|
Dissertações |
|
|
1
|
-
JOSENEIDE FIGUEIREDO PINHO DA CONCEICAO
-
VAI COMEÇAR O ARRAIÁ QUE SE APRESENTEM AS QUADRILHAS!: GRUPOS DE COMPETIÇÃO DO MUNICÍPIO DE SIMÕES FILHO-BAHIA – ASPECTOS HISTÓRICOS
-
Orientador : SIDELIA SANTOS TEIXEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARLOS ALBERTO ETCHEVARNE
-
MARIA SOFIA VILLAS BOAS GUIMARAES
-
SIDELIA SANTOS TEIXEIRA
-
Data: 30/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação de mestrado dispõe do título Vai Começar o Arraiá Que se Apresentem as Quadrilhas!: Grupos de Competição do Município de Simões Filho-Bahia - Aspectos históricos. Este trabalho analisa a história e importância das antigas quadrilhas juninas do município de Simões Filho. Entender como ocorreu a evolução e compreender como se deu a inserção desses grupos nos eventos formais de festivais e campeonatos de quadrilhas juninas são os objetivos específicos desta pesquisa. Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa, exploratória, descritiva e documental. Primeiramente, fizemos uso da revisão bibliográfica e, posteriormente, realizamos algumas entrevistas. Além disso, também foram consultadas e consideradas matérias publicadas em jornais de grande circulação da Bahia, bem como foram realizadas visitas a arquivos e pesquisas em sites. A análise dos dados, na qual aplicamos a técnica de análise de conteúdo, revelou que, entre as décadas de 1980 e 1990, o município de Simões Filho dispunha de, pelo menos, 17 grupos de quadrilhas juninas nas categorias adulto e infantil. A pesquisa apontou também para a evolução dos grupos que se deu da seguinte forma: no início, eram eles formados de forma espontânea, nas ruas e praças dos bairros, criados por membros das próprias comunidades; depois migraram para os ambientes escolares; por fim, esses grupos inseriram-se nos campeonatos e festivais de quadrilhas juninas, eventos formais que aconteciam nesse período. Após essa fase, os grupos foram se desestimulando e pararam com as apresentações.
-
Mostrar Abstract
-
This master's thesis is entitled Vai Começar o Arraiá Que se Apresentem as Quadrilhas!: Grupos de Competição do Município de Simões Filho-Bahia - Aspectos históricos. This work analyzes the history and significance of the traditional June quadrille dance groups in the municipality of Simões Filho. The specific objectives of this research are to understand the evolution and the integration of these groups into formal events such as festivals and quadrille dance championships. To achieve these goals, a qualitative, exploratory, descriptive, and documentary approach was employed. Initially, a literature review was conducted, followed by interviews. Additionally, articles from widely circulated newspapers in Bahia were consulted and considered, and visits to archives and research on websites were carried out. The data analysis, utilizing content analysis techniques, revealed that during the 1980s and 1990s, Simões Filho had at least 17 quadrille dance groups in both adult and children's categories. The research also highlighted the evolution of these groups, starting with spontaneous formations in the streets and squares of neighborhoods, created by community members. Subsequently, they transitioned to school environments, eventually integrating into formal quadrille dance championships and festivals that took place during that period. After this phase, the groups gradually lost motivation and ceased their performances.
|
|
|
2
|
-
Débora Eduarda Silva Moura
-
MEMORIAL MUNICIPAL DE GRAVATÁ: ANÁLISE DOS RASTROS DE MEMÓRIA EM SUA EXPOSIÇÃO DE LONGA DURAÇÃO
-
Orientador : MARIA DAS GRACAS DE SOUZA TEIXEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BRUNO MELO DE ARAÚJO
-
CLOVIS CARVALHO BRITTO
-
MARIA DAS GRACAS DE SOUZA TEIXEIRA
-
Data: 28/05/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Essa pesquisa teve como objetivo analisar os rastros de memórias impressos na exposição do acervo material do Memorial Municipal de Gravatá-PE, considerando as limitações e potencialidades que um dispositivo cultural municipal possui. Por meio da revisão bibliográfica foi possível compreender a tipologia do Memorial através dos conceitos de “lugar de memória” de Pierre Nora (1993) e das contribuições do termo “memorial” por Jorge Barcellos (1999), assim como comparar as atribuições desses lugares com a conceituação de “museu” pelo ICOM (2022) e suas funções sociais através da Sociomuseologia. Além de disso, apresentou-se a história e cultura da cidade de Gravatá, assim como os personagens masculinos e femininos que estão na memória do município e suas contribuições para a população, sendo possível identificar as influências para a construção cultural do município. A história e o funcionamento do Memorial Municipal também ganharam destaque, sendo possível identificar como essa instituição está inserida na realidade gravataense, uma vez que é o único espaço institucionalizado de memória e cultura da cidade. Contudo, esses indivíduos não são os únicos que contribuíram para a constituição da cidade, por isso, o estudo também teve o intuito de analisar como a comunidade está representada na narrativa do Memorial. Para compreender essa representação, foram realizadas entrevistas descritivas com os funcionários da instituição, buscando expor as percepções de quem está diariamente fazendo o espaço funcionar, e aplicou-se um formulário à população, como modo de apresentar a forma que os gravataenses se relacionam com o Memorial e o visualizam. Com isso, a pesquisa buscou apresentar as capacidades e as restrições que o Memorial Municipal possui, visto que a memória gravataense possui diversidades sociais, culturais e políticas que a instituição por vezes deixa de fora, mas que através de constante estudo e revisão pode se transformar em um espaço inclusivo.
-
Mostrar Abstract
-
This research aimed to analyze the traces of memories printed in the exhibition of the material collection of the Municipal Memorial of Gravatá-PE, considering the limitations and potential that a municipal cultural device has. Through the bibliographical review, it was possible to understand the typology of the Memorial through the concepts of “place of memory” by Pierre Nora (1993) and the contributions of the term “memorial” by Jorge Barcellos (1999), as well as comparing the attributions of these places with the conceptualization of “museum” by ICOM (2022) and its social functions through Sociomuseology. Furthermore, the history and culture of the city of Gravatá was presented, as well as the male and female characters that are in the memory of the municipality and their contributions to the population, making it possible to identify the influences on the cultural construction of the municipality. The history and functioning of the Municipal Memorial also gained prominence, making it possible to identify how this institution is inserted into the reality of Gravata, since it is the only institutionalized space of memory and culture in the city. However, these individuals are not the only ones who contributed to the constitution of the city, therefore, the study also aimed to analyze how the community is represented in the Memorial's narrative. To understand this representation, descriptive interviews were carried out with the institution's employees, seeking to expose the perceptions of those who are making the space work on a daily basis, and a form was applied to the population, as a way of presenting the way in which people from Gravatá relate to the environment. Memorial and view it. With this, the research sought to present the capabilities and restrictions that the Municipal Memorial has, given that memory has social, cultural and political diversities that the institution sometimes leaves out, but that through constant study and review can be transformed in an inclusive space.
