|
Dissertações |
|
1
|
-
MAÍSA DA SILVA CORDEIRO
-
A CASA DO CONDE DE PALMA
-
Orientador : MARIO MENDONCA DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LARISSA CORREA ACATAUASSU NUNES SANTOS
-
MARIO MENDONCA DE OLIVEIRA
-
RAQUEL NEIMANN DA CUNHA FREIRE
-
RODRIGO ESPINHA BAETA
-
Data: 20/05/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho tem como objetivo compreender e analisar, um dos exemplares residenciais do patrimônio cultural tombado, a Casa do Conde de Palma, localizada na cidade de Salvador, tendo como produto final deste estudo, a apresentação de uma proposta de conservação e restauração para o imóvel. Conhecida por poucos, a casa está localizada no bairro do Barbalho, nos limites do Centro Histórico da cidade, e é uma casa de residência, construída nos finais do século XVIII, de arquitetura singela, pouco adornada, e que passa despercebida aos olhos, até mesmo de quem mora no bairro. O trabalho foi desenvolvido a partir do contato com a edificação, por meio de pesquisas históricas sobre o objeto de estudo, com o objetivo de conhecer sua história, identificar as metodologias e técnicas utilizadas na sua construção; avaliar as condições atuais da edificação, identificando danos e patologias que interferem na sua preservação, bem como propor um projeto de restauração e intervenção, para reinserir este bem no contexto social atual. No desenvolvimento do trabalho, foram utilizados além da pesquisa bibliográfica, realização de cadastro da edificação, execução de ensaios e algumas prospecções superficiais dos materiais, analisadas em laboratório. Após o estudo da edificação, e dos embates a respeito das teorias da preservação, elabora-se então o projeto de restauração da edificação, buscando preservar sua espacialidade e os seus valores atribuídos, como forma de manter este bem cultural, e preservá-lo para as gerações futuras.
-
Mostrar Abstract
-
The present work aims to understand and analyze, one of the residential examples of the heritage listed, the Casa do Conde de Palma, located in the city of Salvador, having as final product of this study, the presentation of a conservation and restoration proposal for the property. Known by few, the house is located in the neighborhood of Barbalho, on the limits of the Historic Center of the city, and is a residence house, built in the late eighteenth century, simple architecture, little adorned, and goes unnoticed by the eye, even those who live in the neighborhood. The work was developed from the contact with the building, through historical research on the object of study, in order to know its history, identify the methodologies and techniques used in its construction identifying damages and pathologies that interfere with its preservation, as well as proposing a restoration and intervention project, to reinsert this well in the current social context. In the development of the work, were used in addition to the bibliographical research, registration of the building, execution of tests and some surface prospections of the materials, analyzed in the laboratory. After the study of the building, and the clashes about the theories of preservation, then elaborates the project of restoration of the building, seeking to preserve its spatiality and its assigned values, as a way to maintain this cultural asset, and preserve it for future generations.
|
|
2
|
-
ISABELA FERNANDA PATRICIA ITUASSU FERRARI DE MATTOS
-
REQUALIFICAÇÃO DO CONJUNTO ARQUITETÔNICO DA PONTA DO HUMAITÁ - SALVADOR/BA
-
Orientador : SILVIA PIMENTA D AFFONSECA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCOS TOGNON
-
MARIELY CABRAL DE SANTANA
-
SILVIA PIMENTA D AFFONSECA
-
Data: 11/06/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O Conjunto arquitetônico e paisagístico da Ponta de Humaitá, objeto central desta pesquisa, localiza-se no bairro de Monte Serrat, compondo com os demais bairros do seu entorno, a Península de Itapagipe, na cidade de Salvador. O conjunto teve sua formação iniciada ainda no século XVI, tendo sua consolidação em meados do século XIX, adquirindo uma grande relevância histórica e cultural. A região destaca-se pela relação singular da paisagem que se conforma através da união dos aspectos topográficos, arquitetônicos, ambientais, espaciais, marcado por uma península que avança sobre o mar, o que confere uma característica bucólica ao local.
Considerada como uma região de grande apelo visual, esta área é conhecida pela cultura de contemplação da Baía de Todos os Santos, sendo utilizada para esse fim pelos visitantes há muitos anos. Atualmente, o Conjunto da Ponta de Humaitá apresenta perdas do tecido urbano oriundas de transformações que causaram alterações na percepção da sua imagem. Deste modo, busca-se através do projeto de intervenção restaurar a unidade figurativa do conjunto, sendo idealizadas algumas diretrizes para orientar futuras intervenções e proposições de novos usos, de modo que a harmonia e a volumetria do conjunto urbano e paisagístico em questão possam ser conservadas.
Afim de demonstrar essas possibilidades de intervenção, o trabalho direciona-se para a proposição de intervenção em três edificações do conjunto. As duas primeiras referem-se aos imóveis n°42 e 44 que atualmente não possuem uso, as quais serão destinadas para implementação de um equipamento cultural. A terceira edificação corresponde ao imóvel nº 54, uma casa de varanda, que hoje abriga dois restaurantes. Para esta casa a proposta consiste em recuperar as principais características arquitetônicas dessa tipologia, sem alteração de uso, pois trata-se de um local de atratividade, que está em consonância às diretrizes propostas para o conjunto.
-
Mostrar Abstract
-
The architectural and landscape complex of Ponta de Humaitá, the main subject of this research, is located in the Monte Serrat neighborhood, where along with the surrounding neighborhoods it composes, the Peninsula de Itapagipe, in the city of Salvador. The complex began its formation in the 16th century, and was consolidated in the mid-19th century, acquiring great historical and cultural relevance. The region stands out for the unique relationship of the landscape that is formed through the composition of topographic, architectural, environmental and spatial attributes, being defined by a peninsula that extends towards the ocean, giving a bucolic aspect to the place.
Being considered a region of great visual appeal, that area has become well known for its contemplating viewpoints of the Baia de Todos os Santos, being used for that purpose among visitors for many years. Currently, the Ponta de Humaitá Complex shows damage to its urban structure as a result of transformations that have caused changes to its image. In this way, the intervention and preservation project intends to restore the visual unity of the complex, with additional guidelines to regulate and direct future interventions and new proposed uses, ensuring that the harmony and original characteristics of the urban and landscape complex are well preserved.
