|
Dissertações |
|
1
|
-
Mariana da Silva Farias
-
A TEMÁTICA EDUCAÇÃO NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO NORDESTE
-
Orientador : ADRIANA FREIRE PEREIRA FERRIZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
IRIS DE LIMA SOUZA
-
ADRIANA FREIRE PEREIRA FERRIZ
-
CRISTIANA MERCURI DE ALMEIDA BASTOS
-
Data: 20/03/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho traz o debate da educação em sentido amplo, a partir do seu caráter ontológico e constitutivo do ser social efetivada em todos os espaços da vida social e a interlocução da temática nos currículos dos cursos de Serviço Social. Parte-se da compreensão de que a formação profissional deve estar conciliada aos processos históricos numa perspectiva crítica e de totalidade de modo a cumprir o papel de formar sujeitos críticos e engajados na luta por um projeto emancipatório de sociedade. Logo, teve-se como objetivo geral investigar como os currículos dos cursos de graduação em Serviço Social das universidades públicas do Nordeste têm discutido a educação. Os objetivos específicos foram identificar e analisar a presença da temática educação nos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação em Serviço Social das universidades públicas do Nordeste; Verificar como a educação aparece nos programas das disciplinas que discutem educação e que teoria fundamenta o componente curricular; Verificar as referências bibliográficas utilizadas para discussão da educação nos currículos dos cursos de graduação em Serviço Social das universidades públicas do Nordeste e identificar e analisar a concepção de educação que fundamenta a formação de assistentes sociais das universidades públicas do Nordeste. Como metodologia utilizou-se a abordagem quanti-qualitativa de caráter exploratório e descritivo, embasada por levantamento bibliográfico e documental. O universo da pesquisa compreendeu 16 cursos de graduação em Serviço Social ofertados nas universidades públicas no Nordeste. Os documentos pesquisados foram os PPCs dos cursos de Serviço Social com destaque para os programas e ementas das disciplinas. Os dados da pesquisa revelam, em linhas gerais, que os currículos dos cursos de graduação em Serviço Social das universidades públicas do Nordeste contemplam uma discussão consistente sobre educação. Concluímos que a relação dialógica entre o projeto de formação e a educação é algo que a categoria identificou imperativo, há tempos. À vista disso, percebe-se que os currículos dos cursos de Serviço Social nas universidades públicas do Nordeste vêm buscando formas para que a educação não ocupe espaço superficial ou insuficiente no processo formativo de assistentes sociais, tendo em vista que, notamos o comprometimento das universidades em produzir debates críticos, propositivos que demarquem os interesses antagônicos que atravessam essa dimensão da vida social, bem como apresentar atividades educativas alternativas, de caráter emancipador e revolucionário como caminho para construção de uma nova sociabilidade.
-
Mostrar Abstract
-
This present work brings forth the debate on education in a broad sense, starting from its ontological and constitutive character of social being, realized in all spaces of social life, and the interrelation of this theme in the curricula of the Social Work courses. It is based on the understanding that professional training must be reconciled with historical processes from a critical and comprehensive perspective in order to fulfill the role of forming critical and engaged individuals in the struggle for an emancipatory societal project. Therefore, the general objective was to investigate how the curricula of undergraduate Social Work courses in public universities in the Northeast of Brazil have addressed education. The specific objectives were to identify and analyze the presence of the theme of education in the Pedagogical Projects of undergraduate Social Work courses in public universities in the Northeast; to examine how education appears in the syllabi of courses discussing education and which theories underpin the curriculum component; to verify the bibliographic references used for the discussion of education in the curricula of undergraduate Social Work courses in public universities in the Northeast, and to identify and analyze the conception of education that underpins the training of social workers in public universities in the Northeast. The methodology used was a quantitative-qualitative approach of an exploratory and descriptive nature, based on bibliographic and documentary research. The research universe comprised 16 undergraduate Social Work courses offered at public universities in the Northeast. The documents researched were the Pedagogical Projects of Social Work courses, focusing on the programs and syllabi of the disciplines. The research data reveal, in general terms, that the curricula of undergraduate Social Work courses in public universities in the Northeast include a consistent discussion on education. We conclude that the dialogical relationship between the training project and education is something that the category has identified as imperative for some time. In view of this, it is perceived that the curricula of Social Work courses in public universities in the Northeast have been seeking ways to ensure that education does not occupy superficial or insufficient space in the training process of social workers, considering that we have noticed the commitment of universities to produce critical, propositional debates that delineate the antagonistic interests that traverse this dimension of social life, as well as to present alternative educational activities of an emancipatory and revolutionary nature as a path to the construction of a new sociability.
|
|
2
|
-
Ana Cristina Guimarães de Jesus
-
SUBNOTIFICAÇÃO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE: UMA REALIDADE QUE AFETA MULHERES NEGRAS RESIDENTES NO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE SALVADOR
-
Orientador : MARCIA SANTANA TAVARES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCO JOSÉ DE OLIVEIRA DUARTE
-
MARCIA SANTANA TAVARES
-
VALERIA DOS SANTOS NORONHA
-
Data: 18/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa é fruto de reflexões realizadas no cotidiano profissional, decorre de muita resistência face aos desafios presentes nos espaços sócio-ocupacionais, com destaque para a política de saúde pública. Evidencia uma leitura atenta de expressões da questão social relacionadas ao gênero e intersecções. Trata-se de um esforço em discutir a subnotificação da violência doméstica na atenção básica, quando afeta mulheres negras residentes no Subúrbio Ferroviário de Salvador. A escolha deste tema deve-se à percepção do aumento de casos de violência doméstica perpetrada contra mulheres, com enfoque para as mulheres negras, estas invisibilizadas nos registros de notificação da atenção básica. Isto posto, torna-se pertinente dizer que a violência doméstica praticada contra as mulheres não é um problema recente. Contudo, com a pandemia da Covid-19, houve um aumento descomunal dos casos de violência, em decorrência das medidas de isolamento social adotadas em todo o mundo. Para muitas mulheres, tais medidas determinaram que elas ficassem em casa com seus agressores. Além disso, quando se considera as dimensões raciais, constata-se que as mulheres negras, residentes na periferia, são as maiores vítimas dessa violência, sendo relevante debruçar a atenção para essa realidade. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a violência contra as mulheres é considerada como um problema de saúde pública a ser enfrentado. Entretanto, prevalece no âmbito da política de saúde a subnotificação dos casos. Dessa forma, considera-se urgente trazer visibilidade para os casos de violência doméstica que ocorrem na “porta de entrada dos serviços de saúde”, ou seja, na atenção básica. Diante do exposto, a presente pesquisa traz um estudo qualitativo, partindo do objetivo geral de analisar quais os fatores que contribuem para o aumento da subnotificação dos casos de violência doméstica na atenção básica, em especial, quando esta afeta as mulheres negras residentes no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Como objetivos específicos almejou-se: identificar os números de notificações realizados durante o período mais intenso da Covid-19; conhecer a percepção dos profissionais acerca da violência doméstica, e sobre a não notificação dos casos; como também propor estratégias para o enfrentamento dessa problemática no âmbito das políticas públicas. Para o alcance destes objetivos, utilizou-se a revisão de literatura antes e depois da pesquisa empírica, esta realizada através da aplicação de entrevistas semiestruturadas junto a 15 profissionais que atuam na atenção básica do Subúrbio Ferroviário de Salvador, contemplando profissionais com formações diferentes de duas unidades de saúde. Os resultados alcançados nesta pesquisa podem ser utilizados para ampliar a atenção a um problema existente. A fala dos/as profissionais expressa a percepção dos mesmos no que tange à violência no cotidiano de atuação profissional e, a prevalência de casos envolvendo mulheres negras elenca fatores para a não notificação dos mesmos, que nos desafia ao enfrentamento dessa problemática e indica que há muito para avançar enquanto política pública. Por fim, aponta a necessidade de continuar aprofundando tal discussão em nível de criação e fortalecimento das políticas públicas para que, com bastante ativismo, sejam construídas pontes de enfrentamento à violência doméstica praticada contra as mulheres negras.