|
|
|
3
|
-
Andrea de Matos Machado
-
NARRATIVAS EM REDE: A FOLKCOMUNICAÇÃO E O EX-VOTO MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS
-
Orientador : JOSE CLAUDIO ALVES DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MONIQUE BATISTA MAGALDI
-
JOSE CLAUDIO ALVES DE OLIVEIRA
-
RITA DE CASSIA MAIA DA SILVA
-
Data: 05/07/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa investiga a confluência entre folkcomunicação, cibermuseologia e humanidades digitais, aplicadas a experiências de visita no contexto museal. Objetiva-se analisar como a mediação museográfica de narrativas ex-votivas pode reconfigurar a comunicação popular em espaços expositivos, a partir do emprego de tecnologias digitais para aprimorar a experiência emocional e participativa do público. Adotando uma metodologia de caráter misto, combinando técnicas qualiquantitativas, dentre elas análise documental e análise de conteúdo, para explorar suportes expográficos que possam favorecer a inter-relação do público com o acervo. Foram examinados relatos de graças alcançadas por intercessão de Santa Dulce dos Pobres (antes e depois de sua canonização) numa linha temporal compreendida entre 2016 e 2021, que revelam um panorama de evolução nas formas de comunicação dos fiéis. Considerando métodos expositivos contemporâneos, foram estudadas possibilidades de aplicação de artefatos tecnológicos e assistivos para mediar o compartilhamento de histórias de fé do povo para o povo, refletindo sobre a influência de tecnologias digitais aplicáveis à comunicação dessas tradições culturais. Esse estudo visa auxiliar a equipe de mediação cultural, com vistas a promover não só uma maior inclusão, mas também aprimorar significativamente a acessibilidade e o engajamento do público com o patrimônio cultural. Esta contribuição acadêmica apresenta um modelo teórico-prático para a implementação de métodos expográficos inovadores, enfatizando a importância da interatividade e da popularização de tecnologias para democratização do acesso ao patrimônio cultural. Deste modo, esta dissertação propõe não apenas dialogar com as tendências atuais na museologia e na comunicação popular, mas também sublinhar o potencial das tecnologias digitais em redefinir a comunicação museográfica, abrindo novos caminhos para a educação patrimonial e a celebração da diversidade cultural.
-
Mostrar Abstract
-
This study examines the intersection between folk communication, cybermuseology, and digital humanities within the context of museum visits. It aims to analyze how the museographic mediation of ex-votive narratives can reshape popular communication in exhibition spaces, utilizing digital technologies to enhance the emotional and participatory experiences of the audience. Employing a mixed-method approach that combines both qualitative and quantitative techniques, including document analysis and content analysis, the study investigates expository supports that facilitate the public’s interaction with the collection. Narratives of miracles attributed to Saint Dulce of the Poor (before and after her canonization) from 2016 to 2021 were examined, revealing an evolutionary landscape in the communicative practices of the faithful. Considering current exhibition methods, the potential for implementing technological and assistive artifacts was assessed to mediate the sharing of faith stories from the people to the people, reflecting on the influence of digital technologies on the communication of these cultural traditions, aimed at assisting the cultural mediation team to promote not only greater inclusion but also significantly enhanced accessibility and public engagement with cultural heritage. This academic contribution presents a theoretical-practical model for the implementation of innovative expository methods, emphasizing the importance of interactivity and the popularization of technologies for democratizing access to cultural heritage. Thus, this dissertation proposes not only to engage with contemporary trends in museology and popular communication but also to highlight the potential of digital technologies in redefining museographic communication, opening new pathways for heritage education and the celebration of cultural diversity.
|
|
|
4
|
-
Raimundo Jose Rocha Marins
-
MUSEU DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA: FORTALECIMENTO E PRESERVAÇÃO DA IDENTIDADE INSTITUCIONAL
-
Orientador : JOSE CLAUDIO ALVES DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSE CLAUDIO ALVES DE OLIVEIRA
-
LUCIANA FERREIRA DA COSTA
-
MARIA DAS GRACAS DE SOUZA TEIXEIRA
-
Data: 09/07/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho tem como objetivo principal a criação do "Museu da Polícia Militar da Bahia" (PMBA) para fortalecer a identidade corporativa da instituição. A criação do museu visa a estabelecer um espaço de diálogo com a comunidade, promovendo uma mudança positiva na percepção pública da Polícia Militar e fortalecendo a comunicação institucional. Entre os objetivos específicos estão: promover a percepção dos integrantes da corporação sobre a importância de um museu; registrar a história da PMBA; descrever aspectos do processo de Musealização; levantar o acervo relevante para a identidade e memória da PMBA; e, analisar a relevância da criação do museu. O museu busca preservar e difundir o patrimônio material e imaterial da corporação, destacando sua importância histórica e cultural para a Bahia e o Brasil. A metodologia adotada inclui uma revisão de literatura, pesquisa documental e histórica, e a concatenação de um repositório institucional sobre a PMBA. Utilizou-se o método dedutivo, com um estudo exploratório e descritivo, além de uma pesquisa transversal e não experimental. A coleta de dados foi feita por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, utilizando questionários eletrônicos aplicados aos integrantes da PMBA. A pesquisa permitiu concluir que a criação do Museu da PMBA institui um campo de memórias e representação da identidade institucional. Diante de todo o exposto, o acolhimento desta proposta será um grande passo quanto à conservação do QCG, edificação de destaque na paisagem da capital baiana, que pede sua preservação reconhecida devidamente pelos diplomas legais do tombamento.
-
Mostrar Abstract
-
This work's main objective is to create the "Bahia Military Police Museum" (PMBA) to strengthen the institution's corporate identity. The creation of the museum aims to establish a space for dialogue with the community, promoting a positive change in the public perception of the Military Police and strengthening institutional communication. The specific objectives include: promoting the perception of corporation members about the importance of a museum; record the history of PMBA; describe aspects of the Museumization process; raise the collection relevant to the identity and memory of PMBA; and, analyze the relevance of the creation of the museum. The museum seeks to preserve and disseminate the corporation's material and immaterial heritage, highlighting its historical and cultural importance for Bahia and Brazil. The methodology adopted includes a literature review, documentary and historical research, and the concatenation of an institutional repository on the PMBA. The deductive method was used, with an exploratory and descriptive study, in addition to a cross-sectional and non-experimental research. Data collection was carried out through bibliographic, documentary and field research, using electronic questionnaires applied to PMBA members. The research allowed us to conclude that the creation of the PMBA Museum establishes a field of memories and representation of institutional identity. In view of all the above, accepting this proposal will be a big step towards the conservation of the QCG, a prominent building in the landscape of the capital of Bahia, which calls for its preservation duly recognized by the legal diplomas of the listing.
