PPGSS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS) INSTITUTO DE PSICOLOGIA Telefone/Ramal: (71) 99138-6931
Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFBA

2024
Dissertações
1
  • MARIANA DA SILVA FARIAS
  • A TEMÁTICA EDUCAÇÃO NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO NORDESTE

  • Orientador : ADRIANA FREIRE PEREIRA FERRIZ
  • MEMBROS DA BANCA :
  • IRIS DE LIMA SOUZA
  • ADRIANA FREIRE PEREIRA FERRIZ
  • CRISTIANA MERCURI DE ALMEIDA BASTOS
  • Data: 20/03/2024

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho traz o debate da educação em sentido amplo, a partir do seu caráter ontológico e constitutivo do ser social efetivada em todos os espaços da vida social e a interlocução da temática nos currículos dos cursos de Serviço Social. Parte-se da compreensão de que a formação profissional deve estar conciliada aos processos históricos numa perspectiva crítica e de totalidade de modo a cumprir o papel de formar sujeitos críticos e engajados na luta por um projeto emancipatório de sociedade. Logo, teve-se como objetivo geral investigar como os currículos dos cursos de graduação em Serviço Social das universidades públicas do Nordeste têm discutido a educação. Os objetivos específicos foram identificar e analisar a presença da temática educação nos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação em Serviço Social das universidades públicas do Nordeste; Verificar como a educação aparece nos programas das disciplinas que discutem educação e que teoria fundamenta o componente curricular; Verificar as referências bibliográficas utilizadas para discussão da educação nos currículos dos cursos de graduação em Serviço Social das universidades públicas do Nordeste e identificar e analisar a concepção de educação que fundamenta a formação de assistentes sociais das universidades públicas do Nordeste. Como metodologia utilizou-se a abordagem quanti-qualitativa de caráter exploratório e descritivo, embasada por levantamento bibliográfico e documental. O universo da pesquisa compreendeu 16 cursos de graduação em Serviço Social ofertados nas universidades públicas no Nordeste. Os documentos pesquisados foram os PPCs dos cursos de Serviço Social com destaque para os programas e ementas das disciplinas. Os dados da pesquisa revelam, em linhas gerais, que os currículos dos cursos de graduação em Serviço Social das universidades públicas do Nordeste contemplam uma discussão consistente sobre educação. Concluímos que a relação dialógica entre o projeto de formação e a educação é algo que a categoria identificou imperativo, há tempos. À vista disso, percebe-se que os currículos dos cursos de Serviço Social nas universidades públicas do Nordeste vêm buscando formas para que a educação não ocupe espaço superficial ou insuficiente no processo formativo de assistentes sociais, tendo em vista que, notamos o comprometimento das universidades em produzir debates críticos, propositivos que demarquem os interesses antagônicos que atravessam essa dimensão da vida social, bem como apresentar atividades educativas alternativas, de caráter emancipador e revolucionário como caminho para construção de uma nova sociabilidade.


  • Mostrar Abstract
  • This present work brings forth the debate on education in a broad sense, starting from its ontological and constitutive character of social being, realized in all spaces of social life, and the interrelation of this theme in the curricula of the Social Work courses. It is based on the understanding that professional training must be reconciled with historical processes from a critical and comprehensive perspective in order to fulfill the role of forming critical and engaged individuals in the struggle for an emancipatory societal project. Therefore, the general objective was to investigate how the curricula of undergraduate Social Work courses in public universities in the Northeast of Brazil have addressed education. The specific objectives were to identify and analyze the presence of the theme of education in the Pedagogical Projects of undergraduate Social Work courses in public universities in the Northeast; to examine how education appears in the syllabi of courses discussing education and which theories underpin the curriculum component; to verify the bibliographic references used for the discussion of education in the curricula of undergraduate Social Work courses in public universities in the Northeast, and to identify and analyze the conception of education that underpins the training of social workers in public universities in the Northeast. The methodology used was a quantitative-qualitative approach of an exploratory and descriptive nature, based on bibliographic and documentary research. The research universe comprised 16 undergraduate Social Work courses offered at public universities in the Northeast. The documents researched were the Pedagogical Projects of Social Work courses, focusing on the programs and syllabi of the disciplines. The research data reveal, in general terms, that the curricula of undergraduate Social Work courses in public universities in the Northeast include a consistent discussion on education. We conclude that the dialogical relationship between the training project and education is something that the category has identified as imperative for some time. In view of this, it is perceived that the curricula of Social Work courses in public universities in the Northeast have been seeking ways to ensure that education does not occupy superficial or insufficient space in the training process of social workers, considering that we have noticed the commitment of universities to produce critical, propositional debates that delineate the antagonistic interests that traverse this dimension of social life, as well as to present alternative educational activities of an emancipatory and revolutionary nature as a path to the construction of a new sociability.

2
  • ANA CRISTINA GUIMARAES DE JESUS
  • SUBNOTIFICAÇÃO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE: UMA REALIDADE QUE AFETA MULHERES NEGRAS RESIDENTES NO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE SALVADOR

  • Orientador : MARCIA SANTANA TAVARES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCO JOSÉ DE OLIVEIRA DUARTE
  • MARCIA SANTANA TAVARES
  • VALERIA DOS SANTOS NORONHA
  • Data: 18/04/2024

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa é fruto de reflexões realizadas no cotidiano profissional, decorre de muita resistência face aos desafios presentes nos espaços sócio-ocupacionais, com destaque para a política de saúde pública. Evidencia uma leitura atenta de expressões da questão social relacionadas ao gênero e intersecções. Trata-se de um esforço em discutir a subnotificação da violência doméstica na atenção básica, quando afeta mulheres negras residentes no Subúrbio Ferroviário de Salvador. A escolha deste tema deve-se à percepção do aumento de casos de violência doméstica perpetrada contra mulheres, com enfoque para as mulheres negras, estas invisibilizadas nos registros de notificação da atenção básica. Isto posto, torna-se pertinente dizer que a violência doméstica praticada contra as mulheres não é um problema recente. Contudo, com a pandemia da Covid-19, houve um aumento descomunal dos casos de violência, em decorrência das medidas de isolamento social adotadas em todo o mundo. Para muitas mulheres, tais medidas determinaram que elas ficassem em casa com seus agressores. Além disso, quando se considera as dimensões raciais, constata-se que as mulheres negras, residentes na periferia, são as maiores vítimas dessa violência, sendo relevante debruçar a atenção para essa realidade. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a violência contra as mulheres é considerada como um problema de saúde pública a ser enfrentado. Entretanto, prevalece no âmbito da política de saúde a subnotificação dos casos. Dessa forma, considera-se urgente trazer visibilidade para os casos de violência doméstica que ocorrem na “porta de entrada dos serviços de saúde”, ou seja, na atenção básica. Diante do exposto, a presente pesquisa traz um estudo qualitativo, partindo do objetivo geral de analisar quais os fatores que contribuem para o aumento da subnotificação dos casos de violência doméstica na atenção básica, em especial, quando esta afeta as mulheres negras residentes no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Como objetivos específicos almejou-se: identificar os números de notificações realizados durante o período mais intenso da Covid-19; conhecer a percepção dos profissionais acerca da violência doméstica, e sobre a não notificação dos casos; como também propor estratégias para o enfrentamento dessa problemática no âmbito das políticas públicas. Para o alcance destes objetivos, utilizou-se a revisão de literatura antes e depois da pesquisa empírica, esta realizada através da aplicação de entrevistas semiestruturadas junto a 15 profissionais que atuam na atenção básica do Subúrbio Ferroviário de Salvador, contemplando profissionais com formações diferentes de duas unidades de saúde. Os resultados alcançados nesta pesquisa podem ser utilizados para ampliar a atenção a um problema existente. A fala dos/as profissionais expressa a percepção dos mesmos no que tange à violência no cotidiano de atuação profissional e, a prevalência de casos envolvendo mulheres negras elenca fatores para a não notificação dos mesmos, que nos desafia ao enfrentamento dessa problemática e indica que há muito para avançar enquanto política pública. Por fim, aponta a necessidade de continuar aprofundando tal discussão em nível de criação e fortalecimento das políticas públicas para que, com bastante ativismo, sejam construídas pontes de enfrentamento à violência doméstica praticada contra as mulheres negras.


  • Mostrar Abstract
  • This research is the result of reflections carried out in daily professional life, resulting from a lot of resistance in the face of challenges present in socio-occupational spaces, with emphasis on public health policy. It highlights a careful reading of expressions of the social issue related to gender and intersections. It is an effort to discuss the underreporting of domestic violence in primary care when it affects black women living in the Railway Suburb of Salvador. The choice of this theme is the result of perception of an increase in cases of domestic violence perpetrated against women, with a focus on black women, which are invisible in primary care notification records. That said, it is pertinent to say that domestic violence committed against women is not a recent problem. However, with the Covid-19 pandemic, there has been an enormous increase in cases of violence as a result of the social isolation measures adopted throughout the world. For many women, such measures required them to stay at home with their aggressors. Furthermore, when considering the racial dimensions, it appears that black women, living in the outskirts, are the biggest victims of this violence, and it is important to pay attention to this reality. According to the World Health Organization, violence against women is considered as a public health problem to be faced. In the meanwhile, underreporting of cases prevails within the scope of health policy. Therefore, it is considered urgent to bring visibility to cases of domestic violence that occur at the “gateway to health services”, that is, in primary care. In view of the above, this research presents a qualitative study, based on the general objective of analyzing which factors contribute to the increase in underreporting of cases of domestic violence in primary care, especially when it affects black women living in Subúrbio Ferroviário from Salvador. The specific objectives were: to identify the number of notifications made during the most intense period of Covid-19; to know the perception of professionals about domestic violence and about the non-reporting of cases; and also propose strategies to tackle this problem within the scope of public policies. To achieve the objectives, a literature review was used before and after empirical research, this carried out through the application of semi-structured interviews with 15 professionals who work in primary care in the Railway Suburb of Salvador, including professionals with training different from two health units. The results achieved in this research can be used to expand attention to an existing problem. The professionals' speech expresses their perception regarding violence in their daily professional activities and, the prevalence of cases involving black women lists factors for not reporting them, which challenges us to face this problem and indicates that there are much to advance as a public policy. Finally, it points out the need to continue deepening this discussion at the level of creating and strengthening public policies, so that with enough activism, bridges are built to confront domestic violence committed against black women.

3
  • CLÍCIA CAROLAINE DE JESUS ALVES
  • NEM PRESAS, NEM MORTAS: COTIDIANO DE MULHERES NEGRAS EM ATENDIMENTO PÓS-ABORTO NO ÂMBITO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

  • Orientador : ANGELA ERNESTINA CARDOSO DE BRITO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • NATHÁLIA DIORGENES FERREIRA LIMA
  • ANGELA ERNESTINA CARDOSO DE BRITO
  • MARGARIDA DE CÁSSIA CAMPOS
  • Data: 19/04/2024

  • Mostrar Resumo
  • Este estudo fundamentou-se em explorar a dinâmica complexa das relações de gênero na teoria das práticas sociais, analisando o cotidiano de mulheres negras em atendimento pós-aborto, no âmbito da Política de Assistência Social. Propondo-se a refletir sobre o contexto das mulheres negras que tiveram a gravidez interrompida pela prática do aborto e analisando as experiências socioculturais nas quais estas mulheres estão inseridas. Buscando desvelar as representações, seus impactos e simbolizações atribuídas à interrupção da gravidez, na busca de compreender como ocorre o enfrentamento dessa realidade social que criminaliza as pessoas que vivenciam esta prática. O percurso metodológico que acentua esse trabalho é a desobediência epistemológica branca, eurocêntrica, com intenção de rompimento das produções do conhecimento das ciências sociais que a academia tem proposto, que produzem a invisibilidade de outras experiências. A pesquisa bibliográfica foi desenvolvida envolvendo a articulação entre vários campos teóricos e de pesquisa, seguida das entrevistas semiestruturadas com três mulheres negras, que vivenciaram itinerários abortivos de formas distintas. Sendo um caso de aborto em virtude de estupro, um caso de aborto provocado por terceiros sem o consentimento da gestante e 2 casos de aborto provocado. A proposta é trazer reflexões sobre como o Estado, que se estrutura no patriarcado, a partir das relações sociais e de poder circundadas por questões de gênero, raça e classe, criminaliza o aborto. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) - Parteira Rufina, onde foi desenvolvida esta pesquisa, é um dos equipamentos da Política Social da Assistência Social. Este centro localizase no Recôncavo Baiano, a 110 km de Salvador, na cidade de Conceição do Almeida – BA, município fortemente marcado por valores conservadores culturalmente aceitos, por uma lógica colonial, católica e coronelista em suas relações sociais de produção e reprodução. Os resultados alcançados nessa pesquisa nos revelam que o aborto é uma questão de saúde pública, de educação e também social. Através das narrativas das entrevistadas é possível refletir sobre a necessidade de pensar novas práticas de cuidado e acompanhamento, partindo também das especificidades da mulher negra. Bem como, refletir sobre a construção de maternidade que reforça os estigmas de gênero destinados às mulheres, através da dominação dos seus corpos, interferindo em tomadas de decisões.