In order to demonstrate these intervention possibilities, the work is directed towards proposing intervention in three buildings in the complex. The first two refer to properties no. 42 and 44 that are currently unused, which will be used for the implementation of cultural equipment. The third building corresponds to property nº 54, a house with a balcony, which currently houses two restaurants. For this house, the proposal consists of recovering the main architectural characteristics of this typology, without changing its use, as it is an attractive place, which is in line with the guidelines proposed for the complex.
|
|
3
|
-
LUCAS OLIVEIRA DIAS SANTOS
-
Projeto de Intervenção da Casa do Barão de Caetité
-
Orientador : SILVIA PIMENTA D AFFONSECA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
NAIA ALBAN SUAREZ
-
ROSANA MUNOZ
-
SILVIA PIMENTA D AFFONSECA
-
THAIS ALESSANDRA BASTOS CAMINHA SANJAD
-
Data: 14/06/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho de conclusão do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE) tem como objeto de estudo a Casa do Barão de Caetité, situada no município de baiano homônimo, no Território de Identidade do Alto Sertão Produtivo. Construída no final do século XVIII utilizando a técnica construtiva tradicional em blocos de adobe, é protegida pelo tombamento a nível estadual desde a década de 1980. Sua subutilização, associada aos condicionantes ambientais locais, a levaram a um estado crítico de degradação. Objetiva-se, portanto, realizar um aprofundamento histórico, arquitetônico e ambiental a fim de reintegrá-la às dinâmicas sociais do município através de uma proposta de intervenção, possibilitando salvaguardá-lo como um espaço de memória e identidade cultural sertaneja a partir de um novo uso.
-
Mostrar Abstract
-
This thesis is for the Master's Program in "Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE)". The object of study is the "Casa do Barão de Caetité", which is located in the municipality of Caetité, Bahia in the "Território de Identidade do Alto Sertão Produtivo". The house was built using the "adobe" block construction technique at the end of the eighteenth century and has been listed as a heritage building at the state level since the 1980s. Due to underutilization and local environmental factors, the building has deteriorated significantly. The goal of this thesis is to conduct a comprehensive review of the house's history, architecture, and environment. The study aims to reintegrate the building into local social dynamics through an intervention proposal, which will help safeguard it as a space of memory and cultural identity through new use.
|
|
4
|
-
VINICIUS SILVA NASCIMENTO
-
OS SOBRADOS DA SOLEDADE EM SALVADOR – BA:
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO IMÓVEL N°136
-
Orientador : SERGIO KOPINSKI EKERMAN
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADRIANA GUIMARÃES DUARTE
-
MARIELY CABRAL DE SANTANA
-
ROSANA MUNOZ
-
SERGIO KOPINSKI EKERMAN
-
Data: 20/06/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho, intitulado “Os sobrados da Soledade em Salvador – BA: Proposta de
intervenção no imóvel n°136”, tem como objetivo desenvolver a proposição de um
projeto arquitetônico de intervenção e restauração para o sobrado n°136 que
compõe o Conjunto Arquitetônico da Soledade. A área em estudo foi tombada pelo
Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) em 1981 com intuito de
conter o processo de degradação física e descaracterização arquitetônica das
edificações que constituem a ambiência do conjunto. O sobrado n°136, situado à
Ladeira da Soledade, é um dos exemplares de moradia que ainda guarda vestígios
da tipologia habitacional urbana no Brasil até a segunda metade do século XIX. No
entanto, o imóvel apresenta hoje um avançado processo de degradação e a
ausência de uso desde o ano de 2017. Para embasar esta proposta tem-se como
fundamentação as reflexões teóricas do campo do restauro, notadamente o restauro
crítico, além de uma ampla caracterização do objeto de estudo. Nesse sentindo, o
projeto proposto visa comtemplar soluções técnicas para a restauração compatíveis
ao monumento, privilegiando os seus valores e atributos reconhecidos, ao mesmo
tempo que pretende o seu restabelecimento com um uso adequado ao bem e
condizente ao contexto atual da região da Soledade e seu entorno.
-
Mostrar Abstract
-
This paper, entitled 'The Soledade Sobrados in Salvador - BA: Proposal for
Architectural Intervention of Property No. 136,' aims to develop a proposition for a
restoration project for Sobrado No. 136, which is part of the Architectural Complex of
Soledade. The area under study was designated as a heritage site by the Institute of
Artistic and Cultural Heritage of Bahia (IPAC) in 1981 with the aim of containing the
process of physical degradation and architectural discharacterization of the buildings
that constitute the ambiance of the residential complex.
Sobrado No. 136, located on Ladeira da Soledade, is one of the examples of housing
that still preserves original traces of urban housing typology in Brazil until the second
half of the 19th century. However, the property now presents an advanced process of
degradation and has been unused since 2017. To support this proposal, the
theoretical reflections of the restoration field, notably critical restoration, are used as
a foundation, along with a comprehensive characterization of the object of study. In
this sense, the proposed project aims to contemplate technical solutions for
restoration compatible with the monument, privileging its recognized values and
attributes, while also intending its reestablishment with a use appropriate to the asset
and consistent with the current context of the Soledade region and its surroundings.
|
|
5
|
-
JESSICA FERNANDES MARQUES
-
PROJETO DE INTERVENÇÃO NOS PALACETES ECLÉTICOS DA RUA CHILE – Nº 6 E Nº 8 – SALVADOR – BAHIA
-
Orientador : RODRIGO ESPINHA BAETA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
Wolney Alfredo Arruda Unes
-
MARIELY CABRAL DE SANTANA
-
RODRIGO ESPINHA BAETA
-
SILVIA PIMENTA D AFFONSECA
-
Data: 20/06/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Localizados na Rua Chile, em Salvador, Bahia, os Palacetes de números 6 e 8 representam remanescentes de um conjunto arquitetônico eclético que marcou o período de modernização desta via, promovida por J.J. Seabra, nas primeiras décadas do século XX. A nucleação, que se manteve até a primeira metade do século passado como centro da cidade, passou por processos de transformações urbanas ao longo dos séculos XX e XXI. Estas mudanças contribuíram para as significativas transformações e perdas no tecido urbano da área e, mais especificadamente, nas características edilícias do conjunto. O presente trabalho propõe a intervenção nos palacetes de números 6 e 8, a partir da base teórica desenvolvida por meio dos estudos dos temas referentes às modernizações da Rua Chile no século XX, bem como as transformações urbanas pelas quais a via passou. Os edifícios apresentam valores e atributos ainda presentes, além das marcas e mutilações do tempo. O projeto de intervenção proposto buscou valorizar o momento da arquitetura e dos novos valores colocados pela sociedade burguesa do início do século XX e com isso resgatar um significativo trecho da paisagem urbana da Rua Chile. Assim como, destacar os espaços de fluidez e permeabilidade característicos das novas funções das edificações e atualizá-las para usos contemporâneos de comercio e serviços.
-
Mostrar Abstract
-
Located on Rua Chile in Salvador, Bahia, the Mansions at numbers 6 and 8 represent remnants of an eclectic architectural ensemble that marked the modernization period of this street, promoted by J.J. Seabra in the early decades of the 20th century. The nucleus, which remained the city center until the first half of the last century, underwent urban transformation processes throughout the 20th and 21st centuries. These changes contributed to significant transformations and losses in the area's urban fabric, and more specifically, in the architectural characteristics of the ensemble. This work proposes the intervention in the mansions at numbers 6 and 8, based on the theoretical foundation developed through studies on the modernization of Rua Chile in the 20th century, as well as the urban transformations the street underwent. The buildings still present values and attributes, in addition to the marks and mutilations of time. The proposed intervention project aimed to highlight the architectural moment and the new values introduced by the bourgeois society of the early 20th century, thus recovering a significant section of the urban landscape of Rua Chile. It also aimed to emphasize the spaces of fluidity and permeability characteristic of the buildings' new functions and update them for contemporary commercial and service uses.
|
|
6
|
-
JAMILLE CRUZ DE QUEIROZ PIMENTEL PONTE
-
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O ANTIGO GRANDE HOTEL DE CIPÓ-BA
-
Orientador : LARISSA CORREA ACATAUASSU NUNES SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANNA BEATRIZ AYROZA GALVAO
-
EDSON FERNANDES D OLIVEIRA SANTOS NETO
-
LARISSA CORREA ACATAUASSU NUNES SANTOS
-
MARIELY CABRAL DE SANTANA
-
Data: 21/06/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho consiste no desenvolvimento de uma proposta de intervenção para o antigo Grande Hotel de Cipó-Bahia. Aborda aspectos relevantes desde a formação da cidade de Cipó-BA até a construção do edificio, incluindo sua localização, a descoberta das águas termais e sua condição atual. São destacados os desafios enfrentados durante a construção e a inauguração, bem como as características arquitetônicas que que reflete um período de transição entre movimentos, especialmente o protomodernismo que adotou novas tecnologias construtivas, como o concreto armado. O estudo trata ainda questões ambientais, espaciais e estéticas, o sistema construtivo utilizado, os materiais empregados e os problemas relacionados ao uso, acessibilidade e transformações, incluindo o incendio ocorrido em 2009 que ocasionou na perda parcial da cobertura do salão de festas. gerais dentro do contexto ambiental, espacial e estético, do sistema construtivo utilizado, materiais utilizados, e das questões relacionadas ao uso, acessos, transformações, do incêndio que sofreu em 2009. O reconhecimento como patrimônio de interesse cultural ocorreu em 2009 não de forma individual, mas como parte do conjunto urbano de Cipó-BA a nível estadual. O trabalho é fundamentado em pesquisa bibliográfica, iconográfica e documental em arquivos públicos e privados, assim como em pesquisas de campo, com medição direta e indireta, levantamento cadastral e fotográfico visando obter informações históricas e atuais para embasamento da proposta de intervenção que visa a reabilitação do edificio para um novo uso, garantindo a preservação dos seus valores históricos, arquitetônicos e sua importância na paisagem urbano que se transformou em um marco referencial. Entre as principais dificuldades encontradas, destaca-se a impossibilidade de acesso a alguns ambientes atualmente em uso por secretarias municipais, que funcionam apenas como depósito de materiais, além da inviabilidade financeira de realizar levantamentos fotográficos da fachada, seja por meio de drone ou equipamentos auxiliares, devido aos altos custos envolvidos.
-
Mostrar Abstract
-
The present work consists of developing an intervention proposal for the old Grande Hotel de Cipó-Bahia. It addresses relevant aspects from the formation of the city of Cipó-BA to the construction of the building, including its location, the discovery of the thermal waters and its current condition. The challenges faced during construction and inauguration are highlighted, as well as the architectural characteristics that reflect a period of transition between movements, especially protomodernism that adopted new construction technologies, such as reinforced concrete. The study also addresses environmental, spatial and aesthetic issues, the construction system used, the materials used and problems related to use, accessibility and transformations, including the fire that occurred in 2009 which resulted in the partial loss of the party hall's roof. general within the environmental, spatial and aesthetic context, the construction system used, materials used, and issues related to use, access, transformations, the fire that suffered in 2009. Recognition as a heritage of cultural interest occurred in 2009 not individually, but as part of the urban complex of Cipó-BA at state level. The work is based on bibliographic, iconographic and documentary research in public and private archives, as well as field research, with direct and indirect measurement, cadastral and photographic surveys aiming to obtain historical and current information to support the proposed intervention aimed at rehabilitation. of the building for a new use, ensuring the preservation of its historical and architectural values and its importance in the urban landscape that has become a landmark. Among the main difficulties encountered, the impossibility of accessing some environments currently in use by municipal departments, which function only as a deposit of materials, stands out, in addition to the financial unfeasibility of carrying out photographic surveys of the facade, whether using a drone or auxiliary equipment. due to the high costs involved.
|
|
7
|
-
JULIANA RIBEIRO FIGUEREDO
-
RESTAURAÇÃO DA IGREJA DO SENHOR BOM JESUS DOS AFLITOS E DA BOA SENTENÇA E INTERVENÇÃO PAISAGÍSTICA DO LARGO E MIRANTE DOS AFLITOS EM SALVADOR/BA
-
Orientador : JÚLIO CÉSAR RIBEIRO SAMPAIO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JÚLIO CÉSAR RIBEIRO SAMPAIO
-
MARIELY CABRAL DE SANTANA
-
SILVIA PIMENTA D AFFONSECA
-
YAN GRACO DANTAS CAFEZEIRO
-
Data: 25/06/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Localizada na borda da falha geológica de Salvador, a Igreja Bom Jesus dos Aflitos e da Boa Setença desfruta de uma posição privilegiada, de frente para a Bahia de Todos os Santos. Erguida no século XVIII como local de devoção, a antiga capela passou por modificações nos séculos XIX e XX, sendo um importante marco histórico e arquitetônico da cidade. Neste estudo, apresenta a história da construção edificação e do largo dos Aflitos, sob a ótica da arquitetura religiosa luso-brasileira, explorando a relação entre o espaço sagrado secular para compreender as transformações ao longo do tempo que resultaram em sua configuração atual. Além disso, são abordadas as técnicas construtivas, fichas fotográficas e pranchas cadastrais do templo. Atualmente, a igreja encontra-se em estado de degradação, necessitando de uma proposta de restauração, assim como um projeto de requalificação e intervenção em seu adro natural. Para a restauração e reabilitação do conjunto. É proposto a readequação de diversos usos: religioso e educativo. Quanto ao adro, sugere-se uma nova abordagem, com a criação de uma praça seca, mas com pequenos canteiros para promover a convivência dos usuários e apreciação do entardecer.
-
Mostrar Abstract
-
The Bom Jesus dos Aflitos and da Boa Sentença Church is located on the edge of the geological fault of Salvador, in a privileged location facing the All Saints Bay. The chapel was built in devotion in the 18th century, undergoing transformations in the 19th and 20th centuries, and is a testament to the historical and architectural memory of the city. In this work, the history of the building and the largo dos Aflitos is presented, focusing on Luso-Brazilian religious architecture, exploring the interaction between sacred and profane space to understand the changes over time that have resulted in its current arrangement. Techniques, photographic records, and cadastral sheets of the temple will also be presented. Currently, the church is in a state of degradation, requiring a restoration proposal, as well as a requalification and intervention project in it’s natural atrium. For the restoration and rehabilitation of the complex, it is proposed to readjust and expand various uses: religious and educational. As for the atrium, a new approach is suggested, with the creation of a dry square, but with small flower beds for the users to enjoy the space and the sunset.
|
|
8
|
-
LETICIA SOUZA DA SILVA
-
RESTAURAÇÃO E REABILITAÇÃO ARQUITETÔNICA DO SOBRADO Nº182 DA RUA 14 DE JULHO DO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS - MA
-
Orientador : MARCIA GENESIA DE SANT ANNA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
TAYANA DE NASCIMENTO SANTANA CAMPOS FIGUEIREDO
-
LIDIA QUIETO VIANA
-
MARCIA GENESIA DE SANT ANNA
-
MARIELY CABRAL DE SANTANA
-
Data: 26/06/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O reconhecimento dos valores históricos, artísticos, arquitetônicos de um bem imóvel através da inscrição na lista de patrimônio mundial e tombamentos: federais e estaduais não tem sido suficiente para impor o imperativo moral da conservação por parte da sociedade. A ausência dessa prática tão presente em todas as teorias da preservação formuladas obriga práticas invasivas que resultam na perda da autenticidade de sua materialidade. Esse trabalho tem como objetivo aplicar metodologia e os conceitos mais reconhecidos mundialmente no campo da ciência da restauração com aporte na teoria de Cesare Brandi. O objeto de estudo aqui apresentado é o sobrado urbano nº182 da Rua 14 de Julho, localizado em traçado desenhado pelo engenheiro mor da coroa portuguesa, Francisco Frias de Mesquita em 1615. Trata-se de um exemplar arquitetônico significativo construído no século XIX com características arquitetônicas luso-brasileiras na cidade de São Luís do Maranhão. O projeto de restauração e reabilitação arquitetônica inclui reverter o estado de degradação em que se encontra e adaptar os espaços preexistentes a um novo uso, minimizando os impactos sobre as estruturas arquitetônicas da época de sua construção. A elaboração deste trabalho cumpriu etapas de conhecimento do Sobrado nº 182, contextualizando o objeto arquitetônico no espaço urbano de São Luís, onde ele está inserido; cadastramento físico arquitetônico; levantamento fotográfico; pesquisa histórica; mapeamento de danos; análises físicas ambientais e laboratoriais; diagnóstico e proposta de restauração e reabilitação arquitetônica para uso de galeria de arte. A proposta aqui apresentada integra diretrizes para a intervenção para elaboração de projetos complementares e conservação preventiva.
-
Mostrar Abstract
-
The acknowledgment of historic, artistic and architectural qualities of a property has not been enough for part of population to impose a moral imperative, even with the listing of this property as a State, Federal or world heritage. The absence of this regular concept commonly found in conservation theory obligates the application of invasive techniques which results in loss of materiality authenticity. The subject presented in this paper is the urban loft number 182, located on 14 de Julho street, São Luís, Brazil, traced by Francisco Frias de Mesquita, major engineer of Portuguese Empire in 1615. This paper means to show the application of most recognized methodologies and concepts of restauration science with the support of Cesare Brandi’s theory. This loft is a significant example of 19th Century architectonics with Portuguese-Brazilian characteristics of São Luís city. The restauration and architectonic project mean to regret the current degradation status and adapt the present rooms to a new usage, minimalizing the impacts over its original foundations. The methodoly of this project worked with the following stages: acknowledgement of the Loft number 182, contextualizing this architectonic object in the São Luís urban spacing; phisio-architectonic register; photographic survey; historical research; damage mapping; laboratory and physical environment analysis; diagnosis and proposal of restauration and rehabilitation for institutional use. The proposal presented in this paper integrates the guidelines for the intervention and elaboration of preventive conservation and complementary projects.
|
|
9
|
-
ANA LUIZA PRATA LIBÓRIO
-
PROJETO DE ESTABILIZAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DAS RUÍNAS DO ANTIGO TEATRO SÃO PEDRO-LARANJEIRAS-SE
-
Orientador : NAIA ALBAN SUAREZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EDWIGES LEAL
-
NAIA ALBAN SUAREZ
-
SILVIA PIMENTA D AFFONSECA
-
Data: 26/06/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O imóvel em estudo é composto por duas paredes em “L” em alvenaria de pedras calcárias, remanescentes de uma edificação que ruiu, e que pelo seu valor estético e de obra de arte, se tornou objeto de teses e estudos pela antiguidade que encerram aquelas vetustas alvenarias impregnadas de história, pátina e vegetação que os laranjeirenses atribuíram a um antigo teatro. O desafio do projeto consiste em preservá-las imersas no ambiente paisagístico que encantam pelo arrebatamento que suscita a visão pitoresca do todo. O foco da pesquisa, desde o início, são as soluções técnicas e científicas aplicadas à conservação das ruínas expostas as intempéries e a sua preservação integral com os materiais expostos para enfatizar seu aspecto didático e o impacto da sua materialidade para propor a reabilitação do sítio, como espaço cênico tradicional, cuja mítica pretendemos evocar, tendo as paredes em “L” como fundo de palco. Com a extensa pesquisa histórica e documental realizada caracterizamos o sítio e as ruínas em texto argumentativo onde expusemos as hipóteses existentes sobre o bem, estudamos seu sistema construtivo e materiais para propor sua estabilização, preservando a matéria, trâmite da imagem, sem modificar lhe o aspecto original. Trabalhamos ainda os levantamentos físicos cadastrais, fotográficos, referendados por observação direta” in situ” desde 2019 e por fim a análise dos seus materiais para fundamentar as decisões durante a elaboração do projeto arquitetônico de restauro.
-
Mostrar Abstract
-
The property under study is composed of two “L” shaped walls made of limestone masonry, remnants of a building that collapsed, and which, due to its aesthetic value and work of art, became the object of theses and studies through antiquity that encompass those old masonry impregnated with history, patina and vegetation that the people of Laranjeira attributed to an old theater. The challenge of the project is to preserve them immersed in the landscape environment that enchants with the rapture that the picturesque view of the whole gives rise to. The focus of the research, from the beginning, is the technical and scientific solutions applied to the conservation of ruins exposed to the elements and their integral preservation with the exposed materials to emphasize their didactic aspect and the impact of their materiality to propose the rehabilitation of the site, as a traditional scenic space, whose mythology we intend to evoke, with the “L” shaped walls as the stage backdrop. With the extensive historical and documentary research carried out, we characterized the site and the ruins in an argumentative text where we exposed the existing hypotheses about the property, studied its construction system and materials to propose its stabilization, preserving the material, processing of the image, without changing its appearance. original. We also work on physical cadastral and photographic surveys, endorsed by direct observation “in situ” since 2019 and finally the analysis of their materials to support decisions during the preparation of the architectural restoration project.
|
|
10
|
-
JULIANA NOGUEIRA DE ALMEIDA
-
RESTAURAÇÃO DA CASA PIA E COLÉGIO DOS ÓRFÃOS DE SÃO JOAQUIM
-
Orientador : LARISSA CORREA ACATAUASSU NUNES SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LARISSA CORREA ACATAUASSU NUNES SANTOS
-
MARIA HERMINIA OLIVERA HERNANDEZ
-
MARIELY CABRAL DE SANTANA
-
MARIO MENDONCA DE OLIVEIRA
-
Data: 27/06/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho tem o objetivo de propor a Restauração e Reabilitação da Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim, edificação contruída em 1709 para sediar o Noviciado dos Jesuítas na Bahia, construída em 1709 – no atual bairro da Calçada, cidade Baixa de Salvador, na Bahia. Para a realização de uma proposta de restauração na Casa Pia, fez-se necessário considerar os valores e problemáticas identificadas em seu conjunto edificado, assim como sua tipologia arquitetônica, o estado de conservação, uso ao qual está sendo destinado e o seu entorno. A proposta de projeto de restauração visa implementar um uso que, além de favorecer o potencial da edificação, permita que o seu conjunto seja compreendido como uma unidade com integridade física e tipológica. Dessa forma, os usos e as soluções de projeto têm como premissa o respeito à integridade tipológica da edificação e a leitura da Casa Pia, da praça São Joaquim e do seu terreno – antiga cerca, onde se localiza o Banheiro dos Jesuítas – como um conjunto. Diante disso, foi decidida a permanência do uso que segue a propensão atual da Casa Pia, que é se consolidar como um espaço de eventos e, considerando que a mesma foi fundada com objetivo de formar pessoas para o mercado de trabalho, foi pensada também uma escola técnica de eventos, que possibilita a capacitação nas diversas áreas que envolvem este mercado.
-
Mostrar Abstract
-
The present work aims to propose the Restoration and Rehabilitation of the Casa Pia and Colégio dos Orfãos de São Joaquim, a building built in 1709 to host the Novitiate of the Jesuits in Bahia, built in 1709 – in the current neighborhood of Calçada, downtown Salvador , in Bahia. To carry out a restoration proposal at Casa Pia, it was necessary to consider the values and problems identified in its building complex, as well as its architectural typology, the state of conservation, the use for which it is being intended and its surroundings. The proposed resto-ration project aims to implement a use that, in addition to enhancing the potential of the building, allows its entirety to be understood as a unit with physical and typological integrity. In this way, the uses and design solutions are premised on respect for the typological integrity of the building and the reading of Casa Pia, São Joaquim square and its land – old fence, where the Jesuítas Bathroom is located – as a set . In view of this, it was decided to continue the use that follows the current propensity of Casa Pia, which is to consolidate itself as an event space and, considering that it was founded with the objective of training people for the job market, a events technical school, which provides training in the various areas that involve this market.
|
|
11
|
-
HELOÍSA MEDEIROS RODRIGUES
-
INTERVENÇÃO USINA ASSUCAREIRA SANTO ANTÔNIO: JOIA DO PATRIMÔNIO INDUSTRIAL SUL MATO GROSSENSE
-
Orientador : EDSON FERNANDES D OLIVEIRA SANTOS NETO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EDSON FERNANDES D OLIVEIRA SANTOS NETO
-
JOÃO HENRIQUE DOS SANTOS
-
JULIANA CARDOSO NERY
-
LIDIA QUIETO VIANA
-
Data: 27/06/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A Usina “Assucareira” Santo Antônio Limitada representou ao município de Miranda/MS, um período de apogeu econômico, político, social e urbano. Implantada em 1929, sua produção compreendia açúcar cristal e aguardente, sendo consumida a nível local e regional. O objeto recebeu proteção legal por incumbência da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, em 2007, pelo Decreto n. 12.391. Seu processo de abandono iniciou-se logo após a desativação do empreendimento e perdura por 52 anos, considerando o tempo atual. Apesar de repasses governamentais, o que resta ao edifício são as marcas de negligência e degradação progressiva, resultante de consideráveis perdas ao longo do tempo, o que requer ações imediatas. Diante disso, este estudo objetiva propor uma intervenção ao bem, de caráter respeitável, buscando valorizar aspectos materiais e imateriais. Para isso, todo o processo foi realizado a partir de pesquisas bibliográficas, em arquivos físicos, bibliotecas, visitas técnicas in loco, realizando levantamentos planialtimétricos, fotografias, além de entrevistas com os moradores e ex-trabalhadores da Usina, desenvolvimento de questionário, a fim de compreender as reais necessidades e carências da sociedade, que possam contribuir com o desenvolvimento local. A proposta pretende atender aos aspectos supracitados, inserindo o bem como protagonismo no tecido urbano e como continuidade no cotidiano coletivo.
-
Mostrar Abstract
-
The Santo Antônio Limitada sugar mill represented a period of economic, political, social and urban apogee for the municipality of Miranda/MS. Set up in 1929, its production included crystal sugar and brandy, which was consumed locally and regionally. The object received legal protection from the Mato Grosso do Sul Culture Foundation in 2007, by Decree No. 12.391. Its process of abandonment began shortly after the enterprise was shut down and has lasted for 52 years, considering the current time. Despite government transfers, what remains of the building are the marks of neglect and progressive degradation, resulting from considerable losses over time, which requires immediate action. In view of this, this study aims to propose a respectable intervention for the property, seeking to enhance its material and immaterial aspects. To this end, the entire process was based on bibliographical research in physical archives and libraries, on-site technical visits, planimetric surveys and photographs, as well as interviews with residents and former workers at the plant, and the development of a questionnaire, in order to understand the real needs and shortcomings of society, which could contribute to local development. The proposal aims to address the above aspects, inserting the asset as a protagonist in the urban fabric and as a continuity in collective daily life.
|
|
12
|
-
JESSICA APARECIDA DE PAULA
-
RESTAURO E INTERVENÇÃO DA CAPELA DE NOSSA SENHORA DO PILAR
-
Orientador : LARISSA CORREA ACATAUASSU NUNES SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FERNANDO CESAR NEGRINI MINTO
-
LARISSA CORREA ACATAUASSU NUNES SANTOS
-
LIDIA QUIETO VIANA
-
MARIELY CABRAL DE SANTANA
-
Data: 28/06/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A Capela de Nossa Senhora do Pilar é um exemplar da arquitetura do período colonial. Sua construção singela fez parte do crescimento da cidade de Taubaté, construída no final do século XVIII. É protegida por tombamento na instância federal pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional – IPHAN (na época ainda era o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – SPHAN). A edificação encontra-se sem uso desde 2014, quando deixou de ser Museu de Arte Sacra da cidade, mas desde 1950 deixou de ter suas funções religiosas. O desuso e a falta de manutenção deixaram que a edificação fosse se degradando por causa de um conjunto de agentes ambientais, mecânicos e ações humanas. Infelizmente, o tombamento não é suficiente para proteger o bem, sobretudo quando não há pessoas utilizando o local. Nenhum bem consegue ser preservado quando não se tem uso adequado. Esse trabalho tem como objetivo a proposta para adequação e intervenção da Capela de Nossa Senhora do Pilar, a partir de análises e metodologias para levantamento e diagnóstico físico e urbano. A proposta reconhece a necessidade de ter uso diferente daqueles que já tiveram (religioso e museu), para que alinhados aos novos objetivos, seja possível viabilizar a manutenção e a conservação da Capela do Pilar e seus bens integrados.
-
Mostrar Abstract
-
The Chapel of Our Lady of the Pillar is an example of the architecture of the colonial period. Its simple construction was part of the growth of the city of Taubaté, built at the end of the eighteenth century. It is protected by listing at the federal level by the National Institute of Historical and Artistic Heritage – IPHAN (at the time it was still the National Historical and Artistic Heritage Service – SPHAN). The building has been unused since 2014, when it ceased to be the city's Museum of Sacred Art, but since 1950 it has ceased to have its religious functions. The disuse and lack of maintenance allowed the building to degrade because of a set of environmental and mechanical agents and human actions. Unfortunately, the listing is not enough to protect the property, especially when there are no people using the site. No asset can be preserved when it is not properly used. This work aims to propose the adequacy and intervention of the Chapel of Our Lady of Pilar, based on analyses and methodologies for survey and physical and urban diagnosis. The proposal recognizes the need to have a different use from those they have already had (religious and museum), so that, in line with the new objectives, it is possible to enable the maintenance and conservation of the Pilar Chapel and its integrated assets.
|
|
13
|
-
DANIEL ALEJANDRO GUTIERREZ GONZALES
-
DIAGNÓSTICO, REVALORACIÓN Y PRESERVACIÓN A TRAVÉS DE UN MARCO NORMATIVO DE LA ARQUITECTURA MODERNA EN EL CENTRO HISTÓRICO DE COCHABAMBA
-
Orientador : LIDIA QUIETO VIANA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FLAVIANA BARRETO LIRA
-
JULIANA CARDOSO NERY
-
LIDIA QUIETO VIANA
-
Data: 28/06/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Los esfuerzos por la preservación del patrimonio edificado en la ciudad de Cochabamba se vieron materializados en la actual normativa, que reconoce los valores de la arquitectura y le permite protegerla dentro de un polígono que se configura como un enclave de arquitectura preservada. El objetivo de este trabajo es modificar el alcance de esta normativa para que abarque a su vez a la arquitectura moderna, que ha sido ignorada y pasado por alto por todas las instancias de protección, incluyendo la normativa de preservación, que en su concepción define el centro histórico actual como un centro con hegemonía de arquitectura tradicional, por lo tanto para la preservación efectiva de la arquitectura moderna es que se pretende reconocer sus valores así como justificar su preservación en un centro que se percibe como unificado, pero que se propone en realidad es estratificado y rico en diversidad.
-
Mostrar Abstract
-
Efforts for the preservation of the built heritage in the city of Cochabamba have been materialized in the current regulations, which recognize the values of the architecture and allow it to be protected within a polygon configured as an enclave of preserved architecture. The objective of this work is to modify the scope of these regulations to also encompass modern architecture, which has been ignored and overlooked by all protection bodies, including preservation regulations that, in their conception, define the current historic center as a center with a predominance of traditional architecture. Therefore, for the effective preservation of modern architecture, it is intended to recognize its values and justify its preservation in a center perceived as unified but proposed to be stratified and rich in diversity.
|
|
14
|
-
ADRIANO ALVES DOS REIS
-
“Palácio do Paranaguá – Proposta de Preservação e Restauro”
-
Orientador : LUIZ ANTONIO FERNANDES CARDOSO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LUIZ ANTONIO FERNANDES CARDOSO
-
MARIA DO CARMO BALTAR ESNATY DE ALMEIDA
-
MARIELY CABRAL DE SANTANA
-
Data: 28/06/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Para a restauração de um monumento cultural, é crucial considerar o ambiente construído no qual ele está inserido. Essa abordagem ampla não se restringe apenas ao edifício em si. Partindo deste entendimento, o presente trabalho tem como objetivo a realização de um projeto de restauração do Palácio do Paranaguá e a definição de diretrizes para eventual realização de projeto de requalificação da Praça José Joaquim Seabra, onde se encontra situado, buscando resgatar a sua importância na paisagem urbana de cidade. Ambos, Palácio e Praça, estão localizados na cidade de Ilhéus, no litoral sul da Bahia, e foram construídos no início do século XX. Diante da complexidade do trabalho, buscou-se analisar diversas questões relacionadas ao projeto de restauração do Palácio, incluindo uma apurada leitura e documentação do edifício, do ponto de vista físico-arquitetônico e histórico, como também a realização de um diagnóstico preciso do seu estado de conservação. Esses estudos fundamentaram todo o projeto de restauro da edificação para a instalação do Museu da Capitania de Ilhéus, como também embasaram a proposição de diretrizes para a requalificação da sua praça envoltória, como já mencionado. Ao desenvolver esse projeto, utilizamos como parâmetros a busca pela recomposição do edifício na paisagem, empregando técnicas e materiais contemporâneos. Importante ressaltar que procuramos evitar a criação de um ‘falso histórico’, garantindo, ao mesmo tempo, a autenticidade e atualidade da intervenção.
-
Mostrar Abstract
-
For the restoration of a cultural monument, it is crucial to consider the built environment in which it is embedded. This broad approach isn't just restricted to the building itself. Based on this understanding, the present work aims to carry out a restoration project of the Paranaguá Palace and the definition of guidelines for the eventual realization of a requalification project of the José Joaquim Seabra Square, where it is located, seeking to rescue its importance in the landscape of the city. Both the Palace and the Square are located in the city of Ilhéus, on the south coast of Bahia, and were built in the early twentieth century. Given the complexity of the work, we sought to analyze several issues related to the restoration project of the Palace, including an accurate reading and documentation of the building, from the physical, architectural and historical point of view, as well as the realization of an accurate diagnosis of its state of conservation. These studies were the basis for the entire restoration project of the building for the installation of the Museum of the Captaincy of Ilhéus, as well as the basis for the proposition of guidelines for the requalification of its surrounding square, as already mentioned. In developing this project, we used as parameters the search for the recomposition of the building in the landscape, employing contemporary techniques and materials. In developing this project, we used as parameters the search for the recomposition of the building in the landscape, employing contemporary techniques and materials. It is important to emphasize that we seek to avoid the creation of a 'false history', while ensuring the authenticity and timeliness of the intervention.
|
|
15
|
-
CARLA MARIA DE ANDRADE NEVES CANSANÇÃO
-
REQUALIFICAÇÃO DO SOBRADO DO CLUBE DE CAÇA E PESCA DE PENEDO ALAGOAS
-
Orientador : NAIA ALBAN SUAREZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSEMARY OMENA PASSOS FERRARE
-
GRISELDA PINHEIRO KLUPPEL
-
NAIA ALBAN SUAREZ
-
RODRIGO ESPINHA BAETA
-
Data: 28/06/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Apresentado como atividade final do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE) o presente trabalho buscou analisar o sobrado conhecido como Prédio do CAPESPE, na cidade de Penedo em Alagoas. Fazendo referência ao último uso de vulto social, o extinto Clube de Caça e Pesca de Penedo, o sobrado que tem sua origem em meados do século XVIII chega aos dias atuais devido à sua capacidade de adaptação e reuso ao correr do tempo e das modificações sócio econômicas ocorridas na cidade de Penedo. O presente estudo então buscou analisar profundamente o sobrado, seus sistemas construtivos, degradações, lesões e descontinuidades que o acometem e propor, dentro das normas e correntes atuais do restauro, soluções para sanar e mitigar os efeitos do meio ambiente e das ações humanas no edifício e preservá-lo para as gerações futuras.
-
Mostrar Abstract
-
Presented as the final activity of the Professional Master ́s Degree in Conservarion and Restoration of Monuments and Historic Centers (MP-CECRE), this work sought to analyze the historic building know as the CAPESPE Building, in the city of Penedo, Alagoas, Brazil. Making reference to the last importante social use, the extinct Penedo Hunting and Fishing Club, the townhouse that has tis origins in the mid-18th century reaches the present day due to its ability to adapt and reuse over time and social and economical changes that occurred in the city of Penedo. The presente study then sought to deeply analyze the building, its construction systems, degradations, injures and discontinuities that affect it and propose, within the current norms of restoration, solucions to remedy and mitigate the effects of the environment and human actions in the building, and preserve it for the future generations.
|
|
16
|
-
MIGUEL RICARDO ULLOA MORENO
-
Projeto de Recuperação da Praça do Mercado Girardot (Colômbia)
-
Orientador : JULIANA CARDOSO NERY
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FLORINDA SÁNCHEZ MORENO
-
JULIANA CARDOSO NERY
-
LIDIA QUIETO VIANA
-
Data: 08/07/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A Praça do Mercado Girardot, projeto do arquiteto alemão Leopoldo Rother, é uma das obras mais destacadas da Arquitetura Moderna Colombiana. Está localizado na região central da Colômbia, às margens do rio Magdalena, foi declarado desde 1993 e hoje é considerado um Bem de Interesse Cultural da Nação. Esta obra consiste numa proposta para a recuperação desta importante obra da nossa arquitetura.
Tanto o mercado quanto seu ambiente urbano vêm se degradando significativamente nos últimos anos, devido ao abandono da administração municipal. A perda de importância do rio Magdalena como canal de comunicação tem sido outro fator que tem levado à deterioração da dinâmica do setor. Este trabalho tem como objetivo abordar a obra patrimonial, entendendo-a não como uma peça isolada, mas como parte de um ambiente mais amplo, que também consideramos como patrimônio, ou seja, um território patrimonial; Nessa medida, é uma proposta que contempla duas escalas: a do território e a do edifício. Na escala territorial, propõe-se um Plano Geral, que formula algumas diretrizes sobre o setor fundacional da cidade, e se posiciona como uma visão alternativa que confronta o PEMP (Plano Especial de Gestão e Proteção). À escala do edifício, propõe-se uma obra de reabilitação, que visa a restituição da Unidade Figurativa, bem como a melhoria das condições de funcionamento do mercado.
-
Mostrar Abstract
-
The Girardot Market Square, a project by the German architect Leopoldo Rother, is one of the most outstanding works of Modern Colombian Architecture. It is located in the central region of Colombia, on the banks of the Magdalena River, has been declared since 1993, and is now considered an Asset of Cultural Interest of the Nation. This work consists of a proposal for the recovery of this important work of our architecture.
Both the market and its urban environment have been degrading significantly in recent years, due to abandonment by the municipal administration. The loss of importance of the Magdalena River as a communication channel has been another factor that has led to the deterioration of the dynamics of the sector. This paper aims to address the heritage work, understanding it not as an isolated piece, but as part of a broader environment, which we also consider as heritage, that is, a heritage territory; To this extent, it is a proposal that contemplates two scales: that of the territory, and that of the building. At the territorial scale, a General Plan is proposed, which formulates some guidelines on the foundational sector of the city, and is positioned as an alternative view that confronts the PEMP (Special Management and Protection Plan). On the scale of the building, a rehabilitation work is proposed, which seeks the restitution of the Figurative Unit, as well as improving the operating conditions of the market.
|
|
17
|
-
HARON LUÍS DOS SANTOS ALMEIDA
-
PROJETO DE CONSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO ARQUITETÔNICA DO SOLAR DA BARONESA DE LIMEIRA: Centro de Assistência Jurídica – USP
-
Orientador : JÚLIO CÉSAR RIBEIRO SAMPAIO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JÚLIO CÉSAR RIBEIRO SAMPAIO
-
MARIELY CABRAL DE SANTANA
-
BEATRIZ PINTO ULLOA
-
Data: 29/07/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho de mestrado visa realizar um projeto de intervenção e conservação do Solar da Baronesa de Limeira. Ambientado no bairro da Sé, na cidade de São Paulo, área que passou por grandes transformações urbanas, o edifício tombado objeto de estudo representa hoje uma figura disruptiva e invisível entre os prédios contemporâneos de grandes altitudes que o rodeiam. Construído no final do século XIX (1890), nos tempos áureos da manufatura cafeeira paulistana, a antiga morada com características ecléticas é um remanescente de “Casa de Aluguel”, carregando consigo todos os aspectos sociopolíticos, econômicos, culturais e arquitetônicos de uma época em que a cidade caminhava para se tornar uma hegemonia nacional. A realização do projeto de intervenção arquitetônica e conservativa tem o intuito de proporcionar destaque e garantir a salvaguarda do bem tombado, atribuindo-o novo uso de Centro de Assistência Jurídica para a Faculdade de Direito (Universidade de São Paulo) e anexando um novo prédio de ligação entre o casarão pretérito e a instituição de ensino em sua face posterior.
-
Mostrar Abstract
-
This Master’s degree thesis aims to carry out an intervention and conservation project at Solar da Baronesa de Limeira. Set in the Sé neighborhood, in the city of São Paulo, an area that has undergone major urban transformations, the listed building object of study today represents a disruptive and invisible figure among the contemporary high-altitude buildings that surround it. Built at the end of the 19th century (1890), in the heyday of coffee manufacturing in São Paulo, the old house with eclectic characteristics is a remnant of a “Rental House”, carrying with it all the sociopolitical, economic, cultural and architectural aspects of a time in which the city was on its way to becoming a national hegemon. The architectural and conservation intervention project aims to highlight and guarantee the safeguarding of the listed property, assigning it a new use as a Legal Assistance Center for the Law School (University of São Paulo) and attaching a new office building as a link between the previous mansion and the educational institution on its back.
|
|
18
|
-
PAOLA MAIA FAGUNDES
-
TRAVESSIAS: CENTRO DE FORMAÇÃO E REFERÊNCIAS CULTURAIS DE SANTO AMARO DO SUL
-
Orientador : MARCIA GENESIA DE SANT ANNA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
PAULO RENATO SILVEIRA BICCA
-
MARCIA GENESIA DE SANT ANNA
-
MARIELY CABRAL DE SANTANA
-
RODRIGO ESPINHA BAETA
-
Data: 14/08/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A dissertação apresenta proposta de intervenção e restauração para Casa das Pestanas e ambiência da Praça Marechal Câmara, datadas do século XVIII, testemunhos da estratégia de colonização luso-açoriana no Rio Grande do Sul. Localizadas na Vila de Santo Amaro do Sul, segundo distrito do município de General Câmara, localidade que possui conjunto arquitetônico e urbanístico protegido em nível federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O projeto se desdobra nas seguintes fases: análise do contexto histórico e construtivo; diagnóstico do estado atual de conservação da Casa das Pestanas; e desenvolvimento de proposta de intervenção e restauração para a Casa das Pestanas e ambiência para a praça Marechal Câmara, apresentando medidas que visem preservar a autenticidade do monumento e suas características tipológicas distintas. Adicionalmente, sugere enquanto proposta de uso, a criação do “Centro de Formação e Referências Culturais de Santo Amaro do Sul”, voltado para o turismo de base comunitária, com o objetivo de promover a transformação social e valorização do patrimônio cultural
-
Mostrar Abstract
-
The dissertation presents a proposal for intervention and restoration of the Casa das Pestanas and the ambiance of the General Câmara Square, dated from the 18th century, as testimonies of the Luso-Azorean colonization strategy in Rio Grande do Sul. Located in the Vila de Santo Amaro do Sul, the second district of the municipality of General Câmara, this locality has an architectural and urbanistic ensemble protected at the federal level by the Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). The project unfolds in the following phases: analysis of the historical and constructive context; diagnosis of the current state of conservation of the Casa das Pestanas; and development of an intervention and restoration proposal for the Casa das Pestanas and ambiance for the General Câmara square, presenting measures aimed at preserving the authenticity of the monument and its distinct typological characteristics. Additionally, it suggests as a proposal for use, the creation of the “Santo Amaro do Sul Training and Cultural References Center,” focused on community-based tourism, with the goal of promoting social transformation and valorization of cultural heritage.
|
|
19
|
-
BRUNA PEREIRA MAGALHÃES
-
PROJETO DE REABILITAÇÃO ESTRUTURAL DA CÂMARA MUNICIPAL DE VALENÇA/BA
-
Orientador : ROSANA MUNOZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
Frederico Faria Neves Almeida
-
EDSON FERNANDES D OLIVEIRA SANTOS NETO
-
MARIELY CABRAL DE SANTANA
-
ROSANA MUNOZ
-
Data: 31/10/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A atual Câmara de Vereadores da cidade de Valença, Bahia, se destaca do conjunto arquitetônico da cidade pela sua grandeza histórica e paisagística. Construída em 1849, a edificação, que hoje abriga a Câmara, funcionou inicialmente como residência de uma família nobre local e, posteriormente, foi adquirida pelo poder público e transformada em Paço Municipal. Em 1986, com a construção da Prefeitura da cidade atrás do prédio da intendência – antigo Palacete Madureira -, o edifício tornou-se de uso exclusivo da Câmara de Vereadores. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (Ipac), processo nº 0004/89, atualmente se encontra desocupado em razão do risco de colapso da estrutura da cobertura do lanternim, além da degradação de alguns elementos arquitetônicos. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo principal desenvolver um projeto de reabilitação do edifício a partir das investigações e diagnósticos dos principais agentes de degradação que afetam o imóvel. Essas investigações buscaram compreender detalhadamente a composição arquitetônica e estrutural da edificação, analisando seus sistemas construtivos e dados históricos relevantes que permitiram conhecer os processos de construção, transformações e permanências do edifício. Esta abordagem integral possibilitou o desenvolvimento de um projeto de estabilização estrutural que visa não apenas reintegrar e reestruturar o imóvel, mas também promover sua sustentabilidade a longo prazo.
-
Mostrar Abstract
-
The current City Council of Valença, Bahia, stands out from the city's architectural ensemble due to its historical and scenic grandeur. Built in 1849, the building that now houses the Council initially served as the residence of a local noble family and it was later acquired by the government and transformed into the City Hall. In 1986, with the construction of the City Hall behind the intendancy building – the former Palacete Madureira – the building became for the exclusive use of the City Council. Listed by the Institute of Artistic and Cultural Heritage of the State of Bahia (Ipac), process number 0004/89, it is currently unoccupied due to the risk of collapse of the structure of the skylight roof, in addition to the degradation of some architectural elements. In this context, the main objective of this work is to develop a rehabilitation project for the building based on investigations and diagnoses of the main agents of degradation affecting the property. These investigations sought to understand in detail the architectural and structural composition of the building, analyzing its construction systems and relevant historical data that allowed us to understand the construction processes, transformations and permanence of the building. This comprehensive approach made it possible to develop a structural stabilization project that aims not only to reintegrate and restructure the property, but also to promote its long-term sustainability.
|
|