|
|
|
5
|
-
Camila Vieira Guerreiro
-
DO HOSPITAL AO MUSEU: HISTÓRICO E PERFIS DE PÚBLICOS DO MUSEU DA MISERICÓRDIA – SALVADOR, BAHIA
-
Orientador : ANA HELENA DA SILVA DELFINO DUARTE
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA HELENA DA SILVA DELFINO DUARTE
-
JOSE CLAUDIO ALVES DE OLIVEIRA
-
LUCIANA FERREIRA DA COSTA
-
Data: 18/07/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa de mestrado tem por objetivo analisar o histórico e os perfis de públicos do Museu da Misericórdia (MM), unidade cultural da Santa Casa da Bahia. Entre os anos de 2006 e 2019, o MM recebeu uma diversidade de públicos e manteve uma relação singular com a indústria turística do estado. Devido a essa parceria, os números de visitação do museu aumentaram anualmente, pois o espaço era uma das primeiras paradas no roteiro dos turistas, no Centro Histórico de Salvador. Investigamos a constituição da instituição Santa Casa, a formação do seu museu e como esse histórico e o seu acervo foram apresentados, especificamente, aos visitantes conduzidos ao museu em grupos organizados pelos guias e agências de turismo. Esse perfil de público foi constatado por nós, através da categorização dos visitantes pela forma de chegada ao museu, como o que mais visitou o equipamento até o seu fechamento em 2020, devido à pandemia de Covid-19 e, posteriormente, por conta das obras de restauro no prédio. Esta pesquisa é um estudo de caso, com abordagem quali-quantitativa, partindo da observação participante, e caracteriza-se por utilizar métodos mistos de análise, tais como: revisão bibliográfica, aplicação de questionários, entrevistas e pesquisa documental. Apresentamos as particularidades da mediação realizada para esse perfil de público turístico, em relação ao tempo da visita; analisamos as avaliações de visitantes na plataforma virtual TripAdvisor e consideramos que, durante o nosso recorte, foi feita uma comunicação massiva, verticalizada, muitas vezes de maneira instrucionista, sendo a falta de avaliação dos seus métodos, por parte da administração do museu, um dos motivos para que isso aconteça, expondo a carência de cuidado em planejar seus procedimentos para alargar o conhecimento e a satisfação do visitante turista.
-
Mostrar Abstract
-
This master's research aims to analyze the history and audience profiles of the Museu da Misericórdia – MM, a cultural unit in Santa Casa da Bahia. Between 2006 and 2019, MM received a diversity of audiences and maintained a unique relationship with the state's tourism industry. Due to this partnership, the museum's visitation numbers increased annually, as the space was one of the first stops on the tourists' itinerary, in the Historic Center of Salvador, to understand the history of social assistancein Bahia. We investigated the constitution of the Santa Casa institution, the formation of its museum and how its history and its collection were presented, specifically, to visitors taken to the museum in groups organized by guides and tourism agencies. This public profile was verified by us, through the categorization of visitors by the way they arrived at the museum, as those who visited the equipment the most until its closure in 2020, due to the Covid-19 pandemic and, subsequently, restoration works in the museum building. This research is a case study, with a qualitative-quantitative approach, based on participant observation and is characterized by using mixed methods of analysis, such as: bibliographical review, questionnaires, interviews and documentary research. We present the particularities of the mediation carried out, for this tourist public profile, in relation to the time of the visit; we analyzed visitor evaluations on the TripAdvisorvirtual platform and we consider that, during our analysis, massive verticalized communication was carried out, often in an instructional manner, one of the reasons for this being the lack of evaluation, on the part of the museum administration, of their methods, exposing the lack of care in planning their procedures to expand the knowledge and satisfaction of the tourist visitor.
|
|
|
6
|
-
Maris Stella Schiavo Novaes
-
Percursos de um reconhecimento patrimonial: memórias e permanências do tropeirismo em Vitória da Conquista, Bahia
-
Orientador : MARY WEINSTEIN
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FABIANO LOPES DE PAULA
-
MARY WEINSTEIN
-
RITA DE CASSIA MAIA DA SILVA
-
Data: 30/08/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O Tropeirismo é um sistema de transporte de cargas com o uso de animais iniciado no período colonial do Brasil, que se seguiu através do Império e declinou na República. Nesse movimento, para além de alimentos, cartas ou documentações, eram também transportados animais de produção, pessoas, culturas, valores e modos de vida que influenciaram na formação de muitas rotas comerciais e no surgimento de diversas cidades. De modo a tratar sobre os temas como memória, permanência patrimonial, sertanidade e Tropeirismo como fenômenos inseridos dentro do campo museológico e das ciências sociais aplicadas, teve-se por objetivo nesta dissertação estudar, analisar e contribuir com a valorização e reconhecimento do Tropeirismo enquanto elemento constitutivo do patrimônio cultural brasileiro. Bem como, colaborar com a preservação e conservação dessa memória, presente também na constituição social do Nordeste, conforme protagonizado neste estudo, que teve por eixo norteador ações socioculturais de preservação desenvolvidas em Vitória da Conquista, Bahia, pela ONG Carreiro de Tropa (Catrop). A partir de um vasto levantamento etnográfico em fontes documentais e bibliográficas em torno da temática tropeira, abordada por teóricos de diferentes áreas, muitos pontos de análise foram possíveis, alguns dos quais inéditos sobre este objeto de estudo. Com isso, foi possível observar que a construção de um imaginário estereotipando a figura do tropeiro manteve o Tropeirismo segregado, como elemento histórico, dentro de ciclos econômicos e regionais do eixo Sul e Sudeste, em detrimento de sua presença também no Nordeste do país. Por fim, foi constatado também que esta condição de apagamento da imagem do tropeiro, em relação a sua sertanidade, comprometeu a formação de uma identidade tropeira nordestina. Esta dissertação constitui-se não somente como uma restituição de reconhecimento da existência deste fenômeno sob uma perspectiva maior que a sustentada pela historiografia tradicional, mas que se faz presente também em outros campos, como a Comunicação, o Patrimônio e a Museologia, e que, do mesmo modo, ocorre em toda extensão do território brasileiro.
-
Mostrar Abstract
-
Tropeirism is a cargo transportation system with the use of animals started in the colonial period of Brazil, which followed through the Empire and declined in the Republic. In this movement, in addition to food, letters or documentation, production animals, people, cultures, values and ways of life were also transported, which influenced the formation of many trade routes and the emergence of several cities. In order to deal with the themes of memory, patrimonial permanence, outbackness and Tropeirism as phenomena within the museological field and applied social sciences, the objective of this dissertation was to study, analyze and contribute to the appreciation and recognition of Tropeirism as a constitutive element of Brazilian cultural patrimony. As well as collaborating with the preservation and conservation of this memory, also present in the social constitution of the Northeast, as protagonized in this study, which had as its guiding axis socio-cultural preservation actions developed in Vitória da Conquista, Bahia, by the NGO Carreiro de Tropa (Catrop). From a vast ethnographic survey in documentary and bibliographic sources around the tropeirist theme, addressed by theorists from different areas, many points of analysis were possible, some of which were unpublished on this object of study. Thus, it was possible to observe that the construction of an imaginary stereotyping the figure of the tropeiro kept Tropeirism segregated, as a historical element, within economic and regional cycles of the South and Southeast axis, to the detriment of its presence also in the Northeast of the country. Finally, it was also found that this condition of erasing the image of the drover, in relation to his outbackness, compromised the formation of a Northeastern drover identity. This dissertation constitutes not only a restitution of recognition of the existence of this phenomenon from a perspective greater than that supported by traditional historiography, but which is also present in other fields, such as Communication, Patrimony and Museology, and which, in the same way, occurs throughout the Brazilian territory.