  • Mostrar Abstract
  • This study was based on exploring the complex dynamics of gender relations in the theory of social practices, analyzing the daily life of black women in post-abortion care within the scope of the Social Assistance Policy, proposing to reflect on the context of black women who had their pregnancies interrupted by the practice of abortion. Analyzing the socio-cultural experiences in which these women are inserted. Analyzing the sociocultural experiences in which these women are inserted. Seeking to unveil the representations, their impacts and symbolization attributed to the interruption of pregnancy, in the search to understand how the confrontation of this social reality that criminalizes the subjects who experience this practice occurs. The methodological path that accentuates this work is the white, Eurocentric epistemological disobedience, with the intention of disrupting the productions of knowledge in the social sciences that the academy has proposed, which produce the invisibility of other experiences. A bibliographic research was developed that involved the articulation between several theoretical and research fields, followed by semi-structured interviews with three black women, who experienced abortion itineraries in different ways, being, 1 case of abortion due to rape; 1 case of abortion induced by a third party, without the consent of the pregnant woman; and 1 case of clandestine abortion. The proposal is to bring reflections on how the State, which is structured in patriarchy, based on social and power relations surrounded by issues of gender, race and class, criminalizes abortion. The Social Assistance Reference Center (CRAS) - Parteira Rufina, where this research was developed, is one of the facilities of the Social Policy of Social Assistance. This center is located in the Recôncavo Baiano, 110 km from Salvador, in the city of Conceição do Almeida – BA, a municipality strongly marked by culturally accepted conservative values, by a colonial, catholic and coronelist logic in its social relations of production and reproduction. The results achieved in this research reveal that abortion is a public health, education and social issue. Through the narratives of the interviewees, it is possible to reflect on the need to think about new care and followup practices, also based on the specificities of black women. As well as reflecting on the construction of motherhood that reinforces gender stigmas aimed at women, through the domination of their bodies, interfering in decision-making.

2023
Dissertações
1
  • IRLANNE SANTIAGO LIMA
  • ABANDONO DE MULHERES NEGRAS ENCARCERADAS NO CONJUNTO PENAL FEMININO DE SALVADOR-BA E O PROCESSO DE REINSERÇÃO SOCIAL

  • Orientador : ANGELA ERNESTINA CARDOSO DE BRITO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANGELA ERNESTINA CARDOSO DE BRITO
  • ELISABETE APARECIDA PINTO
  • MÁRCIA DA SILVA CLEMENTE
  • Data: 31/01/2023

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho se propôs a analisar incidência do abandono de mulheres negras encarceradas no Conjunto Penal Feminino de Salvador - BA, atentando-se para o processo de implantação, manutenção e utilidade das prisões através de uma ótica interseccional. O abandono de mulheres negras no cárcere é algo recorrente, não somente no Conjunto Penal ao qual este trabalho analisa, mas nas prisões em geral. Enquanto o fator classe e raça tem um papel determinante no encarceramento em massa, o fator do gênero tem um peso adicional no abandono as internas. Sendo que, quando os três fatores são atrelados compreendem a forma mais incidente da violência ao indivíduo que ocupa o lugar mais baixo da pirâmide social: a mulher negra. Deste modo, esta pesquisa foi estruturada por meio de revisão bibliográfica sobre a sociedade punitivista; o surgimento das penas e das prisões; a manutenção da privação de liberdade e sua eficácia (ou não); o lugar destinado a mulher negra na sociedade e nas prisões brasileiras e a situação de abandono e solidão que vivem as mulheres aprisionadas e coautoras deste trabalho no Conjunto Penal Feminino de Salvador – Ba. Portanto, na primeira seção é trazida a história das prisões no mundo, na América e no Brasil. Seguido da segunda seção que traz o ideário reformador e punitivista da sociedade em que vivemos, aliado aos dados estatísticos das prisões brasileiras, perfil da população carcerária, a eficácia (ou não) do sistema punitivo e execução da necropolítica do Estado, é estruturado a partir das condições em que as mulheres negras vivem no processo de aprisionamento sob uma ótica interseccional. Por fim, na terceira seção apresentamos, a importância da família e do Estado na reinserção social, o abandono destinado a estas mulheres e os casos de abandono no Conjunto Penal Feminino de Salvador – BA. A pesquisa considerou que o abandono da família e do Estado a mulheres em situação de privação de liberdade incidem diretamente, sobretudo em mulheres negras que são atravessadas pelo racismo, machismo e sexismo existente na sociedade, e que por muitas vezes compromete o processo na reinserção social.


  • Mostrar Abstract
  • This paper aims to analyze the incidence of abandonment of black women incarcerated in the Women's Correctional Facility of Salvador - BA, focusing on the process of implementation, maintenance and usefulness of prisons through an intersectional point of view. The abandonment of black women in prison is something recurrent, not only in the Penal Complex that this work analyzes, but in prisons in general. While the factors of class and race play a determining role in mass incarceration, the factor of gender has an additional weight in the abandonment of inmates. When the three factors are combined, they comprise the most incident form of violence to the individual who occupies the lowest place of the social pyramid: the black woman. Thus, this research was structured through a bibliographic review on punitive society; the emergence of punishments and prisons; the maintenance of deprivation of liberty and its effectiveness (or not); the place of the black woman in society and in Brazilian prisons and the situation of abandonment and loneliness experienced by women prisoners and co-authors of this work in the Women's Correctional Facility of Salvador - Bahia. Therefore, the first section brings the history of prisons in the world, America and Brazil. Followed by the second section that brings the reformist and punitive ideology of the society we live in, allied to the statistical data of Brazilian prisons, the profile of the prison population, the effectiveness (or not) of the punitive system and execution of the State's necropolitical policy, is structured from the conditions in which black women live in the process of imprisonment from an intersectional perspective. Finally, in the third section we present the importance of family and the State in social reintegration, the abandonment of these women and the cases of abandonment in the Women's Correctional Facility in Salvador, Bahia. The research considered that the abandonment of the family and the State to women in situation of deprivation of liberty have a direct impact, especially on black women who are crossed by racism, sexism and machismo existing in society, and that often compromises the process of social reintegration.

2
  • Rodrigo Sales Queiroz
  • NOTA DE REPÚDIO ÀS CARAVELAS: ENCRUZILHADAS NORTE-SUL GLOBAL NA SEGURANÇA PÚBLICA PARA PESSOAS LGBTI+ BRASILEIRAS

  • Orientador : MARCIA SANTANA TAVARES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCIA SANTANA TAVARES
  • SIMONE BRANDÃO SOUZA
  • VALERIA DOS SANTOS NORONHA
  • WILSON ROGERIO PENTEADO JUNIOR
  • Data: 08/02/2023

  • Mostrar Resumo
  • Essa é uma pesquisa literalmente desobediente, seja porque se constrói por intelectualidades que encontram-se na margem – da academia e das fronteiras que definem a humanidade – mas por seu papel insurgente de provocar a academia, o Estado e a sociabilidade acerca das políticas de morte produzidas contra pessoas dissidentes sexuais e desobedientes de gênero: um projeto colonial que permanece em exercício. Portanto, a pesquisa foi construída em um esforço de discutir as encruzilhadas existentes entre Norte e Sul globais na construção da segurança pública para pessoas LGBTI+ brasileiras. Esses corpos ocuparam, historicamente, campos de representação social diversos nos mais variados territórios, inclusive representações que lhes alocaram no lugar da desumanização e da periferia do saber, do ser e do poder, sobretudo quando atravessados, também, pela violência racista ou quando se constituem como corpas originárias de países que se estruturam por meio de projetos civilizatórios coloniais, como o Brasil. A partir desse marco histórico, é possível identificar a existência de entrecruzamentos na geopolítica global que produzem uma experiência de colonialidade de gênero e que ditam as regras de construção da segurança para pessoas LGBTI+ no Sul global. Assim, a pesquisa utilizou de análises empíricas e de revisão de literatura para mapear o lugar da colonialidade na produção de seguranças à população LGBTI+ brasileira. Foram realizadas, como procedimento metodológico para a apreensão proposta, entrevistas semiestruturadas com 10 pessoas LGBTI+ brasileiras, contemplando um número significativo de participantes autodeclaradas negras ou indígenas, no período de dezembro de 2022, acessando a compreensão das entrevistadas sobre segurança, sensação de segurança, a percepção acerca do atravessamento étnico/racial nas violências sofridas na dimensão do gênero e sexualidade, o acesso aos órgãos público-estatais de Segurança Pública e as vivências junto aos Movimentos Sociais LGBTI+. Essa é uma pesquisa mobilizada pelo campo de estudos Queer of Color Critique – ou crítica queer racializada – influenciado pelo feminismo negro e pelos estudos pós-estruturalistas. Os resultados alcançados nessa pesquisa contornam-se em uma visualização da Segurança Pública como política pública que atua em forças policiais e carcerárias para replicar violências e morte contra pessoas de cor, implantadas pelo Norte global ocidental. A população LGBTI+ também se sente vitimada pelos abusos policiais e relatam a sensação de insegurança impactada pela condução dos estabelecimentos e agentes da Segurança Pública, no País, devido às violações produzidas por estes. Ademais, é possível demarcar a violência LGBTI+fóbica latente no Brasil, sobretudo quando se é tranvestigênere, negra, parda ou indígena, como traumas da colonialidade de gênero que permanecem em aberto. Por fim, identificamos a desobediência epistêmica e política que confrontam os saberes, a ética e a moral hegemônicos e viabilizam seguranças à população LGBTI+, dadas as lacunas estatais na oferta de proteção aos corpos dissidentes sexuais e de gênero.


