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Dissertações |
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RAFAELA CAROLINE NORONHA ALMEIDA
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Fomento para a área do Patrimônio Museológico Brasileiro: o incentivo fiscal, a lei Rouanet e os museus da reigão nordeste.
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Orientador : MARCELO NASCIMENTO BERNARDO DA CUNHA
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS ALBERTO SANTOS COSTA
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MARCELO NASCIMENTO BERNARDO DA CUNHA
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SABRINA DAMASCENO SILVA
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Data: 21/01/2019
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Os projetos apresentados pelos ou para os museus da região Nordeste são o ponto de partida desta dissertação, cujo objetivo é analisar o impacto do Incentivo Fiscal via Lei Rouanet na salvaguarda do patrimônio museológico brasileiro, que está sob a custódia desses museus. Para identificar quais são os projetos válidos para a pesquisa, tomamos o total de propostas apresentadas em todas as áreas culturais e os gastos atribuídos aos estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe – compreendendo o período de 1991 a 2016, que corresponde a 25 anos da Lei Rouanet. Posteriormente, selecionamos os projetos válidos e identificamos as despesas recorrentes em cada rubrica, que se tornaram as áreas definidas pela própria pesquisa: edificação, exposição, acervo e outras. A pesquisa também elucida a participação de museus na trajetória de construção de políticas públicas no Brasil; discute o avanço no conjunto de leis que moldaram o campo museológico; a criação de marcos regulatórios para a construção de legislação específica para sustentação e autonomia do setor; as dificuldades em adaptar o marketing cultural realizado pelos museus às exigências do mercado; e o desenvolvimento de uma política setorial (Política Nacional de Museus).
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The projects presented by or for the museums of the Northeast region are the starting point of this dissertation, which aims to analyze the impact of the Fiscal Incentive via Rouanet Law in the safeguarding of Brazilian museum heritage, which is under the custody of these museums. In order to identify which are the valid projects for the research, we took the total of proposals presented in all cultural areas and expenditures attributed to the states: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte and Sergipe - comprehending the period from 1991 to 2016, which corresponds to 25 years of the Rouanet Law. Later, we selected the valid projects and identified the recurrent expenses in each item, which became the areas defined by the research itself: edification, exhibition, collection and others. The research also elucidates the participation of museums in the trajectory of the construction of public policies in Brazil; discusses the advance in the set of laws that shape the museological field; the creation of regulatory frameworks in order to build specific legislation for sustentation and autonomy of the sector; the difficulties in adapting the cultural marketing carried out by museums to the requirements of the Market; and the development of a sectorial policy (National Museum Policy).
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MANUELA DE OLIVEIRA SANTOS RIBEIRO
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A Roda de Teatro de Rua girou no Chafariz da Cabocla e aconteceu um Museu.
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Orientador : RITA DE CASSIA MAIA DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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CECILIA CONCEICAO MOREIRA SOARES
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ELIENE BENICIO AMANCIO COSTA
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RITA DE CASSIA MAIA DA SILVA
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Data: 22/03/2019
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Trazendo à baila o conceito de museu-fenômeno e partindo da observação de três grupos de teatro de rua de Salvador que realizam seus espetáculos em torno de monumentos e reivindicam o que eles chamam de teatro de rua pela memória, a presente dissertação tem como objetivo entender qual estratégia tais grupos utilizam para musealizar o Chafariz da Cabocla e fazer dali um acontecimento museal. Considerando que um museu pode acontecer na rua, buscamos pensar o museu não como um edifício museal, mas como um espaço de presentificação das ideias e manifestação das memórias, isto é, o museu pode acontecer em qualquer lugar bastando apenas a presença humana. A metodologia de pesquisa de viés qualitativo permitiu-nos observar-participar das apresentações dos grupos de teatro de rua pela memória no Chafariz da Cabocla, no período de 2015 a 2018 e construir o corpus/material de pesquisa através de caderno de campo, entrevistas, cartazes e fotografias. Além disso, recorremos a revistas, jornais, sites e blogs onde foi possível consultar o histórico do Coletivo Arte Marginal Salvador, do Grupo de Arte Popular A Pombagem e do Coletivo Mulheres Aguerridas. Desta maneira, a pesquisa propiciou o entendimento sobre como os referidos grupos musealizam o Chafariz da Cabocla e possibilitam o acontecimento museal em torno deste monumento.
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Bringing to light the concept of museum-phenomenon and starting from the observation of three groups of street theater of Salvador that realize their spectacles around monuments and claim what they call street theater by memory, the present dissertation aims to understand what strategy these groups use to muse the Cabocla Fountain and to make a museum event there. Considering that a museum can happen on the street, we try to think of the museum not as an museum building, but as a place of presentiment of ideas and manifestation of memories, that is, the museum can happen anywhere just by human presence. The research methodology of qualitative bias allowed us to observe the participation of the presentations of the street theater groups by memory in the Cabocla Fountain, from 2015 to 2018, and to construct the corpus / research material through a field notebook, interviews and photographs. In addition, we used magazines, newspapers, websites and blogs where it was possible to consult the history of the Collective Marginal Art Salvador, the Popular Art Group A Pombagem and the Collective Women Warriors. In this way, the research facilitated the understanding on how the mentioned groups musealize the Cabocla Fountain and allow the museum event around this monument.