|
|
|
7
|
-
JAISON SANTOS DA CONCEIÇÃO
-
AS OFICINAS DE EXPRESSÕES PLÁSTICAS DO MUSEU DE ARTE MODERNA DA BAHIA EM DIÁLOGO COM O PROGRAMA EDUCATIVO DA 3ª BIENAL DA BAHIA
-
Orientador : MARIELA BRAZON HERNANDEZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLOVIS CARVALHO BRITTO
-
MARIELA BRAZON HERNANDEZ
-
NEILA DOURADO GONCALVES MACIEL
-
Data: 03/09/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Neste estudo investigam-se as interações entre as Oficinas de Expressões Artísticas do Museu de Arte Moderna da Bahia, mais conhecidas como Oficinas do MAM, e o programa educativo da 3ª Bienal da Bahia: o Museu-Escola Lina Bo Bardi. O principal objetivo é identificar e compreender os motivos e estratégias que foram fundamentais para dar forma a essas conexões. A base teórica da pesquisa está situada no campo da arte-educação, alinhada com as reflexões de John Dewey, Jorge Larrosa e Ana Mae Barbosa sobre Experiência, Fazer Artístico e Mediação Cultural. O estudo, de cunho qualitativo, adotou uma abordagem metodológica analítica, utilizando uma perspectiva autobiográfica e recorrendo a fontes orais, bibliográficas, audiovisuais e iconográficas. As análises destacaram o papel central das Oficinas do MAM nas discussões levantadas pela 3ª Bienal. Foi constatado que as Oficinas colaboraram com os demais espaços, participando da criação e implementação de ações educativas que reforçaram a importância do elemento autobiográfico que fundamentou o evento. Evidenciou-se que as atividades de mediação cultural foram concebidas de forma a destacar as características únicas desse ambiente de aprendizagem não formal. Assim, é possível afirmar que o potencial das Oficinas foi plenamente explorado, mediante a valorização das experiências e os saberes adquiridos a partir delas. A 3ª Bienal da Bahia dedicou atenção especial aos aspectos intrínsecos das Oficinas do MAM, interessando-se igualmente pelos impactos pessoais em visitantes, estudantes, docentes e mediadores, bem como nas suas repercussões sociais.
-
Mostrar Abstract
-
In this study, we investigate the interactions between the Workshops of Artistic Expressions of the Museum of Modern Art of Bahia (Oficinas de Expressões Artísticas do Museu de Arte Moderna da Bahia), better known as Oficinas do MAM, and the educational program of the 3rd Bahia Biennial: the Museu-Escola Lina Bo Bardi. The main objective is to identify and understand the reasons and strategies that were fundamental to shape these connections. The theoretical basis of this research is situated in the field of art education, aligned with the reflections of John Dewey, Jorge Larrosa and Ana Mae Barbosa on Experience, Artistic Practice and Cultural Mediation. The study, of a qualitative nature, adopted an analytical methodological approach, using an autobiographical perspective and using oral, bibliographic, audiovisual and iconographic sources. The analyses highlighted the central role of the Oficinas do MAM in the discussions raised by the 3rd Bahia Biennial. The Oficinas collaborated with the other spaces, participating in the creation and implementation of educational actions that reinforced the importance of the autobiographical element that founded the event. It was evident that the cultural mediation activities were designed in order to highlight the unique characteristics of this informal learning environment. It was observed that the potential of the Oficinas was fully explored, through the valorization of the experiences and knowledge acquired from them. Thus, the 3rd Bahia Biennial devoted special attention to the intrinsic aspects of the Oficinas do MAM, also taking an interest in the personal impacts on visitors, students, teachers and mediators, as well as in the social repercussions.
|
|
|
8
|
-
DIEGO SANTOS DO NASCIMENTO
-
O CANTO DOS POMBOS: A INTERAÇÃO DO GRUPO DE ARTE POPULAR A POMBAGEM ENTRE A CASA E O MUSEU
-
Orientador : MARIA DAS GRACAS DE SOUZA TEIXEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FERNANDO JOSÉ FERREIRA AGUIAR
-
MARIA DAS GRACAS DE SOUZA TEIXEIRA
-
RITA DE CASSIA MAIA DA SILVA
-
Data: 05/09/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa aprofunda a análise das estratégias comunicacionais empregadas pelo Grupo de Arte Popular A Pombagem em seu espetáculo "O Museu é a Rua". Inicial-mente concebida como um estudo de caso da Casa do Museu Popular da Bahia, a pesquisa direcionou seu foco para a própria intervenção artística, compreendida como um potente canal de diálogo entre o grupo e a sociedade. Através de uma abordagem metodológica que combinou observação participante e análise de dados qualitativos, a pesquisa investigou o espetáculo sob as lentes da museologia social, folkcomunica-ção e sociologia. Foram coletados dados sobre o perfil do público, suas percepções em relação à representatividade nas cenas e os recursos comunicacionais utilizados. Os resultados revelaram que a intervenção artística "O Museu é a Rua" se constitui em um espaço de expressão privilegiado para o Grupo A Pombagem, permitindo-lhes vocalizar às suas demandas, experiências de vida, valores e crenças, historicamente marginalizadas. O espetáculo, ao deslocar o Museu para as ruas, provoca uma refle-xão crítica sobre o papel das instituições museológicas na contemporaneidade, ques-tionando seus modelos tradicionais e propondo novas formas de interação com o pú-blico. A participação ativa da plateia durante as apresentações evidenciou a relevância da temática abordada e a eficácia das estratégias comunicacionais utilizadas pelo Grupo. A pesquisa aponta que a compreensão dos temas abordados foi positiva, in-dicando que o espetáculo contribui para a sensibilização da sociedade para as ques-tões relacionadas à história e à cultura da população negra e marginalizada. Conclui-se que "O Museu é a Rua" transcende a mera função de entretenimento, constituindo-se em um instrumento eficaz para a promoção da cidadania, da inclusão social e da valorização da diversidade cultural. Ao desnaturalizar a ideia de Museu como um es-paço elitista e distante da realidade da maioria da população, o espetáculo abre novas perspectivas para a museologia social, demonstrando o potencial da arte popular como ferramenta de transformação social.
-
Mostrar Abstract
-
This research deepens the analysis of the communication strategies employed by the Popular Art Group A Pombagem in its show “O Museu é a Rua” (The Museum is the Street). Initially conceived as a case study of the Casa do Museu Popular da Bahia, the research focused on the artistic intervention itself, understood as a powerful channel for dialog between the group and society. Using a methodological approach that combined participant observation and qualitative data analysis, the research investigated the show through the lenses of social museology, folk communication and sociology. Data was collected on the profile of the audience, their perceptions of representation in the scenes and the communication resources used. The results revealed that the artistic intervention “O Museu é a Rua” is a privileged space of expression for Grupo A Pombagem, allowing them to vocalize their historically marginalized demands, life experiences, values and beliefs. By moving the museum to the streets, the show provokes a critical reflection on the role of museum institutions in contemporary times, questioning their traditional models and proposing new forms of interaction with the public. The active participation of the audience during the presentations highlighted the relevance of the themes addressed and the effectiveness of the communication strategies used by the Group. The research shows that the understanding of the themes addressed was positive, indicating that the show contributes to raising society's awareness of issues related to the history and culture of the black and marginalized population. The conclusion is that “O Museu é a Rua” transcends the mere function of entertainment, becoming an effective instrument for promoting citizenship, social inclusion and valuing cultural diversity. By denaturing the idea of the Museum as an elitist space far removed from the reality of the majority of the population, the show opens up new perspectives for social museology, demonstrating the potential of popular art as a tool for social transformation.
|
|
|
9
|
-
Camila Biondi Figueira de Abreu
-
BIBLIOTECA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO DIGITAL: UMA ANÁLISE DO MEMORIAL DA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA SETE DE ABRIL
-
Orientador : JOSE CLAUDIO ALVES DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSE CARLOS SALES DOS SANTOS
-
JOSE CLAUDIO ALVES DE OLIVEIRA
-
MARIA DAS GRACAS DE SOUZA TEIXEIRA
-
Data: 09/09/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho reflete sobre a relação entre a museologia social e a cibermuseologia tendo como enfoque a “memória coletiva”, conforme discute Beatriz Sarlo (2005), acionada por um dispositivo digital, o Memorial da Associação Beneficente Cultural Ugo Meregalli e Biblioteca Comunitária Sete de Abril; objeto de análise dessa pesquisa. Analisa-se a dinâmica entre a memória e a constituição de patrimônios digitais, seus desdobramentos e a recepção da comunidade na afirmação do elo afetivo que constitui seus projetos de memória. No que concerne ao método de pesquisa, trata-se de um estudo de caso (Yin, 2010), em uma abordagem etnográfica (Peirano, 2008) que utiliza, como técnica de pesquisa, a realização de pesquisa documental, bibliográfica, o uso de entrevistas com o subsídio da observação direta intensiva assistemática e participante. A análise do material coletado foi explorada a partir da Análise do Discurso, conforme proposto por Dominique Maingueneau (1996), a fim de elaborar o estado da arte junto ao corpus empírico. Mobiliza-se, interdisciplinarmente, produções científicas contemporâneas que dialogam mais diretamente com o “núcleo vivo” da pesquisa, ou seja, as mulheres negras que estão à frente de uma Biblioteca Comunitária e Associação Beneficente Cultural, construindo memória e promovendo assistência social à comunidade. A análise dos dados demonstra a aceitação das famílias no registro das ações que ocorrem na Associação Beneficente Cultural e Biblioteca Comunitária enquanto acervo pessoal de suas próprias trajetórias de vida. Conclui-se, dessa forma, a atualização constante que dispositivos digitais de memória dispõem sobre os acervos socializados no universo da web possibilitando a ampliação do acesso e inserção da leitura digital, colaborando ao desempenho das ações de arte e educação mobilizadas pela Biblioteca e Associação.
-
Mostrar Abstract
-
This work reflects on the relationship between social museology and cybermuseology, focusing on collective memory (SARLO, 2005) activated by a digital device, the Virtual Memorial of the Associação Beneficente Cultural Ugo Meregalli and Biblioteca Comunitária Sete de Abril, object of analysis by present research. The dynamics between memory and the constitution of digital heritage are analyzed, their developments and the community's reception in affirming the affective bond that constitutes their memory projects. Regarding the research method, it is a case study (YIN, 2010), in an ethnographic approach (PEIRANO, 2008) that uses as a research technique the carrying out of documentary and bibliographical research, the use of interviews with the support of direct intensive unsystematic and participant observation. The analysis of the collected material was explored based on Discourse Analysis (MAINGUENEAU, 1996) in order to better elaborate the state of the art together with the empirical corpus. Contemporary scientific productions are mobilized in an interdisciplinary manner that speak more directly to the living nucleus of research, that is, black women who are at the head of an institution of memory and social assistance. Data analysis demonstrates the acceptance of families in recording the actions that take place in the Associação Beneficente Cultural e Biblioteca Comunitária as a personal collection of their own life trajectories. In this way, the constant updating that digital memory devices have on the collections socialized in the web universe is concluded, enabling the expansion of access and insertion of digital reading, contributing to the performance of art and education actions mobilized by Institution.
|
|
|
10
|
-
Edmara Matos Maurício
-
Nos entroncamentos dos trilhos: as relações do objeto museal através da ferrovia no subúrbio de Salvador
-
Orientador : LUCIANA MESSEDER BALLARDO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LUCIANA MESSEDER BALLARDO
-
MARIA DAS GRACAS DE SOUZA TEIXEIRA
-
ANNA PAULA DA SILVA
-
Data: 30/09/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa apresenta as relações ou entroncamentos entre a ferrovia e os espaços por ela ocupados, numa linha do tempo que segue desde antes de sua criação, uso, encerramento, e processos posteriores, como um ciclo natural da própria existência do objeto museal. Assim, o objetivo é realizar um estudo de caso sobre a existência, uso e interrupção do trem e da ferrovia no Subúrbio Ferroviário de Salvador enquanto parte importante do objeto museal à medida que conecta as diversas localidades da região interligada pela Avenida Afrânio Peixoto, mais conhecida como Avenida Suburbana, guardiã de um legado significativo para a formação e crescimento da cidade de Salvador e, consequentemente, para o estado da Bahia. A hipótese é que ao fechar um ciclo, outros se iniciam, dando lugar a outros entroncamentos no espaço/tempo, percebendo que os novos ciclos dão oportunidade de conhecer outros objetos e indivíduos ligados pelo tempo no mesmo espaço. Nessa continuidade, os objetivos específicos foram: Realizar o levantamento bibliográfico acerca dos temas voltados para a ferrovia, memória, objeto museal e o Subúrbio Ferroviário de Salvador; Compreender o processo histórico de criação, instalação, manutenção e encerramento do trem e da ferrovia no Subúrbio Ferroviário de Salvador; Entender os mecanismos de proteção ao acervo utilizadas pelos órgãos de proteção ao patrimônio; Analisar os processos de transformações e (re)significados atribuído ao patrimônio através do entendimento do objeto museal. A pesquisa utilizou o método qualitativo, com objetivo exploratório por se tratar de um de estudo de caso, cuja forma pode ser considerada qualitativa, e de natureza aplicada. A metodologia utilizada baseia-se no levantamento de documentação primária, publicações, trabalhos acadêmicos e sites institucionais. Dessa forma, a busca inicial partiu das bibliografias voltadas para as questões do objeto de estudo da Museologia e da história da instalação e permanência da ferrovia com o intuito de direcionar, a partir de algumas referências teóricas, começando pela abordagem de que na natureza as relações e transformações são parte da sua existência. Quanto aos seus objetivos, a investigação segue o método explicativo, uma vez que a partir do estudo de caso da ferrovia do subúrbio de Salvador busca compreender o objeto museal como os entroncamentos temporais no espaço em que o trem foi instalado, utilizado e finalizado. A partir do estudo foi possível confirmar sua hipótese, visto que as relações que são estabelecidas e firmadas em torno do objeto são únicas de cada indivíduo, fazem parte do processo de construção e do (re)conhecimento que foi estabelecido entre o corpo social e o objeto. Elas podem ser contínuas, podem ser renovadas a partir do novo ciclo do objeto, mas só fazem sentido e têm continuidade se for de interesse do indivíduo, do grupo no qual o objeto esteja ou que esteve inserido, pois o objeto museal permanece “vivo” devido às relações que são estabelecidas e mantidas a partir da sua nova composição ou configuração.