  • Mostrar Abstract
  • This is literally a disobedient research, both because it is built by intellectualities that are at the margins - of academia and the borders that define humanity - but for its insurgent role of provoking academia, the state, and sociability about the politics of death produced against sexually dissident and gender disobedient people: a colonial project that remains in place. Therefore, the research was built in an effort to discuss the existing crossroads between the Global North and South in the construction of public safety for Brazilian LGBTI+ people. These bodies have historically occupied diverse fields of social representation in various territories, including representations that put them in the place of dehumanization and the periphery of knowledge, being and power, especially when they are also crossed by racist violence or when they are constituted as corps originating from countries that are structured through colonial civilizing projects, such as Brazil. From this historical framework, it is possible to identify the existence of intersections in global geopolitics that produce an experience of gender coloniality and that dictate the rules of construction of safety for LGBTI+ people in the global South. Thus, the research used empirical analysis and literature review to map the place of coloniality in the production of security for the Brazilian LGBTI+ population. As a methodological procedure for the proposed apprehension, semi-structured interviews were conducted with 10 Brazilian LGBTI+ people, contemplating a significant number of participants self-declared black or indigenous, in the period from December 2022, accessing the interviewees' understanding of safety, feeling of safety, the perception about the ethnic/racial crossing in the violence suffered in the dimension of gender and sexuality, access to public-state organs of Public Safety and experiences with the LGBTI+ Social Movements. This is a research mobilized by the field of studies Queer of Color Critique - or racialized queer critique - influenced by black feminism and post-structuralist studies. The results achieved in this research contour into a visualization of Public Security as a public policy that acts on police and prison forces to replicate violence and death against people of color, deployed by the Western global North. The LGBTI+ population also feels victimized by police abuses and report the feeling of insecurity impacted by the conduct of the Public Security establishment and agents in the country, due to the violations produced by them. Moreover, it is possible to mark the latent LGBTI+phobic violence in Brazil, especially when one is transgender, black, brown or indigenous, as traumas of gender coloniality that remain open. Finally, we identify the epistemic and political disobedience that confront hegemonic knowledge, ethics, and morals and enable security for the LGBTI+ population, given the state gaps in providing protection for sexual and gender dissident bodies.

3
  • PÂMELA ROCHA NASCIMENTO
  • TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM SERVIÇO SOCIAL NO NORDESTE: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O EXERCÍCIO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO

  • Orientador : ADRIANA FREIRE PEREIRA FERRIZ
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MÔNICA BARROS DA NÓBREGA
  • ADRIANA FREIRE PEREIRA FERRIZ
  • CRISTIANA MERCURI DE ALMEIDA BASTOS
  • Data: 24/08/2023

  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação se concentra na análise da produção de conhecimento na área de Serviço Social da região Nordeste sobre o exercício profissional de assistentes sociais na educação, a pesquisa está centrada na interface entre Serviço Social na Educação. O estudo recupera a trajetória da profissão, destacando seu desenvolvimento intelectual, integração com o pensamento crítico e reconhecimento enquanto área de conhecimento nas Ciências Sociais. O foco central é lançar luz sobre o conhecimento acumulado no Serviço Social em relação ao trabalho dos assistentes sociais na área da Educação. A pesquisa busca conferir relevância a essa produção, enriquecendo o campo do Serviço Social na Educação. O crescente reconhecimento da Educação como campo de atuação para assistentes sociais fundamenta a necessidade desta pesquisa. Para fortalecer a produção de conhecimento, a pós-graduação tem desempenhado um papel significativo, acumulando publicações que abordam a atuação profissional em diversas áreas sociais. Com destaque para a Educação, o estudo visa mapear as tendências da produção de conhecimento no campo do Serviço Social, com foco no exercício profissional de assistentes sociais na Educação entre 2015 e 2020. A pesquisa estabelece como objetivos específicos: mapear produções de Dissertações e Teses de Programas de Pós-Graduação na região Nordeste sobre o tema; identificar e analisar principais tendências temáticas nas produções sobre o exercício profissional na Educação; e explorar análises referentes ao exercício profissional no contexto educacional, incluindo perspectivas de educação abordadas em dissertações e teses. A pesquisa abrangeu dissertações de mestrado e uma tese de doutorado de Programas de PósGraduação na área de Serviço Social na região Nordeste, resultando na seleção de dez produções para análise. Essas produções oferecem contribuições acerca das tendências e perspectivas do exercício profissional na Educação, abrangendo diferentes níveis e modalidades de ensino. A metodologia empregada é uma pesquisa bibliográfica, baseada na revisão integrativa para identificação, seleção e avaliação dos estudos relacionados aos objetivos da pesquisa. A análise dos dados coletados é realizada por meio da técnica de análise Temática, sustentada por um referencial teórico-crítico, baseslegais e documentos da categoria profissional. O estudo se insere na área das ciências sociais aplicadas, especialmente no campo do Serviço Social, contribuindo para a ampliação do conhecimento e discussões na área, com enfoque na produção científica que emerge das experiências dos profissionais atuantes, pesquisadores e estudiosos da Educação.


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation focuses on the analysis of knowledge production in the area of Social Work in the Northeast region on the professional practice of social workers in education, the research is centered on the interface between Social Work in Education. The study recovers the trajectory of the profession, highlighting its intellectual development, integration with critical thinking and recognition as an area of knowledge in the Social Sciences. The central focus is to shed light on the knowledge accumulated in Social Work in relation to the work of social workers in the area of Education. The research seeks to give relevance to this production, enriching the field of Social Work in Education. The growing recognition of education as a field of activity for social workers underlies the need for this research. To strengthen the production of knowledge, postgraduate studies have played a significant role, accumulating publications that address professional performance in various social areas. With emphasis on Education, the study aims to map the trends of knowledge production in the field of Social Work, focusing on the professional practice of social workers in Education between 2015 and 2020. The research establishes as specific objectives: to map productions of Dissertations and Theses of Postgraduate Programs in the Northeast region on the theme; identify and analyze main thematic trends in productions on professional practice in Education; and explore analyzes related to professional practice in the educational context, including perspectives of education addressed in dissertations and theses. The research covered master's dissertations and a doctoral thesis from Postgraduate Programs in the area of Social Work in the Northeast region, resulting in the selection of ten productions for analysis. These productions offer contributions about the trends and perspectives of professional practice in Education, covering different levels and modalities of education. The methodology employed is a bibliographic research, based on the integrative review for identification, selection and evaluation of studies related to the research objectives. The analysis of the collected data is carried out through the Thematic analysis technique, supported by a theoretical-critical framework, legal bases and documents of the professional category. The study is inserted in the area of applied social sciences, especially in the field of Social Work, contributing to the expansion of knowledge and discussions in the area, focusing on the scientific production that emerges from the experiences of working professionals, researchers and scholars of Education.

4
  • Vilma Marinho da Silva
  • O TRABALHO DOS(AS) ASSISTENTES SOCIAIS EM TEMPO DE PANDEMIA DA COVID-19: O CASO DE UM HOSPITAL REGIONAL EM PERNAMBUCO

  • Orientador : ISABELA CARDOSO DE MATOS PINTO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CRISTIANE ABDON NUNES
  • ISABELA CARDOSO DE MATOS PINTO
  • STELLA MARIA LEAL BASTOS SENES
  • Data: 25/08/2023

  • Mostrar Resumo
  • A presente dissertação, tem como tema central, o trabalho do (a) assistente social em tempos de pandemia da COVID-19: o caso de um hospital regional em Pernambuco. Na contextualização, traz em evidência as investidas de reforma e contrarreforma do Estado brasileiro e suas repercussões no mercado de trabalho. É nesse contexto que as sequelas da questão social, objeto da atuação dos assistentes sociais, ganha materialidade por meio de suas intervenções e implementação das políticas sociais, dentre elas a garantia de acesso ao Sistema Único de Saúde. Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo geral, analisar as condições de trabalho e saúde dos (as) assistentes sociais atuando em urgência e emergencia de um hospital regional. Dessa forma, os objetivos específicos da pesquisa foram: descrever as condições de trabalho e os fatores de proteção para os assistentes sociais de um hospital regional; analisar as atribuições e competência da/o assistente social na atenção hospitalar e os desafios no enfrentamento à COVID-19. As elaborações teoricas que sustentaram a pesquisa se pautam na teoria social e apreensão crítica das condições de trabalho em uma conjuntura de crise estrutural. A pesquisa foi desenvolvida utilizando a revisão bibliográfica sobre as condições de trabalho de assistentes sociais durante a pandemia, e entrevista semiestruturada, com um roteiro dividido em três blocos: perfil socioeconômico e demográfico dos (as) assistentes sociais, características das condições de trabalho e o que a pandemia da COVID-19 produziu na saúde dos (as) assistentes sociais, tendo como sujeitos da pesquisa, 11 assistentes sociais vinculadas à unidade hospitalar. Os resultados apontam que o trabalho das assistentes sociais é realizado em um contexto de insuficiência de recursos materiais e precárias condições de trabalho, levando em consideração os desdobramentos institucionais e conjunturais. Identificamos, ainda, que o trabalho das assistentes sociais, nesses últimos três anos, ganhou uma certa visibilidade diante do caos sanitário, socioeconômico e político vivenciado pela população. Ainda que esse olhar carregue características assistencialista, o espaço sócio-ocupacional pode estar sendo conquistado gradativamente. O debate se fez necessário não só para o acervo científico do Serviço Social, mas, também, para pensar o trabalho no âmbito hospitalar, visando a importância do direito e do acesso à informação para os usuários do SUS. 


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation has as its central theme, the work of the social worker in times of the COVID19 pandemic: the case of a regional hospital in Pernambuco. In the context, it brings to light the consulaughts of reform and counter-reform of the Brazilian State and its repercussions in the labor market. It is in this context that the consequences of the social issue, the object of social workers' efforts, gain materiality through their interventions and implementation of social policies, among them the guarantee of access to the Unified Health System (SUS). In this sense, the general objective of this piece is to analyze the working and health conditions of social workers working in urgent and emergency care at a regional hospital. Thus, the specific objectives of the research were: to describe the working conditions and protection factors for social workers at a regional hospital; to analyze the duties and competence of the social worker in hospital care and the challenges in coping with COVID-19. The theoretical elaborations that supported the research are based on social theory and critical apprehension of working conditions in a context of structural crisis. The research was developed using a literature review on the working conditions of social workers during the pandemic, and a semi-structured interview, with a script divided into three blocks: socioeconomic and demographic profile of social workers, characteristics of working conditions and the impact of COVID-19 pandemic on social workers health, with 11 social workers linked to the hospital unit as research subjects. The results point out that the work of social workers is carried out in a context of insufficient material resources and precarious working conditions, taking into account the institutional and conjuncture developments. We also identified that the work of social workers, in these last three years, gained a certain visibility in the face of sanitary, socioeconomic and political chaos experienced by the population. Even though this view carries charitable characteristics, the socio-occupational space may be gradually conquered. The debate was necessary not only for the scientific collection of Social Work, but also to think about work in the hospital environment, aiming at the importance of rights and access to information for SUS users.

5
  • Marina Rosado dos Santos
  • ESTRATÉGIAS E DINÂMICAS DA PRODUÇÃO DO CUIDADO EM FAMÍLIAS INTERGERACIONAIS

  • Orientador : JOSIMARA APARECIDA DELGADO BAOUR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSIMARA APARECIDA DELGADO BAOUR
  • MILENA FREITAS MACHADO
  • VALERIA DOS SANTOS NORONHA
  • Data: 30/08/2023

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho tem como tema o cuidado na sociedade contemporânea a partir da perspectiva da vivência de mulheres em famílias intergeracionais, e com base em uma abordagem feminista que considere fundamental compreender as relações entre classe, raça, gênero e geração, numa dimensão de totalidade. Busca resgatar uma tradição teórica marxista, mas por um viés que a atualiza e revigora, realçando ferramentas que ajudam a entender a sociedade capitalista a partir de contribuições teórico-críticas no campo dos feminismos, como a Teoria da Reprodução Social, por exemplo, e o diálogo que esta pode estabelecer com outras vertentes, tal qual o feminismo materialista e o próprio feminismo negro. Isto porque continua latente na sociedade uma tendência de responsabilização das figuras femininas pela realização de trabalhos domésticos e de cuidados, o que historicamente tem causado impacto em suas trajetórias de vida e em todas as fases dela, posto que hoje percebe-se uma alteração cada vez maior no perfil dessas mulheres, as quais mesmo quando velhas e inseridas em dinâmicas familiares marcadas pela intergeracionalidade – contexto suscitado por aspectos variados – continuam a participar do ciclo de cuidados, não só como alvos dele, mas também agentes. Muito desse cenário é ainda agudizado por um modelo de Estado neoliberal que, ao longo dos anos, tem se isentado em assumir um papel de destaque no que tange à proteção social dessas famílias, criando uma cultura de autorresponsabilização e empreendedorismo individual, promovendo ataques aos direitos e serviços sociais, ao mesmo tempo que invisibiliza quem são os sujeitos que têm arcado com as consequências desses desmontes. A pesquisa tem um caráter bibliográfico e intenta analisar, a partir de produções empíricas já existentes, as tendências no que se refere à materialização do cuidado promovido pelas famílias e em especial pelas mulheres, e em que medida os indivíduos responsáveis por esse cuidado têm sido alcançados ou desamparados em termos de proteção social, apontando, ainda, possíveis lacunas e categorizações dessas tendências, a fim de apontar possíveis aprofundamentos analíticos.