-
Mostrar Abstract
-
This research is the result of reflections carried out in daily professional life, resulting from a lot of resistance in the face of challenges present in socio-occupational spaces, with emphasis on public health policy. It highlights a careful reading of expressions of the social issue related to gender and intersections. It is an effort to discuss the underreporting of domestic violence in primary care when it affects black women living in the Railway Suburb of Salvador. The choice of this theme is the result of perception of an increase in cases of domestic violence perpetrated against women, with a focus on black women, which are invisible in primary care notification records. That said, it is pertinent to say that domestic violence committed against women is not a recent problem. However, with the Covid-19 pandemic, there has been an enormous increase in cases of violence as a result of the social isolation measures adopted throughout the world. For many women, such measures required them to stay at home with their aggressors. Furthermore, when considering the racial dimensions, it appears that black women, living in the outskirts, are the biggest victims of this violence, and it is important to pay attention to this reality. According to the World Health Organization, violence against women is considered as a public health problem to be faced. In the meanwhile, underreporting of cases prevails within the scope of health policy. Therefore, it is considered urgent to bring visibility to cases of domestic violence that occur at the “gateway to health services”, that is, in primary care. In view of the above, this research presents a qualitative study, based on the general objective of analyzing which factors contribute to the increase in underreporting of cases of domestic violence in primary care, especially when it affects black women living in Subúrbio Ferroviário from Salvador. The specific objectives were: to identify the number of notifications made during the most intense period of Covid-19; to know the perception of professionals about domestic violence and about the non-reporting of cases; and also propose strategies to tackle this problem within the scope of public policies. To achieve the objectives, a literature review was used before and after empirical research, this carried out through the application of semi-structured interviews with 15 professionals who work in primary care in the Railway Suburb of Salvador, including professionals with training different from two health units. The results achieved in this research can be used to expand attention to an existing problem. The professionals' speech expresses their perception regarding violence in their daily professional activities and, the prevalence of cases involving black women lists factors for not reporting them, which challenges us to face this problem and indicates that there are much to advance as a public policy. Finally, it points out the need to continue deepening this discussion at the level of creating and strengthening public policies, so that with enough activism, bridges are built to confront domestic violence committed against black women.
|
|
3
|
-
CLÍCIA CAROLAINE DE JESUS ALVES
-
NEM PRESAS, NEM MORTAS: COTIDIANO DE MULHERES NEGRAS EM ATENDIMENTO PÓS-ABORTO NO ÂMBITO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
-
Orientador : ANGELA ERNESTINA CARDOSO DE BRITO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
NATHÁLIA DIORGENES FERREIRA LIMA
-
ANGELA ERNESTINA CARDOSO DE BRITO
-
MARGARIDA DE CÁSSIA CAMPOS
-
Data: 19/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo fundamentou-se em explorar a dinâmica complexa das relações de gênero na teoria das práticas sociais, analisando o cotidiano de mulheres negras em atendimento pós-aborto, no âmbito da Política de Assistência Social. Propondo-se a refletir sobre o contexto das mulheres negras que tiveram a gravidez interrompida pela prática do aborto e analisando as experiências socioculturais nas quais estas mulheres estão inseridas. Buscando desvelar as representações, seus impactos e simbolizações atribuídas à interrupção da gravidez, na busca de compreender como ocorre o enfrentamento dessa realidade social que criminaliza as pessoas que vivenciam esta prática. O percurso metodológico que acentua esse trabalho é a desobediência epistemológica branca, eurocêntrica, com intenção de rompimento das produções do conhecimento das ciências sociais que a academia tem proposto, que produzem a invisibilidade de outras experiências. A pesquisa bibliográfica foi desenvolvida envolvendo a articulação entre vários campos teóricos e de pesquisa, seguida das entrevistas semiestruturadas com três mulheres negras, que vivenciaram itinerários abortivos de formas distintas. Sendo um caso de aborto em virtude de estupro, um caso de aborto provocado por terceiros sem o consentimento da gestante e 2 casos de aborto provocado. A proposta é trazer reflexões sobre como o Estado, que se estrutura no patriarcado, a partir das relações sociais e de poder circundadas por questões de gênero, raça e classe, criminaliza o aborto. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) - Parteira Rufina, onde foi desenvolvida esta pesquisa, é um dos equipamentos da Política Social da Assistência Social. Este centro localizase no Recôncavo Baiano, a 110 km de Salvador, na cidade de Conceição do Almeida – BA, município fortemente marcado por valores conservadores culturalmente aceitos, por uma lógica colonial, católica e coronelista em suas relações sociais de produção e reprodução. Os resultados alcançados nessa pesquisa nos revelam que o aborto é uma questão de saúde pública, de educação e também social. Através das narrativas das entrevistadas é possível refletir sobre a necessidade de pensar novas práticas de cuidado e acompanhamento, partindo também das especificidades da mulher negra. Bem como, refletir sobre a construção de maternidade que reforça os estigmas de gênero destinados às mulheres, através da dominação dos seus corpos, interferindo em tomadas de decisões.
-
Mostrar Abstract
-
This study was based on exploring the complex dynamics of gender relations in the theory of social practices, analyzing the daily life of black women in post-abortion care within the scope of the Social Assistance Policy, proposing to reflect on the context of black women who had their pregnancies interrupted by the practice of abortion. Analyzing the socio-cultural experiences in which these women are inserted. Analyzing the sociocultural experiences in which these women are inserted. Seeking to unveil the representations, their impacts and symbolization attributed to the interruption of pregnancy, in the search to understand how the confrontation of this social reality that criminalizes the subjects who experience this practice occurs. The methodological path that accentuates this work is the white, Eurocentric epistemological disobedience, with the intention of disrupting the productions of knowledge in the social sciences that the academy has proposed, which produce the invisibility of other experiences. A bibliographic research was developed that involved the articulation between several theoretical and research fields, followed by semi-structured interviews with three black women, who experienced abortion itineraries in different ways, being, 1 case of abortion due to rape; 1 case of abortion induced by a third party, without the consent of the pregnant woman; and 1 case of clandestine abortion. The proposal is to bring reflections on how the State, which is structured in patriarchy, based on social and power relations surrounded by issues of gender, race and class, criminalizes abortion. The Social Assistance Reference Center (CRAS) - Parteira Rufina, where this research was developed, is one of the facilities of the Social Policy of Social Assistance. This center is located in the Recôncavo Baiano, 110 km from Salvador, in the city of Conceição do Almeida – BA, a municipality strongly marked by culturally accepted conservative values, by a colonial, catholic and coronelist logic in its social relations of production and reproduction. The results achieved in this research reveal that abortion is a public health, education and social issue. Through the narratives of the interviewees, it is possible to reflect on the need to think about new care and followup practices, also based on the specificities of black women. As well as reflecting on the construction of motherhood that reinforces gender stigmas aimed at women, through the domination of their bodies, interfering in decision-making.