-
Mostrar Abstract
-
This research presents the relations or intersections between the railway and the spaces occupied by it, in a timeline that follows from before its creation, use, closure, and subsequent processes, as a natural cycle of the existence of the museum object itself. Thus, the objective is to carry out a case study on the existence, use and interruption of train and railway in the Subúrbio Ferroviário de Salvador as an important part of the museum object as it connects the various localities of the region interconnected by Avenida Afrânio Peixoto, Known as Suburban Avenue, guardian of a significant legacy for the formation and growth of the city of Salvador and, consequently, for the state of Bahia. The hypothesis is that when closing a cycle, others are initiated, giving rise to other intersections in space/ time, realizing that the new cycles give opportunity to know other objects and individuals connected by time in the same space. In this continuity, the specific objectives were: Carry out a bibliographical survey on themes related to the railway, memory, museum objects and the Railway Suburb of Salvador; Understand the historical process of creation, installation, maintenance and closure of the train and railway in the Salvador Railway Suburb; Understand the collection protection mechanisms used by heritage protection bodies; Analyze the processes of transformation and (re)meanings attributed to heritage through understanding the museum object. The research used the qualitative method, with exploratory purpose because it is a case study, whose form can be considered qualitative and applied. The methodology used is based on the survey of primary documentation, publications, academic papers and institutional sites. Thus, the initial search started from bibliographies focused on the issues of the object of study of Museology and the history of installation and permanence of the railroad in order to direct, from some theoretical references, starting from the approach that in nature relations and transformations are part of their existence. As to its objectives, the investigation follows the explanatory method, since from the case study of the railway of the suburb of Salvador seeks to understand the museum object as the temporal junctions in the space where the train was installed, used and finished. From the study it was possible to confirm its hypothesis, since the relationships that are established and firmed around the object are unique of each individual, they are part of the construction process and the (re)knowledge that was established between the social body and the object. They can be continuous, they can be renewed from the new cycle of the object, but they only make sense and have continuity if it is of interest of the individual, the group in which the object is or that was inserted, because the museum object remains “alive” due to the relationships that are established and maintained from its new composition or configuration.
|
|
|
11
|
-
Aqueline Santana Sieg
-
VÓ GERALDA NOS LABIRINTOS DA MEMÓRIA: MULHERES NEGRAS E PRÁTICAS DE CURA E CUIDADO
-
Orientador : MARCELO NASCIMENTO BERNARDO DA CUNHA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLOVIS CARVALHO BRITTO
-
ELIZEU CLEMENTINO DE SOUZA
-
LUZIA GOMES FERREIRA
-
MARCELO NASCIMENTO BERNARDO DA CUNHA
-
Data: 03/10/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Essa dissertação autobiográfica se aventura pelos labirintos da memória, com um olhar particular sobre as práticas de cura e cuidado perpetuadas por mulheres negras, exemplificadas na figura de Vó Geralda, uma mulher negra nascida em Ouriçaguinhas e, posteriormente, residente em Alagoinhas, BA, até sua morte. A jornada aqui proposta reconhece a intersecção entre a adversidade e a resiliência das práticas de cura e os processos de cuidado exercidos por mulheres negras descendentes da diáspora, mostrando como essas práticas foram preservadas e transformadas ao longo do tempo. Ao explorar algumas dessas tradições, este trabalho pretende não só ressaltar a luta contra o esquecimento e a marginalização de mulheres que vivem seus processos de cura e cuidado, mas também iluminar a potência dessas práticas como elementos de resistência e afirmação cultural. Esta narrativa autobiográfica pretende desvendar, de forma cautelosa, o papel vital dessas mulheres na manutenção de um legado que é, muitas vezes, tanto um refúgio quanto uma fonte de poder e identidade. Percorro por esses caminhos entrelaçados por memórias e por encruzilhadas que permeiam embricadas as estruturas de poder, a memória e o patrimônio cultural imaterial. Busca-se aqui tentar desvelar a complexidade e a riqueza das práticas de cura e cuidado por mulheres negras, apontando esses saberes, enraizados na experiência e na resistência, como influenciadores e inspiradores. Patrimônio, no contexto desta dissertação, refere-se ao conjunto de práticas, conhecimentos e tradições culturais que são transmitidos de geração em geração. A materialidade, ainda que não seja o foco principal, aparece nas ervas, remédios caseiros e outros instrumentos utilizados nas práticas de cura, que carregam consigo a história e a identidade de um povo.
-
Mostrar Abstract
-
This autobiographical dissertation ventures through the labyrinths of memory, with a particular look at healing and care practiced by black women, exemplified in the figure of Grandma Geralda, a black woman born in Ouriçaguinhas, BA, and, later living in Alagoinhas, BA, until her death. The journey here proposed observes how hardship and resilience meet in the healing practices and care processes carried out by black women in the diaspora, and showing how these practices have been preserved and transformed over time. By exploring some of these traditions, this work aims not only to highlight the struggle against oblivion and marginalization of women in their healing and care activities, but also to illuminate the power of these practices as elements of resistance and cultural affirmation. This autobiographical narrative aims to cautiously uncover the vital role of these women in maintaining a legacy that is often both a refuge and a source of power and identity. I follow these paths intertwined with memories and follow the crossroads where power structures, memory and intangible cultural heritage meet. This dissertation aims at unveiling the complexity and richness of healing and care practices by Black women, pointing out this knowledge, rooted in experience and resistance, as influential and inspiring. Heritage, in the context of this dissertation, refers to the set of practices, knowledge and cultural traditions that are transmitted from generation to generation. Materiality, although not the primary focus, appears in herbs, home remedies and other instruments used in healing practices, which carry with them the history and identity of a people.