  • Mostrar Abstract
  • The present work has as its theme the care in contemporary society from the perspective of the experience of women in intergenerational families, and based on a feminist approach that considers it fundamental to understand the relationships between class, race, gender and generation, in a dimension of totality, seeking to rescue a Marxist theoretical tradition, but rescued by a bias that updates and invigorates it, highlighting tools that help to understand capitalist society from critical theoretical contributions in the field of feminism, such as the Theory of Social Reproduction, for example, and the dialogue that it can establish with other aspects, such as materialist feminism and black feminism itself. This is because there is still a latent tendency in society for women figures to be responsible for carrying out domestic and care work, which historically has had an impact on their life trajectories and in all phases of it, since today there is an ever changing change greater in the profile of these women, who even when old and inserted in family dynamics marked by intergenerationality - a context raised by different aspects - continue to participate in the care cycle, not only as targets of it, but also agents. Much of this scenario is further aggravated by a neoliberal state model that, over the years, has been exempt from assuming a prominent role with regard to the social protection of these families, creating a culture of self-responsibility and individual entrepreneurship, promoting attacks on rights and social services, while making invisible who are the subjects who have borne the consequences of these dismantling. The research has a bibliographic character, and intends to analyze, based on existing empirical productions, the trends with regard to the materialization of care promoted by families and, in particular, by women, and the extent to which the individuals responsible for this care have been reached or abandoned in terms of social protection, also pointing out possible gaps and categorizing these trends, in order to point out possible analytical depths.

6
  • GABRIELA PEREIRA BARBOSA
  • EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS NO CURRÍCULO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL: UMA APROXIMAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO

  • Orientador : MAGALI DA SILVA ALMEIDA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MAGALI DA SILVA ALMEIDA
  • ADRIANA FREIRE PEREIRA FERRIZ
  • RITA DE CASSIA DIAS PEREIRA DE JESUS
  • Data: 10/10/2023

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa tem como tema a educação das relações étnico-raciais no currículo e como objeto de estudo a análise da educação das relações étnico-raciais nos currículos dos programas de pós-graduação em Serviço Social do estado de São Paulo. A motivação para escolha do tema, primeiro, perpassa pela minha trajetória enquanto estudante negra do curso de Serviço Social da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha (UFVJM) e inserção em grupos de pesquisa sobre relações raciais, o Núcleo de estudos afro-brasileiros (NEAB), segundo, porque coaduno com a noção de que a pós-graduação é um locus privilegiado da produção do conhecimento e espaço referência de formação de pesquisadores (as) e novos professores (as). Esta pesquisa compreende a Educação das relações étnico-raciais como um conceito que deve atravessar toda a formação profissional, desde a concepção dos programas, suas ementas e componentes curriculares, pesquisas, atividades de extensão e grupos de estudo. Tem como objetivo geral, analisar a presença da educação das relações étnico-raciais no currículo dos cursos de pós-graduação em Serviço Social do estado de São Paulo, como preconiza a LDB e como objetivos específicos: a) discutir a formação sócio histórica brasileira e as relações raciais no Brasil b) examinar as disciplinas e suas ementas, se obrigatórias ou optativas nos programas de pós-graduação em Serviço Social da PUC-SP, UNESP-FRANCA e UNIFESP, para identificar se e como aparece a educação das relações étnico-raciais; c) identificar o quantitativo de teses e dissertações produzidas nos programas selecionados sobre a temática étnico-racial nos últimos 10 anos entre 2010 e 2020. Depois da introdução temos o segundo capítulo que aborda as relações raciais e formação sócio-histórica no Brasil. O terceiro traz a educação das relações étnico-raciais e suas implicações no currículo. O quarto expressa como vem sendo processada a educação das relações étnico-raciais na pós-graduação em serviço social e a caminho que temos trilhado tendo como horizonte uma educação antirracista. O estudo foi realizado a partir da análise das linhas pesquisa, disciplinas e ementas dos cursos de pósgraduação em Serviço Social do estado de São Paulo (PUC-SP, UNESP-FRANCA e UNIFESP), utilizada a abordagem qualitativa e quantitativa, a partir da leitura crítica e compreensiva dos dados levantados, a partir a análise textual discursiva de Roque Moraes, por esta transitar entre duas formas consagradas de análise na pesquisa qualitativa que são a análise de conteúdo e a análise de discurso. O levantamento identificou um total de 8 teses e 13 dissertações no período acima e revela, que apesar de nos encontramos ainda distante do que almejamos enquanto produção do conhecimento nos PPG’S sobre o referido tema, a questão étnico-racial tem se tornado progressivamente interesse e objeto de estudo desses pesquisadores (as). Quanto as disciplinas, o estudo demonstra que são em sua maioria optativas, não apresentam centralidade nos respectivos currículos, onde condicionam um quantitativo diverso sobre a questão étnico-racial comprimindo a mesma pra caber tudo sobre o tema, questão essa que consideramos ser densa e complexa para ser compactada em uma única disciplina, considerando que a questão não aparece de forma transversal nas demais disciplinas dos programas.


  • Mostrar Abstract
  • The theme of this research is the education of ethnic-racial relations in the curriculum and the object of study is the analysis of the education of ethnic-racial relations in the curricula of postgraduate programs in Social Work in the state of São Paulo. The motivation for choosing the topic, firstly, goes back to my trajectory as a black student on the Social Work course at the Federal University of the Jequitinhonha Valleys (UFVJM) and inclusion in research groups on race relations, the Center for Afro-Brazilian Studies (NEAB), secondly, because I agree with the notion that postgraduate studies are a privileged locus for the production of knowledge and a reference space for training researchers and new teachers. This research understands ethnicracial relations education as a concept that should run through all professional training, from the design of programs, their syllabuses and curricular components, to research, extension activities and study groups. Its general objective is to analyze the presence of ethnic-racial relations education in the curriculum of postgraduate courses in Social Work in the state of São Paulo, as recommended by the LDB, and its specific objectives are: a) discuss Brazilian sociohistorical formation and race relations in Brazil b) examine the subjects and their syllabi, whether compulsory or optional in the postgraduate programs in Social Work at PUC-SP, UNESP-FRANCA and UNIFESP, to identify whether and how education on ethnic-racial relations appears; c) identify the number of theses and dissertations produced in the selected programs on the ethnic-racial theme in the last 10 years between 2010 and 2020. After the introduction, the second chapter deals with race relations and socio-historical formation in Brazil. The third deals with ethnic-racial education and its implications for the curriculum. The fourth discusses how education on ethnic-racial relations has been processed in postgraduate courses in social work and the path we have taken towards an anti-racist education. The study was carried out based on an analysis of the lines of research, disciplines and syllabuses of the postgraduate courses in Social Work in the state of São Paulo (PUC-SP, UNESP-FRANCA and UNIFESP), using a qualitative and quantitative approach, based on a critical and comprehensiv e reading of the data collected, using Roque Moraes' discursive textual analysis, as it moves between two established forms of analysis in qualitative research, which are content analysis and discourse analysis. The survey identified a total of 8 theses and 13 dissertations in the above period and reveals that although we are still a long way from what we are aiming for in terms of knowledge production in the PPG'S on the subject, the ethnic-racial issue has progressively become an interest and object of study for these researchers. As for the disciplines, the study shows that they are mostly optional, they are not central to the respective curricula, where they condition a diverse amount on the ethnic-racial issue, compressing it to fit everything on the subject, an issue that we consider to be dense and complex to be compressed into a single discipline, considering that the issue does not appear in a transversal way in the other disciplines of the programs.

7
  • TATIANE PEREIRA CARDOSO
  • O TRABALHO DA ASSISTENTE SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO EM ASSISTÊNCIA SOCIAL BONOCÔ - SALVADOR (BA)

  • Orientador : ADRIANA FREIRE PEREIRA FERRIZ
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ADRIANA FREIRE PEREIRA FERRIZ
  • ANA CLAUDIA CALDAS MENDONCA SEMEDO
  • NEY LUIZ TEIXEIRA
  • Data: 17/11/2023

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho é produto das inquietações desenvolvidas pela autora acumuladas durante mais de oito anos exercendo a profissão de assistente social na Política de Assistência Social. Tais inquietações culminaram nesta pesquisa que tem como objetivo geral: Sistematizar e analisar o trabalho da assistente social no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) - Bonocô em Salvador (BA). E como objetivos específicos: identificar como está estruturado o CREAS - Bonocô, tendo como parâmetro o preconizado na tipificação do SUAS e da Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social (NOB/RH/SUAS); perceber e analisar as principais demandas postas a assistente social em questão identificando e analisando as respostas profissionais apresentadas por essa assistente social do CREAS - Bonocô em Salvador (BA); analisar o acompanhamento dos(das) socioeducandos(as) buscando compreender se as condições de trabalho interferem nesse acompanhamento; descrever como a assistente social pensa os focos de sua atuação e os resultados de seu trabalho relacionando com os focos e resultados do trabalho coletivo da unidade. A dissertação tem como principais categorias de fundamentação e análise as categorias: Trabalho e suas transformações, Trabalho e Serviço Social, Política de Assistência Social com destaque para o trabalho da(o) assistente social nesta política, além de conceitos fundamentais para a construção deste trabalho, como Questão Social, precarização e condições de trabalho, e o papel dos CREAS na política de assistência social. Para tanto, optamos por realizar uma pesquisa qualitativa de campo através da sistematização de experiência e utilizamos como base de coleta de dados o diário de campo, assim como os documentos institucionais produzidos pela autora enquanto assistente social no CREAS em questão. Realizamos também a caracterização do CREAS - Bonocô, de modo que foi possível verificar que a sua estrutura física e composição de recursos humanos e materiais não estão de acordo com o que é preconizado na Tipificação do SUAS e na NOB/RH/SUAS, bem como foi possível constatar que esse fato interfere diretamente no trabalho da assistente social em questão e impactam na não efetividade do serviço.


  • Mostrar Abstract
  • The present work is the product of the author's concerns accumulated over more than eight years of practicing the profession of social worker in the Social Assistance Policy. These concerns culminated in this research, which has the following general objective:To systematize and analyze the work of the social worker at the Specialized Reference Center for Social Assistance (CREAS) - Bonocô in Salvador, Bahia. And the following specific objectives: To identify how the CREAS - Bonocô is structured, taking as a parameter what is recommended in the SUAS typology and the Basic Operational Norm for Human Resources of the Unified Social Assistance System (NOB/RH/SUAS); To identify and analyze the main demands placed on the social worker in question, identifying and analyzing the professional responses presented by this social worker at the CREAS - Bonocô in Salvador, Bahia; To analyze the follow-up of socio-educators, seeking to understand whether working conditions interfere in this follow-up; To describe how the social worker thinks about the focus of her work and the results of her work, relating them to the focus and results of the collective work of the unit.The dissertation has as its main categories of foundation and analysis the categories: Work and its transformations, Work and Social Work, Social Assistance Policy with emphasis on the work of the social worker in this policy, in addition to fundamental concepts for the construction of this work, such as Social Issue, precariousness and working conditions, and the role of CREAS in social assistance policy. To this end, we chose to conduct a qualitative field research through the systematization of experience and used the field diary as the basis for data collection, as well as the institutional documents produced by the author while a social worker at the CREAS in question. We also carried out the characterization of the CREAS - Bonocô, so that it was possible to verify that its physical structure and composition of human and material resources are not in accordance with what is recommended in the SUAS Typology and the NOB/RH/SUAS, as well as it was possible to verify that this fact directly interferes in the work of the social worker in question and impacts on the ineffectiveness of the service.

