EXPERIÊNCIAS DE ISOLAMENTO SOCIAL: UM ESTUDO BASEADO NA PESQUISA-AÇÃO
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Orientador : PAULO COELHO CASTELO BRANCO
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MEMBROS DA BANCA :
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PAULO COELHO CASTELO BRANCO
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ANDREA BATISTA DE ANDRADE CASTELO BRANCO
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TOMMY AKIRA GOTO
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Data: 30/06/2022
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O presente estudo propõe avaliar a prática de atendimento psicológico online de orientação gestáltica, mediante o ciclo investigação-ação, para questões de isolamento social. Partiu-se da hipótese de que a clínica gestáltica na modalidade online traria efeitos positivos às pessoas que vivenciaram o isolamento social devido à Covid-19 e observaram repercussões emocionais e psicológicos decorrentes dessa experiência. Os objetivos específicos foram formulados visando identificar as especificidades da clínica gestáltica virtual para pessoas em isolamento social, aprimorar uma prática de Gestalt-terapia online com pessoas em isolamento social e compreender experiências de isolamento social na perspectiva da Gestalt-terapia. A estratégia metodológica admitida foi a pesquisa-ação, que compreende um ciclo de identificação do problema, o planejamento da solução, sua implementação, seu monitoramento e a avaliação da sua eficácia. A intervenção em modelo de atendimento psicológico online foi essencialmente a fonte para coleta de dados ocorrida entre 2020 e 2021. Os resultados foram organizados apresentando um mapeamento dos movimentos do participante no processo trerapêutico e identificando as intervenções gestálticas voltadas para a prática clínica online de curta duração. Traçamos uma compreensão da experiência de isolamento social, da experiência dos atendimentos online e os efeitos gestalt-terapia de curta duração online. Com base nos registros de diário de campo e áudio das entrevistas, a análise de conteúdo dos achados apontou a importância de uma postura acolhedora, admitindo ampliação das formas de contato, a abertura, presença, inclusão, autenticidade e disponibilidade para com o cliente são elementos a serem destacados na postura do terapeuta, que facilitam a vinculação terapêutica no setting online. Identificamos não só movimentos dos participantes durante a intervenção, mas também estilos de ajustamento que possam influenciar na experiência de isolamento social. Evidenciamos que as pessoas que estiveram em isolamento social experimentaram uma mudança de rotina que intensificaram ou deram início a reações emocionais iniciais como medo, tristeza, aumento do estresse e solidão. Os efeitos da intervenção indicam movimentos de ampliação da percepção, desenvolvimento e crescimento, autonomia e autossuporte, diminuição do sofrimento e mudanças no fluxo da experiência. Dentre as intervenções que facilataram tais resultados é possível citar a apliação da awareness, heterossuporte, acolhimento, validação de sentimentos e facilitação a integração da experiência. Intervenções para manejo de crise foram necessárias em casos onde os sintomas físicos se mostraram como figura. Sendo assim, ponderamos sob uma perspectiva técnica que a Gestalt-terapia de curta duração na modalidade online mostra-se eficiente para lidar com as questões de isolamento social, salientando que questões sociais, políticas e econômicas influenciam nos resultados obtidos.
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The present study proposes to evaluate the practice of online psychological care of Gestalt orientation, through the research-action cycle, for issues of social isolation. It started from the hypothesis that the gestalt clinic in the online modality would bring positive effects to people who experienced social isolation due to Covid-19 and observed emotional and psychological repercussions resulting from this experience. The specific objectives were formulated to identify the specifics of the virtual gestalt clinic for people in social isolation, to improve an online Gestalt-therapy practice with people in social isolation and to understand experiences of social isolation from the perspective of Gestalt-therapy. The accepted methodological strategy was action research, which comprises a cycle of problem identification, solution planning, implementation, monitoring and evaluation of its effectiveness. The intervention in an online psychological care model was essentially the source for data collection that took place between 2020 and 2021. The results were organized by presenting a mapping of the participant's movements in the trerapeutic process and identifying gestalt interventions aimed at short-term online clinical practice . We draw an understanding of the experience of social isolation, the experience of online consultations and the short-term gestalt-therapy effects online. Based on the field diary and audio records of the interviews, the content analysis of the findings pointed to the importance of a welcoming attitude, admitting expansion of the forms of contact, openness, presence, inclusion, authenticity and availability to the client are elements to be highlighted in the therapist's posture, which facilitate the therapeutic link in the online setting. We identified not only the participants' movements during the intervention, but also adjustment styles that could influence the experience of social isolation. We evidenced that people who were in social isolation experienced a change in routine that intensified or initiated initial emotional reactions such as fear, sadness, increased stress and loneliness. The effects of the intervention indicate movements of expansion of perception, development and growth, autonomy and self-support, reduction of suffering and changes in the flow of experience. Among the interventions that facilitated such results, it is possible to mention the application of awareness, heterosupport, reception, validation of feelings and facilitating the integration of the experience. Crisis management interventions were necessary in cases where physical symptoms showed up as a figure. Therefore, we consider from a technical perspective that short-term Gestalt therapy in the online modality proves to be efficient in dealing with issues of social isolation, emphasizing that social, political and economic issues influence the results obtained.