|
|
|
12
|
-
Humberto Torres Gonzales
-
DO PRESENCIAL AO VIRTUAL: A COMUNICAÇÃO EM MUSEUS UNIVERSITÁRIOS DE ARTE EM TEMPOS DE PANDEMIA
-
Orientador : ANA HELENA DA SILVA DELFINO DUARTE
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADRIANA MORTARA ALMEIDA
-
ANA HELENA DA SILVA DELFINO DUARTE
-
JOSE CLAUDIO ALVES DE OLIVEIRA
-
Data: 03/10/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa de mestrado possui como objetivo, o mapeamento e análise das estratégias de comunicação online planejadas e desenvolvidas pelo Museu Universitário de Arte (MUnA), órgão complementar do Instituto de Artes (IARTE) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), ao longo do período de atuação remota e fechamento do museu ao público em decorrência da pandemia de covid-19 no Brasil. Portanto, a partir de um imersão teórica no campo da comunicação museológica atravessada pela esfera das tecnologias digitais, e da atualização a respeito do histórico, configurações e perfis dos núcleos museológicos universitários no cenário nacional e internacional, nos dedicamos à exploração do lócus em que o MUnA encontra-se inserido: a dimensão dos museus universitários de arte brasileiros. Nossa dissertação configura-se enquanto um estudo de caso de natureza exploratória, a partir de uma abordagem quali-quantitativa, e caracteriza-se por um corpo híbrido de métodos de análise, dentre os quais destacamos a revisão bibliográfica, aplicação de questionários e pesquisa documental aliadas a métodos digitais e folksonômicos de investigação. O recorte histórico do estudo aborda a gestão 2020-2022 do MUnA, estendendo-se entre março de 2020 e maio de 2022. Nosso levantamento de dados permitiu a atualização quantitativa a respeito dos Núcleos Museológicos Universitários de Arte no Brasil e uma listagem íntegra das publicações veiculadas pelo MUnA em seu canal comunicacional digital a partir da plataforma de rede social Instagram no período de 25 meses em que consiste nosso recorte. A pesquisa conclui, a partir deste levantamento, aliado aos questionários aplicados e a partir da observação de abordagens comunicacionais em instituições análogas, que a migração comunicacional do MUnA à dimensão exclusivamente online, no âmbito do programa público #MUnAcomVocê, conservou aspectos institucionais salutares previamente diagnosticados ao longo do estabelecimento e atuação do MUnA, ainda em uma dimensão presencial, como o comprometimento e o zelo ao aspecto comunicacional que envolve notadamente o uso de tecnologias visuais e que, em um contexto de pandemia pôde expandir-se virtualmente de modo a explorar e incorporar em seu cotidiano museológico online, novas naturezas midiáticas pautadas pela visualidade poética e informacional, através de 14 iniciativas desenvolvidas de modo remoto, objetivando a ampliação da visibilidade do museu e seus canais comunicacionais frente ao web-público guiados por uma perspectiva interativa e participativa.
-
Mostrar Abstract
-
The present master's research aims to map and analyze the online communication strategies planned and developed by the Museu Universitário de Arte (MUnA), a complementary unit of the Instituto de Artes (IARTE) at the Universidade Federal de Uberlândia (UFU), during the period of remote operation and the museum's closure to the public due to the covid-19 pandemic in Brazil. Therefore, through a theoretical immersion in the field of museum communication, intersected with digital technologies, and an update on the history, configurations, and profiles of university museum centers in both national and international scenarios, we focused on exploring the context in which MUnA is inserted: the dimension of Brazilian university art museums. Our dissertation is an exploratory case study, using a quali-quantitative approach, and is characterized by a hybrid body of analysis methods, including literature review, questionnaire application, and document research combined with digital and folksonomic investigation methods. The historical scope of the study covers MUnA’s management from 2020 to 2022, extending from March 2020 to May 2022. Our data collection allowed for an updated quantitative overview of University Art Museum Centers in Brazil and a comprehensive listing of the publications issued by MUnA on its digital communication channel, the social media platform Instagram, over the 25 months of our study period. Based on this data collection, combined with the applied questionnaires and observation of communication approaches in analogous institutions, the research concludes that MUnA’s communication shift to an exclusively online dimension, within the scope of the public program #MUnAcomVocê, maintained key institutional aspects previously identified during its in-person operations, such as commitment and care to communication aspects, particularly the use of visual technologies. In the pandemic context, this communication expanded virtually, incorporating into its online museum activities new media formats driven by poetic and informational visuality through 14 remote initiatives, aiming to enhance the museum’s visibility and communication channels to its web-based audience, guided by an interactive and participatory perspective.
|
|
|
13
|
-
NELSON REIS DA SILVA NETO
-
ANÁLISE DOS EX-VOTOS ACADÊMICOS DA SALA DE MILAGRES DA BASÍLICA DO SENHOR DO BOMFIM DE SALVADOR, BAHIA
-
Orientador : JOSE CLAUDIO ALVES DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARLOS ALBERTO ETCHEVARNE
-
JOSE CLAUDIO ALVES DE OLIVEIRA
-
SERGIO FRANKLIN RIBEIRO DA SILVA
-
Data: 16/10/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A pesquisa enfoca a análise dos ex-votos acadêmicos desobrigados na Sala de Milagres da Basílica do Senhor do Bomfim, localizada na capital baiana, com recorte temporal ao biênio 2021/2022, sendo a amostragem trabalhada, após coleta em campo, por fotografação, voltada à categoria fotográfica dos formatos híbrido e uniforme, ambos constituídos por documentos oficiais, emitidos por instituições de ensino superior, e também autorais aos devotos agraciados pelo milagre, neste caso com comunicações pelos cartões-convites de formatura. Após traçada a trajetória do pesquisador e justificada a sua opção de escolha pelo objeto de estudo, foram adotados procedimentos ao método fenomenológico, que neste estudo analisa a dinâmica comunicativa da Sala de Milagres da Basílica do Nosso Senhor do Bomfim, Bahia, pela observância aos ex-votos que têm origem no sistema comunicativo acadêmico, sendo tais influentes na sistematização expográfica que já beira o formato museográfico. Já a abordagem para a análise dos dados, se constitui por natureza qualitativa, por proceder com descrições quanto ao formato e conteúdo informativo dos medium comunicadores, inclusive por fichas informativas e inventariação, bem como das observações sobre os estágios de transformação do dispositivo expográfico da Sala de Milagres do Bomfim. Para isso é ponderado o contexto religioso do catolicismo popular, mas que também envolve a esfera universitária, buscando relacionar os elementos comunicativos e suas mudanças nos respectivos sistemas, folk e acadêmico. Então a investigação se dá no entorno dos objetos desobrigados na Sala de Milagres do Bomfim, e que testemunham milagres voltados às vitórias dos(as) agraciados(as) dentro da academia, de forma que a amostragem foi coletada por registros fotográficos, com dados anotados em fichas, ao modelo do Apêndice A, complementados por informações sobre o ritual da desobriga e observações da expografia, todas inseridas nas fichas do Apêndice B. Os dados sobre as peças e o conteúdo informativo veiculado foram tratados e classificados, gerando códigos alfanuméricos da Classificação Decimal Museal, adaptada duma técnica biblioteconômica e que é contígua à Museologia. O embasamento teórico teve a seleção de bibliografias afinadas à temática aqui tratada, na tentativa de estabelecer conexões entre o fenômeno comunicativo da Sala de Milagres do Bomfim, por sua expografia, com a evolução dos Gabinetes de Curiosidades aos Museus, portanto abarcando literaturas voltadas a: sistemas comunicativos, folkcomunicação, museologia e exposição museológica, relações de poder nos espaços museológicos, ex-votos e a desobriga como prática religiosa, a cultura dos marginalizados e os gabinetes de curiosidades. A propositura ao uso das fichas informativas, Quadro 1 e Quadro 2, sendo edições do documento que faz registro das peças musealizada, com modelo original no Anexo A, permite organizar e custodiar informações que identificam os ex-votos, dada a sua efemeridade no trânsito por este espaço, possibilitando acompanhar as transformações expográficas, estabelecendo controle por catalogação e classificação, neste caso, observadas as categorizações e tipologias já difundias por autores consolidados, para a sua seguinte inventariação. Então o objetivo geral está em compreender a dinâmica expográfica da Sala de Milagres do Bomfim a partir das peças desobrigadas, foco aos ex-votos acadêmicos, por sua confluência à comunicação. Por fim, cônscios de que as peçasdesobrigadas refletem as expressões de realidades comunicadas, alheias aos canais apropriados pelo mass media, é justificada a sua relevância como alternativa inclusiva, na perspectiva expositiva e que é prevalente nos locais popularmente consagrados.
-
Mostrar Abstract
-
The research focuses on the analysis of the academic ex-votos “desobrigados” in the Room of Miracle of the Basilica of Our Lord of Bomfim, located in the capital of Bahia, with a time frame of 2021/2022 biennium, being the sampling worked, after field collection, by photography, aimed at the photographic category of the hybrid and uniform formats, both consisting of official documents, issued by higher education institutions, and also authorship of the devotees graced by the miracle, in this case with communications through graduation invitation cards. After the researcher’s trajectory had been traced and his choice of the object of study had been justified, procedures were adopted to the phenomenological method, which in this study analyzes the communicative dynamics of the Room of Miracle of the Basilica of Our Lord of Bomfim, Bahia, by observing the ex-votos that have their origin in the academic communicative system, which are influential in the expographic systematization that already borders on the museographic format. The approach to data analysis consists of a qualitative nature, as it proceeds with descriptions of the format and informative content of the medium communicators, including information sheets and inventory, as well as observations on the stages of transformation of the expographic device of the Room of Miracle of Bomfim. For this, the religious context of popular Catholicism is considered, but it also involves the university sphere, seeking to relate the communicative elements and their changes in the respective systems, folk and academic. So the investigation takes place in the surroundings of the objects “desobrigados” in the Room of Miracle of Bomfim, which testify to miracles about the victories of the blessed within the academy, that way the sampling was collected by photographic records, with data noted on cards, to the model of Appendix A, complemented by information about the ritual of “desobriga” and observations of the expography, all inserted in the files of Appendix B. The data on the pieces and the informative content conveyed were treated and classified, generating alphanumeric codes of the Decimal Museal Classification, adapted from a librarianship technique and which is contiguous to Museology. The theoretical basis had the selection of bibliographies in tune with the theme discussed here, in an attempt to establish connections between the communicative phenomenon of the Room of Miracle of Bomfim, through its expography, with the evolution of the Cabinets of Curiosities for Museums, therefore covering literature focused on: communicative systems, folkcommunication, museology and museological exhibition, power relations in museological spaces, ex-votos and the “desobriga” as a religious practice, the culture of the marginalized and the cabinets of curiosities. The proposal to use the information sheets, Table 1 and Table 2, being editions of the document that records the musealized pieces, with the original model in Annex A, allows the organization and custody of information that identifies the ex-votos, given their ephemerality in transit through this space, making it possible to follow the expographic transformations, establishing control by cataloguing and classification, in this case, observing the categorizations and typologies already disseminated by consolidated authors, for its subsequent inventory. So the general objective is to understand the expographic dynamics of the Room of Miracle of Bomfim based on the pieces “desobrigadas”, focusing on academic ex-votos, due to their confluence with communication. Finally, aware that the “desobrigadas” pieces reflect the expressions of communicated realities, unrelated to the appropriate channels by the mass media, their relevance as an inclusive alternative is justified, from the exhibition perspective and which is prevalent in popularly consecrated places.
|
|
|
14
|
-
Jéssica Matos Barreto
-
GRAFFITI E MUSEOLOGIA: DIÁLOGOS ENTRE MEMÓRIA E PATRIMÔNIO
-
Orientador : RITA DE CASSIA MAIA DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANTONIO MARCOS DE OLIVEIRA PASSOS
-
JOSE CLAUDIO ALVES DE OLIVEIRA
-
RITA DE CASSIA MAIA DA SILVA
-
Data: 11/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O estudo do graffiti nesta dissertação objetiva traçar uma tênue compreensão acerca da relação intrínseca entre graffiti, patrimônio e memória. Tendo em vista a importância de ressaltar o modo como a arte urbana dialoga com os sujeitos que transitam e observam essa composição urbana. O graffiti é uma arte visual, a qual comunica e dialoga com o indivíduo que percorre a urbe. Este, por sua vez, é cercado de ações sociais capazes de envolver um olhar mais cuidadoso para observar a arte. Ou seja, ao pontuar o uni(verso) do graffiti a pesquisa abordará os direcionamentos de quem produz a arte do graffiti, tendo em vista todo contexto que lhe é comum. O grafiteiro está diretamente relacionado como agente sociocultural. Outro ponto importante, neste contexto, é o fator da memória, destaque na composição deste estudo. A pesquisa, portanto, visa analisar o uni(verso) do graffiti como crucial na composição da arte urbana, por observar o graffiti relativo a uma linguagem expressiva, haja vista que há uma troca na relação com os transeuntes que o cercam proporcionando um olhar atento, crítico e/ou curioso em função da arte que é demarcada, assim como quem é o artista que a conduz. Deste modo, o estudo tece um levantamento bibliográfico que fundamenta os objetivos e a problemática que permeiam as inquietações que se desdobram. A relação entre graffiti e museologia chama atenção para o caráter de patrimônio. Assim, o cotidiano das cidades se faz constante no diálogo, haja vista a necessidade em ressaltar ser local de grande circulação de pessoas, influências, costume, culturas que se tornam elementos influentes no observar e identificar um graffiti enquanto arte urbana. Por outro lado, o graffiti demanda uma relação interessante com projetos sociais o que possibilita ir além do caráter efêmero que o graffiti traduz e, consequentemente, suas variadas linguagens: social, cultural e política.
-
Mostrar Abstract
-
The study of graffiti in this dissertation aims to outline a subtle understanding of the intrinsic relationship between graffiti, heritage, and memory. It seeks to emphasize the way urban art engages with individuals who pass by and observe this urban composition. Graffiti is a visual art form that communicates and interacts with individuals navigating the city. These individuals, in turn, are surrounded by social actions that invite a more attentive gaze to observe the art. In other words, by highlighting the uni(verse) of graffiti, the research addresses the directions taken by those who create graffiti art, considering the entire context familiar to it. The graffiti artist is directly connected as a sociocultural agent. Another significant aspect in this context is the element of memory, a focal point in this study. The research, therefore, aims to analyze the uni(verse) of graffiti as crucial in the composition of urban art by examining graffiti as na expressive language, given that it fosters na exchange with passersby, prompting a careful, critical, and/or curious look toward the art and the artist behind it. Thus, the study conducts a bibliographic survey that supports the objectives and issues surrounding the concerns that unfold. The relationship between graffiti and museology highlights its heritage aspect. Thus, the daily life of cities becomes a constant part of the dialogue, as it is essential to recognize that cities are places of high circulation of people, influences, customs, and cultures, all of which become influential elements in observing and identifying graffiti as urban art. On the other hand, graffiti has na interesting connection with social projects, allowing it to transcend the ephemeral nature it often embodies and, consequently, showcasing its varied social, cultural, and political expressions.
|
|