8
  • MERCIA SANTOS NASCIMENTO
  • A atuação política da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde: Um estudo das lutas e resistências em defesa do SUS.

     
  • Orientador : VALERIA DOS SANTOS NORONHA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSIMARA APARECIDA DELGADO BAOUR
  • MÁRCIA DA SILVA CLEMENTE
  • VALERIA DOS SANTOS NORONHA
  • Data: 27/11/2023

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho busca apresentar elementos de lutas e resistências em defesa do SUS, através da atuação política da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde (FNCPS), que tem como uma das suas principais características a defesa dos princípios defendidos pelo Movimento de Reforma Sanitária, princípios estes que não se limitavam a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). O Movimento de Reforma Sanitária construiu propostas para além do SUS. Atualmente, a FNCPS tem como principal bandeira a luta contra a privatização através das Organizações Sociais, Fundações Estatais, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e as diversas contrarreformas que tendem a disponibilizar grandes parcelas do fundo público para o setor privado, além de defender a transformação social, um outro modelo de sociedade, livre de opressões e desigualdade de classe. Adotamos a perspectiva da saúde como um conjunto de fatores determinantes e condicionantes, entendendo que todos os aspectos que impactam diretamente nas condições de vida dos sujeitos possui relação direta com as condições de saúde, como por exemplo, a moradia, alimentação, emprego e renda, o que nos permite dialogar com as atuais características da sociedade do capital e o modelo de política social imposto, assim como com a perspectiva política da Nova Direita, que vem crescendo no Brasil e em diversos países, defendendo mais mercado e menos Estado. A produção teórica de Antônio Gramsci sobre a relação Estado e Sociedade Civil contribui para análise dos movimentos sociais, dentre eles a FNCPS, na atual conjuntura, por entender que esta relação é marcada por disputas e lutas pela hegemonia. O objetivo central deste trabalho é analisar a atuação política da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde na defesa do SUS público, estatal e de qualidade, onde buscamos responder a seguinte pergunta: como a Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde contribui para a defesa do SUS público, estatal e de qualidade? A pesquisa se pautará em três principais procedimentos para a coleta de dados, entre fontes primárias e secundárias: a pesquisa bibliográfica; a pesquisa documental referente à Frente, incluindo as plataformas digitais e a pesquisa de campo através de entrevistas por meio virtual com as/os participantes da Frente. As análises e resultados serão apresentados no decorrer dos cinco capítulos.

     

  • Mostrar Abstract
  •  

     
9
  • ALANA ARAÚJO D'EL REI CONRADO
  • A RELIGIÃO FRENTE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: A PERCEPÇÃO DAS MULHERES EVANGÉLICAS ATENDIDAS NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ATENDIMENTO À MULHER – CRAM EM ITABUNA – BA

  • Orientador : MARCIA SANTANA TAVARES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CECILIA MARIA BACELLAR SARDENBERG
  • MARCIA SANTANA TAVARES
  • ROSEMEIRE MARIA ANTONIETA MOTTA GUIMARAES
  • Data: 07/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que tem como principal objetivo analisar as percepções de mulheres evangélicas atendidas no Centro de Referência de Atendimento à Mulher – CRAM de Itabuna-BA sobre a influência da religião no enfrentamento à violência doméstica. Nesse sentido, buscamos respostas para a seguinte indagação: de que forma as religiões protestantes interferem no enfrentamento da violência doméstica contra as mulheres? Como base teórica, esta pesquisa está fundamentada em importantes estudos sobre Gênero, a partir da visão de autoras como Jean Scott, Helleieth Saffioti e Flávia Biroli, e, de modo mais específico, discute também a intersecção entre Gênero, Religião e Violência Doméstica, com os estudos de Claudia Ritz, Maria José Nunes, Allyne Farinha, entre outras. No que concerne à metodologia, trata-se de um estudo de natureza exploratória, de abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito mulheres evangélicas que estão sendo acompanhadas desde o ano de 2017 pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) de Itabuna - Bahia. Em linhas gerais, constatou-se, nas entrevistas, que as mulheres entrevistadas apresentam perfil variado; apenas uma das entrevistadas ainda se encontra no matrimônio, suscetível a continuar sendo vítima de violência doméstica. Os resultados evidenciam, ainda, as dificuldades enfrentadas para rompimento do ciclo de violência. Para isso, o CRAM, juntamente com a rede de proteção, desempenha papel essencial na garantia de direitos à mulher que necessita romper esse ciclo de abuso, especialmente com a disseminação eficaz de informações, incluindo imprescindivelmente o encaminhamento e o atendimento humanizado. As entrevistas comprovam o que os estudos científicos já alertam acerca do fato de que a violência doméstica pode prejudicar o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, afetando negativamente sua autoestima, habilidades sociais e afetivas. As entrevistas revelam, ainda, que as lideranças religiosas em muitos momentos desvalorizam, condenam e reafirmam a posição submissa da mulher na sociedade, a partir de justificativas em escrituras bíblicas, para reforçar obediência, passividade e submissão; isso corrobora com a manutenção de violências sofridas. Por último, evidenciou-se que, embora a maioria das mulheres evangélicas apresentem um discurso paradoxal de que a religião as ajudou a sair do ciclo de violência e, por conseguinte, abordem que a fé em Deus as livrou da violência, um sentimento íntimo e subjetivo, para além da intervenção ou não da instituição religiosa, as participantes romperam com as doutrinações alienantes e limitantes ao procurarem apoio da rede de proteção, especialmente do CRAM. No que concerne às críticas aos acompanhamentos na rede de proteção, uma das entrevistadas alertou para a fragilidade da Medida Protetiva de Urgência (M.P.U.) e para a insuficiência de recursos adequados nos abrigos para mulheres, como creches e atividades para as crianças. A presente pesquisa pode servir de base para futuras pesquisas e elaboração de políticas públicas.


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation presents the results of a study whose main objective is to analyze the perceptions of christian women attending at the Women's Service Reference Center – CRAM in Itabuna-BA about religion’s influence in combating domestic violence. Therefore, we seek answers to the following question: in what ways do Protestant religions interfere in combating domestic violence against women? As a theoretical basis, this research is based on significant studies on Gender, from the perspective of authors such as Jean Scott, Helleieth Saffioti, Flávia Biroli, and, specifically, it also discusses the intersection between Gender, Religion and Domestic Violence, with studies by Claudia Ritz, Maria José Nunes, Allyne Farinha, among others. Regarding methodology, this is exploratory research, with a qualitative approach. For data collection, semi-structured interviews were carried out with eight christian women who have been monitored since 2017 by the Women's Service Reference Center (CRAM) in Itabuna - Bahia. In general, it was found, through the interviews, that the women had a diverse profile; Only one of them is still married, still vulnerable to continuing to be a victim of domestic violence. The results also highlight difficulties faced in breaking the cycle of violence. To achieve this, CRAM, in collaboration with the protection network, plays an essential role in guaranteeing rights of women who need to break this cycle of abuse, especially with effective spread of information, including the essential procedure and humanized care. The interviews confirm what scientific studies already warn about the fact that domestic violence can harm cognitive and emotional development of children, negatively affecting their self-esteem, social and affective skills. The interviews also reveal that religious leaders often devalue, condemn and reaffirm women's submissive position in society, based on justifications in biblical scriptures, to reinforce obedience, passivity and submission; This corroborates the maintenance of violence suffered. Finally, it became clear that, although the majority of christian women present a paradoxical discourse that religion helped them to escape the cycle of violence and, consequently, say that their faith in God freed them from violence, an intimate and subjective feeling, beyond the intervention of the religious institution, the participants broke with alienating and limiting indoctrinations by seeking support from the protection network, especially CRAM. Regarding criticism of monitoring in the protection network, one of the interviewees warned us about the fragility of the Emergency Protective Procedure (M.P.U.) and the lack of adequate resources in women's shelters, such as daycare centers and activities for children. This research can serve as a basis for future research and creation of public policies.

2022
Dissertações
1
  • Crislane Isabela Ferreira da Silva
  • A NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA DE VIOLÊNCIA E OS DESAFIOS DOS SERVIÇOS DA ATENÇÃO BÁSICA

  • Orientador : MARCIA SANTANA TAVARES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • HELENI DUARTE DANTAS DE ÁVILA
  • MARCIA SANTANA TAVARES
  • VALERIA DOS SANTOS NORONHA
  • Data: 22/02/2022

  • Mostrar Resumo
  • A violência é uma questão de saúde pública, e para dimensionar esse agravo o ministério da saúde preconiza a notificação compulsória de violência. Esta atua como meio de controle epidemiológico, sendo um mecanismo fundamental para a vigilância epidemiológica e a definição de políticas públicas de prevenção e intervenção. No entanto, os serviços de saúde vivenciam o fenômeno da subnotificação das situações de violências, especialmente os estabelecimentos da Atenção Básica à Saúde. O presente estudo investigou os desafios enfrentados pelos profissionais desses serviços, objetivando conhecer as dificuldades que levam aos baixos números de notificações desse setor em comparação aos demais estabelecimentos que compõem o sistema de saúde. Para desvelar essa problemática empreendeu-se uma pesquisa bibliográfica mediada por uma revisão integrativa de literatura de natureza qualitativa e caráter exploratório buscando responder à pergunta: “Que entraves influem o baixo número de notificação compulsória de violência nos serviços da atenção básica à saúde/ atenção primária à saúde?”. O levantamento dos estudos foi efetivado no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de nível superior – CAPES. Foram localizadas 12 dissertações para análise, após o levantamento dos estudos foi empreendida inúmeras leituras do material e o preenchimento de um instrumento de coleta de dados para consolidação dos achados da investigação com base na análise de conteúdo de Bardin. As pesquisas analisadas objetivaram compreender o fenômeno da notificação de violência no cotidiano dos serviços de atenção básica. Com isso foi possível inferir mediante análises desses estudos que há um padrão com vistas à generalização do cotidiano desses serviços que leva à não notificação compulsória de violência. Emergindo quatro categorias macro de análise que consolidaram o debate nesse estudo: a Formação em saúde, a Intersetorialidade, o Medo e a Precarização do trabalho. A pesquisa mostrou o quão é complexo refletir sobre a temática de não notificação da violência e dos desafios que se apresentam nesse cenário, essa análise é pra pensar essas dimensões na tentativa de progredir nesse debate refletindo como essas questões afetam esse processo.


  • Mostrar Abstract
  • Violence is a public health issue, and to size this problem, the Ministry of Health recommends compulsory notification of violence. It acts as a means of epidemiological control, being a fundamental mechanism for epidemiological surveillance and the definition of public policies for prevention and intervention. However, health services experience the phenomenon of underreporting of situations of violence, especially primary health care facilities. The present study investigated the challenges faced by the professionals of these services, aiming to know the difficulties that lead to the low number of notifications in this sector compared to the other establishments that make up the health system. In order to unseethis problem, a bibliographic research mediated by an integrative review of literature of qualitative nature and exploratory character was undertaken, seeking to answer the question: "What obstacles influence the low number of compulsory notification of violence in primary health care/primary health care services?". The survey of the studies was carried out in the catalogue of theses and dissertations of the Coordination for the Improvement of higher education personnel - CAPES. Twenty-two dissertations were found for analysis, after the survey of the studies, numerous readings of the material were undertaken and a data collection instrument was completed to consolidate the findings of the investigation based on Bardin's content analysis. The research etators aimed to understand the phenomenon of notification of violence in the daily routine of primary care services. With this, it is possible to infer through the analysis of these studies that there is a pattern with a view to the generalization of the daily life of these services that leads to the non-compulsory notification of violence. Emerging four macro categories of analysis that consolidated the debate in this study: Health Education, Intersectoriality, Fear and Precariousness of work. The research showed how complex it is to reflect on the theme of non-notification of violence and the challenges that are addressed in this scenario, this analysis is to think about these dimensions in an attempt to progress in this debate reflecting how these issues affect this process.