|
|
4
|
-
Saara Silva Castro
-
SERVIÇO SOCIAL 4.0: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
-
Orientador : ADRIANA FREIRE PEREIRA FERRIZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
RENATO DOS SANTOS VELOSO
-
ADRIANA FREIRE PEREIRA FERRIZ
-
CRISTIANA MERCURI DE ALMEIDA BASTOS
-
Data: 30/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A ascensão das tecnologias da informação e comunicação (TICs) tem marcado profundamente a sociedade contemporânea, influenciando significativamente o campo do Serviço Social. Esta dissertação investiga a relação do Serviço Social com as TICs, evidenciando as transformações impulsionadas pela rápida expansão tecnológica. Utilizando uma abordagem qualitativa e revisão integrativa, o estudo analisa teses e dissertações de 2017 a 2023 para compreender a dinâmica atual entre o Serviço Social e a tecnologia da informação. Os objetivos incluem mapear as concepções de tecnologia no Serviço Social, analisar as interações entre as TICs e o Serviço Social no contexto contemporâneo, e investigar as contribuições das TICs para o Serviço Social. A pesquisa revelou uma perspectiva crítica predominante, que vê a tecnologia como um campo de disputa ideológica e prática, destacando sua natureza ambivalente como produto e influenciador das realidades sociais e econômicas. Foi observada uma integração crescente da tecnologia da informação com o trabalho de assistentes sociais, especialmente através de plataformas utilizadas em políticas públicas, afetando os métodos de trabalho, a comunicação e a gestão de informações. As contribuições da tecnologia da informação foram reconhecidas em áreas como Comunicação e Interação, Gestão de Dados e Vigilância, Formação e Pesquisa. A análise apontou para uma variedade de perspectivas, desde críticas ao papel da tecnologia no capitalismo até o reconhecimento de seus benefícios. Portanto, conclui-se que a integração da tecnologia com o Serviço Social traz oportunidades de inovação e desafios éticos e práticos, exigindo uma abordagem crítica para alinhar seu uso aos princípios ético-políticos da profissão.
-
Mostrar Abstract
-
The rise of information and communication technologies (ICTs) has profoundly marked contemporary society, significantly influencing the field of Social Work. This dissertation investigates the relationship between Social Work and ICTs, highlighting the transformations driven by rapid technological expansion. Using a qualitative approach and integrative review, the study analyzes theses and dissertations from 2017 to 2023 to understand the current dynamics between Social Work and information technology. The objectives include mapping the conceptions of technology in Social Work, analyzing the interactions between ICTs and Social Work in the contemporary context, and investigating the contributions of ICTs to the profession. The research revealed a predominant critical perspective, which sees technology as a field of ideological and practical dispute, emphasizing its ambivalent nature as both a product and influencer of social and economic realities. An increasing integration of information technology with Social Work practices was observed, especially through platforms used in public policies, affecting work methods, communication, and information management. The contributions of information technology were recognized in areas such as Communication and Interaction, Data Management and Surveillance, Training, and Research. The analysis pointed to a variety of perspectives, from criticism of technology's role in capitalism to acknowledgment of its benefits. Therefore, it is concluded that the integration of technology in Social Work brings opportunities for innovation and ethical and practical challenges, requiring a critical approach to align its use with the ethical-political principles of the profession.
|
|
5
|
-
Ana Tereza Santos Paiva
-
A FRAGILIZAÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR RURAL EM DECORRÊNCIA DO TRABALHO NO CAMPO: UM ESTUDO ACERCA DO PRÉ-ASSENTAMENTO RECANTO DA PAZ (MST) NO MUNICÍPIO DE DIAS D’ÁVILA (BA)
-
Orientador : ADRIANA FREIRE PEREIRA FERRIZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADRIANA FREIRE PEREIRA FERRIZ
-
ANA CLAUDIA CALDAS MENDONCA SEMEDO
-
CELI NELZA ZULKE TAFFAREL
-
Data: 03/05/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho tem como objetivo geral analisar como o trabalho no campo afeta a saúde dos trabalhadores rurais no pré-assentamento Recanto da Paz, do Movimento Sem Terra (MST), na cidade de Dias D’Ávila (BA). Os objetivos específicos: conhecer o exercício laboral dos trabalhadores rurais do pré-assentamento Recanto da Paz no município de Dias D’Ávila (BA); compreender as formas de organização do trabalho no campo do pré-assentamento Recanto da Paz no município de Dias D’Ávila (BA); identificar a percepção dos trabalhadores rurais sobre o adoecimento vinculado ao trabalho no campo. A temática será discutida através da perspectiva teórica marxista, com base nas contribuições de Karl Marx com relação à acumulação primitiva, haverá também como parte da metodologia a observação da pesquisadora ou seu objeto de estudo, além de levantamento de dados que será realizado por meio de uma entrevista semiestruturada com uma amostra composta por doze trabalhadoras (es) rurais do préassentamento, com idade entre 20 e 40 anos. Para além do que já foi citado, traz contribuições para o campo do Serviço Social sobre a situação de vulnerabilidade que os trabalhadores se encontram, os enfrentamentos da Questão Social no campo e por fim, compreender de que modo às formas de organização do trabalho no campo interferem na saúde do trabalhador rural e os rebatimentos que permanecem até os dias atuais e que possuem forte relação com as pautas da categoria profissional, principalmente, no que se refere ao combate a injustiça social, submissão de condições precárias de vida e trabalhista.
-
Mostrar Abstract
-
The general objective of this work is to analyze how work in the field affects health of rural workers in the pre-settlement Recanto da Paz, of the Movimento Sem Terra (MST), in the city of Dias D’Ávila (BA). The specific objectives: to understand the work practice of rural workers from the Recanto da Paz pre-settlement in the municipality of Dias D’Ávila (BA); understand the forms of work organization in the pre-settlement field Recanto da Peace in the municipality of Dias D’Ávila (BA); identify the perception of rural workers about illness linked to field work. The topic will be discussed from the perspective Marxist theory, based on Karl Marx's contributions regarding primitive accumulation, There will also be observation of the researcher or her object of study as part of the methodology. study, in addition to data collection that will be carried out through an interview semi-structured with a sample composed of twelve pre-settlement rural workers, aged between 20 and 40 years. In addition to what has already been mentioned, it brings contributions to the field of Social Service about the vulnerable situation that workers face encounter, the confrontations of the Social Issue in the field and finally, understand why How the forms of work organization in the field interfere with the health of rural workers and the repercussions that remain to this day and that have a strong relationship with the agendas of the professional category, mainly with regard to combating social injustice, submission of precarious living and working conditions.
|
|
6
|
-
Sara Matos do Nascimento
-
O MOVIMENTO NEGRO UNIFICADO E AS DESIGUALDADES RACIAIS E DE GÊNERO NO MERCADO DE TRABALHO EM SALVADOR-BA
-
Orientador : JAIR BATISTA DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JAIR BATISTA DA SILVA
-
João Victor Marques da Silva
-
SELMA CRISTINA SILVA DE JESUS
-
Data: 21/05/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo geral dessa dissertação é investigar como o Movimento Negro Unificado contribui para a inserção e melhoria das condições de trabalho da mulher negra em Salvador. Esse estudo apresenta uma proposta de discutir dimensões da demanda histórica das mulheres negras e do movimento negro em busca por igualdade racial e de gênero no mercado de trabalho no Brasil. A proposição sobre a desigualdade racial e de gênero no mundo do trabalho situa-se no debate teórico, no contexto brasileiro e principalmente na conjuntura baiana, a partir da interseccionalidade e do feminismo marxista entre as categorias de raça, gênero e classe social. Foi desenvolvido um levantamento bibliográfico que possibilitou a construção dos capítulos teóricos sobre o mercado de trabalho, relações sociais de gênero, de raça, divisão racial e sexual do trabalho, o trabalho doméstico remunerado e reprodução social, acompanhado da sistematização dos dados estatísticos dos órgãos oficiais. Assim como, a realização das pesquisas documental dos jornais e boletim do MNU entre os anos de 1981 a 2014. Nessa parte do trabalho, o debate a respeito do Movimento Negro Unificado ganha centralidade, assim como as contribuições da entidade no enfrentamento do racismo e da desigualdade de gênero na organização do trabalho. Na terceira parte, realizamos, ainda, entrevista em profundidade com alguns militantes do MNU e do grupo de mulheres do MNU em Salvador.
-
Mostrar Abstract
-
The overall goal of this dissertation is to investigate how the Unified Black Movement contributes to the integration and improvement of working conditions for black women in Salvador. This study proposes a discussion of dimensions related to the historical demands of black women and the black movement in the pursuit of racial and gender equality in the Brazilian labor market. The proposition on racial and gender inequality in the world of work is situated within the theoretical debate, in the Brazilian context, and especially in the Bahian context, based on intersectionality and Marxist feminism among the categories of race, gender, and social class. A literature review was conducted to build theoretical chapters on the labor market, social gender relations, race, racial and sexual division of labor, paid domestic work, and social reproduction, accompanied by the systematization of statistical data from official sources. Additionally, documentary research on MNU newspapers and bulletins from 1981 to 2014 was carried out. In this part of the work, the discussion regarding the Unified Black Movement takes center stage, as well as the contributions of the organization in addressing racism and gender inequality in labor organization. In the third part, in-depth interviews were conducted with some MNU activists and the MNU women's group in Salvador.
|
|
7
|
-
THAISE DOS SANTOS VIANA
-
O DEBATE ÉTNICO-RACIAL NO DESENHO TEÓRICOMETODOLÓGICO DO TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA
-
Orientador : MAGALI DA SILVA ALMEIDA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GRACYELLE COSTA FERREIRA
-
JOSIMARA APARECIDA DELGADO BAOUR
-
MAGALI DA SILVA ALMEIDA
-
Data: 06/09/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma análise crítica sobre o debate étnico-racial que consubstancia a Política de Assistência Social, especificamente, quanto ao desenho teóricometodológico do Trabalho Social com Famílias – TSF, a partir de uma reflexão crítica dos marcos legais e referenciais teóricos concernentes ao SUAS, tendo em vista as relações raciais no Brasil. Nesse sentido, parte-se do seguinte problema: de que maneira a temática étnico-racial aparece ou se aparece no desenho teórico-metodológico do TSF desenvolvido pela Política de Assistência Social? Com o intuito de cumprir o objetivo geral que consiste em apresentar análise crítica sobre a transversalidade étnico-racial no desenho teórico-metodológico do trabalho social com famílias da Política de Assistência Social, estabeleceu-se, para tanto, três objetivos específicos: 1. analisar as referências dos marcos legais/normativas e teóricos do TSF no SUAS tendo em vista as relações raciais no Brasil; 2. examinar como o racismo institucional incide na concepção teórico-metodológica do TSF na Política de Assistência Social; 3. identificar as manifestações da questão étnico-racial a partir do discurso impresso nos documentos objetos de análise deste estudo. Abordei a concepção de família no contexto da Política de Assistência social, com atenção prioritária para as famílias negras, por constituir seu maior público, cujas condições materiais e afetivas são definidas pela estrutura social fundada no racismo. Retomei aspectos históricos que reafirmam como a política de assistência social tem, nas suas origens, a marca da benesse, favor, tutela, benemerência, ações pontuais e desprofissionalizadas, combinada com o processo de naturalização da pobreza e dos pobres, iniciando seu processo de institucionalização no Brasil na década de 1930, sendo legitimada com o status de política pública de proteção social não contributiva a partir da Constituição Federal de 1988. Ao revisitar a literatura, demonstro as características históricas do seu público e quanto das suas ofertas estão correlacionadas com a estruturação das relações raciais no Brasil, tendo em vista os sujeitos desprotegidos pelo Estado após a escravidão e os impactos desta desproteção histórica nas condições de vida atuais da população negra. A pesquisa foi desenvolvida a partir das técnicas de revisão bibliográfica e análise documental, na direção dos temas: relações raciais no Brasil, famílias negras e debate étnico-racial no trabalho social com famílias da Política de Assistência Social. A principal fonte de coleta de dados são os documentos oficiais do extinto Ministério de Desenvolvimento Social, atual Ministério da Cidadania, especificamente, atas e resoluções do Conselho Nacional de Assistência Social, Cartilha da Campanha “SUAS sem racismo” e o documento técnico “Fundamentos éticopolíticos e rumos teórico-metodológicos para fortalecer o Trabalho Social com Famílias na Política de Assistência Social. Como resultado parcial da pesquisa, aponto para a perspectiva rasa e restrita do debate étnico-racial no desenho metodológico do Trabalho Social com Famílias da Política de Assistência Social, embora existissem referências e indicações normativas significativas para tal incorporação. Logo, a análise das questões norteadoras deste estudo confirma a impermeabilidade da Assistência Social quanto à promoção da igualdade racial, como expressão do racismo estrutural e do mito da democracia racial.
-
Mostrar Abstract
-
The aim of this paper is to present a critical analysis of the ethnic-racial debate that underpins the Social Assistance Policy, specifically with regard to the theoretical-methodological design of Social Work with Families (TSF), based on a critical reflection of the legal frameworks and theoretical references concerning SUAS, with a view to race relations in Brazil. In this sense, the following problem is the starting point: in what way does the ethnic-racial theme appear or appear in the theoretical-methodological design of the TSF developed by the Social Assistance Policy? In order to fulfill the general objective of presenting a critical analysis of ethnic-racial transversality in the theoretical-methodological design of social work with families in the Social Assistance Policy, three specific objectives were established: 1. To analyze the references of the legal/normative and theoretical frameworks of SRT in the SUAS in view of race relations in Brazil; 2. To examine how institutional racism affects the theoretical-methodological conception of SRT in the Social Assistance Policy; 3. To identify the manifestations of the ethnic-racial issue from the discourse printed in the documents that are the objects of analysis in this study. I will address the concept of the family in the context of the Social Assistance Policy, with priority attention to black families, as they constitute its largest audience, whose material and affective conditions are defined by the social structure founded on racism. I will revisit historical aspects that reaffirm how the origins of the social assistance policy are marked by benefits, favours, tutelage, benevolence, one-off and unprofessionalized actions, combined with the process of naturalizing poverty and the poor. It began its process of institutionalization in Brazil in the 1930s and was legitimized with the status of a non-contributory public social protection policy in the 1988 Federal Constitution. By revisiting the literature, I demonstrate the historical characteristics of its public and how much of its offerings are correlated with the structuring of race relations in Brazil, in view of the subjects unprotected by the state after slavery and the impacts of this historical unprotection on the current living conditions of the black population. The research was carried out using the techniques of bibliographical review and documentary analysis, focusing on the following themes: race relations in Brazil, black families and the ethnic-racial debate in social work with families in the Social Assistance Policy. The main source of data collection are official documents from the former Ministry of Social Development, now the Ministry of Citizenship, specifically, minutes and resolutions from the National Social Assistance Council, the “SUAS without racism” campaign booklet and the technical document “Ethical-political foundations and theoretical-methodological directions for strengthening Social Work with Families in the Social Assistance Policy”. As a partial result of the research, I point to the shallow and restricted perspective of the ethnic-racial debate in the methodological design of Social Work with Families in the Social Assistance Policy, even though there were significant normative references and indications for such incorporation. Therefore, the analysis of the guiding questions of this study confirms the impermeability of Social Assistance in terms of promoting racial equality, as an expression of structural racism and the myth of racial democracy.
|
|
8
|
-
Zildeni Martins de Oliveira
-
AÇÕES AFIRMATIVAS NA PÓS-GRADUAÇÃO: ingresso e permanência de estudantes negras/os no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica IFBAIANO Campus CATU
-
Orientador : ANGELA ERNESTINA CARDOSO DE BRITO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANGELA ERNESTINA CARDOSO DE BRITO
-
BARBARA TEREZINHA SEPÚLVEDA BARROS
-
MICHEL JEAN MARIE THIOLLENT
-
Data: 01/10/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo investiga as políticas de ações afirmativas no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IF Baiano - Campus Catu. O objetivo é analisar os efeitos dessas políticas para o ingresso e permanência de estudantes negras/os, destacando as tensões e disputas raciais presentes na academia. A metodologia adotou uma abordagem qualitativa e quantitativa, com análise documental, levantamento bibliográfico e entrevistas com estudantes. Os resultados indicam que as ações afirmativas, embora garantam o ingresso de estudantes negras/os, enfrentam barreiras significativas para assegurar a permanência material e simbólica desses sujeitos. A pesquisa conclui que a garantia de condições materiais e o processo de decolonialidade epistêmica é necessário para transformar a academia em um espaço verdadeiramente inclusivo e plural.
-
Mostrar Abstract
-
This study investigates affirmative action policies within the Professional Master’s Program in Professional and Technological Education (ProfEPT) at IF Baiano - Campus Catu. The main objective is to analyze the impact of these policies on the admission and retention of Black students, highlighting racial tensions and disputes within academia. The research used qualitative and quantitative methods, including document analysis, literature review, and interviews with students. Results show that while affirmative action guarantees the admission of Black students, significant barriers remain in ensuring their material and symbolic permanence. The study concludes that epistemic decolonization is necessary to transform academia into a truly inclusive and plural space.
|
|
9
|
-
Jamile Santos Brito
-
O ESTADO DA ARTE: a questão racial em dissertações, teses e projetos de pesquisa dos Programas de pós-graduação da PUC-Rio, PUC-SP, UFBA e UFRB
-
Orientador : ANGELA ERNESTINA CARDOSO DE BRITO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BARBARA TEREZINHA SEPÚLVEDA BARROS
-
ANGELA ERNESTINA CARDOSO DE BRITO
-
MICHEL JEAN MARIE THIOLLENT
-
Data: 04/10/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo se integra à linha de pesquisa “Questão Social e Diversidade Humana” do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Bahia (PPGSS-UFBA), com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), tendo por objetivo analisar a produção cientifica das dissertações e teses produzidas no período 2000 a 2022 e principais temáticas abordadas nos projetos de pesquisa ativos nos PPGSS/ PUC-RIO, PPGSS/PUC-SP, PPGSS/UFBA E POSTERR/ UFRB para sistematizar a incidência das epistemologias decoloniais no que tange ao debate racial nas produções acadêmicas. Consideramos que a produção de conhecimento, no cerne das cátedras acadêmicas, hegemonicamente eurocêntrico, e a analise da realidade social adotando o campo epistemológico ecoado pelas vozes do Sul Global pode contribuir para romper com os modelos impostos pelo sistema colonialista. Diante isso, nos propomos a realizar um debate sobre a luz das epistemologias decoloniais, com o estudo dos assuntos inerentes a colonialidade do poder, do saber e do ser. Trata-se de um projeto que propõe refletir novos olhares sobre o pensamento cientifico, uma vez que busca romper o pensamento eurocêntrico conservador. O presente trabalho terá um caráter qualitativo e quantitativo. Realizamos uma revisão de literatura de modo a aprofundar os conhecimentos sobre o objeto de pesquisa. Por meio de documental em dissertações e teses e principais temáticas abordadas nos projetos de pesquisa ativos nos PPGSS/ PUC-RIO, PPGSS/PUC-SP, PPGSS/UFBA E POSTERR/ UFRB, com o intuito de realizar estado da arte. Para o processamento de dados das teses e dissertações utilizamos a metodologia de nuvem de palavras em que as palavras são organizadas de modo que o termo mais frequente se destaca facilmente. Entendemos que a construção de uma nova ordem societária na profissão, deve-se engajar para compreender e combater o racismo no seu cotidiano, e este movimento deve iniciar nas provocações já na graduação por meio das iniciações científicas. Ademais, o estudo aponta que é preciso descolonizar os saberes eurocentrados de modo a reconstruir novas epistemes que possibilitem para dar suporte a novas produções de conhecimentos.
-
Mostrar Abstract
-
This study is part of the “Social Issues and Human Diversity” research line of the Postgraduate Program in Social Work at the Federal University of Bahia (PPGSS-UFBA), with financial support from the Bahia State Research Support Foundation (FAPESB), aiming to analyze the scientific production of dissertations and theses produced between 2000 and 2022 and the main themes addressed in active research projects at PPGSS/PUC-RIO, PPGSS/PUC-SP, PPGSS/UFBA and POSTERR/UFRB to systematize the incidence of decolonial epistemologies regarding the racial debate in academic productions. We believe that the production of knowledge, at the core of academic chairs, hegemonically Eurocentric, and the analysis of social reality adopting the epistemological field echoed by the voices of the Global South can contribute to breaking with the models imposed by the colonialist system. In view of this, we propose to hold a debate in the light of decolonial epistemologies, with the study of issues inherent to the coloniality of power, knowledge and being. This is a project that proposes to reflect new perspectives on scientific thought, since it seeks to break with conservative Eurocentric thought. This work will have a qualitative and quantitative character. We conducted a literature review in order to deepen knowledge about the research object. Through documentary research in dissertations and theses and the main themes addressed in active research projects in PPGSS/PUC-RIO, PPGSS/PUC-SP, PPGSS/UFBA and POSTERR/UFRB, with the aim of achieving state-of-the-art research. For data processing of theses and dissertations, we used the word cloud methodology in which words are organized so that the most frequent term stands out easily. We understand that the construction of a new societal order in the profession must engage in order to understand and combat racism in its daily life, and this movement must begin with provocations already in undergraduate studies through scientific initiations. Furthermore, the study points out that it is necessary to decolonize Eurocentric knowledge in order to rebuild new epistemes that make it possible to support new knowledge production.
|
|
10
|
-
MARIA CAROLINA DO NASCIMENTO GORDIANO
-
O TRABALHO DAS (OS) ASSISTENTES SOCIAIS NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO MUNICÍPIO DE CAMAÇARI (BA)
-
Orientador : ADRIANA FREIRE PEREIRA FERRIZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADRIANA FREIRE PEREIRA FERRIZ
-
ANA CLAUDIA CALDAS MENDONCA SEMEDO
-
ISABEL MARIA FARIAS FERNANDES DE OLIVEIRA
-
Data: 18/11/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação tem como objeto de estudo o trabalho das (os) assistentes sociais no Sistema Único de Assistência Social. O objetivo geral da pesquisa foi analisar o trabalho das (os) assistentes sociais no Sistema Único de Assistência Social no município de Camaçari (BA). Os objetivos específicos foram: caracterizar e analisar o Sistema Único de Assistência Social no município; apreender e refletir sobre as requisições, demandas e respostas profissionais das (os) assistentes sociais; e, identificar e analisar as competências profissionais e atribuições privativas das (os) assistentes sociais na equipe técnica multiprofissional do SUAS. A metodologia contemplou uma pesquisa qualitativa, com análise documental e pesquisa empírica. A coleta de dados consistiu na aplicação de um questionário on-line, com vinte assistentes sociais que compõem as equipes de referência dos serviços socioassistenciais do município de Camaçari (BA). Os dados foram analisados à luz da perspectiva teórica metodológica crítico-dialético. Os resultados alcançados foram os seguintes: excesso e acúmulo de trabalho; fragilidades no desenvolvimento dos serviços socioassistenciais, principalmente no que tange à integralidade dos serviços, programas e benefícios; descumprimento às normas e recomendações da política de assistência social e da profissão; conflito ético e técnico operativo; requisições indevidas; e, fragilidade quanto a articulação e mobilização do profissional enquanto categoria profissional. Conclui-se que, no exercício profissional da (o) assistente social no SUAS é fundamental o aprofundamento da fundamentação teórico-crítica e o fortalecimento da categoria e da população usuária nos espaços de controle social e de lutas políticas, a fim superar o viés conservador e assistencialista presentes na execução dos serviços socioassistenciais da política de assistência social do município de Camaçari, de modo que assegure a materialização do projeto ético-político profissional e contribua para um trabalho profissional fundamentado numa perspectiva crítica.
-
Mostrar Abstract
-
The general objective of the research was to analyze the work of social workers in the Unified Social Assistance System (SUAS) in Camaçari's city, state of Bahia. The specific objectives were: to characterize and analyse the SUAS in the municipality; to understand and reflect on the requirements demands and professional responses of social workers; and to identify and analyse the professional competencies and private attributions of social workers in the multi-professional technical team of the SUAS. The dissertation's methodology included qualitative research, with documentary analysis and empirical research, in which data collection consisted of an online questionnaire with twenty social workers who make up the reference teams of social assistance services in the city Camaçari (BA). The data was analyzed in the light of the critical-dialectical methodological theoretical perspective. The results of the research were: excess and accumulation of work; weaknesses in the development of social assistance services, especially with regard to the comprehensiveness of services, programs and benefits; non-compliance with the norms and recommendations of the social assistance policy and the profession; ethical and technical conflicts; undue requests; and weaknesses in terms of professional articulation and mobilization as a professional category. Therefore we conclude that in the professional practice of social workers in the SUAS it is essential to deepen the theoretical-critical foundation and strengthen the category and the user population in the spaces of social control and political struggles, in order to overcome the conservative and welfare bias present in the execution of social assistance services of the social assistance policy in Camaçari, so as to ensure the materialization of the professional ethical-political project and contribute to professional work based on a critical perspective.
|
|
11
|
-
LAÍSA SANTOS DO NASCIMENTO
-
A COR DESSE ESTADO SOU EU? RACISMO INSTITUCIONAL E SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA: ALGUNS APONTAMENTOS ACERCA DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA NO ESTADO DA BAHIA
-
Orientador : MARGARIDA DE CÁSSIA CAMPOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LILIANE DE JESUS BITTENCOURT
-
MARCIA SANTANA TAVARES
-
MARGARIDA DE CÁSSIA CAMPOS
-
Data: 16/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O racismo institucional configura-se como um dos pilares para a perpetuação das iniquidades em saúde. Pensar a saúde da população negra é compreender que o racismo presente na sociedade brasileira é o catalisador para a inserção dessa parcela da população nas piores classificações dos indicadores sociais. Esta pesquisa visa realizar um breve estudo acerca da implantação e implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra no Estado da Bahia, considerando suas conquistas e entraves para a efetivação. Para essa análise, utilizou-se de um aporte teórico crítico acerca das relações raciais no Brasil, considerando os impactos do processo de colonização na organização socioespacial brasileira, discussão sobre o papel do movimento negro e a criação, implantação e implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNISPN) bem como a análise de dados sobre a implantação da referida política pública no estado da Bahia. Opta-se pela pesquisa qualitativa com foco nas discussões acerca dos conceitos que serão trabalhados e das ações e reflexões realizadas a partir das leituras. Para este trabalho, foi realizada uma visita técnica-científica de cunho exploratório na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia na Diretoria de Gestão do Cuidado, com vistas a entender as ações desenvolvidas em prol da efetivação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra na Bahia. Ao final da pesquisa foi possível reconhecer os atravessamentos do racismo institucional na implementação da PNSIPN, bem como reiterar a importância da participação social para efetivação das políticas públicas de ação afirmativa para o combate aos efeitos deletérios do racismo na saúde do povo negro brasileiro
-
Mostrar Abstract
-
Institutional racism is a pivotal factor perpetuating health inequities. Understanding the health of the Black population requires acknowledging that racism in Brazilian society catalyzes their placement in the worst social indicator categories. This research aims to examine the implementation and effectiveness of the National Comprehensive Health Policy for the Black Population (PNISPN) in Bahia, considering achievements and challenges. The analysis employs critical theoretical frameworks on Brazilian racial relations, exploring colonization's socio-spatial impacts, the Black movement's role, and PNISPN's creation, implementation, and evaluation. Qualitative research focuses on conceptual discussions and action reflections. A technical-scientific exploratory visit to Bahia's Health Department informed this study. Findings highlight institutional racism's impact on PNISPN implementation and emphasize social participation's importance in affirmative action policies combating racism's detrimental effects on Black Brazilian health.