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CARINE NOVAES MORAES
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INVENTÁRIO MUSEOLÓGICO DO MUSEU DO ALTO SERTÃO DA BAHIA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA PAU FERRO DO JOAZEIRO, CAETITÉ, BAHIA
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Orientador : CARLOS ALBERTO SANTOS COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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CAMILA AZEVEDO DE MORAES WICHERS
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CARLOS ALBERTO SANTOS COSTA
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MARCELO NASCIMENTO BERNARDO DA CUNHA
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Data: 29/03/2019
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As práticas sociais ligadas aos processos museológicos orientados pela ótica da Sociomuseologia, realizados no Museu do Alto Sertão da Bahia (Masb), nos seus núcleos museológicos, especialmente o da comunidade quilombola Pau Ferro de Joazeiro, constituem o objeto desta dissertação. Trata-se das ações que envolvem a utilização das experiências museológicas nos processos de transformação social, com a preservação e valorização do patrimônio cultural local. Para observar essa realidade, impôs-se o questionamento acerca do alcance da Sociomuseologia como vetor das ações sociais ou como prática de uma área de conhecimento. A partir disso, a análise recaiu sobre as diretrizes de participação social na inventariação do patrimônio cultural, sua conformação e institucionalização, no âmbito de implantação de um museu. O foco principal foi o projeto ‘Percursos Patrimoniais no Alto Sertão da Bahia’, que visava proporcionar a realização de um inventário participativo em nove dos dez núcleos museológicos do Masb, em especial aquele da comunidade quilombola Pau Ferro do Joazeiro. O Masb, como espaço museológico, deriva dos processos de licenciamento ambiental da área arqueológica, que gerou um grande acervo que demanda local adequado para salvaguarda; associado a isso, a instituição ganhou contornos de museu de território, com ampla inserção social. Ao longo da implantação, houve uma intensa participação da equipe técnica museológica na elaboração das diretrizes de atuação institucional com as comunidades, seguida do afastamento da mesma equipe em decorrência da suspensão dos financiamentos. Essa distância resultou na descontinuidade da experiência pautada sobre as diretrizes da Sociomuseologia. É sobre esse processo que se busca refletir.
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The social practices related to the museological processes guided by Sociomuseologia optics, made in the Museum of the High Sertão of Bahia (Masb), in its museological nuclei, especially the quilombola community Pau Ferro de Joazeiro, constitute the object of this dissertation. These actions involve the use of museological experiences in the processes of social transformation, with the preservation and enhancement of local cultural heritage. In order to observe this reality, it was necessary to question the scope of Sociomuseology as a vector of social actions or as a practice of an area of knowledge. From this, the analysis fell on the guidelines of social participation in the inventory of the cultural heritage, its conformation and institutionalization, in the scope of the implantation of a museum. The main focus was the Patrimonial Paths project in Alto Sertão da Bahia, which aimed to provide a participatory inventory in nine of the ten museums of the Masb, especially that of the quilombola community Pau Ferro do Joazeiro. The Masb, as a museum space, derives from the processes of environmental licensing of the archaeological area, which generated a large collection that demands adequate site for safeguarding; associated with this, the institution gained contours of territory museum, with wide social insertion. Throughout the implantation, there was an intense participation of the technical museological team in the elaboration of the guidelines of institutional action with the communities, followed by the removal of the same team as a result of the suspension of the financing. This distance resulted in the discontinuity of the experience based on the guidelines of Sociomuseologia. It is about this process that we seek to reflect.
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ROBERTO FERNANDES DOS SANTOS JUNIOR
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POR UMA “MUSEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO”: IMPACTOS DO PENSAMENTO DE HUGUES DE VARINE NO CAMPO MUSEAL BRASILEIRO
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Orientador : CLOVIS CARVALHO BRITTO
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MEMBROS DA BANCA :
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CLOVIS CARVALHO BRITTO
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JUDITE SANTOS PRIMO
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MARCELO NASCIMENTO BERNARDO DA CUNHA
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SABRINA DAMASCENO SILVA
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Data: 25/04/2019
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A pesquisa analisa pelo viés teórico-prático, a trajetória do pesquisador e consultor internacional de desenvolvimento Hugues de Varine. Objetiva compreender os impactos do seu pensamento na concepção de desdobramentos para a corrente teórica da Nova Museologia, a partir da proposta da “Museologia da Libertação” no Brasil. Utiliza como subsídio os conceitos de “trajetória”, “campo” e “teoria da prática” do sociólogo Pierre Bourdieu, para problematizar os mecanismos e ações que o consolidaram como pioneiro de práticas neomuseológicas no âmbito brasileiro e internacional. A partir da produção de um legado, construído com base na realização de atividades, principalmente a Mesa Redonda de Santiago do Chile em 1972, referente ao período de sua estada na diretoria do Conselho Internacional de Museus-ICOM, e na produção de agências e agenciamentos derivados das consultorias que ele realizou em diversos países, com enfoque na sua relação com o pedagogo Paulo Reglus Neves Freire, investiga a consolidação e disseminação de novos padrões museais no Brasil. A partir daí, fazendo uso de um apanhado de fontes, como: entrevistas, depoimentos, fotografias e produção bibliográficas, desvela pontos e especificidades da sua trajetória que impactaram na forma e no pensamento museológico brasileiro. O trabalho demonstra como as ações de Varine resultaram na disseminação de eventos e na criação de novas instituições que tem como pano de fundo o seu trabalho como consultor. Ressalta, nesse aspecto, a realização do I Encontro Internacional de Ecomuseus (1992) e, como recorte, a criação do Ecomuseu de Itaipu (PR), do Ecomuseu da Amazônia (PA), do Ecomuseu da Serra de Ouro (MG) e do Ecomuseu Comunitário de Santa Cruz (RJ), bem como uma breve análise dos impactos do seu pensamento nas políticas públicas museais, como mecanismos de produção de uma “griffe” museológica reconhecida por alguns pesquisadores como “Museologia da Libertação”, conceito cunhado pela museóloga Odalice Miranda Priosti.
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The research analyzes by the theoretical-practical bias, the trajectory of the researcher and international development consultant Hugues de Varine. It aims to understand the impacts of his thought in the conception of unfolding for the theoretical current of New Museology, from the proposal of "Museology of Liberation" in Brazil. It uses as a subsidy the concepts of "trajectory", "field" and "theory of practice" by sociologist Pierre Bourdieu, to problematize the mechanisms and actions that consolidated it as a pioneer of neomuseological practices in the Brazilian context and international. From the production of a legacy, built on the basis of activities, especially the Round Table of Santiago de Chile in 1972, referring to the period of his stay on the board of the International Council of Museums (ICOM), and the production of agencies and agencies derived from the consulting services he has carried out in several countries, focusing on his relationship with the pedagogue Paulo Reglus Neves Freire, investigates the consolidation and dissemination of new museum standards in Brazil. From then on, using a collection of sources, such as: interviews, testimonies, photographs and bibliographic production, reveals points and specificities of his trajectory that impacted Brazilian museological form and thought. The work demonstrates how Varine's actions have resulted in the dissemination of events and the creation of new institutions that have as background the work as a consultant. In this regard, the I International Meeting on Ecomuseums (1992) and, as a cut, the creation of the Ecomuseum of Itaipu (PR), the Ecomuseum of the Amazon (PA), the Ecomuseum of Serra de Ouro (MG) and the Community Ecomuseum of Santa Cruz (RJ), as well as a brief analysis of the impacts of his thought on the public policies of museums, as mechanisms of production of a museum "griffe" recognized by some researchers as "Museology of Liberation", a concept coined by the museologist Odalice Miranda Priosti.
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ANNA LUÍSA SANTOS DE OLIVEIRA
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Mãos que cosem a memória: as Rendeiras de SaubaraBA e o protagonismo de mulheres negras no patrimônio.
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Orientador : CECILIA CONCEICAO MOREIRA SOARES
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MEMBROS DA BANCA :
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CECILIA CONCEICAO MOREIRA SOARES
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JOSEANIA MIRANDA FREITAS
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MARIA DAS GRACAS DE SOUZA TEIXEIRA
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ZELINDA DOS SANTOS BARROS
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Data: 24/05/2019
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Esta pesquisa tem como finalidade analisar a Casa das Rendeiras do município baiano de Saubara, enquanto espaço de salvaguarda do patrimônio e a protagonização feminina negra por meio do saber fazer da renda de bilro. A investigação é proposta a partir da utilização do arcabouço teórico metodológico em museologia social, tendo como propósito refletir acerca da importância da memória individual e coletiva de mulheres negras para o patrimônio cultural local. Para tanto foram utilizados os conceitos de museologia social, memória, patrimônio cultural, gênero, raça e trabalho. As narrativas das vivências dessas mulheres rendeiras constituem fontes principais de pesquisa para esta dissertação. A compreensão do patrimônio cultural, a partir do ofício das rendeiras enquanto detentoras do saber fazer da renda de bilro, fazem delas objeto da museologia, possibilitando a discussão sobre a representação da identidade cultural por meio da memória imaterial, do trabalho que abarca a renda de bilro para além da sua técnica, suas interseccionalidades entre gênero e raça em confluência com a sociomuseologia e as relações entre artesanato, economia e mundo do trabalho.
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This research aims to analyze the House of Rendeiras from Bahia’s county of Saubara, as a space for safeguarding of patrimony and black female protagonism by knowledge of how to make laces of the bilro. The study is proposed from the use of the theoretical framework in museology, having as locus the reflections on the importance of the individual and collective memory of black women for the local cultural patrimony. For that, the concepts of social museology, memory, cultural heritage, gender, race and work were used. The narratives of the experiences of these lacemakers women constitute main sources of research for this dissertation. The understanding of the cultural patrimony, starting from the office of the lacemakers while holding the know how to make the lace of the bilros, make them an object of museology, making possible the discussion about the representation of cultural identity through immaterial memory, of the work that covers bobbin laces of the bilros in addition to his technique, their intersectionalities between gender and race in confluence with sociomuseology and the relations between crafts, economy and the world of work.
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JISLAINE SANTANA DOS SANTOS
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O Museu Afro-Brasileiro de Sergipe: Entre Cenários, Falas, Silêncios e as heranças culturais.
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Orientador : MARCELO NASCIMENTO BERNARDO DA CUNHA
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MEMBROS DA BANCA :
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FERNANDO JOSÉ FERREIRA AGUIAR
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JOSEANIA MIRANDA FREITAS
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MARCELO NASCIMENTO BERNARDO DA CUNHA
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Data: 19/08/2019
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Este trabalho analisa a representação da herança cultural afro-brasileira na exposição do Museu Afro-Brasileiro de Sergipe (MABS), situado em Laranjeiras, desde a sua criação/inauguração, com ênfase para o período de 2012-2018, a partir da análise do processo de musealização do MABS. Para tanto, do ponto de vista metodológico, as investigações se desenvolvem por meio de referência bibliográfica, entrevista estruturada, além de uso de fotografias antigas e atuais da expografia da instituição museal. Fotografia de ação cultural desenvolvida pela instituição com o diálogo entre foto e acontecimento, como meio de situar o ocorrido e sua problemática. Dessa maneira, e a partir desse entendimento, apresentaremos algumas das memórias que ressaltam a idealização dessa instituição, os possíveis envolvidos em seu desenvolvimento, a formação das coleções, revelando quando possível aspectos ausentes ou esquecidos na trajetória desse museu ao decorrer dos longos anos de existência e do desenvolvimento de suas atividades sociais em Laranjeiras.
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This work analyzes the representation of Afro-Brazilian cultural heritage in the Museu Afro-brasileiro de Sergipe (MABS) exhibition, located in Laranjeiras city, since its creation / inauguration, with emphasis on the period 2012-2018, based on the analysis of the MABS musealization process. For this, from the methodological point of view, the investigations are developed through bibliographic reference, structured interview, besides the use of old and current photographs of the museum institution's expography. Cultural action photography developed by the institution with the dialogue between photo and event, as a means of situating the event and its problematic. Thus, and based on this understanding, we will present some of the memories that highlight the idealization of this institution, the possible ones involved in its development, the formation of collections, revealing when possible missing or forgotten aspects in the trajectory of this museum over the long years of its existence. and the development of their social activities in Laranjeiras.
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JARRYER DE JESUS PINHEIRO
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Ruínas de Remanso Velho sob a perspectiva da museologia: relações entre comunidade e sítio arqueológico.
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Orientador : CARLOS ALBERTO SANTOS COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS ALBERTO ETCHEVARNE
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CARLOS ALBERTO SANTOS COSTA
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MARINA REGIS CAVICCHIOLI
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Data: 11/10/2019
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Após a realização do trabalho de conclusão de curso em Arqueologia e Preservação Patrimonial intitulada “O uso e transformação do espaço urbano: um estudo arqueológico da cidade de Remanso Velho, Bahia”, se evidenciou um conjunto significativo de ruínas da primeira sede do município de Remanso, chamada de Remanso Velho. Considerando a necessidade de compreender a perspectiva da comunidade atrelada a este sítio arqueológico, essa dissertação buscou conhecer e evidenciar as relações socioculturais existentes entre a comunidade da atual cidade de Remanso e o sítio arqueológico Remanso Velho. Dessa forma, apresentamos as principais ruínas, apontando suas funções enquanto eram estruturas arquitetônicas urbanas, bem como evidenciamos os processos históricos do surgimento até o seu desuso enquanto sede municipal. Em seguida, realizamos uma discussão teórica referente ao cenário estudado, apontando reflexões relativas ao patrimônio arqueológico e ao exercício museológico. Além de evidenciar os vínculos socioculturais existentes entre a comunidade e seu sítio arqueológico, o estudo realizado para esta pesquisa de mestrado também possibilitou caracterizar os processos históricos e os agentes que conduziram a construção dessas relações, a identificação do valor simbólico que é dado pela comunidade ao sítio arqueológico Remanso Velho e a identificação do papel desempenhado pelo sítio arqueológico na memória da sua comunidade. A problemática proposta como eixo delineador desta dissertação consiste no cenário no qual as ruínas de Remanso Velho não são reconhecidas como patrimônio arqueológico pelas instituições oficiais, tampouco se compreende a representatividade que esse bem arqueológico possui para a sua comunidade. Deduzimos, então, que tal condição colocaria essas estruturas fora das políticas públicas que possibilitariam o seu conhecimento e a sua salvaguarda, bem como dificultaria a implantação de processos de gestão social desse legado, colocando-o fora do eixo de pesquisas arqueológicas. Contrapondo esse cenário, foi proposta como hipótese que o fato de estar fora das políticas públicas oficiais não necessariamente impossibilitaria a sua comunidade de desfrutar de seu bem cultural, nas formas e maneiras por eles escolhidas. Conforme os resultados obtidos, confirmamos a hipótese apresentada e entendemos que a comunidade vinculada ao sítio arqueológico Remanso Velho utiliza o seu bem cultural na maneira que compreende os seus anseios.
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After the conclusion of the Archeology and Heritage Preservation course entitled “The use and transformation of urban space: an archaeological study of the city of Remanso Velho, Bahia”, a significant set of ruins of the first seat of the municipality of Back up. , called Old Backwater. Considering the need to understand the perspective of the community linked to this archaeological site, this dissertation sought to know and highlight the existing sociocultural relations between the community of the current city of Remanso and the archaeological site Remanso Velho. Thus, we present the main ruins, pointing out their functions while they were urban architectural structures, as well as highlighting the historical processes from the emergence until its disuse as municipal headquarters. Then, we conduct a theoretical discussion regarding the studied scenario, pointing reflections related to the archaeological heritage and the museological exercise. In addition to highlighting the socio-cultural links between the community and its archaeological site, the study conducted for this master's research also made it possible to characterize the historical processes and the agents that led to the construction of these relationships, the identification of the symbolic value that is given by the community to the community. Remanso Velho archaeological site and the identification of the role played by the archaeological site in the memory of its community. The problematic proposed as the outline axis of this dissertation is the scenario in which the ruins of Remanso Velho are not recognized as archaeological heritage by the official institutions, nor is it understood the representativeness that this archaeological asset has for its community. We deduce, then, that such a condition would put these structures out of public policies that would enable their knowledge and safeguard, as well as make it difficult to implement social management processes of this legacy, placing it outside the axis of archaeological research. Against this background, it has been hypothesized that being outside official public policies would not necessarily make it impossible for your community to enjoy its cultural good in the forms and ways they choose. According to the results obtained, we confirm the hypothesis presented and understand that the community linked to the archaeological site Remanso Velho uses its cultural good in the way that understands its desires.
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CAMILA PAES LOPES
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REFLEXÕES SOBRE A MUSEALIZAÇÃO DA ARTE DA PERFORMANCE
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Orientador : MARIELA BRAZON HERNANDEZ
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MEMBROS DA BANCA :
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CLOVIS CARVALHO BRITTO
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LUDMILA DA SILVA RIBEIRO DE BRITTO
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MARIELA BRAZON HERNANDEZ
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Data: 07/11/2019
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Esta pesquisa analisa a relação entre a museologia e a arte contemporânea, com foco na arte da performance. A pesquisa tem como base a tríade da musealização (aquisição, pesquisa e comunicação) para estruturar a reflexão das características singulares à performance, ao estar inserida nos museus de arte contemporânea. Em cada etapa do processo museológico, são exploradas particularidades da arte da performance, a fim de compreender as diferenças e as conformidades entre os cenários da museologia e da arte performativa. Esta dissertação deseja reduzir as distâncias e os ruídos surgidos durante a institucionalização da performance ao analisar o procedimento do ponto de vista do artista, em busca de formas que aproximam os campos artístico do museológico e de metodologias museológicas próprias para a sua musealização e, assim, pensar questões que construam a memória da performance colaborando paras os campos da arte e da museologia.
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This research analyzes the relationship between museology and contemporary art, focusing on performance art. The research is based on musealization triad (acquisition, research and communication) to structure the main features of performance art, inserted into contemporary art museums. In each step of the musealization process, the singularities of performance art are explored in order to comprehend the differences and the similarities between museology and performance art scenarios. This Masters dissertation intends to reduce the distance and noise that arise during the institutionalization of performance art as it analyzes the procedure from the artist point of view, searching for ways to approach artistic and museum fields and the specific performance art museum methodologies, and thus thinking about issues to build memory of performance art collaborating for the fields of art and museology.
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LUCIANA MONIZ DE ARAGÃO SIMÕES
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"A REVOLUÇÃO SOMOS NÓS": ESBOÇOS DE UMA ESCULTURA MUSEAL A PARTIR DA ALQUIMIA DE JOSEPH BEUYS.
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Orientador : MARIELA BRAZON HERNANDEZ
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MEMBROS DA BANCA :
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MARIELA BRAZON HERNANDEZ
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LUDMILA DA SILVA RIBEIRO DE BRITTO
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CLOVIS CARVALHO BRITTO
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Data: 08/11/2019
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Este trabalho é uma reflexão sobre o objeto de estudo da Museologia, que aqui é entendido como a Herança integral, ligada aos valores do espírito humano, conforme descrito pelo museólogo Tomislav Šola, ou os Bens Espirituais de acordo com o conceito do artista alemão Joseph Beuys. Mais do que um conceito de Beuys, todo o seu sistema de pensamento foi utilizado como base deste exercício de descompressão da teoria da Museologia a partir do pensamento poético. A ideia foi fazer aproximações entre Arte e Museologia para refletir sobre como a introdução de outros métodos epistêmicos podem apontar para outros modelos possíveis de musealização e outros conceitos museológicos. Para tanto foi feita uma interseção entre o campo da Arte em Beuys, e o campo da Museologia, usando a sistematização de Peter van Mensch para embasar a abordagem filosófico-crítica em um nível terciário de análise (reflexões sobre as fundamentações conceituais do campo museológico), e para justificar a inscrição desse trabalho na Escola da Museologia Crítica, cuja característica principal é refletir, questionar – mais do que definir – os enquadramentos museológicos, pensando a Museologia como ciência, como lugar de reflexão sobre a Herança, e não como um conjunto de teorias e métodos que apenas orientam o trabalho prático no museu. Šola, representante da Museologia Crítica, entra como interlocutor de Beuys por defender que é um contrassenso pensar a Herança a partir de uma abordagem normativa, e de abordagens comprometidas com a indústria cultural, que trabalham a herança como um produto de mercado consumidor. Šola defende que a abordagem poética da Herança é o principal elemento de transformação da Museologia e do conceito de museu. Uso como referencia prática minha experiência profissional como assessora da direção e depois diretora executiva do MAM da Bahia, e como parte do coletivo Museu do Mato, para demonstrar modelos possíveis da aproximação entre os dois campos: no Museu-Escola de Lina Bo Bardi dos anos 1960; no MAM-BA entre 2013 a 2015, que reencenou o Museu-Escola de Lina, e expandiu essa experiência de museu na 3ª Bienal da Bahia; e no Museu do Mato, um coletivo de Arte e Museologia, um experimento de museu como exercício poético. Segundo Beuys, a sociedade pode ser pensada como uma obra artística, moldada como se molda uma escultura colaborativa, a Escultura Social. Esta dissertação é o esboço de outra obra, a Escultura Museal, relacionada a ideia de um museu como espaço simbólico de articulação transdisciplinar e transmissão de fragmentos da herança humana. Museu como ferramenta de mudança, parte do esforço coletivo para alcançar um novo estágio evolutivo de humanidade. Museu como ferramenta de reconexão dos laços sociais de solidariedade, afeto, empatia; de reconexão com as subjetividades, para produzir outras percepções de mundo. Em contraponto com sistemas que fragmentam e bloqueiam o tempo. Tempo que é necessário para se reconectar com as subjetividades, para acreditar e construir utopias, outras possibilidades de futuro.
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This work is a reflection on the object of study of Museology, which here is understood as the integral Heritage, linked to the values of the human spirit, as described by the museologist Tomislav Šola, or the Spiritual Goods according to the concept of the German artist Joseph Beuys . More than a Beuys concept, his entire system of thought was used as the basis for this exercise of decompression of the theory of Museology from poetic thought. The idea was to make approximations between Art and Museology to reflect on how the introduction of other epistemic methods can point to other possible models of museums and other museological concepts. To this end, an intersection was made between the field of Art in Beuys and the field of Museology, using the systematization of Peter van Mensch to base the philosophical-critical approach on a tertiary level of analysis (reflections on the conceptual foundations of the museum field) , and to justify the enrollment of this work in the School of Critical Museology, whose main characteristic is to reflect, question - rather than define - the museological frameworks, thinking Museology as a science, as a place of reflection on Heritage, and not as a set theories and methods that only guide practical work in the museum. Šola, representative of Critical Museology, joins Beuys as an interlocutor for arguing that it is absurd to think of Heritage from a normative approach, and from approaches committed to the cultural industry, which work with heritage as a consumer market product. Šola argues that the poetic approach to Heritage is the main element in the transformation of Museology and the concept of museum. As a practical reference, I use my professional experience as an advisor to the management and then executive director of MAM Bahia, and as part of the collective Museu do Mato, to demonstrate possible models of the approximation between the two fields: at the Museum-School of Lina Bo Bardi of the years 1960; at MAM-BA between 2013 and 2015, which re-enacted the Museu-Escola de Lina, and expanded this museum experience at the 3rd Bahia Biennial; and at the Museu do Mato, a collective of Art and Museology, a museum experiment as a poetic exercise. According to Beuys, society can be thought of as an artistic work, shaped as a collaborative sculpture, the Social Sculpture. This dissertation is the outline of another work, the Museal Sculpture, related to the idea of a museum as a symbolic space of transdisciplinary articulation and transmission of fragments of human heritage. Museum as a tool for change, part of the collective effort to reach a new evolutionary stage of humanity. Museum as a tool for reconnecting social bonds of solidarity, affection, empathy; reconnecting with subjectivities to produce other perceptions of the world. In contrast to systems that fragment and block time. Time that is necessary to reconnect with subjectivities, to believe and build utopias, other possibilities for the future.
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MOARI CASTRO RAMOS DE OLIVEIRA ALFREDO
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Patrimônio Industrial: narrativas de uma destilaria santamarense.
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Orientador : JOSEANIA MIRANDA FREITAS
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MEMBROS DA BANCA :
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GRISELDA PINHEIRO KLUPPEL
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JOSEANIA MIRANDA FREITAS
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MARIA ESTELA ROCHA RAMOS
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SUELY MORAES CERAVOLO
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Data: 20/11/2019
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A presente dissertação se propõe a compreender o percurso histórico da Destilaria Modello, edificação industrial localizada no munícipio de Santo Amaro, estado da Bahia, evidenciando as narrativas construídas pelas diversas ocupações atribuídas ao prédio, como dispositivos inerentes ao seu processo de reconversão. A edificação, atualmente em ruínas, é um dos reminiscentes registros arquitetônicos do patrimônio industrial local, que sobreviveu as intempéries. Sua restauração está prevista no projeto de ocupação desenvolvido para abrigar um centro de ensino da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Na atualidade, as ruínas são referenciadas nominalmente como a fábrica Tarzan, denominação cristalizada no imaginário local pela ocupação da Siderurgia Aço Tarzan nos anos 40 do século XX e que funcionou no local por cerca de quinze anos. Contudo, sua origem fabril dá-se com a criação da Companhia União dos Lavradores, ainda no século XIX. A empresa, ligada a oligarquia regional, atuou durante cerca de uma década na transformação da cana-de-açúcar em aguardente. Sua composição arquitetônica grandiosa, ainda evidente, remete a opulência de outros tempos, da outrora cidade mais importante do ciclo do açúcar e sua trajetória histórica é produto de um período marcado pelo desenvolvimento da indústria do Recôncavo baiano, o que evidencia a necessidade de que a contemporaneidade se aproprie do espaço compreendendo sua história e as memórias compartilhadas que foram constituídas através das diversas significações do espaço.
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This paper aims to understand the historical course of the Modello Distillery, an industrial building located in the city of Santo Amaro, state of Bahia, highlighting the narratives built by the various occupations attributed to the building, as devices inherent in its conversion process. The building, currently in ruins, is one of the reminiscent architectural records of the local industrial heritage that survived the time action. Its restoration is foreseen in the occupation project developed to house a teaching center of the Federal University of Recôncavo da Bahia. Nowadays, the ruins are nominally referred to as the Tarzan factory, a denomination crystallized in the local imagination by the occupation of the Tarzan Steel Mill in the 40s of the twentieth century and which worked at the site for about fifteen years. However, its factory origin occurs with the creation of Companhia União dos Lavradores, still in the nineteenth century. The company, linked to the regional oligarchy, worked for about a decade in the transformation of sugar cane into brandy. Its grandiose architectural composition, still evident, refers to the opulence of other times, the once most important city of the sugar cycle and its historical trajectory is the product of a period marked by the development of the industry of the Bahian Recôncavo, which highlights the need for contemporaneity takes ownership of space by understanding its history and the shared memories that were constituted through the various meanings of space.
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GISLAINE BARBOSA CALUMBI DA SILVA
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A Cidade Histórica De Cachoeira Na Bahia: Abordagem Museológica Sobre Preservação do Patrimônio Arquitetônico
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Orientador : MÁRIO DE SOUZA CHAGAS
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MEMBROS DA BANCA :
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JOSEANIA MIRANDA FREITAS
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MÁRIO DE SOUZA CHAGAS
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SUZANE TAVARES DE PINHO PEPE
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Data: 21/11/2019
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O presente trabalho visa à compreensão da cidade histórica a partir de uma abordagem museológica. Especificamente afinado ao olhar da Sociomuseologia. Toma-se Histórica a cidade de Cachoeira na Bahia para estudo de caso, considerando a sua condição de Cidade e Monumento Nacional. Partindo da perspectiva contemporânea de museus enquanto instrumentos de desenvolvimento social, foi estabelecido um diálogo com moradores da cidade, divididos em dois grupos: os residentes do centro da cidade e os do bairro Tororó, no intuito de entender as suas percepções enquanto parte integrante do cotidiano de uma cidade preservada. A pesquisa constata a complexidade que caracteriza a preservação de núcleos urbanos de valor patrimonial e entende a necessidade de intervenção e criação de ações museológicas no contexto da cidade histórica. Como resultado, defende-se uma Museologia na cidade enquanto processo continuado.
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This work aims to understand the historical city from a museological approach. Specifically attuned to the sight of Social Museology. The historical city of Cachoeira - Bahia was choice for case study, considering its condition of City and National Monument. From the contemporary perspective of museums as instruments of social development, a dialogue was established with the population of Cachoeira, delimited in two groups: the residents of the city center and the residents of the Tororó neighborhood, in order to understand their perceptions as an integral part of the daily life of a preserved city. The research finds the complexity that characterizes the preservation of urban centers of heritage value and understands the need for intervention and creation of museological actions in the context of the historic city. As a result Museology in the city is defended as a continuous process.
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MILENA DE JESUS SANTOS
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O Memorial A Casa do Rio Vermelho: a atuação de Zélia Gattai na base do Museu-Casa.
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Orientador : SUELY MORAES CERAVOLO
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MEMBROS DA BANCA :
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SUELY MORAES CERAVOLO
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ALZIRA QUEIROZ GONDIM TUDE DE SA
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CLOVIS CARVALHO BRITTO
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SABRINA DAMASCENO SILVA
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Data: 06/12/2019
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A presente dissertação aborda o universo do museu-casa de escritores brasileiros a partir da análise dos processos instituídos pela escritora Zélia Gattai (1916 – 2008), paulista de nascimento e radicada em Salvador, Bahia, cuja arte de narrar por meio da fotografia e da literatura apresenta características enquadradas na escrita de si. Considerando aspectos da trajetória da escritora e a experiência pessoal que desenvolvi nos bastidores para a inauguração da exposição da Casa da Rua Alagoinhas, 33, esta pesquisa procura desvendar as tramas que originaram a abertura do Memorial A Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai, em Salvador, no Estado da Bahia. Para tanto, mobiliza referências fundamentadas na Museologia, no intuito de compreender a musealização da residência que se tornou museu- casa e sua relação com fins comerciais no que tange ao turismo cultural da cidade do Salvador. Quanto às ações empreendidas por Zélia Gattai, o presente trabalho tece laços com autoras que se dedicam às questões de gênero e memória feminina, às subjetividades presentes na escrita de si e nos arquivos pessoais, com o objetivo de dar visibilidade às suas práticas anarquivadas em relação à residência do Rio Vermelho. Empreendeu-se, para tanto, a aproximação com particularidades da curadoria e cenografia expositiva propostas para a instituição memorialística, no intuito de realçar a transformação da Casa do Rio Vermelho em memorial, fruto do planejamento de Zélia Gattai. Conclui-se que se a musealização expositiva foi possível graças aos processos narrativos instituídos pela própria escritora ao longo de cinco décadas, a mesma museografia acaba por silenciar sua presença no resultado implantado na Casa.
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This disseration addresses the universe of the museum-home of Brazilian writers from the analysis of the processes instituted by the writer Zélia Gattai (1916 - 2008), born in São Paulo and based in Salvador, Bahia, whose art of narrating through of photography and literature has characteristics framed in the self writing. Considering aspects of the writer's trajectory and the personal experience thatand developed backstage for the opening of the exhibition at Casa da Rua Alagoinhas, 33, this research seeks unravel the plots that originated the opening of the Memorial A Casa do Rio Vermelho - Jorge Amado and Zélia Gattai, in Salvador, in the State of Bahia. To this end, it mobilizes references based on Museology, in order to understand the musealization of the residence that became a museum-house and its relationship with commercial purposes with regard to cultural tourism in the city of Salvador. How much at actions undertaken by Zélia Gattai, the present work weaves ties with authors who are dedicated to issues of gender and female memory, to the subjectivities present in the self writing and personal files, with the objective of giving visibility to their practices anarchicin relation to the Rio Vermelho residence. To this end, an approach was made to the particularities of the curatorship and exhibition scenography proposed for the memorialistic institution, in order to highlight the transformation of Casa do Rio Vermelho into a memorial, the result of Zélia Gattai's planning. It is concluded that if the exhibition musealization was possible thanks to the narrative processes instituted by the writer herself over five decades, the same museum spelling ends up silencing its presence in the result implanted in the House.
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THAÍS PEREIRA DA SILVA
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Museologia e patrimônio imaterial: reflexos do registro da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio em Barbalha/CE como patrimônio cultural.
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Orientador : SIDELIA SANTOS TEIXEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLA FAÇANHA DE BRITO
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CARLOS ALBERTO ETCHEVARNE
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SIDELIA SANTOS TEIXEIRA
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Data: 17/12/2019
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A presente pesquisa tem como objeto de estudo a “Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio”, que acontece na cidade de Barbalha, interior do Ceará. A investigação se dá através do marco de registro como patrimônio cultural imaterial nacional por meio do IPHAN. A pesquisa aborda o processo histórico e as concepções a respeito da Museologia enquanto área do conhecimento, relacionando-a com o patrimônio cultural, mais precisamente com festa, considera também os conceitos sobre preservação e salvaguarda de bens culturais imateriais. Estabelece como metodologia a pesquisa bibliográfica e descritiva, e de cunho qualitativo. Como instrumento para coleta de dados foi feito o uso de entrevistas, a pesquisa conta com o depoimento de seis pessoas que estão relacionadas a diferentes setores da festividade. Este trabalho tem como objetivo: investigar quais opiniões, perspectivas e mudanças percebidas para a comunidade que produz e participa da Festa do Pau da Bandeira. E tem como objetivos específicos: contextualizar o processo histórico da festa, desde sua criação até os dias atuais, caracterizando a região do Cariri Cearense, local onde ocorre a manifestação do Pau da Bandeira para compreensão teórica do objeto de pesquisa. Os resultados demonstram que algumas recomendações e mecanismos de proteção foram percebidas pelos entrevistados, como por exemplo, a segurança em relação a festa. Outro aspecto percebido foi a visibilidade e repercussão que o registro provocou na comunidade, e como consequência contribuiu com a disseminação da festa em âmbito nacional, e também acarretou com aumento no número de eventos e pesquisas acadêmicas.
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This present research has as its object of study the “Festa da Pau da Bandeira de Santo Antônio”, which takes place in the city of Barbalha, in the countryside of Ceará. The investigation takes place through the registration mark as national intangible cultural heritage through IPHAN. The research addresses the historical process and the conceptions about Museology as a field of knowledge, relating it to cultural heritage, more precisely to the festival, it also considers the concepts of preservation and safeguarding of the immaterial cultural assets. It establishes as methodology the bibliographic and descriptive research with qualitative nature. As an instrument for data collection, the use of interviews was made, the research dad collected the testimony of six people who are related to different sectors of the festival. This work aims to: investigate what opinions, perspectives and changes are perceived by the community that produces and participates in the Festa do Pau da Bandeira. It has as specific objectives: to contextualize the historical process of the festival, from its creation to the present day, characterizing the region of Cariri Cearense, where the Pau da Bandeira manifestation occurs for the theoretical understanding of the research object. The results demonstrate that some recommendations and protection mechanisms were perceived by the interviewees, such as, for example, security in relation to the festival. Another aspect perceived was the visibility and repercussion that the registration caused in the community, and as a consequence contributed to the dissemination of the festival nationwide, and also led to an increase in the number of events and academic research.
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IRACI OLIVEIRA DOS SANTOS
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A TRAJETÓRIA DO CURSO DE MUSEOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (1969-2010)
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Orientador : SUELY MORAES CERAVOLO
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MEMBROS DA BANCA :
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SIDELIA SANTOS TEIXEIRA
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MARCELO NASCIMENTO BERNARDO DA CUNHA
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ALAMO PIMENTEL GONÇALVES DA SILVA
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Data: 19/12/2019
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O presente trabalho é motivado pelos resultados de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Museologia, para conclusão da dissertação de Mestrado na Universidade Federal da Bahia. Trata-se de uma pesquisa histórica sobre a trajetória do primeiro curso criado no Brasil em âmbito universitário, concebido, gestado e nascido como um curso de graduação na Universidade Federal da Bahia. Retoma os currículos que deram base à formação desde a gênese, passando por todos os currículos mínimos aprovados, até o atual Projeto Pedagógico do curso. Neste trabalho, são apresentados aspectos históricos envolvendo o desenvolvimento do Curso de Graduação em Museologia da UFBA, que este ano completa 50 anos. Foram utilizados os métodos de análise documental, com o objetivo de levantar os fatos históricos da criação e do desenvolvimento do curso de Museologia da UFBA; pesquisa bibliográfica; revisão da literatura e pesquisa documental. As fontes primárias da pesquisa desta dissertação constituíram-se de textos legais, programas, projetos, relatórios e jornais. Inicialmente, apresenta-se o contexto em que se deu a sua criação, seguida da atuação e do desenvolvimento, expondo suas atividades e matrizes curriculares que contribuíram para a modernização do ensino da Museologia no Brasil.
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The present work is motivated by the results of research developed in the Graduate Program in Museology, for the conclusion of a Master's dissertation at the Federal University of Bahia. I point out that this is a historical research on the trajectory of the first course created in Brazil in university, conceived, gestated and born as an undergraduate course, at the Federal University of Bahia. It resumes the curricula that underpinned the formation of this genesis, passing through all the approved minimum curricula, until the current Pedagogical Project of the course. This paper presents historical aspects involving the development of the UFBA Museology Undergraduate Course, which this year celebrates its 50th anniversary. The methods of documental analysis were used, with the objective of raising the historical facts of the creation and development of the course of Museology of UFBA. The methods used were bibliographic research, literature review and documentary research. The primary sources of research in this dissertation consisted of legal texts, programs, projects, reports, and newspapers. Initially, I present the context of its creation, following its performance and development, exposing its activities and its curricular matrices that contributed to the modernization of the teaching of Museology in Brazil.
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