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KATIENE RODRIGUES MENEZES DE AZEVEDO
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CÁPSULA DO TEMPO: ADOLESCENTES ROTEIRIZANDO PROJETOS DE VIDA E CONECTANDO-SE EM REDES ATRAVÉS DO CINEMA E AUDIOVISUAL
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Orientador : LIVIA BOTELHO FELIX
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MEMBROS DA BANCA :
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LIVIA BOTELHO FELIX
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MARIA DE FÁTIMA DE SOUZA SANTOS
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SERGIO LIZIAS COSTA DE OLIVEIRA ROCHA
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Data: 07/07/2022
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O presente trabalho é fruto dos resultados encontrados na execução do projeto de intervenção “Cápsula do tempo”, desenvolvido no período de setembro a dezembro de 2020 com adolescentes vinculados ao Centro de Atenção Psicossocial infatojuvenil (CAPSi) do município de Vitória da Conquista na Bahia. O estudo foi organizado em dois artigos, sendo que o primeiro aponta as reflexões advindas do percurso teórico trilhado para sustentar a elaboração de todo o projeto, enquanto o segundo é referente ao relato quanto à construção e aplicação do projeto com o público-alvo, além da descrição do treinamento da equipe do CAPS para replicação do protocolo. A problemática deste trabalho surge da necessidade de produção de conhecimento e estratégias voltadas para o objeto de estudo ‘projeto de vida entre adolescentes’, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade psicossocial, visto que a elaboração de projetos de vida tem se mostrado protetora contra situações de risco e promotora de ações de cuidado em saúde. Utilizamos, como ferramenta, oficinas de cinema e audiovisual, que buscavam abarcar três pilares: autoconhecimento, alteridade/participação social e autenticidade criativa como fundamentais para a construção do projeto de vida. Como recursos nas oficinas, usamos o autorretrato, o filme-carta e as narrativas reflexivas como estratégias para discutirmos os pilares anteriormente apontados. A escolha desses três pilares não foi aleatória, mas baseada no que encontramos na literatura, tanto nos textos que tratavam diretamente do projeto de vida, quanto aqueles que, através de uma análise da sociedade contemporânea, abordavam os modos de existir atuais. Por haver esse claro enlace entre aspectos sociais, filosóficos e psicológicos nessa proposta, nos amparamos nos diálogos possíveis entre a Psicologia sóciohistórica e autores contemporâneos como Zygumnt Bauman, Gilles Lipovetsky e Byug- Chul Han. Um dos principais entraves encontrados na execução da proposta foi a pandemia pelo COVID19, que implicou na realização do projeto na modalidade virtual, o que, a nosso ver, impactou negativamente na adesão dos adolescentes à proposta, tendo sido essa baixa adesão nossa principal limitação. Um dos frutos do trabalho, porém, é uma cartilha com orientações para replicação do protocolo, o que viabiliza a aplicação em diversos cenários e deixa aberto o caminho para novas pesquisas e resultados a partir do protocolo Cápsula do Tempo.
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This research project aims to explore the phenomenon of adolescence, through a social, cultural and historical perspective. The analysis of the life project as a research instrument aims to capture the meanings given by the adolescents for their experiences, understanding it as a seed and fruit of the construction of identity. Here, identity is very problematic, since we apprehend it as a guiding thread for the dynamic elaboration of life projects. As a strategy for this problematization, we will use cinema and audiovisual workshops, since they are powerful discussion strategies. In addition, therapeutic workshops are aggregating spaces and, by themselves, expand the possibilities of connection and bonding between those involved
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AMANDA CHAVES ROCHA
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Percepção sobre a utilização de um modelo de assistência psicológica entre cuidadores principais de bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Geral de Vitória da Conquista
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Orientador : EDI CRISTINA MANFROI
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MEMBROS DA BANCA :
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EDI CRISTINA MANFROI
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MONALISA NASCIMENTO DOS SANTOS BARROS
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ANDREA TENORIO DINIZ GONCALVES
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Data: 08/07/2022
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O nascimento prematuro representa um fator de risco para a sobrevivência do recém-nascido e demanda cuidados intensivos, ofertados pelas unidades de terapia intensiva neonatais (UTINs). Estes locais são necessários para a preservação da vida e para a promoção da melhora clínica do paciente, porém, a necessidade do internamento e as características do local podem provocar impactos psíquicos nos cuidadores principais dos bebês internados, o que demanda atenção profissional especializada. Este estudo teve como objetivo, investigar a percepção dos cuidadores principais de bebês internados em UTINs sobre a sua vivência na unidade, e sobre o modelo de assistência psicológica utilizado durante o internamento. Para alcançar este objetivo, foi conduzido um estudo de natureza qualitativa e exploratória, do qual participaram 12 cuidadores principais de bebês internados na UTIN, sendo 11 mães e 1 pai. Os instrumentos utilizados foram: um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada, com questões que abordaram as emoções e impressões dos participantes ao longo do internamento. As entrevistas foram analisadas através da técnica da análise de conteúdo, a partir da qual foram levantadas as seguintes categorias temáticas: 1) Sensações e sentimentos dos cuidadores; 2) Impressões ao longo do internamento; 3) Acompanhamento psicológico. Os resultados demonstraram a preponderância de sentimentos como medo, angústia, tristeza e desespero, acentuados nos momentos subsequentes à admissão. Paralelamente, também foram evidenciados sentimentos como alegria, felicidade, esperança e sensação de alívio, relacionados ao fato de o bebê estar recebendo o tratamento necessário, através do internamento. Mudanças nas impressões dos cuidadores ao longo do processo foram observadas, sobretudo nos casos em que houve melhora clínica do paciente. Nesses casos, a sensação de confiança dos participantes ficou evidenciada. O estudo apontou o predomínio da percepção positiva acerca do cuidado prestado pela equipe de saúde da UTIN, o que colaborou para a estabilidade emocional dos entrevistados. O acompanhamento psicológico oferecido na unidade, embasado no modelo desenvolvido para este estudo, foi considerado um elemento promotor de apoio e acolhimento, que auxiliou na redução das tensões emocionais narradas pelos cuidadores. Evidenciou-se que os atendimentos foram relevantes para alcançar melhorias na experiência dos acompanhantes dos recém-nascidos da UTIN e para fortalecer a segurança e confiança destes sujeitos no tratamento dispensado. Esta pesquisa mostra-se relevante por oferecer contribuições ao campo de estudo, devido à escassez de material publicado no Brasil, referente a esta temática; pelas reflexões levantadas e por possibilitar intervenções psicológicas com vistas à promoção da saúde psíquica de cuidadores principais de neonatos prematuros hospitalizados.