|
|
12
|
-
TAILANE FERREIRA DA SILVA
-
A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS/AS PROFESSORES/AS SUBSTITUTOS/AS DOS CURSOS IMPLEMENTADOS A PARTIR DO REUNI NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
-
Orientador : MARIA DA GRACA DRUCK DE FARIA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARIA DA GRACA DRUCK DE FARIA
-
JACQUELINE SAMAGAIA
-
LANA BLEICHER
-
SELMA CRISTINA SILVA DE JESUS
-
Data: 18/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo tem o intuito de analisar o processo de trabalho docente no contexto das Instituições de Ensino Superior (IES), tendo como sujeito principal os (as) docentes substitutos (as) dos cursos implementados a partir do REUNI na Universidade Federal da Bahia. Partimos das considerações sobre as transformações do trabalho no capitalismo contemporâneo, que tem no centro da sua dinâmica a precarização social do trabalho em todas as atividades, tanto no setor privado como no público e, considerando o processo de hegemonia neoliberal que tem reconfigurado o trabalho e as formas de inserção no serviço público, buscaremos problematizar a forma como os docentes substitutos(as) dos cursos implementados a partir do REUNI na UFBA estão inseridos(as) nesse contexto, bem como os desafios que são postos a esses docentes substitutos. Buscamos, sobretudo, compreender como essas modificações do mundo do trabalho e a forma de contratação de curto período (marcada por grandes demandas de trabalho) impactam nas condições de trabalho e na vida dos docentes substitutos, considerando alguns fatores como: carreira, jornada, organização do trabalho, reconhecimento, entre outros pertinentes ao tema. A fundamentação teórica desta pesquisa foi realizada a partir de estudos sobre sobre acumulação flexível, precarização do trabalho, neoliberalismo e seus desdobramentos nas universidades e nas condições de trabalho dos (as) docentes substitutos (as) nas IES. Para isso, o procedimento técnico de pesquisa se baseou no estudo bibliográfico e documental e utilizamos como instrumento de coleta de dados a entrevista aplicada aos sujeitos (docentes substitutos (as) dos cursos oriundos do REUNI na UFBA.
-
Mostrar Abstract
-
This study intends to analyze the teaching work process in the context of Higher Education Institutions, having as its main subject the substitute teachers of the courses implemented through REUNI at the Federal University of Bahia. We start from considerations about the transformations of work in contemporary capitalism, which has at the center of its dynamics the social precariousness of work in all activities, both in the private and public sectors and, considering the process of neoliberal hegemony that has reconfigured work and the forms of insertion in the public service, we will seek to problematize the way in which the substitute teachers of the courses implemented through REUNI at UFBA are inserted in this context, as well as the challenges that are posed to these teachers substitutes. We seek, above all, to understand how these changes in the world of work and the form of short-term hiring (marked by high work demands) impact the working conditions and lives of substitute teachers, considering some factors such as: career, working hours, organization work, recognition, among others pertinent to the topic. The theoretical foundation of this research was based on studies on flexible accumulation, precarious work, neoliberalism and its consequences in universities and the working conditions of substitute teachers in HEIs. For this, the technical research procedure was based on bibliographic and documentary study and we used as a data collection instrument the interview applied to the subjects (substitute teachers of the courses from REUNI at UFBA.
|
|
13
|
-
ANA CAROLINE PEREIRA RODRIGUES
-
Assédio moral no trabalho: relação entre o seu enfrentamento e os desafios postos às competências genéricas dos (as) profissionais do Serviço Social
-
Orientador : ANA CLAUDIA CALDAS MENDONCA SEMEDO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADRIANA FREIRE PEREIRA FERRIZ
-
ANA CLAUDIA CALDAS MENDONCA SEMEDO
-
ANA MARIA FERREIRA CARDOSO
-
Data: 20/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo tem como objeto de reflexão crítica o debate teórico-político que problematiza a relação entre o enfrentamento do assédio moral no trabalho enquanto um dos desafios que se insere no conjunto de atividades articuladas às competências genéricas dos (as) Assistentes Sociais, entrepostas no trabalho profissional coletivo. Logo, a pergunta central é: como compreender o assédio moral enquanto uma das manifestações da questão social que afeta a classe trabalhadora e se insere nos desafios postos às competências genéricas dos (as) Assistentes Sociais, entrepostas no trabalho profissional coletivo, a partir das principais publicações do Serviço Social, nos últimos dez anos? Partiu-se da compreensão de que o assédio se insere no bojo das estratégias do gerencialismo que estão articuladas a um modo de organização do trabalho propulsor do “capital neoliberal”. Essa expressão se refere aos mecanismos mundiais que se expandem e influenciam as relações políticas, sociais, econômicas e culturais que consubstanciam o capitalismo contemporâneo (Dardot; Laval, 2016). Definiu-se como objetivo geral: compreender o assédio moral enquanto uma das manifestações da questão social que afeta a classe trabalhadora e se insere nos desafios postos às competências genéricas dos (as) Assistentes Sociais, entrepostas no trabalho profissional coletivo, a partir das principais publicações do Serviço Social, nos últimos dez anos. Realizou-se um recorte das principais publicações a partir das fontes da Base Scielo, do CFESS e da Revista Temporalis. Estabeleceu-se como objetivos específicos: 1- identificar as categorias teóricas que explicam a relação entre o assédio e as competências genéricas dos (as) Assistentes Sociais inseridos (as) no trabalho profissional coletivo, com base na literatura crítica do Serviço Social; 2 - levantar as publicações sobre assédio moral e Serviço Social nos artigos científicos da Base Scielo, nos últimos dez anos; 3 - identificar as publicações do CFESS que tratam do assédio moral nos últimos dez anos; 4 - levantar as publicações da Revista Temporalis que tratam do assédio moral nos últimos dez anos. Para fins deste estudo, recortou-se do universo da literatura crítica do Serviço Social, as Diretrizes Curriculares da ABEPSS (1996), os marcos regulatórios da profissão e as contribuições de Iamamoto (2012). Visando alcançar os objetivos e considerando a base teórico-metodológica do pensamento marxista, foi elaborada uma pesquisa bibliográfica, com ênfase para as categorias e elementos que são imprescindíveis para a investigação do problema. As principais categorias de análise são: Assédio Moral, a partir de Heloani e Barreto (2018); Competências Profissionais de Assistentes Sociais, a partir do texto das Diretrizes Curriculares da ABEPSS (1996), da Lei de Regulamentação da Profissão (1993) e do Código de Ética Profissional; Neoliberalismo, com Dardot e Laval (2016); Questão Social, a partir de Netto (2001) e Iamamoto (2010); e Trabalho Profissional, a partir de Iamamoto (2000) e Raichelis (2020). Como resultado, denota-se a ausência de estudos sobre o tema apontando, portanto, para a necessidade de avançar em pesquisas voltadas para o enfrentamento do assédio moral no trabalho enquanto um dos desafios que se inserem no conjunto de atividades articuladas às competências genéricas dos (as) Assistentes Sociais, entrepostas no trabalho profissional coletivo.