2
  • DAIANE DANTAS BARRETO
  • MEMÓRIA DE MULHERES NEGRAS E O ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DOS SEUS FILHOS: UM DEBATE RELEVANTE PARA O SERVIÇO SOCIAL

  • Orientador : ANGELA ERNESTINA CARDOSO DE BRITO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARIA SIMONE EUCLIDES
  • ANGELA ERNESTINA CARDOSO DE BRITO
  • VALERIA DOS SANTOS NORONHA
  • Data: 26/07/2022

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho visa analisar como as desigualdades de raça, gênero e classe impactam na necessidade do acolhimento institucional de crianças e adolescentes negros. O acolhimento institucional de crianças negras decerto não é algo recente, teve seu nascedouro no Brasil colônia e desde então demarca nitidamente a questão de raça, gênero e classe, na medida em que são, historicamente, filhos de mulheres negras e pobres que são afastados dos seus lares. A investida no processo de destituição da humanidade das mulheres negras está em curso desde a era escravocrata e se operacionaliza por inúmeros mecanismos, e aqui consideramos que o afastamento de seus filhos seja mais um deles. A pesquisa foi desenvolvida a partir da revisão bibliográfica sobre as relações raciais no Brasil, sobre o acolhimento institucional de crianças e adolescentes, relevando as políticas públicas sociais acessadas- ou não- por mulheres negras e à luz da trajetória de vida da Sheila, participante deste estudo. Assim, elegeu-se a história de vida como técnica de coleta de dados, por concebê-la a mais adequada aos intuitos da pesquisa e à proposta epistemológica que atravessa todo seu desenvolvimento. Para tanto, tomamos como ponto de partida a história de lutas e resistência das mulheres negras em prol da sua liberdade e da dos seus, bem como a luta pelo seu direito a maternar. Seguimos historicizando o acolhimento institucional de crianças e adolescentes negros, na expectativa de identificar quais questões do passado ainda persistem e refletem no presente na vida de crianças e adolescentes negros, bem como de suas famílias. Por fim, no último capítulo, apresentamos a história de vida da participante deste estudo, a fim de visibilizar sua história enquanto mulher negra que teve filhos em situação de acolhimento institucional no município de Salvador/BA e experimentou todo o “azar” de ter nascido mulher, negra e pobre. A análise de dados foi feita por meio da técnica da Análise do Discurso (AD), na perspectiva da sociologia das ausências e emergências de Boaventura Santos (2010). Como resultados da pesquisa constatamos que a condição histórica de subalternidade em que foram posta às mulheres negras brasileiras, reflete em suas condições de vida, como no caso de Sheila, e está intrinsecamente vinculada ao afastamento de seus filhos da sua convivência na atualidade, assim como foi outrora. Identificamos ainda que as mulheres negras figuram nos piores índices de acesso a políticas públicas- saúde, educação, emprego e renda, moradia, saneamento básico- em razão do racismo e sexismo que operam perversamente sobre suas vidas, o que rebate diretamente na sua capacidade protetiva em relação a seus filhos. Por outro lado, também encontramos registros da histórica e constante luta das mulheres negras por liberdade e melhores condições de vida, tal como atesta a história de vida da participante da pesquisa.


  • Mostrar Abstract
  • The present work aims to analyze how inequalities of race, gender and class impact the need for institutional care for black children and adolescents. The institutional reception of black children is certainly not something recent, it had its birth in colonial Brazil and since then it clearly demarcates the issue of race, gender and class, insofar as they are, historically, children of black and poor women who are removed from the their homes. The onslaught in the process of destitution of the humanity of black women has been going on since the slavery era and is operationalized by numerous mechanisms, and here we consider that the removal of their children is another one of them. The research was developed from the bibliographic review on racial relations in Brazil, on the institutional reception of children and adolescents, highlighting the social public policies accessed - or not - by black women and in the light of Sheila's life trajectory, participant of this study. Thus, life history was chosen as a data collection technique, for conceiving it as the most adequate to the research purposes and to the epistemological proposal that crosses all its development. To do so, we take as a starting point the history of struggles and resistance of black women in favor of their freedom and that of theirs, as well as the struggle for their right to motherhood. We continue to historicize the institutional reception of black children and adolescents, hoping to identify which issues from the past still persist and reflect in the present in the lives of black children and adolescents, as well as their families. Finally, in the last chapter, we present the life story of the participant of this study, in order to make her story visible as a black woman who had children in institutional care in the city of Salvador/BA and experienced all the "bad luck" of being born. woman, black and poor. Data analysis was performed using the technique of Discourse Analysis (AD), from the perspective of the sociology of absences and emergencies by Boaventura Santos (2010). As a result of the research, we found that the historical condition of subordination in which black Brazilian women were placed, reflects on their living conditions, as in the case of Sheila, and is intrinsically linked to the removal of their children from their coexistence today, as well as it was once. We also identified that black women figure in the worst rates of access to public policies - health, education, employment and income, housing, basic sanitation - due to racism and sexism that perversely operate on their lives, which directly affects their protective capacity. in relation to their children. On the other hand, we also find records of the historical and constant struggle of black women for freedom and better living conditions, as evidenced by the life story of the research participant.

3
  • PAULA NUNES DE OLIVEIRA SOUZA
  • O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA VIABILIZAÇÃO DO ACESSO À ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

  • Orientador : MARIA DA GRACA DRUCK DE FARIA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ADRIANA FREIRE PEREIRA FERRIZ
  • ANGELA MARIA CARVALHO BORGES
  • MARIA DA GRACA DRUCK DE FARIA
  • Data: 03/08/2022

  • Mostrar Resumo
  • O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) foi criado em 2010, voltado para garantia da permanência dos estudantes de graduação nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), particularmente àqueles em vulnerabilidade socioeconômica, como forma dereduzir desigualdades e os índices de retenção e evasão no ensino superior. Um programa que ganhou notoriedade e importância, haja vista a expansão de vagas nas IFES ocorridas a partirde 2007, com a criação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Na universidade Federal da Bahia (UFBA), as ações deassistência ao estudante se confundem com a história da própria universidade e existem desde a fundação da instituição nos anos 1940. Ao mesmo tempo, cada vez mais atingidas pelo avanço da agenda neoliberal e pelo contexto de crise econômica que, inevitavelmente, tem repercutido na sua abrangência e desafiado cotidianamente os assistentes sociais, que estão na linha de frente da operacionalização dos auxílios e benefícios da assistência estudantil na universidade. A dissertação ora apresentada tem como tema central o trabalho do assistente social na viabilização da assistência estudantil, sendo o lócus a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da Universidade Federal da Bahia (PROAE/UFBA), órgão responsável pela execução das ações de assistência ao estudante de graduação na universidade. Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo evidenciar como o trabalho dos assistentes sociais na Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE) viabilizou a assistência estudantil na Universidade Federal da Bahia (UFBA), no período entre 2012 e 2019, além de contextualizar os movimentos de reforma e contrarreforma do Estado brasileiro e suas repercussões no mercado de trabalho e nas políticas sociais; evidenciar o trabalho do assistente social no enfrentamento à questão social no país; apresentar o percurso histórico da assistência estudantil no Brasil e na UFBA; e descrever como o trabalho do assistente social viabiliza o acesso à assistência estudantil. A metodologia aqui adotada é de caráter descritivo e natureza quantitativa e qualitativa. Para sua realização foram utilizados três métodos de trabalho: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e análise de conteúdo, onde as análises foram realizadas com base na perspectiva dialética. Conclui-se que, malgrado a relevância e a representatividade da Dimensão investigativa (25,9%) do trabalho profissional na viabilização das ações de assistência ao estudante – em comparação com as Dimensões Abordagem da questão social (18,5%) e Socioeducativa (11,1%) – a Dimensão Entraves à gestão da assistência estudantil (44,4%) teve o maior impacto sobre o trabalho do assistente social, com destaque para a categoria “Recursos Financeiros”, haja vista que a limitação orçamentária impede uma maior abrangência das ações do PNAES e evidencia os desafios da garantia das condições de permanência da universidade pública federal. Considerando os indicadores econômicos e sociais preocupantes que caracterizam, historicamente, a região Nordeste do país, no estado da Bahia – fortemente afetado pelos altos índices de desemprego, de pobreza, de informalidade e baixa escolaridade – a precária cobertura das ações de assistência ao estudante é um fator preponderante para permanência dos estudantes baianos na UFBA.


  • Mostrar Abstract
  • The National Student Assistance Program (PNAES) was created in 2010 and aimed to warranty the permanence of undergraduate students in Federal Institutions of Higher Education (IFES), particularly those in socioeconomic vulnerability, as a way of reducing inequalities and retention and school evasion in higher education. A program that gained notoriety and importance, given the expansion of vacancies in IFES that took place from 2007 onwards, was created with the Support Program for Restructuring and Expansion Plans of Federal Universities (REUNI). At the Federal University of Bahia (UFBA), student assistance actions are intertwined with the history of the university itself. They have existed since the foundation of the institution in the 1940s. At the same time, increasingly affected by the advance of the neoliberal agenda and by the context of the economic crisis that, inevitably, has reflected on it is coverage and daily challenged social workers, who are on the front lineof the operationalization of aid and benefit of student assistance at the University. The dissertation presented here has as it is central theme the work of the social worker in the made possible of student assistance, with the locus the Pro-Rectory of Affirmative Actions and Student Assistance of the Federal University of Bahia (PROAE/UFBA), the institution responsible for the execution of the assistance actions for undergraduate students at the university. In this regard, the work has like objective to evince how the work of social workers in the Pro-Rectory of Affirmative Actions and Student Assistance (PROAE) made possible student assistance at the Federal University of Bahia (UFBA), in the period between 2012 and 2019, in addition, to contextualize the reform and counter-reform movements of the Brazilian State and their repercussions on the labor market and social policies; to evince the work of the social worker is facing the social issue in the country; to introduce the historical trajectory of student assistance in Brazil and at UFBA; and to describe how the work of the social worker makes access to student assistance possible. The methodology adopted here is descriptive and quantitative and qualitative. Three work methods were used for it is accomplishment: bibliographic research, documental research, and content analysis, where the analyzes were carried out based on the dialectics perspective. It is concluded that, despite the relevance and representativeness of the Investigative Dimension (25,9 %) of professional work in the made possible student assistance actions – compared to the Social Issue Approach (18,5%) and Socioeducational (11,1%) – the Barriers to student assistance Management Dimension (44,4%) had the most significant impact on the work of the social worker, with emphasis on the “Financial Resources” category, given that the budgetary limitation prevents a greater coverage of PNAES actions and evince the challenges of guarantee the conditions of
    permanence of the federal public university. Considering the worrying economic and social indicators that historically characterize the Northeast region of the country, in the state of Bahia – strongly affected by the high rates of unemployment, poverty, informality, and low schooling – the precarious coverage of student assistance is a preponderant major for the permanence of the Bahian students at UFBA.

