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Dissertações |
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Jamily Cerqueira Etinger Almeida Novais
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"SÍNTESE DE EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS E PROPOSIÇÃO DE INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE HOSPITALAR COM CONDIÇÃO PÓS-COVID-19”
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Orientador : NILIA MARIA DE BRITO LIMA PRADO
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MEMBROS DA BANCA :
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NILIA MARIA DE BRITO LIMA PRADO
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ANDRE PEREIRA GONCALVES
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LILIANA SANTOS
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RAYANA SANTEDICOLA ANDRADE
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BRUNO CHAPADEIRO RIBEIRO
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Data: 07/02/2023
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A condição pós-covid-19, doença em pessoas que se recuperaram da COVID-19, mas ainda relatam efeitos duradouros da infecção persistindo por semanas ou meses após a infecção por COVID-19 pode desenvolver sintomas psicológicos persistentes e de longo prazo. Muitos profissionais de saúde infectados referem comprometimento cognitivo, insônia, depressão, ansiedade, falta de ar, esgotamento, burnout, TEPT tem sido associado às implicações para a saúde física e mental. Ademais, no cenário pandêmico, associou-se a pressão física e psicológica, com sinais de estresse ocupacional, dentre outras causas de sofrimento mental. Neste sentido, intervenções psicológicas voltadas aos profissionais da saúde desempenham um papel crucial para lidar com as implicações na saúde mental em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Contudo ainda são incipientes os estudos que propõem instrumentos para monitoramento das repercussões da pandemia e da condição pós-covid-19 em profissionais de saúde. Os estudos localizados restringem-se a organização de respostas assistenciais de acordo com a gravidade da doença, a prestação de cuidado a usuários. Assim esse estudo objetivou identificar e analisar evidências da literatura científica e elaborar uma intervenção para o rastreio e monitoramento psicossocial para implicações da pandemia e da condição pós-covid-19 em profissionais de saúde que atuam no âmbito hospitalar. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa e descritiva, que contemplou duas etapas de revisão de síntese integrativa, um estudo metodológico e um produto técnico. Os resultados foram apresentados e discutidos conforme os artigos e produto derivado: O primeiro artigo trata-se de uma síntese rápida de evidências científicas intitulado “Determinantes para repercussões na saúde mental de profissionais de saúde hospitalar na pandemia da COVID-19“ e buscou identificar os fatores condicionantes e determinantes do sofrimento psíquico dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente no ambiente hospitalar, ante a reorganização do processo de trabalho no contexto da pandemia da Covid-19. No segundo artigo denominado “Síntese de intervenções psicológicas e psicossociais para profissionais de saúde hospitalares no contexto pós-covid-19 e com condição pós- covid-19” objetivou identificar e sistematizar intervenções psicológicas e psicossociais direcionadas a profissionais de saúde hospitalares no contexto pós-covid e aqueles com condição pos-covid-19. O terceiro artigo “proposição de intervenção psicológica e psicossocial para profissionais de saúde hospitalares com condição Pós-Covid-19” sintetiza, a partir das intervenções identificadas na literatura científica, os aspectos prioritários para o acompanhamento psicológico de profissionais de saúde com a Condição pós-covid-19 que atuam no contexto hospitalar. E, por fim, de forma complementar, os artigos científicos fornecem subsídios teóricos para estabelecer e refinar o produto técnico derivado da pesquisa que constitui um “Check-list para rastreio e monitoramento psicossocial dos profissionais de saúde hospitalares com a Condição pós-covid-19”. Essa dissertação possibilitou a sistematização de estratégias para acompanhamento psicossocial de profissionais de saúde hospitalares e a construção de instrumento especifica. A metodologia ao contemplar várias etapas, permitiu maior compreensão das intervenções que vêm sendo desenvolvidas contribuindo para adequação do cuidado aos profissionais de saúde no contexto hospitalar. Além disso, corrobora com as discussões científicas em torno do acompanhamento psicológico pós-Covid-19, um tema ainda escasso na literatura e prática dos sistemas de saúde na atualidade.
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The post-covid-19 condition, illness in people who have recovered from COVID-19 but still report lasting effects of the infection persisting for weeks or months after COVID-19 infection may develop persistent and long-term psychological symptoms. Many infected healthcare workers report cognitive impairment, insomnia, depression, anxiety, shortness of breath, burnout, and PTSD have been associated with physical and mental health implications. Moreover, in the pandemic scenario, physical and psychological pressure have been associated with signs of occupational stress, among other causes of mental suffering. In this sense, psychological interventions for health care workers play a crucial role in dealing with the mental health implications of the new coronavirus pandemic. However, studies proposing instruments for monitoring the repercussions of the pandemic and the post-covid-19 condition on health professionals are still incipient. The studies located are restricted to the organization of care responses according to the severity of the disease, the provision of care to users. Thus, this study aimed to identify and analyze the evidence from the scientific literature and design an intervention for screening and psychosocial monitoring for implications of the pandemic and post-covid-19 condition in health professionals working in hospitals. To this end, a qualitative and descriptive research was developed, which included two stages of integrative synthesis review, a methodological study, and a technical product. The results were presented and discussed according to the articles and derived product: The first article is a rapid synthesis of scientific evidence entitled "Determinants for repercussions in the mental health of hospital health professionals in the Covid-19 pandemic" and sought to identify the conditioning and determining factors of psychological distress of health professionals who work in the front line in the hospital environment, before the reorganization of the work process in the context of the Covid-19 pandemic. The second article entitled "Synthesis of psychological and psychosocial interventions for hospital health professionals in the post-covid-19 context and with post-covid-19 condition" aimed to identify and systematize psychological and psychosocial interventions directed to hospital health professionals in the post-covid-19 context and those with post-covid-19 condition. The third article "proposition of psychological and psychosocial intervention for hospital health professionals with Post-covid-19 condition" synthesizes, from the interventions identified in the scientific literature, the priority aspects for the psychological follow-up of health professionals with Post-covid-19 condition who work in the hospital context. And finally, in a complementary way, the scientific articles provide theoretical subsidies to establish and refine the technical product derived from the research that constitutes a "Check-list for screening and psychosocial monitoring of hospital health professionals with the Post-covid-19 Condition". This dissertation enabled the systematization of strategies for psychosocial monitoring of hospital health professionals and the construction of a specific instrument. The methodology, by contemplating several stages, allowed a better understanding of the interventions that have been developed, contributing to the adequacy of care for health professionals in the hospital context. Moreover, it corroborates the scientific discussions around the post-Covid-19 psychological follow-up, a theme still scarce in the literature and practice of health systems today.
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Larissa Bahia Ribeiro
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Efeitos da Fragilização dos Vínculos Afetivos sobre a Saúde Mental de Mulheres Encarceradas em Vitória da Conquista – BA
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Orientador : SUELY AIRES PONTES
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MEMBROS DA BANCA :
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MILENA MARIA SARTI
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RAFAEL COELHO RODRIGUES
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SUELY AIRES PONTES
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Data: 28/02/2023
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As pessoas encarceradas passam por diferentes processos de opressão, que culminam na marginalização e invisibilização de suas demandas, sobretudo aquelas relacionadas à saúde mental. Ao adicionar a essa discussão o recorte de gênero, percebe-se uma maior vulnerabilidade entre mulheres privadas de liberdade, que sofrem com a fragilização de seus vínculos afetivos em virtude do cárcere, e frequentemente tem suas demandas desatendidas. Considerando esse cenário, o presente estudo foi desenvolvido tendo como objetivo geral compreender os efeitos da fragilização dos vínculos afetivos gerado pelo encarceramento sobre a saúde mental de mulheres em situação de privação de liberdade. Como objetivos específicos, buscou-se: investigar como é construída a experiência de encarceramento nas narrativas das mulheres encarceradas; examinar qual papel desempenham os vínculos afetivos construídos com seus filhos e/ou com parceires na experiência subjetiva dessas mulheres; analisar, nas formações discursivas, como se engendram esses componentes na saúde mental das mulheres encarceradas. Para a construção dessa dissertação, foi realizada uma revisão bibliográfica das produções acadêmicas sobre o tema e posterior análise, que resultou em um artigo acadêmico; em seguida, foi produzido outro artigo acadêmico, delineando o percurso histórico das prisões, sua função social e as articulações políticas e econômicas de sua utilização enquanto mecanismo de manutenção do poder. Por fim, a seção de análise de dados explicita os resultados e o percurso metodológico da pesquisa. Participaram deste estudo seis mulheres privadas de liberdade, cujo material discursivo foi coletado via entrevista semiestruturada e analisado à luz da Análise do Discurso de vertente pecheuxtiana. As categorias de análise identificadas permitiram a síntese de algumas conclusões: a fragilização dos vínculos afetivos representa fonte de angústia e sofrimento psíquico; as alterações de saúde se presentificavam sobretudo na forma de sintomas e queixas crônicas; o uso recorrente de medicações foi a alternativa mais utilizada para lidar com o sofrimento psíquico; a vivência no cárcere é permeada por desconfianças e medo constantes, que coexistem com a formação de uma rede de apoio entre as mulheres encarceradas. Por fim, buscando uma intervenção direcionada à diminuição do sofrimento em saúde mental nos espaços componentes do sistema prisional, foi construído um produto de intervenção, sob a forma de uma cartilha de orientação para os serviços de saúde participantes do sistema penitenciário. Nele, foram compiladas as informações trazidas pelas mulheres acerca de aspectos componentes da vivência no cárcere, e as estratégias de sobrevivência desenvolvidas nesse contexto.
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Incarcerated people go through different processes of oppression, which culminate in the marginalization and invisibility of their demands, especially those related to mental health. By adding the gender focus to this discussion, a greater vulnerability is perceived among women deprived of liberty, who suffer from the weakening of their affective bonds due to imprisonment, and often have their demands unattended. Considering this scenario, the present study was developed with the general objective of understanding the effects of the weakening of affective bonds on the mental health of women in situations of deprivation of liberty. These were the specific objectives: investigate how the experience of incarceration is constructed in the narratives of incarcerated women; examine what role the affective bonds built with their children and/or partners play in the subjective experience of these women; to analyze, in discursive formations, how these components are engendered in the mental health of incarcerated women. For the construction of this dissertation, a bibliographic review of academic productions on the subject was carried out and subsequent analysis, which resulted in an academic article; then, another academic article was produced, outlining the historical course of prisons, their social function and the political and economic articulations of their use as a mechanism for maintaining power. Finally, the data analysis section explains the results and the methodology of the research. Six women deprived of liberty participated in this study, whose discursive material was collected through semi-structured interviews and analyzed in the light of Pecheuxtian Discourse Analysis. The analysis categories led to some conclusions: the weakening of affective bonds represents a source of anguish and psychic suffering; health changes appears mainly in the form of symptoms and chronic complaints; the recurrent use of medication was the most used alternative to deal with psychic suffering; the experience in prison is permeated by constant distrust and fear, which coexist with the formation of a support network between the incarcerated women. Seeking an intervention aimed at reducing mental health suffering in the spaces of the prison system, an intervention product was built, in the form of an orientation booklet for the health services of the penitentiary system. In this booklet, there are informations brought by the women about the aspects of living in prison, and the survival strategies developed by them in this context.