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The birth of a premature baby is a critical event that impacts of emotional and psychic order in caregivers, and that demands professional attention during the newborn's hospital stay (BASEGGIO et al, 2017). Aiming to reduce the emotional upheavals caused by prematurity, this study intends to apply and test a psychological protocol of good practices, aimed at caregivers of babies admitted to the Neonatal ICU (NICU) at General Hospital of Vitória da Conquista. The study aims to identify whether this instrument can contribute to the decrease in possible symptoms related to stress, anxiety and depression in the referred public. As a result, it is expected that the protocol will help with the reduction of investigated stressors. It is also expected that he can contribute to the improvement of practices in the NICU, with families and with the team involved in the baby care, equipping them to deal adequately with situations complex and impacting aspects of the symbolic aspects related to the hospitalization of the baby, promoting the maintenance of an always humanized and attentive to the needs of its users.
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LUCAS CAIRES SANTOS
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Gênero, sexualidade e sofrimento psíquico: tensões entre heteronormatividade e saúde mental no discurso dos profissionais do CAPS II de Vitória da Conquista, Ba.
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Orientador : MILENA MARIA SARTI
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MEMBROS DA BANCA :
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MILENA MARIA SARTI
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SUELY AIRES PONTES
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KUEYLA DE ANDRADE BITENCOURT
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Data: 26/08/2022
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Considerando que podem haver especificidades na experiência de sofrimento psíquico em função das orientações sexuais e das identidades de gênero, bem como do seu atravessamento por determinantes sociais que produzem efeitos subjetivos na saúde mental da população LGBT, pretendeu-se, nesta pesquisa, investigar a relação entre as questões de gênero, sexualidade e sofrimento psíquico através do discurso dos profissionais de saúde mental. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória com oito profissionais de diversas funções e especialidades do Centro de Atenção Psicossocial II do município de Vitória da Conquista - BA. Como referencial de análise foi utilizada a análise do discurso de orientação pecheuxtiana, uma vez que esta é capaz de investigar o processo de produção de sentidos e de sujeitos, considerando elementos subjetivos e históricos materializados discursivamente, não individualizando as questões abordadas na pesquisa. Por se tratar de uma pesquisa na modalidade de Mestrado Profissional, propôs-se uma segunda etapa interventiva, na qual ocorreu um momento de formação profissional com toda a equipe do serviço através de uma intervenção dialógica em que foram abordados conteúdos relativos aos sentidos e às especificidades de saúde mental da comunidade LGBT identificadas durante a análise. Nesta análise percebeu-se o binarismo de gênero como uma formação discursiva recorrente, além de questões relacionadas ao preconceito e a discriminação, bem como ao uso do nome social. Propõe-se neste estudo que os discursos analisados remetem a duas formações ideológicas: a heteronormatividade e o discurso da saúde mental como regiões discursivas que coexistem e que em alguns momentos se contrapõem no que diz respeito às identidades de gênero, orientações sexuais e ao trabalho em saúde mental com este público. Por fim, considera-se que a formação em saúde mental da população LGBT seja um método imprescindível para qualificar o cuidado em saúde, contribuindo para a promoção e fortalecimento dos vínculos, garantindo o pleno acesso ao serviço, além de evitar que o dispositivo seja mais uma ferramenta de exclusão social.
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Considering that there may be specificities in the experience of psychological distress due to sexual orientations and gender identities, as well as the crossing of these by social determinants that produce subjective effects on the mental health of the LGBT population, this research aims to investigate the relationship between issues of gender, sexuality and psychological distress and to analyze their impact on the mental health of this population through the discourse of mental health professionals at the Psychosocial Care Center in the city of Vitória da Conquista - BA. It is a qualitative and exploratory research, in which it is proposed to conduct semi-structured interviews with 8 professionals from a mental health service, of any specialties, since, from the attribution of the technical team of the Ministry of Health, it is understood that such professionals have direct contact with users and family members served by the service. The chosen data analysis technique is Pêcheutian Discourse Analysis, since this perspective of analysis is able to investigate the process of producing meanings and subjects, considering subjective and historical elements discursively materialized, not individualizing the issues addressed in the research. As it is a research in the Professional Master's modality, a second intervention step is proposed, in which professional training will take place in four meetings lasting one hour in which, through a dialogical intervention, content related to the senses and the mental health specificities of the LGBT community identified during data analysis. The expected results for this research refer to the contribution to the promotion and rehabilitation of the health of the LGBT population as well as to the guarantee of rights, aiming to reduce the occurrence of prejudices and discrimination against this group within the mental health services, in addition to to encourage professionals to look at the specificities of health in this population segment.
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MARCELLA MOREIRA AGUIAR
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EXPECTATIVA E EXPERIENCIA DE PARTO: UM RECORTE SOBRE A SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE COVID-19
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Orientador : MONALISA NASCIMENTO DOS SANTOS BARROS
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MEMBROS DA BANCA :
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MONALISA NASCIMENTO DOS SANTOS BARROS
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EDI CRISTINA MANFROI
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ROXANA KNOBEL
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Data: 02/09/2022
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O período perinatal é permeado de expectativas quando ao parto e a vivência da gestante com o bebê, sobretudo para mulheres primíparas, que estão vivenciando pela primeira vez a iminência do nascimento de um filho. De acordo com a literatura, é comum observar perturbações psicológicas como stress, medo, ansiedade e depressão durante o período perinatal e sobre estes distúrbios podem ser agravados por fatores e situações externas, como a Pandemia causada pelo Covid-19. Como estratégia de prevenção e assistência a essas mulheres pode-se lançar mão da educação perinatal como um modelo de cuidado em saúde mental para as gestantes. Nesse sentido, este trabalho teve o objetivo de propor uma intervenção com uma ferramenta de treinamento mental, a partir de um programa multimodal de educação perinatal. Participaram da pesquisa 104 gestantes primíparas que foram avaliadas as variáveis que impactam diretamente na experiência do parto por meio da aplicação de um pré e pós-teste após os encontros on-line realizados e comparamos os dados encontrados após a intervenção tendo a escala do medo do Covid-19 como um parâmetro para comparar os resultados. Para avaliar as participantes em relação ao impacto do programa no medo, ansiedade, depressão e stress, foi utilizado o teste estatístico Reliable Change Index (RCI), além de tratamento descritivo dos dados. Como principal resultado, observou-se que as expectativas criadas durante a pandemia, influenciadas pelo medo e sensação de insegurança com esse cenário, repercutiram negativamente na experiência do parto. Por outro lado, experiências negativas de parto explicam parte dos sintomas de ansiedade e depressão pós-parto Como produtos desse estudo, foram desenvolvidas 07 escalas psicométricas para o contexto brasileiro que poderão ser usadas pela comunidade científica para avaliar as gestantes e preparar intervenções de cuidado e assistência durante esse período gestacional.
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The perinatal period is permeated with expectations regarding childbirth and the experience of the pregnant woman with the baby, especially for primiparous women, who are experiencing for the first time the imminent birth of a child. According to the literature, it is common to observe psychological disturbances such as stress, fear, anxiety and depression during the period perinatal care and on these disorders can be aggravated by external factors and situations, such as the pandemic caused by Covid-19. As a prevention and assistance strategy for these women can use perinatal education as a model of health care mental health for pregnant women. In this sense, this work aimed to propose a intervention with a mental training tool, from a multimodal program of perinatal education. Participated in the research 104 primiparous pregnant women who were evaluated variables that directly impact the childbirth experience through the application of a pre- and post-test after the online meetings held and we compared the data found after the intervention having the Covid-19 fear scale as a parameter to compare the results. To assess participants for the program's impact on fear, anxiety, depression and stress, the Reliable Change Index (RCI) statistical test was used, in addition to descriptive treatment of the data. As a main result, it was observed that the expectations created during the pandemic, influenced by fear and feelings of insecurity with this scenario, they had a negative impact on the experience of childbirth. On the other hand, negative childbirth experiences explain part of the symptoms of postpartum anxiety and depression. study, 07 psychometric scales were developed for the Brazilian context that may be used by the scientific community to assess pregnant women and prepare care and assistance during this gestational period.
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VIVIANE MARTINS SOUSA NASCIMENTO
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Orientação Parental Online para pais de adolescentes: um modelo interventivo
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Orientador : EDI CRISTINA MANFROI
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MEMBROS DA BANCA :
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EDI CRISTINA MANFROI
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PATRICIA MARTINS DE FREITAS
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JOÃO MARCOS DE OLIVEIRA CAVALCANTI
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Data: 29/09/2022
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As práticas parentais representam uma importante variável no desenvolvimento psicossocial dos filhos, funcionando como fator de risco ou de proteção para a ocorrência de problemas de comportamento. Portanto é de extrema relevância a promoção de práticas parentais positivas e ampliação de estudos interventivos que contribuam para este propósito. O presente estudo teve como objetivo avaliar a eficácia de uma intervenção voltada para orientação de práticas parentais para cuidadores de adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para isso, foi realizada uma pesquisa utilizando método misto (quanti + quali), de caráter descritivo e exploratório, contando com 36 participantes, sendo 24 (20 mães, 3 pais e 1 responsável legal) no grupo experimental (GE) e 12 (100% mães) no grupo controle (GC). Os instrumentos utilizados incluem o questionário sociodemográfico, o Inventário de Estilos Parentais (IEP) e um questionário com questões abertas a respeito da intervenção realizada. As análises quantitativas foram conduzidas através da linguagem R, enquanto que as análises qualitativas foram efetivadas utilizando a análise de conteúdo. Os resultados da análise quantitativa não indicaram alterações estatisticamente significativas nas práticas parentais após a intervenção, na comparação entre GE e GC. No entanto, a comparação de medidas repetidas do GC indicou diferenças significativas nas dimensões Comportamento Moral (d=-0,449), Negligência (d=0,440) Punição Inconsistente (d=0,434), Monitoria Negativa (d=0,709) e Abuso Físico (d=0,502). O resultado da análise de conteúdo permitiu o agrupamento temático em quatro categorias de análise: 1) Dificuldades e vantagens do atendimento online; 2) Aspectos técnicos das Intervenções: orientações e condução; 3) Aspectos da eficiência das intervenções: mudanças observadas; 4) Sugestões: pontos de melhoria. Os resultados encontrados apontam para mudanças positivas, inicialmente no campo cognitivo (automonitoramento, mudanças na forma de pensar a relação) e também no diálogo entre pais e filhos. A maior parte dos participantes avaliou positivamente a maneira como a intervenção foi conduzida e o fato de ter sido online. As sugestões apontadas pelos participantes propõem a continuidade do projeto, a ampliação do número de sessões e a participação também do adolescente. O estudo traz uma importante contribuição para a ampliação de pesquisas interventivas com pais de adolescentes, em especial na modalidade online. Ademais, estudos com métodos mistos potencializam os achados e podem ser relevantes no aprofundamento do fenômeno estudado.
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Parenting practices represent an important variable in the psychosocial development of children, functioning as a risk or protection factor for the occurrence of behavior problems. Therefore, it is extremely important to promote positive parenting practices and expand interventional studies that contribute to this purpose. The present study aimed to evaluate the effectiveness of an intervention aimed at guiding parenting practices for caregivers of adolescents in a situation of socioeconomic vulnerability. For this, a research was carried out using a mixed method (quanti + quali), of a descriptive and exploratory nature, with 36 participants, being 24 (20 mothers, 3 fathers and 1 legal guardian) in the experimental group (EG) and 12 (100 % mothers) in the control group (CG). The instruments used include the sociodemographic questionnaire, the Parenting Styles Inventory (IEP) and a questionnaire with open questions about the intervention performed. Quantitative analyzes were conducted using the R language, while qualitative analyzes were carried out using content analysis. The results of the quantitative analysis did not indicate statistically significant changes in parenting practices after the intervention, in the comparison between EG and CG. However, the comparison of repeated measures in the CG indicated significant differences in the dimensions Moral Behavior (d=-0.449), Neglect (d=0.440), Inconsistent Punishment (d=0.434), Negative Monitoring (d=0.709) and Physical Abuse (d=0.502). The result of the content analysis allowed the thematic grouping into four categories of analysis: 1) Difficulties and advantages of online service; 2) Technical aspects of the Interventions: guidelines and conduction; 3) Aspects of the effectiveness of interventions: observed changes; 4) Suggestions: improvement points. The results found point to positive changes, initially in the cognitive field (self-monitoring, changes in the way of thinking about the relationship) and also in the dialogue between parents and children. Most participants positively evaluated the way the intervention was conducted and the fact that it was online. The suggestions made by the participants propose the continuity of the project, the expansion of the number of sessions and the participation of the teenager as well. The study makes an important contribution to the expansion of interventional research with parents of adolescents, especially in the online modality. Furthermore, studies with mixed methods enhance the findings and may be relevant in deepening the phenomenon studied.
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EMILLE MAIANE SANTANA SANTOS LUNA
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O PLANEJAMENTO REPRODUTIVO NA ATENÇÃO BÁSICA ANTE A INFERTILIDADE HUMANA: COMPREENSÃO PELOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
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Orientador : EMANUEL MEIRELES VIEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDREA BATISTA DE ANDRADE CASTELO BRANCO
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DANIELA ARRUDA SOARES ALVES
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EMANUEL MEIRELES VIEIRA
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Data: 06/10/2022
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O desejo pela parentalidade é considerado um dos mais universais, sendo parte do projeto de vida da maioria das pessoas. A impossibilidade de gestar ou possíveis complicações nesse processo é capaz de gerar uma complexa crise envolvendo as dimensões biológica, psíquica e social do indivíduo. Diante dos diversos impactos que a infertilidade pode produzir se faz necessário salientar que o direito à procriação é garantido pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei 9.263/96 do Planejamento Familiar. Ao Estado Brasileiro cabe a disponibilidade de recursos que possibilitem ao cidadão alcançar a concepção por meios seguros. Nesse cenário, a Atenção Básica tem a importante função de realizar o diagnóstico e tratamento iniciais, além de desenvolver ações destinadas à promoção da saúde reprodutiva. A presente dissertação, de caráter exploratório-descritivo, teve a finalidade de analisar a compreensão dos profissionais da Estratégia Saúde da Família do município de Vitória da Conquista – BA a respeito da assistência em Planejamento Reprodutivo destinada à infertilidade, no contexto da Atenção Básica. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com nove participantes atuantes em equipes de saúde da família, referentes às profissões da enfermagem, técnico em enfermagem, medicina e agente comunitário de saúde. O tratamento dos dados ocorreu através da análise de conteúdo temática dos relatos dando origem a seis categorias: significados do planejamento reprodutivo; concepções a respeito da infertilidade; impactos biopsicossociais da infertilidade; como o cuidado destinado à infertilidade é ofertado no contexto da Estratégia Saúde da Família; percepções sobre o papel da Atenção Básica na assistência à infertilidade; o sexo masculino e o feminino nas demandas referentes ao planejamento reprodutivo. Os resultados, de um modo geral, sugerem que o conhecimento a respeito da infertilidade e do papel da atenção primária nesse cuidado é insuficiente para promover a assistência adequada que os pacientes necessitam. São vários elementos que precisam ser considerados, dentre eles: o entendimento do planejamento reprodutivo enquanto um direito do cidadão, a infertilidade como componente do planejamento, as implicações físicas, psíquicas e sociais do diagnóstico e do tratamento, assim como, a importância que as equipes de saúde têm no acolhimento e na promoção da saúde reprodutiva de seus usuários. Por tratar-se de um estudo que se alinha àproposta de um Mestrado Profissional, foi elaborada uma estrutura de oficina de educação em saúde a ser aplicada com os participantes do estudo, visando a reflexão, a sensibilização e aapropiação do conhecimento acerca do tema.
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Infertility is a public health problem that has disturbed the individual and family well-being of men and women in a scenario that still presents barriers in accessing this aspect of Family Planning. It is essential that the difficulties presented in assisting reproduction be studied in order to have an impact on improvements in health actions made available to the population. This study aims to analyze the understanding of professionals of the Family Health Strategy in the city of Vitória da Conquista - BA, regarding assistance in Reproductive Planning aimed at infertility in the context of primary care. This is a study of qualitative exploratory-descriptive approach, with online data collection, in which semi-structured interviews will be conducted with twelve professionals from three Family Health Units in the city. Subsequently, thematic content analysis will be applied to analyze the participants' statements. It is expected with the present investigation to produce reflections on the professionals regarding the policies that ensure access to family planning, including infertility care, as well as consequent changes in the dynamics of work.
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LUANNA LUA SOUSA FELICIO
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PROTOCOLO DE ACOLHIMENTO E ACOMPANHAMENTO MEDIADO PELO BRINCAR: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL NA PEDIATRIA HOSPITALAR
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Orientador : CARMEM VIRGÍNIA MORAES DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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CARMEM VIRGÍNIA MORAES DA SILVA
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MONALISA NASCIMENTO DOS SANTOS BARROS
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ROBERTA BOLZAN JAURIS
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Data: 07/10/2022
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Nesta pesquisa, sob o enfoque da Psicologia Histórico-Cultural, ancorado em Vigotski, temos como objetivo geral a elaboração de um protocolo para acolhimento e acompanhamento da criança em situação de hospitalização, mediado pelo brincar, de modo a instrumentalizar profissionais psicólogos atuantes no setor de Pediatria do Hospital Geral de Vitória da Conquista. O delineamento da pesquisa é qualitativo, de cunho exploratório e descritivo, fazendo uso da Pesquisa-Intervenção como modalidade específica da pesquisa. Serão investigados eixos temáticos que envolvem a atuação do psicólogo hospitalar, o processo de desenvolvimento infantil mediado pelo brincar sob o enfoque Histórico-Cultural. A elaboração do protocolo possibilitará uma normatização para guiar os atendimentos na Pediatria, assim como trará inúmeros benefícios às crianças, considerando que a criança não hospitalizada, a rigor, está inserida em um meio social no qual vivencia relações que potencializam seu desenvolvimento e aprendizagem e que, em decorrência de uma hospitalização, apresente prejuízos relativos ao distanciamento de vínculos, de modo que, através de vivência de brincadeiras e diálogo, seja dada visibilidade à criança, considerando, ainda, que a vivência de brincadeiras proporcionará um maior bem estar para a criança no processo de hospitalização e garantirá a promoção da saúde mental dessa. Assim, considerando a relevância do brincar, esperamos que esse passe a ser um mecanismo utilizado por profissionais em momentos futuros, garantindo o estabelecimento de vínculos e melhor relação para execução das ações de cuidados aos pacientes lotados na Pediatria.
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In this research project, under the light of Historic-Cultural Psychology, anchored by Vigotski, we have a focus on collaboration and implementation of a protocol to evaluate the childhood development of hospitalized children mediated by playing. The general objective of this research is to elaborate a protocol to evaluate the childhood development, mediated by playing, in a way to instrumentalize psychological professionals working in the Pediatric Sector in the Hospital Geral de Vitoria da Conquista. The research outline of the research is qualitative, of explorative and descriptive nature, making use of Research-Intervention as a way to specify the research. It will be investigated the thematical axis that involve the work of a hospital psychologist, the child development process and the evaluation of the development with playing as a Historical-Cultural focus. It is believed that the development of this protocol will allow a standardization to guide the Pediatric treatment, as well as bring many benefits to the children, considering the hypothesis that a non-hospitalized child, strictly speaking, is inserted in a social environment in which the relationships that potentialize their development and learning process and that, due to the hospitalization, show losses in comparison to the distancing of the bonds in a way that, through experiencing games and dialogue, it gives visibility to the feelings and meanings of the child, considering, also, that the experiences through playing will bring a better well-being to the child in the hospitalization process and will assure their mental health. Also, considering the revelance of playing, it is expected that this will become a mechanism used by professionals in a future moment, ensuring the establishment of bonds and a better relationship to execute the caring actions that the patients placed on Pediatric need.
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IARA CAROLINE SILVA MACHADO
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A comunicação audiovisual como estratégia de cuidado à família na UTI neonatal no contexto pandêmico – interface entre acolhimento, comunicação e educação
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Orientador : DANIELLE SOUTO DE MEDEIROS
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MEMBROS DA BANCA :
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DANIELLE SOUTO DE MEDEIROS
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EMANUELLE CAIRES DIAS ARAUJO NUNES
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NILIA MARIA DE BRITO LIMA PRADO
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RAQUEL CRISTINA GOMES LIMA
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Data: 08/12/2022
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A exploração do uso das mídias digitais, pode ser uma boa estratégia de práticas educativas no cenário pandêmico. Esse recurso parece ser um bom aliado para fins de informação e comunicação em saúde da equipe com os familiares de bebês hospitalizados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). A comunicação, entre equipe e família é um aspecto de grande valoração entre estes cuidadores, sobretudo quando se trata de informações sobre a saúde o neonato. Este estudo teve como objetivo produzir e validar vídeos educativos como ferramenta de apoio informativo da equipe multidisciplinar para os familiares de bebês hospitalizados na UTIN. A validação de tecnologias educacionais é caracterizada como uma pesquisa de desenvolvimento metodológico. A produção dos vídeos seguiu cinco etapas operacionais: Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação. A fase de Análise consistiu na observação sistemática do cenário do estudo. A ideia de sistematizar uma observação estava vinculada a uma pesquisa operacional baseada nas mudanças de rotina da UTIN frente a pandemia em curso. Os resultados desta observação originaram o artigo intitulado “A COVID – 19 para além da doença: efeitos da pandemia no espaço intensivista neonatal à luz da Teoria Ambientalista de Nightingale”, que despertou a possibilidade de investimento nas tecnologias digitais como ferramenta de apoio informativo da equipe de saúde da UTIN para pais de neonatos hospitalizados. Após essa fase, seguiram-se as demais, de modo processual, que culminaram nos vídeos intitulados: “Prematuridade”, “Monitor” e “Sonda Gástrica”. Estes foram validados por uma comissão de especialistas conforme suas expertises nas temáticas e tecnologia utilizada, por meio das análises quantitativa e qualitativa. Foram 14 peritos das áreas multidisciplinar (13) e comunicação audiovisual (01) que avaliaram os blocos: objetivo, conteúdo e qualidade do som, da imagem e da animação. As questões fechadas foram descritas por meio da frequência simples e percentual relativa e as abertas foram submetidas a análise de conteúdo de Bardin. O IVC global, gerou valores entre 98,9 e 99,6%. Os pontos de convergência das falas, deram origem a três categorias de análise: 1) Acolhimento da família na UTIN mediado por recurso audiovisual; 2) Comunicação entre equipe e família na UTIN mediada por recurso audiovisual; 3) Educação em saúde sobre o ambiente da UTIN mediada por recurso audiovisual. Como na observação sistemática, os discursos produzidos se alinhavam à Teoria de Nightingale. Os experts associaram a qualificação das ambiências dessa teoria (psicológica, social e física), à melhora dos processos de cuidado dos profissionais com o binômio família-bebê. Consideraram os vídeos sensíveis, criativos e acolhedores no trato dos temas e classificaram como uma ferramenta de apoio inovadora e inteligível da equipe junto aos pais. Conclui-se, por meio dos achados, que a utilização de vídeo educativo pode ter um impacto favorável entre equipe-família. Apesar da validação pelos experts, faz-se importante novos estudos que avaliem sua aplicabilidade com o público-alvo: os pais.
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Exploring the use of digital media might be a good strategy for educational practices in the pandemic scenario. This resource seems to be a good ally for health information and communication between the team and the families of babies hospitalized in the Neonatal Intensive Care Unit (NICU). Communication between the team and the family is an aspect of great value among these caregivers, especially when it comes to information about the health of the newborn. This study aimed to produce and validate educational videos as an informative support tool of the multidisciplinary team for the families of babies hospitalized in the NICU. The validation of educational technologies is characterized as a methodological development research. Video production followed five operational steps: Analysis, Design, Development, Implementation and Evaluation. The Analysis phase consisted of systematic observation of the study setting. The idea of systematizing an observation was linked to operational research based on routine changes at the NICU in the face of the ongoing pandemic. The results of this observation originated the article entitled “COVID-19 beyond the disease: effects of the pandemic in the neonatal intensive care space in the light of Nightingale’s Environmental Theory”, which raised the possibility of investing in digital technologies as a tool to support the team’s information NICU health care for parents of hospitalized newborns. After this phase, the others followed, in a procedural way, which culminated in the videos entitled: “Prematurity”, “Monitor” and “Gastric Catheter”. These were validated by a commission of specialists according to their expertise in the themes and technology used, through quantitative and qualitative analysis. The participants were 14 experts from the multidisciplinary areas (13) and audiovisual communication (01) who evaluated the blocks: objective, content and quality of sound, image and animation. Closed questions were described using simple frequency and relative percentage, and open questions were submitted to Bardin's content analysis. The overall CVI generated values between 98.9 and 99.6%. The points of convergence of the speeches gave rise to three categories of analysis: 1) Reception of the family in the NICU mediated by audiovisual resources; 2) Communication between staff and family in the NICU mediated by audiovisual resources; 3) Health education about the NICU environment mediated by audiovisual resources. As in systematic observation, the speeches produced were in line with Nightingale's Theory. The experts associated the qualification of the ambiences of this theory (psychological, social and physical) with the improvement of the professionals' care processes with the family-baby binomial. They considered the videos sensitive, creative and welcoming in dealing with the themes and classified them as an innovative and intelligible support tool for the team with parents. We conclude, through the findings, that the use of educational video can have a favorable impact between team and family. Despite validation by experts, it is important to carry out further studies that assess its applicability with the target audience: parents.
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NATIENE RAMOS FERREIRA DA SILVA
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Racismo Institucional e Vivência Universitária: reflexões sobre a saúde mental de estudantes negros e quilombolas em uma universidade pública
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Orientador : SUELY AIRES PONTES
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MEMBROS DA BANCA :
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SUELY AIRES PONTES
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ELIANE SILVIA COSTA
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JEANE SASKYA CAMPOS TAVARES
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Data: 12/12/2022
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As pesquisas sobre saúde mental no ambiente universitário por vezes não levam em consideração aspectos sociais que influenciam na vivência acadêmica dos estudantes, a exemplo, do racismo, machismo e LGBTfobia. A negligência desses fatores impede que as políticas universitárias de permanência e de promoção de saúde mental contemplem a realidade experienciada pelos diversos sujeitos que compõem a universidade. O racismo, como fenômeno estruturante da sociedade brasileira, estabelece privilégios e desvantagens com base na identificação racial dos sujeitos e se reproduz também no âmbito institucional. Desse modo, impacta no acesso a recursos materiais e simbólicos de pessoas não brancas em diferentes contextos, o que inclui a universidade. Com base nessa compreensão, este trabalho de conclusão tem como principal objetivo compreender como o racismo institucional influencia a permanência universitária e a saúde mental de estudantes negros e quilombolas na universidade. Como objetivos específicos, busca: a) descrever como o sofrimento psíquico decorrente do racismo institucional afeta a vida emocional, social, psicológica e a formação dos estudantes negros e quilombolas; b) identificar estratégias de enfrentamento ao racismo institucional construídas pelos discentes; c) elaborar estratégias que permitam o acolhimento e a solução de situações discriminatórias na universidade; d) instrumentalizar a universidade para combater o racismo institucional e seus efeitos na saúde mental da comunidade universitária. O trabalho de conclusão é composto por três artigos, os quais dialogam entre si. O primeiro artigo, de cunho teórico, se propõe a refletir sobre os impactos do racismo no processo de sofrimento psíquico em universitários negros e utiliza como referência os estudos de intelectuais negras e negros. Discute como o racismo institucional organiza as relações nas instituições de ensino e considera que sua identificação pode produzir a desnaturalização das violências e a quebra de mecanismos de silenciamento. Conclui pela relevância de historicizar as conquistas do povo negro. No segundo artigo é proposta uma revisão bibliográfica por meio da utilização combinada das palavras-chave: estudantes negros, permanência universitária, universidade, relações étnico-raciais e cotas nas plataformas: SciElo, LILACS e Banco de Teses e Dissertações CAPES. Tem como objetivo discutir como o racismo institucional pode influenciar a permanência de estudantes negros e quilombolas na universidade. Os dados foram organizados em duas categorias: estratégias estudantis para permanência na universidade e programas institucionais para permanência de estudantes, sendo possível apreender estratégias formais e informais de enfrentamento ao racismo institucional. Foi possível identificar a necessidade de desenvolvimento de políticas universitárias que considerem aspectos étnico-raciais de modo a combater o racismo institucional. O terceiro artigo tem como objetivo apresentar o resultado da pesquisa realizada com os estudantes autodeclarados negros e quilombolas do Instituto Multidisciplinar em Saúde, campus Anísio Teixeira, da Universidade Federal da Bahia (IMS-CAT/UFBA), em Vitória da Conquista. Foi realizado um estudo qualitativo, descritivo no período de agosto a outubro de 2021, quando foram realizadas oficinas online com alunos de diversos cursos. A análise das oficinas permitiu concluir que o racismo institucional é vivenciado de forma direta por meio do epistemicídio e da discriminação em decorrência da pertença quilombola, bem como se apresenta de forma indireta por meio da limitada informação a respeito da política de ações afirmativas. Concluímos, então, pela necessidade de investimento em um programa de permanência que atrele fatores de ordem financeira e psicossocial ao enfrentamento do racismo institucional e que envolva toda a comunidade acadêmica. Em seguida, como produto decorrente de um mestrado profissional, apresentamos a proposta de um programa institucional para acolhimento de estudantes negros e quilombolas na universidade e para enfrentamento do racismo institucional.
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Research on mental health in the university environment sometimes disregards social aspects that influence the students’ academic experience such as racism, sexism and LGBTphobia. Neglecting these factors prevents university policies of permanence and promotion of mental health from comprising the reality experienced by the many subjects that make up the university. Racism, as a structural phenomenon of the Brazilian society, establishes privileges and disadvantages based on the racial identification of the subjects, and is also reproduced in the institutional sphere. Thus, it impacts the access to non-white people’s material and symbolic resources in different contexts, including the university. Based on this understanding, the main objective of this dissertation is to understand how institutional racism influences permanence and the mental health of black and quilombola students at the university. As specific objectives, it seeks to: a) describe how mental suffering resulting from institutional racism affects the emotional, social and psychological life and the training of black and quilombola students; b) identify coping strategies against institutional racism built by students; c) design strategies that allow the welcoming and solution of discriminatory situations at the university; d) equip the university to fight institutional racism and its effects on the university community’s mental health. The final work is made up by three articles, which are in dialogue with each other. The first article, theoretical in nature, aims at reflecting on the impacts of racism on the process of mental suffering in black university students, and uses as reference the studies of black scholars. It discusses how institutional racism organizes relationships in educational institutions, and considers that its identification may give rise to the denaturalization of violence and the breaking of silencing mechanisms. It concludes by stating the relevance of historicizing the achievements of black people. The second article proposes a literature review through the combined use of the keywords: black students, university permanence, university, ethnic-racial relations and quotas on the following platforms: SciElo, LILACS and CAPES Theses and Dissertations Databank. It aims at discussing how institutional racism may influence the permanence of black and quilombola students in the university. Data were organized into two categories: student strategies for permanence in the university and institutional programs for permanence of students, being possible to apprehend formal and informal strategies to confront institutional racism. We could identify the need for developing university policies that consider ethnical-racial aspects in order to fight institutional racism. The third article aims at presenting the results of the research conducted with self-declared black and quilombola students of the Multidisciplinary Institute of Health, Anísio Teixeira Campus, Federal University of Bahia (IMS-CAT/UFBA), in Vitória da Conquista. A qualitative, descriptive study was conducted from August to October 2021, when online workshops were held with students from several courses. The analysis of workshops allowed us to conclude that institutional racism is experienced directly through epistemicide and discrimination due to belonging to the quilombola people, as well as indirectly through limited information about the policy on affirmative actions. We conclude, then, for the need to invest in a permanence program that links financial and psychosocial factors to the coping with institutional racism, involving the entire academic community. Then, as a product resulting from a professional Master's degree, we present the proposal of an institutional welcoming program for black and quilombola students at the university.
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