-
Mostrar Abstract
-
This study has as its object of critical reflection the theoretical-political debate that problematizes the relationship between confronting moral harassment at work as one of the challenges that is part of the set of activities linked to the generic competencies of Social Workers, embedded in the work collective professional. Therefore, the central question is: how to understand moral harassment as one of the manifestations of the social issue that affects the working class and is part of the challenges posed to the generic skills of Social Workers, embedded in collective professional work, based on the main Social Service publications in the last ten years? The starting point was the understanding that harassment is part of the strategies of managerialism that are linked to a way of organizing work that drives “neoliberal capital”. This expression refers to the global mechanisms that expand and influence the political, social, economic and cultural relations that substantiate contemporary capitalism (Dardot; Laval, 2016). The general objective was defined as: understanding moral harassment as one of the manifestations of the social issue that affects the working class and is part of the challenges posed to the generic skills of Social Workers, embedded in collective professional work, based on the main publications of Social Services in the last ten years. A selection of the main publications was made based on sources from the Scielo Base, CFESS and Revista Temporalis. The following specific objectives were established: 1- identify the theoretical categories that explain the relationship between harassment and the generic skills of Social Workers involved in collective professional work, based on critical Social Service literature; 2 - survey publications on bullying and Social Work in scientific articles from the Scielo Base over the last ten years; 3 - identify CFESS publications that deal with moral harassment in the last ten years; 4 - raise the publications of Revista Temporalis that deal with moral harassment in the last ten years. For the purposes of this study, the ABEPSS Curricular Guidelines (1996), the regulatory frameworks of the profession and the contributions of Iamamoto (2012) were selected from the universe of critical literature on Social Work. Aiming to achieve the objectives and considering the theoretical-methodological basis of Marxist thought, a bibliographical research was prepared, with emphasis on the categories and elements that are essential for investigating the problem. The main categories of analysis are: Moral Harassment, based on Heloani and Barreto (2018); Professional Skills of Social Workers, based on the text of the ABEPSS Curricular Guidelines (1996), the Profession Regulation Law (1993) and the Code of Professional Ethics; Neoliberalism, with Dardot and Laval (2016); Social Question, based on Netto (2001) and Iamamoto (2010); and Professional Work, based on Iamamoto (2000) and Raichelis (2020). As a result, there is a lack of studies on the topic, indicating, therefore, the need to advance research aimed at combating moral harassment at work as one of the challenges that are part of the set of activities linked to the generic competencies of ( as) Social Workers, embedded in collective professional work.
|
|
14
|
-
FLÁVIA LOPES DE MORAES
-
O TRABALHO DE ASSISTENTES SOCIAIS NO INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL EM TEMPOS DE “INSS DIGITAL”
-
Orientador : CRISTIANA MERCURI DE ALMEIDA BASTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA CLAUDIA CALDAS MENDONCA SEMEDO
-
CRISTIANA MERCURI DE ALMEIDA BASTOS
-
STELLA MARIA LEAL BASTOS SENES
-
Data: 27/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo envida esforços na direção de investigar as implicações das transformações decorrentes da implementação do "INSS Digital" para o trabalho de assistentes sociais no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Salvador, Bahia. As transformações estruturais mais recentes, ocorridas no âmbito do Instituto, embora não possam ser exclusivamente atribuídas ao “INSS Digital”, estão resultando em um novo paradigma para o acesso aos direitos e a execução do trabalho na instituição, em que a digitalização e a informatização dos processos ocupam um papel central. Ao abordar a introdução de sistemas informatizados para gerenciar solicitações e a digitalização dos processos de requerimento de benefícios, considera-se a implementação do “INSS Digital” como um marco histórico que delimita o objeto de pesquisa, sem, no entanto, reduzir a complexidade dos processos envolvidos e dos impactos sociais do contexto sócio-histórico no qual nasce esse novo paradigma. Contexto este do capitalismo contemporâneo, em que o mundo do trabalho tem passado por mudanças significativas, incorporando cada vez mais as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Atravessado pelo cenário de pandemia de Covid-19, que acelerou a adoção e o uso das TICs na dinâmica do trabalho, impulsionando processos de digitalização e teletrabalho, globalmente. Portanto, tornou-se latente compreender como a dinâmica institucional se adapta às estruturas macroeconômicas em constante mudança. A partir de uma pesquisa de caráter qualitativo e abordagem exploratória, que inclui pesquisa bibliográfica e empírica, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 6 (seis) Analistas do Seguro Social com formação em Serviço Social, que atuam como assistentes sociais na Gerência Executiva Salvador, em diferentes Agências da Previdência Social (APS). Os resultados revelaram os desafios enfrentados pela categoria, destacando as mudanças nos processos de trabalho do Instituto, os impactos nas relações com os usuários e a necessidade de adaptação à nova realidade atravessada pelo teletrabalho. Este estudo contribui na produção de conhecimento acerca do paradigma tecnológico, que cresce cada vez mais no mundo do trabalho, além de proporcionar uma reflexão e sistematização da realidade vivenciada pelas profissionais a partir das implicações das transformações digitais para o exercício profissional.
-
Mostrar Abstract
-
This study aims to investigate the implications of transformations resulting from the implementation of "INSS Digital" for the work of social workers at the National Social Security Institute (INSS) in Salvador, Bahia. The most recent structural changes within the Institute, although not exclusively attributable to "INSS Digital," are shaping a new paradigm for accessing rights and executing institutional work, where digitalization and process informatization play a central role. By addressing the introduction of computerized systems for managing requests and the digitization of benefit application processes, the implementation of "INSS Digital" is considered a historical milestone that delineates the research object, without, however, simplifying the complexity of the processes involved and the social impacts of the socio-historical context in which this new paradigm arises. This context is that of contemporary capitalism, where the world of work has undergone significant changes, increasingly incorporating Information and Communication Technologies (ICTs). It is further influenced by the Covid-19 pandemic, which accelerated the adoption and use of ICTs in work dynamics, driving processes of digitalization and telework globally. Therefore, understanding how the institutional dynamics adapt to ever-changing macroeconomic structures has become crucial. Based on qualitative research with an exploratory approach, including bibliographic and empirical research, semi-structured interviews were conducted with six (6) Social Security Analysts trained in Social Work, who serve as social workers in the Executive Management of Salvador across different Social Security Agencies (APS). The results revealed the challenges faced by the category, highlighting changes in the Institute’s work processes, impacts on relationships with users, and the need to adapt to the new reality shaped by telework. This study contributes to the production of knowledge about the growing technological paradigm in the world of work and provides a reflection and systematization of the reality experienced by professionals, focusing on the implications of digital transformations for professional practice.
|
|