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Alex Viana de Araujo
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INDICADORES DE SAÚDE MENTAL, DE SATISFAÇÃO NO TRABALHO E DE GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO COM SERVIDORES PÚBLICOS DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
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Orientador : EDI CRISTINA MANFROI
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MEMBROS DA BANCA :
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EDI CRISTINA MANFROI
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RAYANA SANTEDICOLA ANDRADE
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FERNANDA DAVID VIEIRA
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MAGNO OLIVEIRA MACAMBIRA
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Data: 14/04/2023
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Esta dissertação teve como objetivo central identificar as relações entre indicadores de saúde mental (afetividade negativa), de síndrome de burnout, de satisfação no trabalho e de política de gestão de pessoas, de modo a propor um modelo explicativo de síndrome de burnout para servidores de uma Instituição de Ensino Superior pública federal. Participaram do estudo 180 servidores públicos federais (docentes e técnicos administrativos). Foram utilizados instrumentos multidimensionais: Escala de Satisfação no Trabalho – EST, Maslach Burnout Inventory –MBI, Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse - DASS 21, Escala de Práticas de Gestão de Pessoas – EPGP Pública, bem como variáveis sociolaborais. Este trabalho permitiu o desenvolvimento de dois artigos e um relatório técnico. O primeiro deles buscou compreender o fenômeno saúde mental no contexto de trabalho das Instituições de Ensino Superior, a partir de uma revisão sistemática da literatura, que analisou as publicações nacionais no período entre 2011 a 2021. No artigo empírico, foram analisadas as dimensões da síndrome de burnout que apresentaram associações significativas, negativas e positivas, e com diferentes magnitudes com as demais variáveis do estudo, as quais permitiu a elaboração de um modelo preditivo. Dentre elas, destaca-se a exaustão emocional, que apresentou correlação significativa, de forma positiva com afetividade negativa, tendo a maior variância compartilhada do estudo. A análise de regressão demonstrou que o modelo preditivo da exaustão emocional teve maior poder explicativo, selecionando a satisfação com a natureza do trabalho, satisfação com colegas e afetividade negativa como principais variáveis correlacionadas da previsão. O relatório técnico buscou apresentar as análises descritivas de cada categoria profissional (técnicos e docentes) e diferenças de grupos de modo a evidenciar as condições de trabalho específicas de cada categoria, bem como os indicadores de saúde mental, de satisfação no trabalho e da política de gestão de pessoas. Este projeto foi contemplado com edital de iniciação científica e contou com três alunos de graduação, bolsistas, durante o período de execução, permitindo uma maior integração entre a graduação e a pós-graduação. Por fim, destaca-se que o estudo traz uma importante contribuição de forma a evidenciar os indicadores de saúde mental, de satisfação no trabalho e de percepção da política de gestão de pessoas, para que os gestores possam desenvolver intervenções direcionadas à melhoria da qualidade de vida dos servidores públicos de Instituições Públicas Federais.
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The central objective of this dissertation was to identify the relationships among indicators of mental health (negative affectivity), burnout syndrome, job satisfaction and personnel management policy, in order to propose an explanatory model of burnout syndrome for employees of a Public Federal Higher Education Institution. Participated in the study 180 federal public employees (professors and administrative technicians). Multidimensional instruments were used: Job Satisfaction Scale - EST, Maslach Burnout Inventory -MBI, Depression, Anxiety and Stress Scale - DASS 21, Scale of People Management Practices - Public EPGP, as well as sociolaboral variables. This work allowed the development of two articles and a technical report. The first of them sought to understand the mental health phenomenon in the work context of Higher Education Institutions, based on a systematic literature review, which analyzed the national publications in the period between 2011 and 2021. In the empirical article, were analyzed the dimensions of burnout syndrome that presented significant associations, negative and positive, and with different magnitudes, with the other variables of the study, which allowed the elaboration of a predictive model. Between them, emotional exhaustion stands out, showing a significant positive correlation with negative affectivity, having the highest shared variance in the study. Regression analysis showed that the predictive model for emotional exhaustion had greater explanatory power, selecting satisfaction with the nature of work, satisfaction with colleagues, and negative affectivity as the main correlated variables of the prediction. The technical report sought to present the descriptive analyzes of each professional category (technicians and teachers) and the separation of groups in order to highlight the specific working conditions of each category, as well as the mental health indicators, job satisfation and the policy of people management. This project was contemplated with a scientific initiation edict and had three graduate students, job satisfation, during the execution period, allowing a greater integration between the graduation and the post graduation. Finally, it is emphasized that the study brings an important contribution in order to show the indicators of mental health, job satisfaction, and perception of the people management policy, so that managers can develop interventions directed at improving the quality of life of public employees in Federal Public Institutions
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Amanda Santos de Souza
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Intervenção analítico-comportamental de curta duração on-line para um grupo de mulheres insatisfeitas com a imagem corporal: pesquisa-ação
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Orientador : PAULO COELHO CASTELO BRANCO
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDREA BATISTA DE ANDRADE CASTELO BRANCO
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LIANA ROSA ELIAS
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PAULO COELHO CASTELO BRANCO
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SÉRGIO DIAS CIRINO
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Data: 20/04/2023
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Imagem corporal é uma construção verbal que envolve o histórico de aprendizado do indivíduo em relação ao seu corpo, compondo processos identitários. Os padrões sociais sobre atratividade e as demandas sociais para que as mulheres alcancem a beleza estão relacionados à insatisfação corporal e prejudicam a relação da mulher com sua própria imagem corporal. Diante disso, este trabalho se propôs a criar e implementar uma intervenção analítico-comportamental de curta duração on-line para um grupo de mulheres insatisfeitas com a imagem corporal. Para tanto, buscou descrever topograficamente e funcionalmente as queixas de imagem corporal em um grupo de mulheres; apresentar uma intervenção analítico-comportamental on-line, breve e em grupo para o manejo de queixas relacionadas à imagem corporal; e identificar os efeitos dessa intervenção. Foi utilizada a abordagem metodológica qualitativa do tipo pesquisa-ação. A intervenção foi realizada entre agosto e setembro de 2022 e contou com cinco sessões psicoterápicas na modalidade virtual, além de duas entrevistas (de triagem e avaliação dos efeitos terapêuticos). Os dados obtidos foram analisados por meio da análise de conteúdo, na perspectiva teórica da Análise do Comportamento. Os resultados foram apresentados de modo a descrever o processo da pesquisa: em um primeiro momento, os resultados obtidos a partir da entrevista de triagem, explorando a caracterização das participantes; a análise qualitativa da insatisfação corporal antes da intervenção; as experiências na relação com a forma física; o estabelecimento da relação corpo-self; o repertório de enfrentamento do corpo vivenciado como aversivo e as tentativas de modificação corporal. Depois, abordo as etapas do ciclo de pesquisa ação: a) planejamento (ações pré-interventivas); b) ação (estrutura do grupo terapêutico e execução deste); c) descrição e monitoramento (descrição de cada sessão psicoterápica em grupo); e d) avaliação da intervenção. A partir dos dados coletados, os resultados mostraram que os efeitos da intervenção foram satisfatórios e promissores. Esta minimizou a intensidade da insatisfação corporal e promoveu mudanças na relação com o corpo. A modalidade adotada se revelou factível, e contribuiu positivamente para atuação clínica nestes casos. As habilidades terapêuticas da psicóloga e o vínculo terapêutico foram dois fatores decisivos nesse processo. Sendo assim, a abordagem comportamental, na modalidade on-line, breve e em grupo para tratar de queixas e demandas relacionadas à insatisfação corporal entre mulheres é uma alternativa clínica promissora, com efeitos terapêuticos positivos.
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The homogenization of the body aesthetic standard fosters discrepancies between the actual body shape and the desired one, which predominantly affects women. This is reflected in body image problems and provides the follow-up of models that result in suffering, thus configuring a relevant issue from a clinical point of view. However, few studies focusing on interventions have been carried out, especially in the Brazilian reality. Therefore, this study proposes to implement a short-term behavioral-analytic intervention, in the online modality, to address body image problems among women. This is an action research qualitative methodological investigation study. The proposed intervention will be carried out through individual online consultations, recorded for monitoring and then evaluated through interviews with the aim of investigating its effects. Data will be analyzed through thematic content analysis and discussed through the theoretical framework of Behavior Analysis.
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Karenina Oliveira Santos
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IMPACTOS PSICOSSOCIAIS DA ASSISTÊNCIA AO PARTO: PERÍODO CRÍTICO DA PANDEMIA POR COVID-19 NA BAHIA
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Orientador : MONALISA NASCIMENTO DOS SANTOS BARROS
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MEMBROS DA BANCA :
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MONALISA NASCIMENTO DOS SANTOS BARROS
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ANDREA BATISTA DE ANDRADE CASTELO BRANCO
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PATRÍCIA BRITO RIBEIRO DE OLIVEIRA
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Data: 28/04/2023
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O cenário nacional, modificado em função da pandemia pela covid-19, também teve repercussão na assistência prestada a mulheres, durante o parto. Para além das sensações de medo, pânico e incertezas geradas por uma doença, ainda pouco conhecida, gestantes foram um dos últimos grupos a serem incluídos como público de risco, acometidos pela doença, sendo dado maior enfoque, no país, e, no estado, após as primeiras mortes de puérperas. Anteriormente, a preocupação foi, prioritariamente, direcionada às gestantes de alto risco. Paralelo a tudo isso, permeou também, em gestantes e puérperas, o receio sobre a transmissão vertical e sobre o risco de realizar a amamentação. Diante desse contexto, percebeu-se relevante investigar, os impactos da pandemia em puérperas que pariram durante o período crítico, inicial, de disseminação da doença, no país, compreendido entre os meses de março e maio, do ano de 2020. Esta pesquisa tem o intuito de descrever e analisar como seu deu a assistência ao parto na Bahia, a este público, neste período.
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The national context, modified in function of the pandemic by covid-19, and the repercussion in care provided to pregnant women, during birth. Beyond fear, panic and uncertainties generated by unknown disease, pregnant was one the last groups to be included in the risc to get covid-19. Being given greater focus, in the country, and, in the state, after the first deaths of puerperal women. Previously, a concern was primarily directed to high-risk pregnant women. Parallel to all isso, permeou also, in pregnant and puerperal women, or suspicion about vertical transmission and on or cliff to carry out breast feeding. Against that background, it is relevant to investigate, the impacts of the pandemic in puerperal women during or critical period, initial, of dissemination of the doença, in the country, understood between the months of March and May, do year of 2020. This research is intended to disclose and to analyze how they were expected to attend birth in Bahia, to this public, in this period.
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Miriã Lima Malheiros
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VIVÊNCIAS DOS PAIS/CUIDADORES NO ACOMPANHAMENTO ESCOLAR DAS CRIANÇAS DURANTE A PANDEMIA PELA COVID-19
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Orientador : CARMEM VIRGÍNIA MORAES DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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CARMEM VIRGÍNIA MORAES DA SILVA
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MONALISA NASCIMENTO DOS SANTOS BARROS
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MAYRA RIBEIRO
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Data: 16/06/2023
Ata de defesa assinada:
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O contexto de pandemia provocou alterações na dinâmica familiar. Com a suspensão das aulas presenciais e introdução do ensino no formato remoto, a supervisão dos pais e/ou cuidadores nas atividades escolares dos filhos tornou-se mais necessária. Diante desse cenário, esta pesquisa teve como objetivo conhecer as vivências dos pais/cuidadores no acompanhamento escolar das crianças durante a pandemia pela Covid-19. Foram participantes da pesquisa pais/cuidadores de crianças matriculadas nas séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) que buscam por Psicoterapia Infantil no Serviço de Psicologia de uma Instituição de Educação Superior no interior da Bahia. O delineamento da pesquisa tem enfoque qualitativo exploratório-descritivo, com abordagem de pesquisa-ação, a partir do método histórico-cultural. A pesquisa-ação foi realizada por meio de intervenções grupais orientadas pelas práticas colaborativo-dialógicas, que possibilitou identificar demandas sobre o exercício da relação parental que estão relacionadas ao acompanhamento escolar, durante a pandemia – Covid-19, e analisar os significados e sentidos advindos das vivências dos pais/cuidadores nesse processo de acompanhamento. O procedimento de análise se deu a partir da leitura cuidadosa e crítica de cada indicador e dos pré-indicadores, retirados de trechos das narrativas dos pais durante a intervenção grupal. Depois foram construídos os núcleos de significações das vivências dos participantes, a saber: Percepções, sentimentos e estratégias dos pais/cuidadores diante do acompanhamento escolar dos filhos durante a pandemia; Reflexões sobre as vivências dos pais diante do exercício parental: expectativas e idealizações; Grupo de orientação parental: possibilidades de transformações mútuas. Diante dos núcleos de significações descritos, foram atribuídos os sentidos: despreparo diante do novo, ressignificação, saúde emocional dos pais e necessidade de apoio, desafio no exercício parental, flexibilidade e trocas positivas. Os resultados apontam que, embora a vivência parental seja desafiadora, os pais apresentam recursos para adaptação e reorganização da dinâmica familiar, frente aos desafios impostos pelo ensino remoto. Diante dos resultados obtidos, o estudo aponta para a importância de grupos de orientação aos pais como recurso de apoio para vivência parental. Dessa forma, com o objetivo de contribuir com a promoção da saúde dos pais e das relações familiares, através da Linha de Pesquisa “Desenvolvimento Humano e Práticas Educativas na Saúde” do Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde (UFBA - IMS/CAT), que tem como foco estudos voltados para o desenvolvimento humano e suas relações com a saúde nas diferentes fases do ciclo de vida e em diferentes contextos, este estudo propõe, como produto final, a implementação de um Programa de Orientação Parental – POP como proposta de intervenção psicológica breve para uma Instituição de Educação Superior – IES, na cidade de Guanambi-BA, visando desenvolver práticas educativas e de promoção da saúde.
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The pandemic context caused some changes in family dynamics. With the suspension of classroom classes and the introduction of teaching in remote format, the supervision of parents and/or caregivers in their children's school activities became more necessary. In view of this scenario, this research aims to know the experiences of parents/caregivers in the school monitoring of children during the pandemic by COVID 19. Parents/caregivers of enrolled children in the initial grades of elementary school (1st to 5th grade) who are on the waiting list for Child Psychotherapy of a Psychology Service of a Higher Education Institution in a countryside city of Bahia will be participating in the survey. The research has an exploratory-descriptive qualitative methodology, with an action research approach, based on the cultural-historical method. The action research will be carried out through group interventions guided by collaborative dialogical practices that will make it possible to identify demands about the exercise of the parental relationship that are related to school monitoring during a pandemic - COVID 19 and to analyze the meanings and senses arising from the experiences of parents/caregivers in school monitoring. The analysis procedure will be from the cores of meanings. The present study proposes, as a final product, a Parental Orientation Program – POP as an internship proposal for a Higher Education Institution – HEI.
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Otávio Ribeiro Lago Netto
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O QUE A PSICOLOGIA DA SAÚDE SOB “VIRADA ONTOLÓGICA” PODE CONTRIBUIR PARA PESQUISAS EM SANEAMENTO BÁSICO EM ÁREAS RURAIS?
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Orientador : PAULO ROGERS DA SILVA FERREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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PAULO ROGERS DA SILVA FERREIRA
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SERGIO LIZIAS COSTA DE OLIVEIRA ROCHA
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SONIA REGINA LOURENÇO
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Data: 22/06/2023
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Os leitores encontrarão aqui uma Psicologia da Saúde posta à prova. Ou melhor, aberta ao exercício de descentralização do bem-estar humano. Trata-se de uma Psicologia da Saúde mais democrática no entendimento sobre o que importa, sobre interações, afetos e na construção de um “comum”, que nada tem a ver com a luta pela igualdades entre os homens (direitos humanos) em uma situação dada. A partir da análise de políticas de saneamento básico em áreas rurais, mais precisamente no sudoeste baiano, busca-se lançar a Psicologia da Saúde no movimento mundial da “virada ontológica” que se configura em uma crítica ao método empregado em ciência moderna da separação entre natureza x cultura, sujeito x objeto, e no caso das ciências humanas, a centralidade das análises no protagonismo humano. Ela parte da pergunta: O que a Psicologia da Saúde sob “virada ontológica” pode contribuir para pesquisas em saneamento básico em áreas rurais? E conclui que uma outra Psicologia da Saúde é possível: aberta a descentralização do humano, ou se preferirem, a uma (re)composição de seu objeto. Esta dissertação faz parte da linha de pesquisa 1: Práticas Clínicas e Saúde Mental e tem como produto técnico um vídeo técnico para os gestores de programas de saneamento básico. Ela foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisas para Seres Humanos do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (CEP-IMS/UFBA), via Plataforma Brasil, sob parecer número 5.826.940.
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Readers will find here a Psychology of Health put to the test. Or rather, open to the exercise of decentralization of human well-being. It is a more democratic Health Psychology in terms of understanding what matters, interactions, affections and the construction of a “common”, which has nothing to do with the struggle for equality among men (human rights) in a situation given. Based on the analysis of basic sanitation policies in rural areas, more precisely in the southwest of Bahia, the aim is to launch Health Psychology into the worldwide movement of the “ontological turn”, which is configured as a critique of the method used in modern science of the separation between nature x culture, subject x object, and in the case of human sciences, the centrality of analyzes in human protagonism. It starts from the question: What can Health Psychology under the “ontological turn” contribute to research on basic sanitation in rural areas? And it concludes that another Psychology of Health is possible: open to the decentralization of the human, or if you prefer, to a (re)composition of its object. This dissertation is part of research line 1: Clinical Practices and Mental Health and has as a technical product an technical video for managers of basic sanitation programs. It was approved by the Ethics Committee in Research for Human Beings of the Multidisciplinary Institute in Health of the Federal University of Bahia (CEP-IMS/UFBA), via Plataforma Brasil, under opinion number 5,826,940.
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Juliana de Almeida Silva
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INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA CENTRADA EM PESSOAS ENLUTADAS NA PANDEMIA DE COVID-19
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Orientador : ANDREA BATISTA DE ANDRADE CASTELO BRANCO
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDREA BATISTA DE ANDRADE CASTELO BRANCO
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EMANUEL MEIRELES VIEIRA
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PAULO COELHO CASTELO BRANCO
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Data: 27/06/2023
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A pandemia da Covid-19 desencadeou a vivência de lutos concretos e simbólicos. Na perspectiva da Abordagem Centrada na Pessoa, o luto pode ser compreendido como a vivência de pensamentos, sentimentos e sensações físicas relacionada a mudanças no campo fenomenológico de uma pessoa, cuja perda pode ser geradora de tensões na relação organismo-ambiente e ameaçadora ao self. O psicólogo centrado na pessoa considera incondicionalmente e compreende a perda do enlutado a partir do referencial interno do cliente, facilitando a simbolização consciente dessa experiência. O objetivo deste estudo é desenvolver uma intervenção centrada na pessoa diante do luto vivenciado por indivíduos que perderam entes queridos devido à Covid-19. Este estudo conflui com os objetivos da linha Práticas Clínicas e Saúde Mental, pois desenvolve uma prática de saúde mental alinhada à clínica ampliada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza os métodos da Pesquisa-ação e do Estudo de caso. Foram atendidas duas clientes enlutadas, nas quais participaram de sete a dez sessões. Para obtenção de material empírico, foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas e sessões de atendimento psicológico individual online. O roteiro de campo foi utilizado como instrumento para o monitoramento e aperfeiçoamento das ações. A análise do material empírico é guiada pela Análise de Conteúdo. Os resultados da pesquisa são apresentados em quatro estudos. O primeiro artigo propõe a elaboração de um instrumento (produto da pesquisa) que pode ser utilizado como ferramenta de gestão do cuidado ou como roteiro de campo para conduzir a fase de monitoramento de uma intervenção centrada na pessoa em um contexto de pesquisa-ação. O segundo artigo compreende as experiências de luto na perspectiva da Abordagem Centrada na Pessoa, antes do início do processo terapêutico. O terceiro artigo tem como foco a descrição e análise das intervenções realizadas nos atendimentos psicológicos das participantes. O quarto artigo aprofunda um dos casos atendidos e apresenta uma análise sobre a simbolização do luto no contexto terapêutico. Os resultados evidenciaram que as intervenções centradas na pessoa facilitaram o processo de elaboração do luto das clientes, favorecendo o contato com as emoções, a reorganização do self e a diminuição do estado de tensão. Considera-se que o desenvolvimento da pesquisa trouxe benefícios diretos às participantes do estudo e possibilitou o aprimoramento da prática profissional da psicóloga-pesquisadora. Espera-se que essa pesquisa contribua para subsidiar intervenções centradas na pessoa frente ao luto e fomente novos estudos sobre o tema, sobretudo na área da Psicologia da Saúde.
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The Covid-19 pandemic triggered the experience of concrete and symbolic mourning. From the perspective of the Person-Centered Approach, grief can be understood as the experience of thoughts, feelings and physical sensations related to changes in the phenomenological field of a person, whose loss can generate tensions in the organism-environment relationship and threaten the self. The person-centered psychologist unconditionally considers and understands the bereaved person's loss from the client's internal frame of reference, facilitating the conscious symbolization of this experience. The aim of this study is to develop a person-centered intervention in the face of grief experienced by individuals who have lost loved ones due to Covid-19. This study converges with the objectives of the Clinical Practices and Mental Health line, as it develops a mental health practice aligned with the expanded clinic. This is a qualitative research that uses the methods of Action Research and Case Study. Two grieving clients were assisted, in which they participated from seven to ten sessions. To obtain empirical material, two semi-structured interviews and online individual psychological care sessions were carried out. The field script was used as a tool for monitoring and improving actions. The analysis of empirical material is guided by Content Analysis. Research results are presented in four studies. The first article proposes the development of an instrument (research product) that can be used as a care management tool or as a field guide to conduct the monitoring phase of a person-centered intervention in an action-research context. The second article comprises the grieving experiences from the perspective of the Person-Centered Approach, before the beginning of the therapeutic process. The third article focuses on the description and analysis of the interventions carried out in the participants' psychological care. The fourth article deepens one of the cases treated and presents an analysis on the symbolization of mourning in the therapeutic context. The results showed that person-centered interventions facilitated the process of working through the clients' grief, favoring contact with emotions, reorganizing the self and reducing the state of tension. It is considered that the development of the research brought direct benefits to the study participants and enabled the improvement of the professional practice of the psychologist-researcher. It is hoped that this research will contribute to support person-centered interventions in the face of grief and encourage new studies on the subject, especially in the area of Health Psychology.
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Gabriel Nery Matos
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Experiências de procrastinação acadêmica: análise fenomenológica
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Orientador : PAULO COELHO CASTELO BRANCO
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MEMBROS DA BANCA :
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CARMEM VIRGÍNIA MORAES DA SILVA
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PAULO COELHO CASTELO BRANCO
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PAULO EDUARDO RODRIGUES ALVES EVANGELISTA
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Data: 28/06/2023
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Verificando a alta incidência do fenômeno da procrastinação no espaço acadêmico, o que costuma ser conceituado como Procrastinação Acadêmica, esta dissertação se vincula ao objetivo, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Federal da Bahia, de identificar novas demandas e necessidade de saúde nos âmbitos individuais e coletivos. Este trabalho parte da hipótese de que é possível estabelecer uma leitura e compreensão do fenômeno da procrastinação acadêmica a partir de um referencial humanista, baseado nos aportes de Carl Rogers, e fenomenológico empírico, a partir dos procedimentos de Amedeo Giorgi. Para tanto, objetivou-se analisar o fenômeno da procrastinação acadêmica a partir da Psicologia Humanista Centrada na Pessoa, seguindo pelos objetivos específicos de: fundamentar a experiência de procrastinação acadêmica segundo a perspectiva humanista rogeriana; compreender o fenômeno da procrastinação acadêmica, segundo uma perspectiva fenomenológica empírica aplicada com quatro estudantes do ensino superior em Vitória da Conquista, Bahia. A partir da fundamentação teórica humanista rogeriana, construiu-se uma leitura da procrastinação pela via da organização, desorganização e reorganização da personalidade, favorecendo um entendimento da procrastinação acadêmica como um mecanismo de defesa que sinaliza incongruências. Na busca por uma compreensão fenomenológica empírica da experiência da procrastinação acadêmica, encontrou-se quatro categorias que sinalizam a compreensão das experiências visitadas: a Procrastinação no ambiente educacional; manifestações de angústia e ansiedade na procrastinação; dificuldades e estratégias para lidar com a procrastinação; elementos contextuais que influenciam a procrastinação. Nestes eixos são: descritos modos de surgimento da procrastinação no universo dos sujeitos; relatados sensações e comportamentos que sinalizam manifestações desse sofrimento; citados comportamentos utilizados para enfrentamento; feitas aproximações com elementos contextuais, que se conectam à procrastinação acadêmica. O trabalho como um todo apresenta dados que podem funcionar como base para interlocuções com novas pesquisas empíricas ou teóricas, como também pode dar base para a construção de serviços aplicados para o cuidado à população universitária em procrastinação acadêmica.
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Considering the high incidence of the phenomenon of procrastination in academic settings, commonly known as Academic Procrastination, this dissertation is linked to the objective. of the Postgraduate Program in Health Psychology at the Federal University of Bahia, to identify new demands and health needs in individual and collective contexts. This study hypothesizes that it is possible to understand and comprehend the phenomenon of academic procrastination from a humanistic perspective, based on the contributions of Carl Rogers, as well as an empirical phenomenological approach, using Amedeo Giorgi's procedures. To achieve this, the specific objectives were to: ground the experience of academic procrastination according to the humanistic Rogerian perspective; and understand the phenomenon of academic procrastination from an empirical phenomenological, applied with four higher education students in Vitória da Conquista, Bahia. Drawing on the theoretical foundation of humanistic Rogerian psychology, a comprehension of procrastination was constructed through the lens of personality organization, disorganization, and reorganization fostering an understanding of academic procrastination as a defense mechanism that signals incongruities. In the pursuit of an empirical phenomenological understanding of the experience of academic procrastination, four categories were identified, which indicate comprehension of the visited experiences: procrastination in the educational environment; manifestations of distress and anxiety in procrastination; difficulties and strategies for dealing with procrastination; contextual elements influencing procrastination. This axis describes: the ways in which procrastination emerges in the participants' universes, report sensations and behaviors that signal manifestations of this distress, mention coping behaviors, and explore connections with contextual elements that are associated with academic procrastination. The entire work presents data that can serve as a basis for further empirical or theoretical research, as well as providing a foundation for the development of applied services for the care of the university population experiencing academic procrastination.
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Luana Alves Ferraz
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A PSICOLOGIA DA SAÚDE SOB VIRADA ONTOLÓGICA: APORTE AOS CUIDADOS PALIATIVOS
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Orientador : PAULO ROGERS DA SILVA FERREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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PAULO ROGERS DA SILVA FERREIRA
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SONIA REGINA LOURENÇO
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JEAN SEGATA
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Data: 01/07/2023
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Os leitores encontrarão aqui uma Psicologia da Saúde renovada, atualizada, longe da centralidade na pessoa (humanismo em saúde) que obscurece todos os outros não-humanos neste campo emergente. O trabalho aqui desenvolvido como aporte aos Cuidados Paliativos (CP) está inserido na linha de pesquisa 1: Práticas Clínicas e Saúde Mental do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (PPGPS-IMS/UFBA), sob orientação do Prof. Dr. Paulo Rogers S. Ferreira, e que tem como produto final uma oficina experimental sob título: Oficina pedagógicoexperiencial para a formação em medicina: como se conectar com o mundo nos cuidados paliativos. Trata-se de uma perspectiva pautada na “virada ontológica”, a qual questionou a divisão natureza X cultura e sujeito X objeto, compreendendo as ações no mundo enquanto mediações entre todos os atores-redes, humanos e não-humanos. Este trabalho divide-se em três capítulos. No primeiro, um artigo teórico intitulado A transformação dos aparatos técnicos em equipamentos de apoio nos Cuidados Paliativos (CP), o qual introduz a transformação dos aparatos técnicos inanimados (equipamentos de CTIs, UTIs, sofás, camas, entre outros) em equipamentos de apoio animados, no paliar. Gilbert Simondon foi a orientação para esta análise. Em um segundo capítulo, que é resultado de estudo empírico, um artigo sob título A Psicologia da Saúde sob virada ontológica: aporte à formação médica em Cuidados Paliativos, voltado a compreensão da formação em Cuidados Paliativos na Graduação em Medicina do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (IMS/UFBA), especialmente sobre o enfoque professorado aos aparatos técnicos durante a formação. Os resultados permitiram concluir que os docentes e discentes trabalham com os aparatos técnicos em Cuidados Paliativos, porém não reconhecem a sua participação (anima) enquanto mediadores do processo de paliação. Finalmente, em um último capítulo, o produto proposto, exigência de nosso Mestrado Profissional, intitulado Oficina pedagógico-experiencial para a formação em medicina: como se conectar com o mundo nos cuidados paliativos, permitindo a sensibilidade formativa sobre a participação dos aparatos técnicos nos CP como equipamentos de apoio, contribuindo, portanto, com um paliar plural na Graduação em Medicina. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (CEP-IMS/UFBA), via Plataforma Brasil, sob parecer número 5.935.129.
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The readers will find in this work a renovated Health Psychology, far from a humanism that is centralized in humans. This work is developed as a support to Palliative Care (PC) in Research Line 1: Clinical Practices and Mental Health of the Health Psychology Post Graduation Program of the Multidisciplinary Health Institute of Federal University of Bahia (PPGPSIMS/UFBA), oriented by professor Paulo Rogers S. Ferreira, PHD. This work has as a final product an workshop named Experience-pedagogical workshop for medical training: how to connect with the world in Palliative Care. Is is centralized in the ontological turn perspective, which contests the modern science division into nature X culture and subject X object and comprehend the actions in the world as mediations among all the actors, human and non-human. This work is divided into three chapters. The first one is a theoretical article named The transformation of the technical apparatus in Palliative Care (PC), which introduces the transformation of the inanimate technical apparatus (ICU and ICC equipments, sofas, bedrooms, etc) in animated support equipments, in Palliative Care. The analisys was oriented by Gilbert Simondon. The second chapter is a result of an empirical study, an article named Health Psychology under ontological turn: support to medical training in Palliative Care. It comprehends the medical training in Palliative Care in Medicine Graduation of the Multidisciplinary Health Institute of Federal University of Bahia (IMS/UFBA) specially how is the focus to the technical apparatus. The results concluded that the professors and students constantly work with the technical apparatus but do not recognize its participation (anima) as mediators of the Palliative Care process. In the last chapter it is proposed a product, which is a requirement os the Professional Masters Degree and is named Experience-pedagogical workshop for medical training: how to connect with the world in Palliative Care and allows the sensibility about the participation of the technical apparatus in the PC. This research was approved by the Ethical Commitee in Research with Humans of the Multidisciplinary Health Institute of Federal University of Bahia (CEP-IMS/UFBA) by authorization nº 5.935.129.
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ANA LUIZA SANTOS FREITAS
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Telemonitoramento Multidisciplinar no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil de Vitória da Conquista: conquistas e desafios para sua implementação.
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Orientador : LIVIA BOTELHO FELIX
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MEMBROS DA BANCA :
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LIVIA BOTELHO FELIX
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NILIA MARIA DE BRITO LIMA PRADO
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THAYSE ANDRADE FERNANDES
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Data: 23/08/2023
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A pandemia COVID-19 gerou impacto mundial para a área da saúde principalmente durante o período de isolamento social, tendo ocasionado de forma inesperada a urgente adequação dos mais diversos serviços de saúde para o atendimento à distância. Diante deste cenário, este estudo objetivou analisar os aspectos potenciais e restritivos subjacentes à utilização do telemonitoramento no Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência, localizado em Vitória da Conquista-Bahia. Para tanto, foram desenvolvidos dois artigos, sendo o primeiro voltado para pesquisa bibliográfica utilizando-se método exploratório-descritivo para descrever a trajetória do uso das Tecnologias de Comunicação e Informação no Brasil e elencar as diferentes formas de acompanhamento à distância destinadas ao público infantojuvenil durante o período pandêmico em serviços de saúde mental nacionais e internacionais. O segundo artigo apresenta, através de um estudo de caso de natureza qualitativa, a experiência do telemonitoramento realizado por profissionais da equipe multidisciplinar durante o ano de 2020, com usuários e seus cuidadores. Foram aplicados formulários online com os profissionais e realizados grupos focais com usuários do serviço, sendo um grupo com adolescentes e outro com familiares. Os resultados permitiram concluir que, embora existam limitações de acesso aos recursos tecnológicos e necessidade de melhor estruturação da proposta de telemonitoramento, foram encontrados benefícios no acompanhamento de usuários e seus familiares por meio do telefone, a saber: redução de filas de espera para atendimento, fortalecimento do vínculo entre usuários e técnico de referência, agilidade para resolutividade de situações comportamentais como manejo de crises, orientações sobre tratamento medicamentoso e construção da autonomia do paciente e seu cuidador com relação ao tratamento. Essa dissertação possibilitou a construção de um guia de boas práticas para implementação do telemonitoramento em serviços de saúde mental. Por fim, delineia-se que o telemonitoramento é um recurso potente que, somado ao atendimento presencial tende a ser uma estratégia promissora de cuidado nos serviços de saúde mental.
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The COVID-19 pandemic had a worldwide impact on the health area, especially during the period of social isolation, unexpectedly causing the urgent adaptation of the most diverse health services for distance care. Given this scenario, this study aimed to analyze the potential and restrictive aspects underlying the use of telemonitoring at the Center for Psychosocial Care for Children and Adolescents, located in Vitória da Conquista-Bahia. To this end, two articles were developed, the first of which was focused on bibliographical research using an exploratory-descriptive method to describe the trajectory of the use of Communication and Information Technologies in Brazil and list the different forms of distance monitoring aimed at children and adolescents during the pandemic period in national and international mental health services. The second article presents, through a case study of a qualitative nature, the experience of telemonitoring carried out by professionals from the multidisciplinary team during the year 2020, with users and their caregivers. Online forms were applied to the professionals and focus groups were held with service users, one group with adolescents and the other with family members. The results allowed us to conclude that, although there are limitations to accessing technological resources and the need for better structuring of the telemonitoring proposal, benefits were found in monitoring users and their families over the telephone, namely: reduction of waiting lines for care, strengthening the bond between users and the reference technician, agility in resolving behavioral situations such as crisis management, guidance on drug treatment and building the autonomy of patients and their caregivers in relation to treatment. This dissertation enabled the construction of a good practice guide for the implementation of telemonitoring in mental health services. Finally, it is outlined that telemonitoring is a powerful resource that, added to face-to-face care, tends to be a promising care strategy in mental health services.
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THAINÁ SOUSA CAMPOS
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Avaliação da Eficácia do Programa de Intervenção Pay Attention! no Treinamento da Atenção em Crianças Diagnosticadas com TDAH
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Orientador : PATRICIA MARTINS DE FREITAS
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MEMBROS DA BANCA :
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GUSTAVO MARCELINO SIQUARA
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MONICA CAROLINA DE MIRANDA
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PATRICIA MARTINS DE FREITAS
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Data: 13/09/2023
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O referido estudo é resultado do projeto do Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde vinculado à linha de pesquisa de Desenvolvimento Humano e Práticas Educativas na Saúde do Instituto Multidisciplinar de Saúde da Universidade Federal da Bahia.Os estudos neuropsicológicos apresentam contribuições importantes para as atuações nos setores da clínicas e da atenção especializada em saúde mental.O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por alterações nos níveis de dopamina que são responsáveis pela atenção, pelo comportamento motor, acarretando na dificuldade de regulação das respostas de atenção diante de estímulos ambientais. O TDAH manifesta alterações em circuitos neuronais ao córtex pré-frontal e, consequentemente, às Funções Executivas (FE’s) – habilidades cognitivas responsáveis pelo planejamento e execução de tarefas. Os prejuízos evidenciados nas FE’s envolvem principalmente a atenção sustentada, memória operacional, planejamento, organização e comportamento social. No Brasil, o número de pesquisas voltadas para intervenções de programas atencionais em crianças com TDAH é reduzido, o que contribui para o aumento do uso da medicação sem ganhos neurofuncionais consistentes. O propósito deste estudo foi avaliar a eficácia clínica do Programa Pay Attention! na redução dos déficits atencionais de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade no município de Vitória da Conquista- BA. O delineamento do estudo foi quase experimental com comparação de grupos entre pré e pós teste. Foi realizada a comparação entre dois grupos: crianças diagnosticadas com TDAH e submetidas ao programa de intervenção atencional Pay Attention! e crianças diagnosticadas com TDAH que não receberam intervenção. Participaram da pesquisa 24 crianças com idades de 6 a 10 anos (M=8,37), 13 crianças no grupo experimental (GE) e 11 crianças no grupo controle (GC). Após a realização do Teste de Normalidade (Shapiro-Wilk Test), se utilizou o teste não paramétrico de Wilcoxon e realizou-se a verificação do tamanho de efeito r, mensurado através do d de Cohen. Na análise de dados, foram identificados outliers no GE e, para fins de análise, as respectivas crianças foram retiradas do banco.Os resultados sugeriram alterações significativas nas medidas de atenção auditiva para o grupo submetido à intervenção, melhora nos sintomas clínicos e no desempenho de leitura. Considerando os resultados apresentados, o estudo demonstra que o programa de intervenção atencional Pay Attention! tem efeitos clínicamente significativos para crianças com TDAH. Além dos resultados sobre o efeito do programa investigado a dissertação é composta de dois Produtos Técnicos Tecnológicos com objetivo de divulgar formas de estimulação da atenção para crianças com TDAH. Os PTT’s desenvolvidos são um Manual Técnico de Estimulação Cognitiva para profissionais e responsáveis por crianças com TDAH, constituído de 40 páginas e divulgado de forma eletrônica e o outro foi um cuurso de capacitação para estudantes de graduação, pós graduação e profissionais das áreas da educação e saúde sobre estimulação cognitiva em crianças com TDAH.
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This study is the result of a project for the Professional Master's Degree in Health Psychology. It is linked to the Human Development and Educational Practices in Health research line at the Multidisciplinary Health Institute of the Federal University of Bahia. Neuropsychological studies contribute significantly to clinical work and specialized mental health care. ADHD is a neurobiological disorder characterized by changes in dopamine levels that are responsible for attention, and motor behavior, leading to difficulty in regulating attention responses to environmental stimuli. ADHD manifests itself through alterations in the neural circuitry of the prefrontal cortex. From the neuropsychological point of view, ADHD is evidenced by alternating neuronal circuits associated with the symptoms described above. Impairment is observed in the prefrontal cortex and, consequently, in the Executive Functions (EFs) - cognitive skills responsible for planning and performing tasks. Impairments in the EFs primarily involve sustained attention, working memory, planning, organization, and social behavior. In Brazil, the number of studies focused on attentional program interventions for children with ADHD is low, which contributes to the increased use of medication without consistent neurofunctional gains. The lack of studies on cognitive stimulation in children with ADHD contributes to increased medication use without consistent neurofunctional gains. The purpose of this study was to evaluate the clinical effectiveness of the Pay Attention! Program in reducing attention deficits in children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder in the city of Vitória da Conquista - BA. The study design was quasi-experimental with the comparison of groups between pre and post-test. A comparison was made between two groups: children diagnosed with ADHD and submitted to the attentional intervention program Pay Attention! and children diagnosed with ADHD who did not receive the intervention. Twenty-four children aged 6 to 10 years (M=8.37) participated in the study, 13 children in the experimental group (EG) and 11 children in the control group (CG). After the Normality Test (Shapiro-Wilk Test), the non-parametric Wilcoxon test was used and the effect size r, was measured by Cohen's d. In the data analysis, outliers were identified in the EG and, for analysis purposes, the respective children were removed from the database. The results suggested significant changes in auditory attention measures for the group submitted to the intervention, improvement in clinical symptoms, and reading performance. Considering the results presented, the study demonstrates that the attention intervention program Pay Attention! has clinically significant effects on children with ADHD. In addition to the results regarding the effect of the program investigated, the dissertation consists of two Technical and Technological Products – TTP’s intending to disseminate ways of stimulating attention for children with ADHD. The TTPs developed are a 40- page Technical Manual on Cognitive Stimulation for professionals and those responsible for children with ADHD, published electronically, and the other was a training course for undergraduate and postgraduate students and professionals in the fields of education and health on cognitive stimulation for children with ADHD.
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Marianna Matos Santos
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IDENTIFICAÇÃO E MONITORAMENTO DE USUÁRIOS E PROFISSIONAIS DE SAÚDE COM A CONDIÇÃO PÓS-COVID-19: SÍNTESE DE EVIDÊNCIAS E RECOMENDAÇÕES
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Orientador : NILIA MARIA DE BRITO LIMA PRADO
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDRE PEREIRA GONCALVES
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EDI CRISTINA MANFROI
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NILIA MARIA DE BRITO LIMA PRADO
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THAYSE ANDRADE FERNANDES
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Data: 28/11/2023
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Esta dissertação se alinha a Linha de Pesquisa Práticas Clínicas e Saúde Mental do Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde da Universidade Federal da Bahia. O estudo objetivou identificar evidências científicas e técnicas, para propor estratégias para identificação e monitoramento da saúde mental de trabalhadores com a Condição Pós-Covid-19 que atuam no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS). Trata-se de uma pesquisa com abordagem metodológica qualitativa, com delineamento descritivo e exploratório. A pesquisa foi realizada em duas etapas: 1. desenvolvimento de síntese de evidências científicas e técnicas sobre a Condição Pós-Covid-19. 2) proposição de boletim informativo, webinário e para proposição de identificação e monitoramento em saúde mental de usuários e trabalhadores com a Condição Pós-Covid-19 no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Os resultados foram apresentados em artigos e produtos técnicos derivados. O primeiro artigo “Síntese de evidências científicas das estratégias de monitoramento da Condição Pós-Covid-19 na atenção primária” sintetizou estratégias para o monitoramento na Atenção Primária à Saúde (APS). O segundo artigo denominado “Síntese de recomendações para organização da atenção aos usuários com condição pós-covid-19 na Atenção Primária à Saúde” compilou proposições técnicas sobre o manejo de pessoas com a referida condição clinica na APS. O terceiro artigo intitulado “Recomendações para manejo clínico dos sintomas psicológicos da Condição Pós-Covid-19 na atenção primária”, objetivou identificar e sistematizar fluxos para o monitoramento da saúde, inclusive mental de usuários e profissionais de saúde. Tais produções derivaram um “Boletim Informativo para a Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde da Associaçaõ Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco)” que objetivou informar ‘o lugar da APS na oferta de cuidados a usuários e profissionais de saúde com sequelas pós-Covid-19’. Outro produto técnico consistiu em uma Webpalestra promovida pelo Telessaúde Bahia, como atividade de educação permanente em saúde, a distância, Mesa Redonda – Saúde do profissional de saúde e a condição pós-covid- 19: debate e reflexões necessárias, que apresentou resultados das evidências sobre estratégias ou recomendações para organização do cuidado aos usuários e trabalhadores de saúde com a Condição Pós-Covid-19 no âmbito da APS, suscitando o debate acerca do fluxo assistencial para os gestores e trabalhadores da Atenção Primária à Saúde. E, por fim, os subsídios teóricos permitiram refinar o Produto Técnico Tecnológico intitulado: “Guia de instruções para identificação, monitoramento e encaminhamento de usuários e profissionais da saúde com a Condição Pós-Covid-19 na Atenção Primária à Saúde”, com objetivo de instrumentalizar o manejo dos casos e a implementação de fluxos operacionais por equipe multiprofissionais, para usuários ou profissionais de saúde com sintomas persistentes, considerando as alterações multissistêmicas ocasionadas pela doença. Esta dissertação possibilitou a sistematização de evidencias, o delineamento de fluxos voltados à identificação rastreio e encaminhamentos de casos no âmbito da Atenção Primária em Saúde (APS), assim como, a transferência de resultados aos serviços e gestão do SUS.A metodologia ao contemplar várias etapas, permitiu maior compreensão das diretrizes e consensos contribuindo para adequação do cuidado aos usuários e profissionais de saúde no contexto da APS, um tema ainda escasso na literatura e na prática dos sistemas de saúde, especialmente locais, na atualidade.
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T
This dissertation is in line with the Clinical Practices and Mental Health research line of the Professional Master's Degree in Health Psychology at the Federal University of Bahia. The study aimed to identify scientific and technical evidence to propose strategies for identifying and monitoring the mental health of workers with the Post-Covid-19 Condition who work in Primary Health Care (PHC). This is a study with a qualitative methodological approach, with a descriptive and exploratory design. The research was carried out in two stages: 1) development of a synthesis of scientific and technical evidence on the Post-Covid-19 Condition. 2) proposal of a newsletter, webinar and proposal for the identification and mental health monitoring of users and workers with the Post-Covid-19 Condition within the scope of Primary Health Care. The results were presented in articles and derived technical products. The first article "Synthesis of scientific evidence on strategies for monitoring the Post-Covid-19 Condition in primary care" synthesized strategies for monitoring in Primary Health Care (PHC). The second article entitled "Synthesis of recommendations for organizing care for users with post-covid-19 condition in Primary Health Care" compiled technical proposals on the management of people with this clinical condition in PHC. The third article, entitled "Recommendations for the clinical management of psychological symptoms of the Post-Covid-19 Condition in primary care", aimed to identify and systematize flows for monitoring the health, including mental health, of users and health professionals. These productions resulted in a "Newsletter for the Primary Health Care Research Network of the Brazilian Association of Collective Health (Abrasco)", which aimed to inform "the place of PHC in offering care to users and health professionals with post-Covid-19 sequelae". Another technical product consisted of a web lecture promoted by Telessaúde Bahia, as an activity of permanent distance education in health, Round Table - Health of health professionals and the post-covid-19 condition: debate and necessary reflections, which presented the results of the evidence on strategies or recommendations for organizing care for users and health workers with the Post-Covid-19 Condition within the scope of PHC, raising the debate about the flow of care for Primary Health Care managers and workers. And finally, the theoretical subsidies allowed us to refine the Technical Technological Product entitled: "Guide to instructions for identifying, monitoring and referring users and health professionals with the Post-Covid-19 Condition in Primary Health Care", with the aim of instrumentalizing the management of cases and the implementation of operational flows by multiprofessional teams, for users or health professionals with persistent symptoms, considering the multisystemic changes caused by the disease. This dissertation enabled the systematization of evidence, the design of flows aimed at the identification, screening and referral of cases within the scope of Primary Health Care (PHC), as well as the transfer of results to the services and management of the SUS.The methodology, which included several stages, allowed for a greater understanding of the guidelines and consensus, contributing to the adequacy of care for users and health professionals in the context of PHC, a topic that is still scarce in the literature and in the practice of health systems, especially local ones, today.
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MARCELO SOUZA OLIVEIRA
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USO PROBLEMÁTICO DE ÁLCOOL E/OU OUTRAS DROGAS: EFEITOS SUBJETIVOS DA EXPERIÊNCIA DE INTERNAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA
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Orientador : SUELY AIRES PONTES
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MEMBROS DA BANCA :
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MILENA MARIA SARTI
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RAFAEL COELHO RODRIGUES
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SUELY AIRES PONTES
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Data: 14/12/2023
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Há diferentes políticas de cuidado a pessoas que fazem uso de Substâncias Psicoativas (SPAs). No Brasil, coexistem atualmente os modelos asilares, que partem da perspectiva da abstinência, e o modelo de saúde pública, que tem como principal diretriz a Redução de Danos. Este último, inserido no Sistema Único de Saúde, possui como principal serviço de acompanhamento a pessoas que usam drogas os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), dispositivo estratégico da Reforma Psiquiátrica brasileira. Do outro lado, na perspectiva da abstinência, tem-se as Comunidades Terapêuticas (CTs) que, com avanço nos últimos anos tornaram-se o principal espaço de tratamento asilar. Considerando esse contexto, o presente estudo teve como objetivo principal analisar os efeitos da experiência de internação em instituições asilares para pessoas que usam drogas. Como objetivo específico investigou-se as implicações do processo de internação no que se refere aos laços sociais. Para alcançar os objetivos propostos foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis pessoas que experienciaram algum período de internação em pelo menos uma Comunidade Terapêutica ou instituição congênere. Como método de análise optamos pela análise de discurso (AD) com base nas contribuições de Michel Foucault. Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito de um mestrado profissional em Psicologia da Saúde, dialoga diretamente com a linha de pesquisa Práticas Clínicas e Saúde Mental, e justifica-se pela potencialidade de colocar em discussão e efetivar práticas no campo da psicologia da saúde e em diálogo com a realidade nacional. No primeiro artigo apresentado, visando embasar a pesquisa empírica, realizou-se uma revisão integrativa de literatura, tendo como foco principal de análise as CTs. A pesquisa foi feita nas bases de dados Lilacs e Medline, tendo sido selecionados um total de 28 artigos para análise detalhada. Reconhecemos enunciados con-traditórios a respeito da origem, conceito, definição e funcionamento das CTs, além de impreci-sões a respeito da padronização do cuidado ofertado. Os resultados expuseram graves fragilida-des na garantia de segurança sanitária dessas instituições. Observou-se uma dificuldade prática para se efetuar uma padronização e normatização das CTs. No segundo artigo apresentado, pretendeu-se realizar uma análise teórico-crítica dos discursos que circulam a respeito das pessoas que usam drogas e sua relação com a racionalidade neoliberal. Como fundamentação epistemológica e teórica amparamo-nos nas análises propostas por Michel Foucault em torno dos discursos médicos, jurídicos e morais. Compreendeu-se que o contexto neoliberal tem intensificado as desigualdades e a exclusão social, afetando também a forma como as políticas para pessoas que usam drogas são desenvolvidas. No terceiro capítulo apresentamos os resultados da pesquisa realizada. A partir da análise das entrevistas discutimos as manifestações discursivas e o modo como estas se entrelaçam e se influenciam mutuamente no que se refere às políticas para pessoas que usam drogas. As práticas proibicionistas das comunidades terapêuticas são reguladas pela normatização de condutas, atualizando o que é considerado normal, desejável, moral e legal, e reforçando o que é visto como anormal, indesejável, imoral e ilegal. A reprodução de discursos proibicionistas é alimentado pela existência de espaços segregatórios e, no caso das CTs, percebeu-se a introdução do fundamento moral-cristão como base de tratamento, legitimando boa parte das suas condutas. Por fim, observou-se como efeitos o reforçamento de práticas sociais de exclusão, silenciamento e estigmatização sobre os sujeitos e grupos que não se enquadram em determinados padrões de desempenho. A partir da escuta das pessoas que passaram pela experiência de internação, produziu-se, como produto final, uma obra técnico-literária. Estruturada em forma de textos curtos, com tom poético-psicanalítico, a obra foi feita na busca de criação daquilo que não pode ser representado de forma direta.
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There are different care policies for people who use Psychoactive Substances (PAS). In Brazil, the asylum models, which start from the perspective of abstinence, currently coexist with the public health model, which has Harm Reduction as its main guideline. The latter, inserted in the Unified Health System, uses the Psychosocial Care Centers (CAPS) as its main monitoring service for people who use drugs. On the other hand, from the perspective of abstinence, there are the Therapeutic Communities (CTs) which, with advances in recent years, have become the dominant space for asylum treatment. Considering this context, the principal objective of this study was to analyze the effects of the experience of stay in long-term institutions for people who use drugs. As a specific objective, the implications of the hospitalization process with regard to social ties were investigated. To achieve the proposed objectives, semi-structured interviews were carried out with six people who experienced some period of hospitalization in at least one Therapeutic Community or similar institution. As an analysis method, we chose discourse analysis (AD) based on the contributions of Michel Foucault. This research, developed within the scope of a professional master's degree in Health Psychology, dialogues directly with the line of research Clinical Practices and Mental Health, and is justified by the potential to put into discussion and implement practices in the field of health psychology and in dialogue with the national reality. In the first article presented, aiming to support empirical research, an integrative literature review was carried out, with CTs as the main focus of analysis. The search was carried out in the Lilacs and Medline databases, and a total of 28 articles were selected for detailed analysis. We recognize contradictory statements regarding the origin, concept, definition and functioning of CTs, as well as inaccuracies regarding the standardization of the care offered. The results exposed serious weaknesses in guaranteeing the health security of these institutions. A practical difficulty was observed in standardizing and regulating CTs. In the second article presented, the aim was to carry out a theoretical-critical analysis of the discourses that circulate regarding people who use drugs and their relationship with neoliberal rationality. As an epistemological and theoretical foundation, we rely on the analyzes proposed by Michel Foucault regarding medical, legal and moral discourses. It was understood that the neoliberal context has intensified inequalities and social exclusion, also affecting the way in which policies for people who use drugs are developed. In the third chapter we present the results of the research carried out. From the analysis of the interviews, we discuss the discursive manifestations and the way in which they intertwine and influence each other with regard to policies for people who use drugs. The prohibitionist practices of therapeutic communities are regulated by standardizing conduct, updating what is considered normal, desirable, moral and legal, and reinforcing what is seen as abnormal, undesirable, immoral and illegal. The reproduction of prohibitionist discourses is fueled by the existence of segregation spaces and, in the case of CTs, the introduction of the Christian-moral foundation as a basis for treatment was noticed, legitimizing much of their conduct. Finally, the effects were the reinforcement of social practices of exclusion, silencing and stigmatization on subjects and groups that do not meet certain performance standards. From listening to people who went through the hospitalization experience, a technical-literary work was produced as a final product. Structured in the form of short texts, with a poetic-psychoanalytic tone, the work was made in search of creating that which cannot be represented directly.
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FABIANA MARIA DE SOUZA
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SAÚDE MENTAL ADOLESCENTE E RETORNO ESCOLAR PRESENCIAL: pensando o “adolescer” em tempos pandêmicos
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Orientador : GABRIELA ANDRADE DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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GABRIELA ANDRADE DA SILVA
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JANDERSON CARNEIRO DE OLIVEIRA
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MONALISA NASCIMENTO DOS SANTOS BARROS
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Data: 14/12/2023
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O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa 1 – Práticas clínicas e saúde mental, investigou o efeito do distanciamento social durante a pandemia de Covid-19 para adolescentes, resultando em recomendações de estretégias de promoção da saúde mental em ambiente escolar, na perspectiva da clínica ampliada. A adolescência é um período de intensas transformações biopsicossociais, atravessadas por aspectos socioculturais, que repercutem na construção de subjetividades. Impactos do distanciamento social na saúde mental dos adolescentes têm sido descritos, com aumento da prevalência de transtornos mentais, deficiências de aprendizado, aumento das desigualdades e abandono escolar. Esta pesquisa objetivou analisar os desafios enfrentados pelos adolescentes no retorno escolar presencial após a flexibilização das medidas restritivas decorrentes da pandemia de Covid-19 e as consequências atuais, bem como as estratégias desenvolvidas por eles e pela instituição escolar para lidar com as dificuldades encontradas. Foi realizado um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, a partir da metodologia de grupos focais, adequada para incentivar o diálogo e a expressão de sentimentos e o compartilhamento de opiniões, levando à busca por soluções e propostas de ação para problemas comuns. O estudo foi realizado em uma escola de ensino médio estadual em Irecê - BA, com a participação de um grupo de 10 adolescentes, entre 15 e 18 anos. A análise de conteúdo, de tipo categorial temática, resultou em quatro categorias: 1. Desafios pandêmicos: o encontro com o inesperado; 2. Implicações no processo ensino-aprendizagem; 3. Implicações na saúde mental adolescente; 4. Saúde Mental Escolar. Observou-se que a pandemia impactou sobremaneira a percepção dos participantes sobre o processo de adolescer, os quadros de saúde mental desses jovens, seus processos de ensino-aprendizagem e de socialização, com repercussões ainda vigentes, demandando intervenções em saúde mental e acompanhamentos específicos da aprendizagem. Participantes relataram que o retorno ao ambiente escolar ocorreu sem planejamento ou suporte em saúde mental, contrastando com a realidade de alunos que retornavam ansiosos, confusos, com dificuldades de socialização e de concentração e com defasagem na aprendizagem. Considerou-se, portanto, a importância da preparação da comunidade escolar para lidar com as demandas emocionais no pós-pandemia. Nota-se a relevância da implementação de políticas de saúde mental escolar universalizadas e institucionalizadas, bem como a presença do psicólogo escolar para promover a saúde mental nesse contexto. Como produto final da pesquisa, elaborou-se um Relatório Técnico Conclusivo disponibilizado para a instituição participante para devolutiva e recomendações para promoção da saúde mental em contexto escolar.
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The present work, inserted in research line 1 - Clinical Practices and Mental Health, investigated the effect of social distancing during the Covid-19 pandemic on adolescents, resulting in recommendations for strategies to promote mental health in the school environment, from the perspective of expanded clinical practices. Adolescence is a period of intense biopsychosocial transformations, influenced by sociocultural aspects that impact the construction of subjectivities. The impacts of social distancing on the mental health of adolescents have been described, including an increase in the prevalence of mental disorders, learning disabilities, increased inequalities, and school dropout. This research aimed to analyze the challenges faced by adolescents in returning to in-person schooling after the easing of pandemic-related restrictions, as well as the current consequences and the strategies developed by both the adolescents and the school institution to address the difficulties encountered. An exploratory and descriptive study was conducted with a qualitative approach, using the methodology of focus groups, suitable for encouraging dialogue and the expression of feelings and opinions, leading to the search for solutions and proposals for common problems. The study took place in a state high school in Irecê, BA, Brazil, with the participation of a group of 10 adolescents, aged between 15 and 18 years. The content analysis, of a thematic-categorical type, resulted in four categories: 1. Pandemic challenges: encountering the unexpected; 2. Implications for the teaching-learning process; 3. Implications for adolescent mental health; 4. School Mental Health. It was observed that the pandemic significantly impacted the participants' perception of the process of adolescence, their mental health conditions, teaching-learning processes, and socialization, with repercussions still ongoing, requiring mental health interventions and specific learning support. Participants reported that the return to the school environment was unplanned and there is no mental health support, contrasting with the reality of students who returned anxious, confused, with difficulties in socialization and concentration, and with learning gaps. Therefore, we considered the importance of preparing the school community to deal with emotional demands in the post-pandemic period. Also, we highlight the relevance of implementing universalized and institutionalized school mental health policies, as well as the presence of a school psychologist to promote mental health in this context. A Conclusive Technical Report was prepared as the final product of the research, and provided to the participating institution for feedback and recommendations for promoting mental health in the school context.
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Lisandra Maria Fontes Pereira Chagas
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SÍNDROME DE BURNOUT EM ESTUDANTES DE MEDICINA: A DANÇA COMO POSSIBILIDADE DE REGULAÇÃO EMOCIONAL.
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Orientador : MONALISA NASCIMENTO DOS SANTOS BARROS
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA TELMA FERNANDES PEREIRA
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CARMEM VIRGÍNIA MORAES DA SILVA
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MONALISA NASCIMENTO DOS SANTOS BARROS
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Data: 15/12/2023
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A síndrome de Burnout é conhecida, como fenômeno da era moderna, resultante da interação do estresse crônico no ambiente de trabalho e características pessoais. Reconhecida em diversas profissões, torna-se bastante frequente em profissionais e em estudantes da área da saúde. Exaustão global, despersonalização e declínio na satisfação profissional marcam a tríade sintomatológica da Síndrome. Objetivo: Analisar um programa de regulação emocional para estudantes de graduação do curso de medicina, utilizando a dança como recurso terapêutico, com o foco na prevenção e enfrentamento da Síndrome de Burnout. Metodologia: Estudo quase-experimental, realizado em uma amostra de 176 alunos, dos cursos de medicina da região sudoeste, que foram convidados a responder questionário online composto por escalas das dimensões de burnout e regulação emocional, em um pré-teste. Os Participantes com maiores escores nas escalas de burnout, e menores escores na de regulação emocional foram convidados a participar da intervenção, baseada em técnicas de dança e posteriormente responderam a um pós-teste, composto pelas escalas (burnout e regulação emocional) e questões subjetivas sobre a intervenção. Resultados: foi verificado uma taxa de 10,8% de burnout entre estudantes, e uma relação positiva entre uso de estratégias desadaptativas e a síndrome de burnout. O processo de intervenção ocorreu com um grupo pequeno de alunos, que avaliaram o processo como significativamente positivo, considerando a importância de implementação de medidas de suporte e cuidado para enfrentamento do estresse acadêmico. A partir dos resultados obtidos, foi possível a criação de um relatório para as universidades participantes, com sugestão para criação de um conjunto de ações de cuidado em saúde mental em cursos de Medicina, com pressuposto a regulação emocional dos discentes.
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Burnout syndrome is known as a phenomenon of the modern era, resulting from the interaction chronic stress in the workplace and personal characteristics. Recognized in various professions, it becomes quite common in professionals and students in the field of health. Global exhaustion, depersonalization and decline in professional satisfaction mark the symptomatological triad of the Syndrome. Objective: Analyze an emotional regulation program for undergraduate medical students, using dance as a resource therapeutic, with a focus on preventing and coping with Burnout Syndrome. Methodology: Quasi-experimental study, carried out on a sample of 176 students, from medical courses in the southwest region, who were invited to answer an online questionnaire composed of scales for the dimensions of burnout and emotional regulation, in a pre-test. You Participants with higher scores on the burnout scales and lower scores on the regulation scale emotional were invited to participate in the intervention, based on dance techniques and subsequently responded to a post-test, consisting of the scales (burnout and regulation emotional) and subjective questions about the intervention. Results: a rate of 10.8% of burnout among students, and a positive relationship between the use of strategies maladaptive disorders and burnout syndrome. The intervention process took place with a group small number of students, who evaluated the process as significantly positive, considering the importance of implementing support and care measures to face the academic stress. Based on the results obtained, it was possible to create a report for participating universities, with a suggestion to create a set of care actions in mental health in Medicine courses, with the assumption of emotional regulation of students.
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GABRIEL CALHAU SIMÕES
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OFICINAS TERAPÊUTICAS COM RECURSOS ARTÍSTICOS COMO DISPOSITIVO DE SUBJETIVAÇÃO: UM ESTUDO DE PESQUISA-AÇÃO EM CAPS II
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Orientador : SUELY AIRES PONTES
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MEMBROS DA BANCA :
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SUELY AIRES PONTES
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MILENA MARIA SARTI
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VANIA SAMPAIO ALVES
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Data: 18/12/2023
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As Oficinas Terapêuticas (OTs) são uma das principais tecnologias de cuidado desenvolvidas no âmbito da reforma, pensadas como meio de promover inovações nas formas de cuidar e produzir processos de subjetivação. No presente momento, os CAPS e as oficinas vêm sofrendo processos de precarização na sua assistência. Há escassez de produções científicas que discutam as OTs e as diferentes formas de condução das atividades, sobretudo nos interiores do Brasil. Considerando este cenário, o presente estudo tem como objetivo geral discutir a utilização de recursos artísticos como estratégia de cuidado em uma oficina terapêutica em um serviço de saúde mental do tipo CAPS II, localizado no município de Jequié-Bahia, tendo sido desenvolvido no Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde (IMS/UFBA), na linha de pesquisa Práticas Clínicas e Saúde Mental. Como objetivos específicos buscou-se: 1. Revisar bibliograficamente as produções acerca de oficinas terapêuticas com recursos artísticos em CAPS; 2. Construir coletivamente com os usuários do serviço uma oficina terapêutica com recursos artísticos; 3. Investigar o processo de implementação de uma OT que faz uso de recursos artísticos; 4. Analisar o que dizem os usuários sobre a experiência com arte na OT; 5. Elaborar juntamente com os usuários um produto final sobre os recursos artísticos a partir de um processo de pesquisa-ação. Em sua introdução, apresentamos, de maneira breve, as nuances de produção do trabalho e da investigação com OTs através de uma pesquisa-ação, seguido pelas justificativas e apresentação das problemáticas que dão sentido ao estudo. Depois, explicita no segundo capítulo os conceitos teóricos basilares da investigação, bem como o estado da arte da produção atual sobre OTs com recursos artísticos, em uma reflexão crítica sobre os modos de condução encontrados na revisão bibliográfica de caráter integrativo. No Capítulo de Metodologia, realiza-se a descrição e síntese do percurso metodológico e as questões que motivaram suas escolhas. Optou-se pelo recurso investigativo da pesquisa-ação no presente estudo, que pode ser resumido em 4 etapas que ordenam seu ciclo investigativo: Reflexão, Diagnóstico, Ação e Avaliação. Para cumprir essas etapas, o estudo utilizou da observação participante para se familiarizar com o ambiente e participantes do estudo, ao mesmo tempo que produzia uma revisão bibliográfica para nortear o bordejamento desta questão. A etapa de reflexão levou à tomada de decisão de realizar o desenvolvimento de um plano de ação com OTs junto aos usuários em uma roda de conversa, em uma produção coletiva. O reconhecimento da necessidade de retorno das OTs para o CAPS aliado a problemática denunciada pelos usuários acerca da assistência prestada, com ausência de atividades terapêuticas, levou a construção de um plano de ação mesclando 8 OTs de diferentes modalidades, realizadas entre maio e agosto de 2023: OT de Corte e colagem de revistas, OT com recurso musical, uma OT que objetivou uma visita ao cinema e o consumo de uma produção cinematográfica, duas oficinas executadas em compartilhamento com profissionais do serviço, uma OT de pintura, uma OT de poesia e uma última OT de fotografia. Ao final foi realizada uma nova roda de conversa de caráter avaliativo. Os dados de pesquisa foram produzidos e analisados através de gravações e da produção de um diário de campo e interpretadas à luz da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados e discussão encontraram três categorias importantes para a discussão sobre os modos de condução de OTs: Dispositivo de Subjetivação, Máquina de Louco e AçõesAmbivalentes Desconexas, que serão melhor explicitadas no capítulo 4. Por fim, nas considerações finais, apresentamos algumas reflexões sobre o percurso de pesquisa-ação em um processo de autocrítica, de forma a explicitar os limites e potencialidades logrados pela pesquisa-ação, bem como o seu aspecto longitudinal que situa a investigação agora em um novo momento, decorrente deste primeiro ciclo investigativo que nasce no programa de mestrado profissional em Psicologia da Saúde.. O último capítulo, Apontamentos para um porvir, sintetiza diretrizes para a realização de OTs. Ao final, nos apêndices será apresentado o produto final resultado de um processo de OT construído coletivamente com os usuários.
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Therapeutic Workshops (OTs) are one of the main care technologies developed within the scope of the reform, designed as a means of promoting innovations in the ways of caring and producing processes of subjectivation. At the present time, CAPS and workshops have been suffering precarious processes in their assistance. There is a shortage of scientific productions that discuss OTs and the different ways of conducting activities, especially in the interior of Brazil. Considering this scenario, the present study has the general objective of discussing the use of artistic resources as a care strategy in a therapeutic workshop in a mental health service of the CAPS II type, located in the city of Jequié-Bahia, having been developed on Professional Master's Degree in Health Psychology (IMS/UFBA), in the Clinical Practices and Mental Health research line. The specific objectives were: 1. Bibliographically review the productions about therapeutic workshops with artistic resources in CAPS; 2. Collectively build a therapeutic workshop with artistic resources with service users; 3. Investigate the process of implementing a TO that makes use of artistic resources; 4. Analyze what users say about the experience with art at OT; 5. Develop, together with users, a final product about artistic resources based on an action research process. In its introduction, we briefly present the nuances of work production and investigation with OTs through action research, followed by justifications and presentation of the problems that give meaning to the study. Then, in the second chapter, the basic theoretical concepts of the investigation are explained, as well as the state of the art of current production on OTs with artistic resources, in a critical reflection on the modes of conduct found in the literature review of an integrative nature. In the Methodology Chapter, the methodological path and the questions that motivated its choices are described and summarized. We opted for the investigative resource of action research in the present study, which can be summarized in 4 stages that organize its investigative cycle: Reflection, Diagnosis, Action and Evaluation. To complete these steps, the study used participant observation to familiarize itself with the environment and study participants, while also producing a bibliographical review to guide the approach to this issue. The reflection stage led to the decision to develop an action plan with TOs together with users in a conversation circle, in a collective production. The recognition of the need for OTs to return to CAPS, combined with the problems reported by users regarding the assistance provided, with the absence of therapeutic activities, led to the construction of an action plan combining 8 OTs of different modalities, carried out between May and August 2023 : OT for cutting and gluing magazines, OT with musical resources, an OT that aimed at a visit to the cinema and the consumption of a cinematographic production, two workshops carried out in sharing with service professionals, an OT for painting, an OT for poetry and one last photography OT. At the end, a new conversation circle of an evaluative nature was held. The research data was produced and analyzed through recordings and the production of a field diary and interpreted in light of Bardin's content analysis. The results and discussion found three important categories for the discussion on the ways of conducting OTs: Subjectivation Device, Mad Machine and Disconnected Ambivalent Actions, which will be better explained in chapter 4. Finally, in the final considerations, we present some reflections on the action research path in a process of self-criticism, in order to explain the limits and potential achieved by action research, as well as its longitudinal aspect that places the investigation now in a new moment, resulting from this first investigative cycle that was born in the program professional master's degree in Health Psychology. The last chapter, Notes for the future, summarizes guidelines for carrying out OTs. At the end, the appendices will present the final product resulting from an OT process built collectively with users.
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ANA CLARA SANTOS ALVES DE OLIVEIRA FREITAS
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IMPACTOS DAS INFECÇÕES VIRAIS CONGÊNITAS NO NEURODESENVOLVIMENTO
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Orientador : PATRICIA MARTINS DE FREITAS
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MEMBROS DA BANCA :
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FERNANDA DE OLIVEIRA FERREIRA
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FABRICIO FREIRE DE MELO
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PATRICIA MARTINS DE FREITAS
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Data: 19/12/2023
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Este trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido para investigar os efeitos das infecções virais congênitas para o neurodesenvolvimento e apresentar formas de identificação por meio da avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor. O estudo desenvolvido faz parte da conclusão do Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde e está ligado à linha de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Práticas Educativas na Saúde. Por meio de revisão sistemática da literatura foram investigados os efeitos de infecções como COVID-19. A revisão foi escolhida como modelo metodológico com objetivo de sintetizar os principais achados da literatura e apontar direcionamentos para a atuação dos profissionais da saúde. Após os resultados da revisão verificou-se a necessidade de elaboração de material informático para os profissionais e para a população sobre os riscos das infecções virais e sobre os sinais de identificação de atraso neuropsicomotor. Assim a dissertação está composta por dois produtos, um bibliográfico que o artigo de revisão e outros produto técnico que é a cartilha informativa. Primeiro será apresentado o artigo de revisão e posteriormente a cartilha. Artigo de Revisão: O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática de literatura e a confecção de uma cartilha informativa para pais e profissionais da área de saúde. A revisão sistemática de literatura investigou os impactos do neurodesenvolvimento infantil relacionados à infecção congênita pelo SARS-CoV-2 com foco nas consequências neurológicas que podem acarretar para o desenvolvimento neuropsicomotor dos bebês e crianças. Os estudos analisados na revisão sistemática mostraram identificação de sinais de atraso através das escalas de avaliação neuropsicomotora; a exposição a infecção congênita foi dividida entre gestantes sintomáticas e assintomáticas e os resultados identificaram atraso neuropsicomotor em 71,4% dos estudos analisados. A cartilha informativa foi desenvolvida com o objetivo de orientar pais e profissionais da saúde sobre a relação entre as infecções congênitas por vírus, como o zika vírus, o SARS-CoV-2 relacionados aos possíveis atrasos do neurodesenvolvimento, abrangendo informações fundamentais sobre as infecções virais, o desenvolvimento neural, o desenvolvimento infantil e os transtornos do neurodesenvolvimento. A abordagem da cartilha é acessível e visa facilitar a compreensão tanto para pais quanto para profissionais da saúde, oferecendo orientações valiosas. Este trabalho contribui para a literatura científica e fornece uma síntese abrangente das implicações do neurodesenvolvimento infantil em contextos de infecções congênitas, buscando impactar a prática clínica e o suporte familiar por meio da criação de uma ferramenta educacional aplicável e relevante.
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This final work was developed to investigate the effects of congenital viral infections on neurodevelopment and present ways of identification through the assessment of neuropsychomotor development. The study is part of the completion of the Professional Master's Degree in Health Psychology and is linked to the line of Research Human Development and Educational Practices in Health. Through a systematic review of the literature, the effects of infections such as COVID-19 were investigated. The review was chosen as a methodological model with the objective of synthesizing the main findings in the literature and pointing out directions for the actions of health professionals. After the results of the review, it was verified the need to develop computer material for professionals and the population on the risks of viral infections and on the signs of identifying neuropsychomotor delay. Thus, the dissertation is composed of two products, a bibliographical one, which is the review article, and another technical product, which is the informative booklet. First the review article will be presented and then the booklet. First the review article will be presented and then the booklet. Review Article: The objective of this study was to carry out a systematic literature review and create an informative booklet for parents and health professionals. The systematic literature review investigated the impacts on child neurodevelopment related to congenital SARS-CoV-2 infection, focusing on the neurological consequences that may have on the neuropsychomotor development of babies and children. The studies analyzed in the systematic review showed identification of signs of delay through neuropsychomotor assessment scales; exposure to congenital infection was divided between symptomatic and asymptomatic pregnant women and the results identified neuropsychomotor delay in 71.4% of the studies analyzed. The informative booklet was developed with the aim of guiding parents and health professionals on the relationship between congenital virus infections, such as the Zika virus and SARS-CoV-2, related to possible delays in neurodevelopment, covering fundamental information about viral infections , neural development, child development and neurodevelopmental disorders. The booklet's approach is accessible and aims to facilitate understanding for both parents and healthcare professionals, offering valuable guidance. This work contributes to the scientific literature and provides a comprehensive synthesis of the implications of child neurodevelopment in the context of congenital infections, seeking to impact clinical practice and family support through the creation of an applicable and relevant educational tool.
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