4
  • ELAINE AMAZONAS ALVES DOS SANTOS
  • MULHERES NEGRAS ENCARCERADAS: AUTOETNOGRAFIA E O ESTADO DA ARTE NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DO SERVIÇO SOCIAL

  • Orientador : ANGELA ERNESTINA CARDOSO DE BRITO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANGELA ERNESTINA CARDOSO DE BRITO
  • MAGALI DA SILVA ALMEIDA
  • MARIA SIMONE EUCLIDES
  • Data: 05/09/2022

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho tem como objetivo analisar a presença das categorias raça e gênero nas produções acadêmicas do Serviço Social brasileiro concernentes ao sistema prisional entre 2000 e 2019, além de elaborar um estudo autoetnográfico colaborativo com uma mulher jovem negra a partir da sua experiência com o sistema prisional. Nos últimos 20 anos o número de mulheres negras encarceradas aumentou exponencialmente em todo o território brasileiro, contudo percebe-se a pouca produção do Serviço Social frente a essa expressão da questão social e seus determinantes conforme foi evidenciado durante a pesquisa. Para a realização da pesquisa utilizamos o método da triangulação por permitir a aplicação de multimétodos: estudo bibliográfico, quantitativo, qualitativo e autoenográfico colaborativo, oferecendo deste modo, maior possibilidade para a compreensão de um recorte da realidade complexa em estudo. Desta forma o primeiro capítulo é apresenta, a partir da revisão bibliográfica, elementos que contribuem para compreender o processo de luta e (re) existência das mulheres negras durante o período escravagista e no pós abolição, incluindo sua participação decisiva nas insurgências pelo fim da escravatura. O segundo capítulo apresenta o estado da arte das produções acadêmicas do Serviço Social publicadas em periódicos da área disponíveis online entre os anos de 2000 – 2019 e dissertações e teses disponíveis na plataforma Sucupira/ CAPES entre 2014-2019, e o terceiro capítulo apresenta um estudo autoetnografico colaborativo com uma mulher negra jovem que passou pelo sistema prisional. Como resultados identificamos as consequências da secundarização da questão racial desde a formação profissional dos/as assistentes sociais. A incipiente produção cientifica do Serviço Social sobre o sistema prisional e a escassa abordagem das categorias raça e gênero nos trabalhos de pesquisa referentes ao sistema prisional nos últimos vinte anos. A autoetnografia coloborativa com uma mulher negra jovem que vivenciou a experiência do sistema prisional revelou a continuidade dos processos de luta e (re) existência como reflexo socio-histórico de uma sociedade capitalista, racista, patriarcal, cisheteronormativo.


  • Mostrar Abstract
  • The current study aims to analyze the presence of the categories race and gender in the academic productions of the Brazilian Social Service concerning the prison system between 2000 and 2019, in addition to elaborating a collaborative autoethnographic study with a young black woman from her experience with the prison system. In the last 20 years the number of incarcerated black women has increased exponentially throughout the Brazilian territory, however it is perceived the little production of Social Service facing this expression of the social issue and its determinants as it was evidenced during the research. To carry out the research, we used the triangulation method for allowing the application of multimethods: bibliographical, quantitative, qualitative, and collaborative autoenographic studies, thus offering a greater possibility of understanding the complex reality under study. In this way, the first chapter presents, from the bibliographical review, elements that contribute to understanding the process of struggle and (re) existence of black women during the slavery period and after the abolition, including their decisive participation in the insurgencies for the end of slavery. The second chapter presents the state of the art of Social Work academic productions published in journals of the area available online between the years 2000 - 2019 and dissertations and theses available on the Sucupira/ CAPES platform between 2014-2019, and the third chapter presents a collaborative autoethnographic study with a young black woman who went through the prison system. As results, we identified the consequences of the marginalization of the racial issue since the professional training of social workers. The incipient scientific production of Social Work about the prison system and the scarce approach of the categories race and gender in the research works referring to the prison system in the last twenty years. The collaborative autoethnography with a young black woman who lived the experience of the prison system revealed the continuity of the processes of struggle and (re) existence as a socio-historical reflection of a capitalist, racist, patriarchal, cisheteronormative society.

5
  • GILMARA SILVA DE OLIVEIRA
  • ESTE BARULHO TE INCOMODA?! POTÊNCIA POLÍTICA DE TRAVESTIS NEGRAS EM SALVADOR FRENTE À NEGAÇÃO DE DIREITOS E AS MÚLTIPLAS VIOLÊNCIAS: ACEITA QUE DÓI MENOS!

  • Orientador : VALERIA DOS SANTOS NORONHA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FLÁVIA DA SILVA CLEMENTE
  • MARCIA SANTANA TAVARES
  • VALERIA DOS SANTOS NORONHA
  • Data: 13/09/2022

  • Mostrar Resumo
  • Aqui você encontra o pensamento no singular e no plural. Escrevo em articulação com teorias, poesias autorais e vivências individuais/coletivas de travestis negras, residentes em Salvador - Bahia. Reafirmo seus lugares de co-autoras, narradoras de experiências das suas trajetórias de vida . Trata-se de uma conversa entre mulheres negras, trans, cis e as travestis, em um movimento ativista-intelectual em favor da descolonização do saber e conhecimento, via o que chamo de Palavras-Navalhas-Doçuras que Libertam. É um estudo ancorado no Pensamento Social Negro Feminista e Transfeminista das intelectuais Amefricanas Quilombolas Maria Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez e Thiffany Odara, em uma ciranda teórica-metodológica-política-afetiva-simbólica com outras referências, cujas perspectivas são convergentes. Minha trajetória ativista-intelectual, pessoal e profissional ocupa um lugar social de fala, localizado em uma perspectiva intencionalmente política, situado pelas diferentes intersecções opressoras, determinadas exponencialmente pela raça, gênero e classe, dada a negação e desautorização da dimensão intelectual de pessoas negras, principalmente, de mulheres negras, cortada pelo epistemicídio acadêmico. Referenciar esses lugares é também demarcar meu compromisso ético, político, profissional e simbólico no contexto da luta contra a transfobia racista que afeta mulheres negras trans, as travestis e cis, de formas que se aproximam e se distanciam, considerando as nossas especificidades. Deste lugar conheço, reconheço e problematizo a cisgeneridade enquanto estrutura que materializa a lógica da necropolítica nas vidas de pessoas não cis, com o direcionamento de DESeducar e desobedecer pedagogias que impedem a construção de espaços que sejam para todas as pessoas, alinhado com o legado político e pedagógico de movimentos individuais e coletivos, protagonizados por mulheres negras trans e cis brasileiras. A caminhada metodológica passa pelo levantamento e estudo bibliográfico, sistematização de quadro teórico organizado por capítulos e eixos atravessados pela perspectiva interseccional, articulados com a entrevista semi-estruturada virtual com as co-autoras. Os conceitos político-cultural-ideológico de Amefricanidade, Quilombo e Travestilizando a educação localizam-se aqui enquanto ferramentas epistemológicas e metodológicas para compreensão do caráter político e pedagógico da potência de travestis negras. A organização das referências conta com a prática de inventariar, sendo um estudo que pretende evidenciar, valorizar e potencializar as lutas protagonizadas por travestis negras contemporâneas, demonstrando que, embora sejam alvos de violências e negação de direitos fundamentais, empreendem (R)existências a partir do seu próprio corpo-território e incidir politicamente no âmbito das políticas públicas e das relações sociais cotidianas configuram-se como propósitos que são individuais e coletivos, na direção da garantia de seus direitos e reconhecimento da sua condição de humanidade.


  • Mostrar Abstract
  • Here you will find thinking in the singular and plural. I write in articulation with theories, authorial poetry and individual/collective experiences of black transvestites, living in Salvador - Bahia. I reaffirm their places as co-authors, narrators of experiences of their life trajectories. This is a conversation among black, trans, cis, and transvestite women, in an activist-intellectual movement in favor of decolonization of knowledge, via what I call Words - Razor-Sweetness that Sets Free. It is a study anchored in Black Feminist and Transfeminist Social Thought of the Quilombola Amefrican intellectuals Maria Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez and Thiffany Odara, in a theoretical-methodological-political-affective-symbolic ciranda with other references, whose perspectives are convergent. My activist-intellectual, personal, and professional trajectory occupies a social place of speech, located in an intentionally political perspective, situated by the different oppressive intersections, exponentially determined by race, gender, and class, given the denial and disallowance of the intellectual dimension of black people, mainly, black women, cut by academic epistemicide. To reference these places is also to demarcate my ethical, political, professional, and symbolic commitment in the context of the struggle against racist transphobia that affects black trans women, the transvestites, and cis women, in ways that approach and distance themselves, considering our specificities. From this place I know, recognize, and problematize cisgenerity as a structure that materializes the logic of necropolitics in the lives of non-cis people, with the direction of DESeducating and disobey pedagogies that prevent the construction of spaces that are for all people, aligned with the political and pedagogical legacy of individual and collective movements, led by black trans and cis Brazilian women. The methodological path goes through a survey and bibliographical study, systematization of the theoretical framework organized by chapters and axes crossed by the intersectional perspective, articulated with semi-structured virtual interviews with the co-authors. The political-cultural-ideological concepts of Amefricanity, Quilombo and Travestilizing education are located here as epistemological and methodological tools to understand the political and pedagogical character of the potency of black transvestites. The organization of references relies on the practice of inventorying, being a study that aims to highlight, enhance and strengthen the struggles led by contemporary black transvestites, showing that although they are targets of violence and denial of fundamental rights, they undertake (R)existences from their own body-territory and to politically influence public policies and daily social relations are configured as purposes that are individual and collective, towards the guarantee of their rights and recognition of their condition of humanity.

6
  • Ingrid Almeida de Souza
  • A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E SAÚDE DOS TRABALHADORES NO SERVIÇO PÚBLICO: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA CONTEMPORÂNEA

  • Orientador : CRISTIANA MERCURI DE ALMEIDA BASTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CRISTIANA MERCURI DE ALMEIDA BASTOS
  • CRISTIANE ABDON NUNES
  • ISABELA CARDOSO DE MATOS PINTO
  • MARIA DA GRACA DRUCK DE FARIA
  • Data: 15/12/2022

  • Mostrar Resumo
  • A saúde do trabalhador, a partir de uma perspectiva teórica crítica de compreensão do trabalho na sociedade capitalista, é entendida como um fenômeno resultado da relação entre a saúde dos indivíduos que trabalham e as condições nas quais se desenvolve este trabalho. Nesse sentido, tal relação é antes de tudo social, uma vez que nos marcos da sociedade regida pelo modo de produção capitalista as condições de trabalho são determinadas pelas especificidades sócio-históricas deste modo de produção material e social. Sendo as condições de trabalho participes de um processo de determinação social da saúde dos trabalhadores, a reflexão sobre a saúde dos trabalhadores do serviço público, nas diversas instituições da administração direta e indireta do aparelho estatal, está condicionada a análise dos rebatimentos do atual padrão de produção do modo capitalista de produzir sobre a máquina administrativa do Estado. Essa perspectiva teórica norteia o objeto de pesquisa desta dissertação, circunscrito na investigação sobre como as relações entre o trabalho e a saúde dos trabalhadores da administração direta e indireta dos serviços que compõem a estrutura da máquina estatal no Brasil estão abordadas/apresentadas nas produções científicas. Para realizar tal objetivo de investigação optou-se por uma Pesquisa de Revisão Bibliográfica com estratégia metodológica de Revisão Integrativa nos periódicos indexados nos bancos das bases de dados: Lilacs e PubMed, no intervalo temporal compreendido entre 2010 e 2020. Os achados da pesquisa apontaram para evidências sobre as condições de trabalho correlacionadas aos processos de saúde-cuidado-adoecimento dos trabalhadores dos serviços públicos. Com destaque especial para a prevalência de adoecimentos entre trabalhadores do serviço público no campo da saúde mental, a precarização das condições de trabalho devido à reestruturação produtiva e tendência à adaptação das condições de trabalho à lógica de flexibilização, a Reforma Administrativa do Estado Brasileiro como instrumento que possibilita a determinação da lógica de flexibilização sobre o trabalho no serviço público, cooptando a estrutura e o poder do Estado para os interesses do capitalismo.


  • Mostrar Abstract
  • Workers' health, from a critical theoretical perspective of understanding work in capitalist society, is understood as a phenomenon resulting from the relationship between the health of individuals who work and the conditions in which this work is carried out. In this sense, this relationship is above all social, since within the framework of society governed by the capitalist mode of production, working conditions are determined by the socio-historical specificities of this material and social mode of production. As working conditions participate in a process of social determination of workers' health, reflection on the health of public service workers, in the various institutions of direct and indirect administration of the state apparatus, is conditioned to the analysis of the repercussions of the current standard of production of the capitalist way of producing on the administrative machine of the State. This theoretical perspective guides the research object of this dissertation, limited to the investigation on how the relations between work and the health of workers in the direct and indirect administration of services that make up the structure of the state machine in Brazil are addressed/presented in scientific productions. To achieve this research objective, we opted for a Bibliographic Review Research with a methodological strategy of Integrative Review in the journals indexed in the databases: Lilacs and PubMed, in the time interval between 2010 and 2020. The research findings pointed to evidence on working conditions correlated with the health-care-illness processes of public service workers. With special emphasis on the prevalence of illness among public service workers in the field of mental health, the precariousness of working conditions due to productive restructuring and the tendency to adapt working conditions to the logic of flexibility, the Administrative Reform of the Brazilian State as an instrument which makes it possible to determine the logic of flexibility on work in the public service, co-opting the structure and power of the State for the interests of capitalism.

2021
Dissertações
1
  • JOELMA MENDES DOS SANTOS
  • O TRABALHO DAS (OS) ASSISTENTES SOCIAIS NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

  • Orientador : ADRIANA FREIRE PEREIRA FERRIZ
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ADRIANA FREIRE PEREIRA FERRIZ
  • CRISTIANA MERCURI DE ALMEIDA BASTOS
  • NEY LUIZ TEIXEIRA
  • Data: 20/12/2021

  • Mostrar Resumo
  • A presente dissertação trata do trabalho das (os) assistentes sociais no âmbito da assistência estudantil da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O objetivo geral foi conhecer o trabalho das (os) assistentes sociais na permanência estudantil da instituição. Para tanto, os objetivos específicos da pesquisa foram: caracterizar a assistência estudantil promovida pela UFBA; descrever o perfil profissional das (os) assistentes sociais que trabalham na assistência estudantil da Universidade; analisar as condições de trabalho das (os) assistentes sociais na assistência estudantil da instituição e identificar e analisar as requisições, as demandas e respostas profissionais das (os) assistentes sociais na assistência estudantil da UFBA. As elaborações teóricas que sustentaram o estudo se apoiam na teoria social crítica para desvelar os elementos constitutivos do processo de trabalho que estrutura a sociedade capitalista, marcada pelas desigualdades sociais e suas estratégias para manutenção da ordem vigente. O lócus da pesquisa foi a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE), responsável por desenvolver ações de assistência estudantil e ações afirmativas que integram a UFBA, com instalações nos municípios de Camaçari, Salvador e Vitória da Conquista. Quanto à metodologia, o estudo se subsidiou no levantamento bibliográfico, análise documental e pesquisa empírica, por meio da aplicação de um questionário contemplando 43 questões relativas ao perfil profissional, às condições de trabalho e às requisições, demandas e respostas profissionais, tendo como sujeitos da pesquisa 13 assistentes sociais vinculadas (os) à Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Psicologia. Os resultados da pesquisa apontam que o trabalho das (os) assistentes sociais na PROAE consiste na distribuição dos recursos provenientes do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Desta maneira, as (os) profissionais realizam, de forma prevalecente, atividades relacionadas aos processos seletivos para acesso das (os) estudantes às ações do Programa, tais como: estudos socioeconômicos, divulgação, orientação, acompanhamento social, dentre outras atividades correlacionadas à demanda por assistência estudantil. Conclui-se que o trabalho das (os) assistentes sociais na PROAE é realizado em um contexto de insuficiência de recursos humanos, materiais e financeiros.


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation deals with the work of social workers in the context of student assistance at the Federal University of Bahia (UFBA). The general objective was to get to know the work of social workers during the institution's student stay. Therefore, the specific objectives of the research were: to characterize the student assistance promoted by UFBA; describe the professional profile of social workers who work in student assistance at the University; analyze the working conditions of social workers in the institution's student assistance and identify and analyze the requests, demands and professional responses of social workers in student assistance at UFBA. The theoretical elaborations that supported the study are based on critical social theory to unveil the constitutive elements of the work process that structures capitalist society, marked by social inequalities and its strategies for maintaining the current order. The locus of the research was the Dean of Affirmative Actions and Student Assistance (PROAE), responsible for developing student assistance and affirmative actions that are part of UFBA, with facilities in the municipalities of Camaçari, Salvador and Vitória da Conquista. As for the methodology, the study was based on a bibliographic survey, document analysis and empirical research, through the application of a questionnaire covering 43 questions related to the professional profile, to working conditions and to professional requests, demands and responses, having as research subjects 13 social workers linked to the Dean of Affirmative Actions and Student Assistance. The research was approved by the Research Ethics Committee of the Institute of Psychology. The survey results show that the work of social workers at PROAE consists of distributing resources from the National Student Assistance Program (PNAES). In this way, the professionals predominantly carry out activities related to the selection processes for students' access to the Program's actions, such as: socioeconomic studies, dissemination, guidance, social monitoring, among other activities related to the demand for student assistance. It is concluded that the work of social workers at PROAE is carried out in a context of insufficiency of human, material and financial resources.

2
  • LAILA MARTINS DE OLIVEIRA
  • REFLEXÕES SOBRE O SERVIÇO SOCIAL NA SAÚDE MENTAL: PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, TRABALHO PROFISSIONAL E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS.

  • Orientador : CRISTIANA MERCURI DE ALMEIDA BASTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELIANA BRITO NASCIMENTO
  • ADRIANA FREIRE PEREIRA FERRIZ
  • CRISTIANA MERCURI DE ALMEIDA BASTOS
  • Data: 21/12/2021

  • Mostrar Resumo
  • Este estudo tem como objetivo analisar em seus aspectos quantitativos e qualitativos, as elaborações acadêmico-científicas, sobre o trabalho de assistentes sociais na área de Saúde Mental, na produção do Serviço Social brasileiro entre os anos de 2010 e 2021; na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e nas revistas acadêmico-científicas do Serviço Social. Buscou-se mapear as concepções adotadas sobre a saúde mental, sistematizar as principais manifestações da questão social apresentadas neste campo, bem como as atividades profissionais desempenhadas pelo assistente social, e os desafios atuais para a profissão. A perspectiva teórico-metodológica de Marilda Iamamoto foi assumida neste trabalho para nortear o eixo central do objeto de análise: o trabalho do assistente social. Este trabalho se dividiu em quatro capítulos. O primeiro capítulo se propôs a reconstituir o histórico da Saúde Mental no Brasil, a fim de vislumbrar como o cuidado em Saúde Mental vem passando por transformações ao longo dos anos, por parte do Estado, desde a fase colonial até os dias atuais. Analisaram-se os retrocessos atuais enfrentados no campo da Saúde Mental no país, constituindo-se em uma “contrarreforma” às conquistas advindas do processo de Reforma Psiquiátrica. No segundo capítulo, o objetivo proposto foi investigar a gênese do Serviço Social no país, bem como o significado social da profissão na sociedade capitalista brasileira. Posteriormente no terceiro capítulo, fez se necessário situar a inserção do Serviço Social no campo da Saúde Mental, conhecer os processos que os assistentes sociais estão inseridos, bem como inteirar-se das condições de vida dos usuários da Política de Saúde Mental no Brasil. O quarto capítulo referiu-se à análise e problematização da coleta dos dados. O percurso metodológico foi através de levantamento bibliográfico e pesquisa documental. O método de análise para o estudo é o crítico-dialético, amparado pela abordagem quanti-qualitativa. Os resultados apontam que o progresso de uma política social não é linear, assim passando por nuances ora de avanços ora de desmontes, portanto as conquistas alcançadas através da Reforma Psiquiátrica devem ser preservadas, reconhecendo que a continuação ou estagnação destes princípios são objetos de disputas de interesses por diferentes projetos societários. No tocante ao Serviço Social na Saúde Mental, conclui-se que o Movimento de Reforma Psiquiátrica e o Movimento de Reconceituação do Serviço Social ocorreram em contextos próximos e trouxeram inúmeros avanços para ambos os setores. Sobre o trabalho de assistentes sociais na Saúde Mental, a literatura expressa que se iniciou com características psicologizantes, hierarquizada entre as profissões inerentes aos saberes “psi”, e a sua legitimidade e reconhecimento enquanto conhecimento técnico interdisciplinar está sendo conquistado gradativamente. São inúmeros os desafios para a profissão neste campo, perpassando pelo cenário de globalização e reestruturação produtiva, aos limites institucionais diariamente vivenciados. Conclui-se que este é um tema insuficientemente discutido e o seu debate se faz necessário não só para o acervo científico do Serviço Social, mas também para pensar o trabalho em Rede de forma articulada e descentralizada, valorizando as potencialidades específicas a cada saber.


  • Mostrar Abstract
  • This study aims to analyze, in its quantitative and qualitative aspects, the academic-scientific elaborations on the work of social workers in the area of Mental Health, in the production of the Brazilian Social Service between the years 2010 and 2021; in the Digital Library of Theses and Dissertations and in the academic-scientific journals of Social Work. We sought to map the adopted conceptions about mental health, systematize the main manifestations of the social issue presented in this field, as well as the professional activities performed by the social worker, and the current challenges for the profession. The theoretical-methodological perspective of Marilda Iamamoto was adopted in this work to guide the central axis of the object of analysis: the work of the social worker. This work was divided into four chapters. The first chapter proposed to reconstruct the history of Mental Health in Brazil, in order to glimpse how care in Mental Health has undergone transformations over the years, by the State, from the colonial phase to the present day. The current setbacks faced in the field of Mental Health in the country were analyzed, constituting a “counter-reform” to the achievements arising from the Psychiatric Reform process. In the second chapter, the proposed objective was to investigate the genesis of Social Work in the country, as well as the social meaning of the profession in Brazilian capitalist society. Subsequently, in the third chapter, it was necessary to situate the insertion of Social Work in the field of Mental Health, to know the processes that social workers are involved in, as well as to find out about the living conditions of users of the Mental Health Policy in Brazil. The fourth chapter referred to the analysis and problematization of data collection. The methodological path was through a bibliographic survey and documental research. The analysis method for the study is the critical-dialectical one, supported by the quantitative-qualitative approach. The results show that the progress of a social policy is not linear, thus passing through nuances, sometimes of advances or of dismantling, therefore the achievements achieved through the Psychiatric Reform must be preserved, recognizing that the continuation or stagnation of these principles are objects of disputes of interests in different corporate projects. With regard to Social Work in Mental Health, it is concluded that the Psychiatric Reform Movement and the Social Work Recognition Movement occurred in close contexts and brought numerous advances to both sectors. Regarding the work of social workers in Mental Health, the literature expresses that it began with psychologizing characteristics, hierarchized among professions inherent to “psi” knowledge, and its legitimacy and recognition as interdisciplinary technical knowledge is gradually being conquered. There are countless challenges for the profession in this field, passing through the scenario of globalization and productive restructuring, to the institutional limits experienced daily. It is concluded that this is an insufficiently discussed topic and its debate is necessary not only for the scientific collection of Social Work, but also for thinking about Network work in an articulated and decentralized way, valuing the specific potential of each knowledge.

SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA