|
Dissertações |
|
1
|
-
TIAGO HENRIQUE LARA ZANETTE
-
O que vi e vivi com os jovens de São Francisco do Paraguaçu/BA. Dissertação
-
Orientador : MARIA ROSARIO GONCALVES DE CARVALHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BRUNA PASTRO ZAGATTO
-
MARCELO MOURA MELLO
-
MARIA ROSARIO GONCALVES DE CARVALHO
-
Data: 28/01/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
A dissertação constitui uma reflexão acerca das vivências de um grupo de homens jovens quilombolas, pescadores, tradicionais e rurais da Comunidade São Francisco do Paraguaçu, a partir das atividades desenvolvidas corriqueiramente no território, focando nas técnicas corporais ancestrais que estão ligadas efetivamente à sustentabilidade do território, a uma herança geracional, ao pertencimento local e suas ressignificações na contemporaneidade. Sendo assim, através da escrita, da fotografia, do audiovisual, desenho e das formas afins de registro e pesquisa, esta dissertação busca identificar novas possibilidades de apreensão de aspectos cotidianos da vida desses jovens em relação às riquezas naturais, pluralizando olhares e propondo maior eficácia na construção de políticas públicas que assegurem sua permanência local com qualidade de vida.
-
Mostrar Abstract
-
t is a reflection on the experiences of a group of young quilombola, fishermen, traditional and rural men from the São Francisco do Paraguaçu Community, based on the activities carried out routinely in the territory, focusing mainly on ancestral body techniques that are effectively linked to the sustainability of the territory, a generational heritage, local belonging and its resignifications in contemporary times. Therefore, through writing, photography, drawing and related forms of recording and research, this dissertation seeks to identify new possibilities for everyday aspects of these young people's lives, pluralizing views and proposing greater effectiveness in the construction of public policies that ensure their permanence place with quality of life.
|
|
2
|
-
MARCELO RICARDO DOS SANTOS
-
Adé: Gestos de uma ancestralidade afrodiaspórica
-
Orientador : OSMUNDO SANTOS DE ARAUJO PINHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
OSMUNDO SANTOS DE ARAUJO PINHO
-
CRISTIANE SANTOS SOUZA
-
ARIVALDO SACRAMENTO DE SOUZA
-
Data: 07/02/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Este projeto investiga os usos e apropriações da palavra yorubá "Adé", traduzido rudemente como "homossexual". A partir da revisão bibliográfica da literatura sobre homossexualidades negras e sexualidades ancestrais, o estudo adensa na complexa recepção da obra A Cidade das Mulheres, de Ruth Landes (1947) e seu imbróglio antropológico, apontando o verbete em questão como remanescente das literaturas de terreiro. No exercício de uma recusa, e pela potencialidade da qualidade fugitiva de traduções transnacionais, se estabelecem modos de atravessar conceitualmente a palavra, ao tempo de dimensionar e tencionar uma significação original e/ou única. Neste sentido, os gestos indicam a quebra de uma lógica cis-heternomativa da supremacia branca sobre corporeidades em um mundo anti-negro. Adaptando o experimento negro-feminista da Luz Negra, sugerido por Denise Ferreira da Silva (2024), na avistar de performances do tempo espiralar (MARTINS, 2021), surge a manipulação iluminativa, que ambiciona flagrar as estratégias corporais de um deixar-se ver no silêncio, para ser aplicado em "campo", que aqui, chamamos de "terreiro". Ao fim, compreende-se uma aposicionalidade (apposionality) (MOTEN, 2023) definida pelo Adé Dudu, Grupo de Homossexuais Negros, do Movimento Negro Unificado, e, pessoas lidas como Adé, da Ilha de Itaparica e Salvador, Bahia, apresentada enquanto biomitografias (LORDE, 2021) na tentativa de aplicação do gênero que justapõe elementos biográficos, documentos da história e exercício ficcional, afim de conferir o axé, energia vital, destas narrativas.
-
Mostrar Abstract
-
With this work I do not intend to aversion or disdain for the works of anthropologists, artists, and thinkers around the movements of the LGBTQIAPN+ Community, but I propose to think about the “adé” experience separately, observing its minimal contacts, and intensifying the discussion of how African ancestry in the Afro-Brazilian diaspora guides thinking about sexuality, not as a nodal point, but as a presence while seniority, communality and spirituality surpass it. Thus, this project observes the gap through which the gesture crosses the representation.
|
|
3
|
-
MARCELO RICARDO DOS SANTOS
-
Adé: Gestos de uma ancestralidade afrodiaspórica
-
Orientador : OSMUNDO SANTOS DE ARAUJO PINHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ARIVALDO SACRAMENTO DE SOUZA
-
CRISTIANE SANTOS SOUZA
-
OSMUNDO SANTOS DE ARAUJO PINHO
-
Data: 07/02/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Este projeto investiga os usos e apropriações da palavra yorubá "Adé", traduzido rudemente como "homossexual". A partir da revisão bibliográfica da literatura sobre homossexualidades negras e sexualidades ancestrais, o estudo adensa na complexa recepção da obra A Cidade das Mulheres, de Ruth Landes (1947) e seu imbróglio antropológico, apontando o verbete em questão como remanescente das literaturas de terreiro. No exercício de uma recusa, e pela potencialidade da qualidade fugitiva de traduções transnacionais, se estabelecem modos de atravessar conceitualmente a palavra, ao tempo de dimensionar e tencionar uma significação original e/ou única. Neste sentido, os gestos indicam a quebra de uma lógica cis-heternomativa da supremacia branca sobre corporeidades em um mundo anti-negro. Adaptando o experimento negro-feminista da Luz Negra, sugerido por Denise Ferreira da Silva (2024), na avistar de performances do tempo espiralar (MARTINS, 2021), surge a manipulação iluminativa, que ambiciona flagrar as estratégias corporais de um deixar-se ver no silêncio, para ser aplicado em "campo", que aqui, chamamos de "terreiro". Ao fim, compreende-se uma aposicionalidade (apposionality) (MOTEN, 2023) definida pelo Adé Dudu, Grupo de Homossexuais Negros, do Movimento Negro Unificado, e, pessoas lidas como Adé, da Ilha de Itaparica e Salvador, Bahia, apresentada enquanto biomitografias (LORDE, 2021) na tentativa de aplicação do gênero que justapõe elementos biográficos, documentos da história e exercício ficcional, afim de conferir o axé, energia vital, destas narrativas.
-
Mostrar Abstract
-
With this work I do not intend to aversion or disdain for the works of anthropologists, artists, and thinkers around the movements of the LGBTQIAPN+ Community, but I propose to think about the “adé” experience separately, observing its minimal contacts, and intensifying the discussion of how African ancestry in the Afro-Brazilian diaspora guides thinking about sexuality, not as a nodal point, but as a presence while seniority, communality and spirituality surpass it. Thus, this project observes the gap through which the gesture crosses the representation.
|
|
4
|
-
MACAULAY PEREIRA BANDEIRA
-
CAMPUS DOS MALÊS: ENTRE RESISTÊNCIA E CAMINHOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO. REFLEXOS LOCAIS DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA PARA ÁFRICA
-
Orientador : JESIEL FERREIRA DE OLIVEIRA FILHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ISMAEL TCHAM
-
JESIEL FERREIRA DE OLIVEIRA FILHO
-
MARCIO ANDRÉ DE OLIVEIRA SANTOS
-
Data: 25/02/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho busca produzir um balanço sobre o desenvolvimento da internacionalização e integração do Campus dos Malês, campus da UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), localizado em São Francisco do Conde-Bahia. Trata-se de uma avaliação da UNILAB , tendo como campo analítico o Campus dos Malês, enquanto política pública e projeto de cooperação educacional internacional entre Brasil e os países lusófonos, especialmente os PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) a partir dos mecanismos de acolhimentos dos discentes, das características dos cursos e das experiências estudantis no tangente à produção de conhecimento e do lugar dos Campus dos Malês na política externa brasileira para África. Metodologicamente, o trabalho busca identificar de que maneira os agentes locais têm exercido estratégias para efetivar a missão espefica da UNILAB, utilizando das trajetórias dos discentes e alguns servidores públicos como interlocução sobre o desenvolvimento do Campus dos Malês entre maio de 2014 e março de 2020. Portanto, dentro de uma abordagem qualitativa, foi utilizado entrevistas semi-estruturadas e análise documental como técnicas de pesquisa. As contribuições da pesquisa endossam uma agenda de pesquisa que tenha o Campus dos Malês como unidade analítica para refletir criticamente sobre a cooperação Sul-Sul, o conceito de Sul-Global, a lusofonia na política internacional e as diásporas africanas na contemporaneidade.
-
Mostrar Abstract
-
The study aims to consider the internationalization and integration development of Campus dos Malês, one of the campuses from UNILAB (International Integration University of AfroBrazilian Lusophony) located in São Francisco do Conde, Bahia. Through the welcoming mechanism of national and international students, the conditions of knowledge production and the place of Campus dos Malês in the educational cooperation between Brazil and Africa, this work intends to identify how the local agents have been drafting strategies to concrete specific institutional objectives of UNILAB. The methodological approach is qualitative, semistructured interviews and document analysis were used as techniques. The work hopes to contribute to the research agenda which takes Campus dos Malês as an analytical unit to apprehend critically South-South cooperation, South-Global, lusophony and African diasporas.
|
|
5
|
-
LEOMAR BORGES DOS SANTOS
-
IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS DE SALVADOR: IDENTIDADE, RELIGIOSIDADE, MEMÓRIAS E NARRATIVAS. (1970-2020)
-
Orientador : CRISTIANE SANTOS SOUZA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA CLAUDIA GOMES DE SOUZA
-
CRISTIANE SANTOS SOUZA
-
ELIAS ALFAMA VAZ MONIZ
-
Data: 07/03/2025
Ata de defesa assinada:
-
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo desse trabalho de pesquisa em curso é analisar as estratégias de proximidades e/ou diferenciações da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, na Bahia, no diálogo com o movimento negro contemporâneo. A Irmandade foi criada em 1685. Os estudos sobre a continuidade das ações das irmandades negras, de forma geral, no pós-abolição, são, ainda, escassos e rarefeitos com pouco material tratando do período equivalente ao século XX, especialmente que tragam contribuições epistemológicas, a partir de suas estratégias de atuação em ações políticas. Por essa razão, a necessidade de ampliação e aprofundamento dessas pesquisas se colocam relevantes. A pesquisa tem como perspectiva metodológica a etnografia. Nesse caminho, além da observação participativa, dos registros de campo, da identificação e caracterização das fontes e documentos, construímos uma rede de interlocutores e interlocutoras, nas quais observamos como pensam e vivem suas experiências na Irmandade.
-
Mostrar Abstract
-
The objective of this ongoing research work is to analyze the proximity and/or differentiation strategies of the Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, in Bahia, in dialogue with the contemporary black movement. The Brotherhood was created in 1685. Studies on the continuity of the actions of black brotherhoods, in general, in the post-abolition period, are still scarce and rarefied with little material dealing with the period equivalent to the 20th century, especially those that bring epistemological contributions, based on their action strategies in political actions. For this reason, the need to expand and deepen this research is relevant. The research has ethnography as its methodological perspective. Along this path, in addition to participatory observation, field records, identification and characterization of sources and documents, we built a network of interlocutors, in which we observed how they think and live their experiences in the Brotherhood.
|
|
6
|
-
DJAVÃ BENIN
-
PRETO E DINHEIRO SÃO PALAVRAS RIVAIS?”:
UM ESTUDO HISTÓRICO SOBRE A ASCENSÃO SOCIAL E IDENTIDADE RACIAL DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS NEGROS BRASILEIROS
-
Orientador : JAMILE BORGES DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ISRAEL MARQUES CAMPOS
-
JAMILE BORGES DA SILVA
-
JOSE RAIMUNDO DE JESUS SANTOS
-
Data: 07/03/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Essa dissertação objetiva pensar a criação/ascensão de uma Nova Classe Média Negra pelas mídias digitais através dos Influenciadores Digitais Negros das cinco regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul) em uma análise multidisciplinar acerca da identidade racial, questionando o seu surgimento no competitivo Mercado Digital. Através da Etnografia Digital no campo das Humanidades Digitais e a História de Vida, foram realizadas entrevistas com os influenciadores negros brasileiros sobre seus Dados Familiares (principalmente escolaridade e a relação intergeracional), sua Infância e Juventude (para compreender as nuances sociais das regiões do país), sua Circulação Urbana ou Rural (para entender os fenômenos migratórios), os Dados Profissionais (o que levaram a ser influenciadores digitais), os Dados Econômicos (valores arrecadados em anúncios e consumo, essenciais para o posicionamento classista e também com o retorno para a comunidade negra, o chamado “Black Money”), analisados com as Questões Raciais Brasileiras (como compreendem o racismo no país e como enfrentam essa questão) para cruzar com a Revisão Bibliográfica com o início da formação da Classe Média Negra em uma análise histórica. Para compreender os processos de desigualdade social e racial, foram examinados os gráficos de tendência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) contínua e de institutos privados como o Relatório de Tendências, entre outros. Para uma discussão do fenômeno, foram aludidos historicamente a noção de Raça, Racismo e Identidade e o pensamento racial brasileiro, as Mídias Tradicionais no país (rádio, televisão, jornal e revistas impressas) e a relação com a negritude, desembocando nas Mídias Digitais e as mudanças de trabalho na modernidade, aprofundadas pela recente pandemia de Covid-19. Acerca da Ascensão social, a identificação da Classe Média Negra e suas peculiaridades, confrontando com o “novo homem” exposto pelas Plataformas Digitais e o empreendedorismo de si, alardeado como a única solução para o homem contemporâneo no neoliberalismo. Também o que são os Influenciadores Digitais e sua importância para o Mercado Digital, com métricas e indicadores fornecidos por Inteligência Artificial para o controle do labor e sua financeirização, conectando os Influenciadores Digitais Negros e a coisificação do seu trabalho e venda do capital social, podendo causar dissonâncias a sua identidade racial e em problemas de saúde mental. Por fim, a relevância em se consolidar grupos sociais negros ainda que nas mídias digitais para a ajuda mútua, uma forma de barrar a competição moderna, calcada na individualização e na falta de solidariedade racial
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation objective to think about the creation/rise of a New Black Middle Class through digital media through Black Digital Influencers from the five Brazilian regions (North, Northeast, Southeast, Central-West and South) in a multidisciplinary analysis about racial identity, questioning the emergence in the competitive Digital Market. Through Digital Ethnography in the field of Digital Humanities and Life History, interviews were carried out with black Brazilian influencers about their Family Data (mainly education and intergenerational relationship), their Childhood and Youth (to understand the social nuances of the country's regions ), their Urban or Rural Circulation (to understand migratory phenomena), Professional Data (which led them to become digital influencers), Economic Data (amounts collected in advertisements and consumption, essential for class positioning and also with the return to the black community, the so-called “Black Money”), analyzed with Brazilian Racial Issues (how they understand racism in the country and how they face this issue) to cross with the Bibliographic Review with the beginning of the formation of the Black Middle Class in a historical analysis. To understand the processes of social and racial inequality, trend graphs from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) and the continuous National Household Sample Survey (PNAD) were examined and private institutes such as the Trend Report, among others. For a discussion of the phenomenon, the notion of Race, Racism and Identity and Brazilian racial thinking, Traditional Media in the country (radio, television, newspaper and printed magazines) and the relationship with blackness, leading to Digital Media and the changes in work in modernity, deepened by the recent Covid-19 pandemic. About social ascension, the identification of the Black Middle Class and its peculiarities, confronting the “new man” exposed by Digital Platforms and self-entrepreneurship, touted as the only solution for contemporary man in neoliberalism. Also what are Digital Influencers and their importance for the Digital Market, with metrics and indicators provided by Artificial Intelligence for the control of labor and its financialization, connecting Black Digital Influencers and the objectification of their work and sale of social capital, which can cause dissonance to their racial identity and mental health problems. Finally, the relevance of consolidating black social groups even through digital media for mutual help, a way of blocking modern competition, based on individualization and a lack of racial solidarity.
|
|
7
|
-
DJAVÃ BENIN
-
PRETO E DINHEIRO SÃO PALAVRAS RIVAIS?”:
UM ESTUDO HISTÓRICO SOBRE A ASCENSÃO SOCIAL E IDENTIDADE RACIAL DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS NEGROS BRASILEIROS
-
Orientador : JAMILE BORGES DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JAMILE BORGES DA SILVA
-
JOSE RAIMUNDO DE JESUS SANTOS
-
ISRAEL MARQUES CAMPOS
-
Data: 07/03/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Essa dissertação objetiva pensar a criação/ascensão de uma Nova Classe Média Negra pelas mídias digitais através dos Influenciadores Digitais Negros das cinco regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul) em uma análise multidisciplinar acerca da identidade racial, questionando o seu surgimento no competitivo Mercado Digital. Através da Etnografia Digital no campo das Humanidades Digitais e a História de Vida, foram realizadas entrevistas com os influenciadores negros brasileiros sobre seus Dados Familiares (principalmente escolaridade e a relação intergeracional), sua Infância e Juventude (para compreender as nuances sociais das regiões do país), sua Circulação Urbana ou Rural (para entender os fenômenos migratórios), os Dados Profissionais (o que levaram a ser influenciadores digitais), os Dados Econômicos (valores arrecadados em anúncios e consumo, essenciais para o posicionamento classista e também com o retorno para a comunidade negra, o chamado “Black Money”), analisados com as Questões Raciais Brasileiras (como compreendem o racismo no país e como enfrentam essa questão) para cruzar com a Revisão Bibliográfica com o início da formação da Classe Média Negra em uma análise histórica. Para compreender os processos de desigualdade social e racial, foram examinados os gráficos de tendência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) contínua e de institutos privados como o Relatório de Tendências, entre outros. Para uma discussão do fenômeno, foram aludidos historicamente a noção de Raça, Racismo e Identidade e o pensamento racial brasileiro, as Mídias Tradicionais no país (rádio, televisão, jornal e revistas impressas) e a relação com a negritude, desembocando nas Mídias Digitais e as mudanças de trabalho na modernidade, aprofundadas pela recente pandemia de Covid-19. Acerca da Ascensão social, a identificação da Classe Média Negra e suas peculiaridades, confrontando com o “novo homem” exposto pelas Plataformas Digitais e o empreendedorismo de si, alardeado como a única solução para o homem contemporâneo no neoliberalismo. Também o que são os Influenciadores Digitais e sua importância para o Mercado Digital, com métricas e indicadores fornecidos por Inteligência Artificial para o controle do labor e sua financeirização, conectando os Influenciadores Digitais Negros e a coisificação do seu trabalho e venda do capital social, podendo causar dissonâncias a sua identidade racial e em problemas de saúde mental. Por fim, a relevância em se consolidar grupos sociais negros ainda que nas mídias digitais para a ajuda mútua, uma forma de barrar a competição moderna, calcada na individualização e na falta de solidariedade racial
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation objective to think about the creation/rise of a New Black Middle Class through digital media through Black Digital Influencers from the five Brazilian regions (North, Northeast, Southeast, Central-West and South) in a multidisciplinary analysis about racial identity, questioning the emergence in the competitive Digital Market. Through Digital Ethnography in the field of Digital Humanities and Life History, interviews were carried out with black Brazilian influencers about their Family Data (mainly education and intergenerational relationship), their Childhood and Youth (to understand the social nuances of the country's regions ), their Urban or Rural Circulation (to understand migratory phenomena), Professional Data (which led them to become digital influencers), Economic Data (amounts collected in advertisements and consumption, essential for class positioning and also with the return to the black community, the so-called “Black Money”), analyzed with Brazilian Racial Issues (how they understand racism in the country and how they face this issue) to cross with the Bibliographic Review with the beginning of the formation of the Black Middle Class in a historical analysis. To understand the processes of social and racial inequality, trend graphs from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) and the continuous National Household Sample Survey (PNAD) were examined and private institutes such as the Trend Report, among others. For a discussion of the phenomenon, the notion of Race, Racism and Identity and Brazilian racial thinking, Traditional Media in the country (radio, television, newspaper and printed magazines) and the relationship with blackness, leading to Digital Media and the changes in work in modernity, deepened by the recent Covid-19 pandemic. About social ascension, the identification of the Black Middle Class and its peculiarities, confronting the “new man” exposed by Digital Platforms and self-entrepreneurship, touted as the only solution for contemporary man in neoliberalism. Also what are Digital Influencers and their importance for the Digital Market, with metrics and indicators provided by Artificial Intelligence for the control of labor and its financialization, connecting Black Digital Influencers and the objectification of their work and sale of social capital, which can cause dissonance to their racial identity and mental health problems. Finally, the relevance of consolidating black social groups even through digital media for mutual help, a way of blocking modern competition, based on individualization and a lack of racial solidarity.
|
|
8
|
-
LARISSA NEVES DE SOUZA NUNES
-
RACISMO E VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: UM ESTUDO INTERSECCIONAL SOBRE AS MULHERES QUILOMBOLAS DA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO DE SANTIAGO DO IGUAPE
-
Orientador : CRISTIANE SANTOS SOUZA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CRISTIANE SANTOS SOUZA
-
MAGALI DA SILVA ALMEIDA
-
ZELINDA DOS SANTOS BARROS
-
Data: 13/03/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo tem como objetivo compreender as lutas travadas, na atualidade, pelas mulheres quilombolas residentes na Comunidade Remanescente de Quilombos de Santiago do Iguape, no que diz respeito ao acesso à terra, ao reconhecimento identitário e à saúde. Discute-se as impressões que me circundam perante a realidade das mulheres negras brasileiras, precisamente das mulheres quilombolas, pensando a construção da identidade em relação com a sua territorialidade, e de que forma essas especificidades, estão incorporadas na construção das políticas públicas destinadas à população quilombola, no que diz respeito especificamente a política de saúde e a política de educação. A partir das ações políticas de mulheres que se auto organizaram através de espaços que fortalecem o uso de tradições orais e fortalecem os laços de solidariedade entre os moradores do quilombo. São elas: a Associação de Mulheres quilombolas e marisqueiras de Santiago do Iguape, e o Instituto Mãe Lalu. Considera-se que as mulheres quilombolas fazem parte de uma parcela da sociedade em que as oportunidades de educação, trabalho e saúde são escassas, as situações de discriminação e estigmas comumente se fazem presentes, formando uma série de questões que vem a favorecer a vulnerabilidade dessa população.
-
Mostrar Abstract
-
This study aims to understand the struggles currently waged by women quilombolas residing in the Quilombo Remaining Community of Santiago do Iguape, with regard to access to land, identity recognition and health. Discuss the impressions that surround me regarding the reality of black Brazilian women, precisely of quilombola women, thinking about the construction of identity in relation with its territoriality, and how these specificities are incorporated into the construction of public policies aimed at the quilombola population, with regard to specifically health policy and education policy. From the political actions of women who self-organized through spaces that strengthen the use of oral traditions and strengthen the bonds of solidarity between quilombo residents. They are: the Association of quilombola women and shellfish gatherers of Santiago do Iguape, and the Instituto Mãe Lalu. It is considered that quilombola women are part of a segment of society in that education, work and health opportunities are scarce, situations of discrimination and stigma are commonly present, forming a series of issues which favors the vulnerability of this population.
|
|
9
|
-
ANA MARIA BOMFIM DOS SANTOS
-
A LITERATURA DE ABDULAI SILA E A REPRESENTAÇÃO DO TRÁGICO COLONIAL
-
Orientador : JESIEL FERREIRA DE OLIVEIRA FILHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ELIAS ALFAMA VAZ MONIZ
-
JESIEL FERREIRA DE OLIVEIRA FILHO
-
JOSE HENRIQUE DE FREITAS SANTOS
-
Data: 13/03/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
No presente trabalho, faz-se uma reflexão interdisciplinar sobre o processo da descolonização, historicamente demarcado como uma dinâmica que marca a transição do fim dos impérios coloniais na África para a emancipação das colônias, no decorrer das intensas lutas independentistas após a Segunda Guerra Mundial. Posto isso, o foco principal desta dissertação é estudar o trágico na obra A última tragédia do escritor bissau-guineense Abdulai Sila. Consideramos que, nessa obra, características estéticas e culturais abrangidas no conceito de trágico são mobilizadas para a representação do embate entre duas formas culturais diferentes, configuradas pelos valores tradicionais africanos e os valores dominantes coloniais. No plano diegético, a história trágica da vida de Ndani simboliza a própria história da colonização da Guiné Bissau - país invadido, explorado e subjugado pelo colonizador português. Dividindo-se em subtópicos, objetiva-se, no primeiro capítulo, fazer uma breve contextualização histórica do regime colonial instaurado nesse território, destacando a segunda fase do controle espacial e da exploração das populações africanas. Diante disso, são discutidas as legislações arbitrárias implementadas pelo colonialismo português, principalmente a partir da década de 1950 do século XX, como foi o caso do lusotropicalismo. No segundo capítulo, apresenta-se os mecanismos de controle que marcaram o universo colonial na obra: o racismo, a política de evangelização cristã e o imposto de palhota. Incluiu-se uma seção complementar sobre o papel de Abdulai Sila e de sua literatura na construção da nação, bem como o resumo da obra. No terceiro capítulo, aborda-se os aspectos do trágico presentes no romance, resenhando conceitos e diferenças entre tragédia e trágico, os estudos filosóficos acerca do trágico, tendo em vista relacionar trágico, colonização e violência. O método escolhido para desenvolvimento da pesquisa foi analítico-crítico e de cunho bibliográfico. A hipótese a ser levantada é de que Abdulai Sila narra o trágico como mecanismo de denúncia das diversas formas de violência usadas no controle e na exploração colonial das populações bissau-guineense. Fez-se um recuo ao passado colonial, construindo um diálogo com o presente, para refletir sobre a questão da herança colonial: os efeitos da colonização que continuaram existindo. Logo assim, a trágico continuou após a independência.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation is an interdisciplinary reflection on the process of decolonization, historically demarcated as a dynamic that marks the transition from the end of the colonial empires in Africa to the emancipation of the colonies, in the course of the intense independence struggles after the Second World War. That said, the main focus of this dissertation is to study the tragic in the work The Last Tragedy by the Bissau-Guinean writer Abdulai Sila. We believe that, in this work, aesthetic and cultural characteristics covered in the concept of the tragic are mobilized to represent the clash between two different cultural forms, shaped by traditional African values and dominant colonial values. On a diegetic level, the tragic story of Ndani's life symbolizes the very history of the colonization of Guinea Bissau - a country invaded, exploited and subjugated by the Portuguese colonizer. Divided into subtopics, the first chapter aims to give a brief historical context of the colonial regime established in this territory, highlighting the second phase of spatial control and exploitation of African populations. The arbitrary legislation implemented by Portuguese colonialism is then discussed, especially from the 1950s onwards, as was the case with Lusotropicalism. The second chapter presents the control mechanisms that marked the colonial universe in the work: racism, the policy of Christian evangelization and the hut tax. A complementary section on the role of Abdulai Sila and his literature in nation-building is included, as well as a summary of the work. The third chapter discusses the aspects of the tragic present in the novel, reviewing concepts and differences between tragedy and the tragic, philosophical studies on the tragic, with a view to relating the tragic, colonization and violence. The method chosen for the research was analytical-critical and bibliographical. The hypothesis to be raised is that Abdulai Sila narrates the tragic as a mechanism for denouncing the various forms of violence used in the colonial control and exploitation of Bissau-Guinean populations. He takes a step back into the colonial past, building a dialogue with the present in order to reflect on the issue of the colonial legacy: the effects of colonization that continue to exist. So the tragedy continued after independence.
|
|
10
|
-
JULIANA SANTOS LOPES
-
MULHERES NEGRAS, RACISMO E LOUCURA: REVISÃO CRÍTICA DA PRESENÇA DE MULHERES NEGRAS NO MANICÔMIO DA BAHIA (SÉCULOS XIX-XX)
-
Orientador : JESIEL FERREIRA DE OLIVEIRA FILHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JESIEL FERREIRA DE OLIVEIRA FILHO
-
MAGALI DA SILVA ALMEIDA
-
MARCO JOSÉ DE OLIVEIRA DUARTE
-
Data: 17/03/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
A dissertação buscou discutir criticamente a existência de uma estrutura de poder que discrimina por raça/cor, dando enfoque a registros e depoimentos sobre a presença de mulheres negras no primeiro manicômio da Bahia, o Asilo São João de Deus, inaugurado no final do século XIX, alguns anos antes da abolição da escravatura no Brasil; posteriormente, no início do século XX, essa instituição é renomeada Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira. Iniciamos por um mapeamento da construção histórica da articulação entre teorias raciais, conceitos de cunho psiquiátrico e a fundação dessa instituição de controle marcada por fortes heranças coloniais. Detalhamos as condições e tratamentos oferecidos e quem e porque determinados indivíduos eram diagnosticados como loucos, no intuito de compreender a categoria loucura a partir de uma construção histórico-racial, levando em conta as especificidades do conceito biológico-social de raça no Brasil e sua ressignificação marcada pelo mito de uma democracia racial. Concluímos com exercícios ficcionais que pretendem repor dimensões e sentidos das vidas de algumas das mulheres internadas.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation sought to critically discuss the existence of a power structure that discriminates on the basis of race/color, focusing on records and testimonies about the presence of black women in Bahia's first mental institution, São João de Deus asylum, opened at the end of the 19th century, a few years before the abolition of slavery in Brazil. Later, in the early 20th century, this institution was renamed Juliano Moreira Psychiatric Hospital. We began by mapping the historical of the articulation between racial theories, psychiatric concepts and the foundation of this control institution marked by strong colonial heritage. We detail the conditions and treatments the conditions and treatments offered and who and why certain individuals were diagnosed as insane, in order to the category of madness from a historical-racial construction, taking into account the specificities of the specificities of the biological-social concept of race in Brazil and its re-signification marked by the myth of a racial democracy. We conclude with fictional exercises that aim to restore dimensions and of the lives of some of the women interned.
|
|
11
|
-
YOHANA CRISTINA DOS SANTOS ROSA
-
Templo de Oxalá: pessoas, entidades e modos de cuidado na umbanda na Fazenda Rio Grande, Paraná.
-
Orientador : MIRIAM CRISTINA MARCILIO RABELO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FABIO BATISTA LIMA
-
MARIA ROSARIO GONCALVES DE CARVALHO
-
MIRIAM CRISTINA MARCILIO RABELO
-
Taísa Domiciano Castanha
-
Data: 17/03/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação consiste em um estudo qualitativo de uma comunidade umbandista na cidade da Fazenda Rio Grande, Paraná. Busca evidenciar os modos de cuidado que marcam as relações entre as pessoas que circulam no terreiro e a preta velha Vovó Maria Conga. Analisando as relações entre a mãe Neli de Oxalá e a Vovó Maria Conga, descreve as maneiras de atuação da preta velha no Templo de Oxalá, nas histórias de vida das mulheres que estão à frente do terreiro e na constituição dos possíveis sentidos de fazer umbanda no Brasil contemporâneo. Por conseguinte, essa investigação contribui para as reflexões sobre as religiões afro-brasileiras no Paraná a partir de narrativas de mulheres negras cujas vidas estão entrelaçadas a uma guia espiritual na umbanda que aciona práticas de cuidado dentro e fora do terreiro.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation is a qualitative study of an Umbanda community in the city of Fazenda Rio Grande, Paraná. It seeks to highlight the modes of care that mark the relationships between the people who circulate in the terreiro and the preta-velha spirit Vovó Maria Conga. By analyzing the relationship between Mother Neli de Oxalá and Vovó Maria Conga, it describes the ways in which the old woman acts in the Temple of Oxalá, in the life stories of the women who are in charge of the terreiro and shaping the possible meanings of doing umbanda in contemporary Brazil. As a result, this research contributes to reflections on Afro-Brazilian religions in Paraná based on the narratives of black women whose lives are intertwined with a spiritual guide who provides care practices inside and outside the terreiro.
|
|
12
|
-
FRANCISCO RODGER BESSA
-
MESTRES DO NOTÓRIO SABER: A TRADIÇÃO DA ORALIDADE PRESENTE NAS RODAS DE CAPOEIRA DE SANTO AMARO NO RECÔNCAVO BAIANO
-
Orientador : CRISTIANE SANTOS SOUZA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CRISTIANE SANTOS SOUZA
-
ELIAS ALFAMA VAZ MONIZ
-
ELIZIA CRISTINA FERREIRA
-
Data: 18/03/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa de mestrado empreendida acerca da tradição da oralidade, bem como se dá a transmissão de saberes dentro do universo da capoeira. Desta forma, esta pesquisa qualitativa de caráter exploratório, se utilizou, dentre outros recursos, da memória, oralidade e consequentemente das narrativas e vivências dos mestres de capoeira de Santo Amaro/BA, permitindo contemplar especificidades, características, epistemologia e cosmovisão afrocentrados, bem como as trajetórias dos mestres que a transmitem de forma magistral neste território. Assim, o presente trabalho contribui através de uma perspectiva pós-colonial, para reflexões as quais dizem respeito às temáticas voltadas à transmissão de saberes através da oralidade presente nas rodas de capoeira em Santo Amaro no Recôncavo Baiano.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation aims to present the results of the master's research undertaken on the tradition of orality, as well as how knowledge is transmitted within the universe of capoeira. In this way, this qualitative research of an exploratory nature, used, among other resources, memory, orality and consequently the narratives and experiences of capoeira masters from Santo Amaro/BA, allowing us to contemplate Afro-centered specificities, characteristics, epistemology and worldview, as well as the trajectories of the masters who masterfully transmit it in this territory. Thus, the present work contributes, through a post-colonial perspective, to reflections which concern the themes focused on the transmission of knowledge through orality present in capoeira circles in Santo Amaro in Recôncavo Baiano.
|
|
13
|
-
LOHANA KÁRITA TEIXEIRA
-
ORÍKÌ DEPOIS DO ATLÂNTICO: palavra que guarda a memória
-
Orientador : FLORENTINA DA SILVA SOUZA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALVANITA ALMEIDA SANTOS
-
FLORENTINA DA SILVA SOUZA
-
STENIO JOSE PAULINO SOARES
-
Data: 18/03/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
.Este estudo objetiva analisar a definição que teóricas e teóricos fizeram a respeito de Oríkì, especialmente dos Oríkì de Orixá, os quais defino como filopoética ritual negra. Ao mesmo tempo, pretendo comparar tais definições com o pensamento de guardiãs da oralitura de terreiro, as interlocutoras desta pesquisa: Ebomi Cici de Oxalá e Equede Sinha de Xangô. A trajetória metodológica desta pesquisa se deu a partir da perspectiva da impossibilidade de neutralidade, sendo eu uma pessoa negra e de Candomblé, e do meu objetivo de estabelecer diálogos e trocas com as interlocutoras de uma maneira que não fosse pontual. Trata-se, assim, de investigar a existência e circulação de Oríkì, além da classificação literária, entendendo-o como fonte documental da resistência negra na afrodiáspora. Para isso, foi necessário conhecer o que a tradição oral, resguardada também por essas senhoras, manteve em relação ao tema por meio da observação participante e da entrevista semiestruturada, de maneira não tradicional, dada a minha inserção religiosa. Para tal, realizei 1) revisão bibliográfica; 2) descrição e sistematização da bibliografia levantada; 3) entrevistas semiestruturadas. A partir de uma análise preliminar que parte da compreensão de que o campo de estudos acerca de Oríkì ainda está em formação, pode-se argumentar que a diversidade de definições encontrada se deve tanto a isso quanto à possibilidade de uma pluralidade constitutiva desta filopoética ritual negra. Constata-se ainda que as interlocutoras definem Oríkì de Orixá de maneira mais alinhada às definições de autoras e autores iorubanos, do que aqueles que se encontram publicados no Brasil. Palavras-chave: Oríkì. Afrodiáspora. Oralitura. Candomblé. Filopoética Ritual Negra
-
Mostrar Abstract
-
This study aims to analyze how intelectuals have defined Oríkì, especially the Oríkì of Orishas, which I define as black ritual philopoetics. At the same time, I intend to compare these definitions with the thought of some women guardians of the orality of the “terreiro”, this research’s interlocutors: Ebomi Cici de Oxalá and Equede Sinha de Xangô. The research’s methodological trajectory was based on the perspective of the impossibility of distancing, as a black person from Candomblé, and of my objective of establishing dialogues and exchanges with the interlocutors in a way that was not uninvolved/aloof. Thus, it is a matter of investigating the existence and circulation of
Oríkì, beyond the literary classification, understanding it as a documentary source of black resistance in the Afrodiaspora. Consequently, it was necessary to know what the oral tradition, also safeguarded by these women guardians, maintained in relation to the theme through participant observation and semi-structured interviews, in a non- traditional way, given my religious insertion. To this end, I performed 1) literature review; 2) description and systematization of the bibliography collected; and 3) semi- structured interviews. From a preliminary analysis that starts from the understanding that the field of studies about Oríkì is still in development, it can be argued that the diversity of definitions found is due both to this and to the possibility of a constitutive plurality of this black ritual philopoetics. It can also observed that the interlocutors define Oríkì of Orisha in a way that is more aligned with the definitions of Yoruba authors than those that are published in Brazil.
|
|
14
|
-
HELENA DE ARGOLO BENICIO
-
PERSISTÊNCIAS E RUPTURAS DAS DESIGUALDADES INTERSECCIONAIS NA INSERÇÃO DE MULHERES NEGRAS NA PÓS-GRADUAÇÃO NAS ÁREAS DE SAÚDE E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFBA (2015-2022)
-
Orientador : ANGELA LUCIA SILVA FIGUEIREDO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANGELA LUCIA SILVA FIGUEIREDO
-
EDILZA CORREIA SOTERO
-
JUSCINEY CARVALHO SANTANA
-
Data: 18/03/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho buscou investigar a inserção e permanência de mulheres negras em 4 cursos de pós-graduação strictu sensu da área de Saúde que são: Ciências Biológicas, Enfermagem e Saúde, Medicina e Saúde e Saúde Coletiva da UFBA, no período de 2015 a 2022, com o objetivo de identificar possíveis persistências de desigualdades interseccionais e estruturantes nestes percursos. Trata-se de uma pesquisa quali-quanti, que tem se ancorado em discussões que já vêm sendo acumuladas sobre a temática das desigualdades raciais no acesso à Educação. Os censos do MEC, do INEP, do IBGE e da CAPES foram utilizados para mapear o número de estudantes negras recém-ingressas e/ou concluintes na pós-graduação nas áreas mencionadas. Dialogamos também com as narrativas de oito mulheres cis, negras, mestrandas, doutorandas e pós-doutora nos programas de pós-graduação, através de entrevistas semiestruturadas realizadas de forma remota e presencial. Diante das informações analisadas, foi possível concluir que há uma “solidão científica” que permeia a trajetória das mulheres entrevistadas, devido à ausência de representatividade nos espaços acadêmicos, profissionais e nas políticas de citação. Foi identificado ainda que todas as estudantes acessaram a reserva de vagas para pessoas negras, a maioria passou por banca de heteroidentificação, e aquelas que demandaram, tiveram acesso à bolsa, logo compreendo que, com esses resultados, as ações afirmativas na pós-graduação estão, em certa medida, sendo implementadas, havendo ainda a necessidade de um acompanhamento maior no que diz respeito à permanência das estudantes nos cursos strictu sensu da área de saúde da UFBA. Foi observado também que o acesso aos espaços educacionais tem proporcionado uma mudança do status econômico dessas mulheres, mas isso não as impedem de serem vítimas do racismo e do sexismo no espaço acadêmico e profissional.
-
Mostrar Abstract
-
This work sought to investigate the insertion and permanence of black women in 4 strictu sensu postgraduate courses in the area of Health, which are Biological Sciences, Nursing and Health, Medicine and Health and Public Health at the Federal University of Bahia, from 2015 to 2022, with the aim of identifying possible persistence of intersectional and structuring inequalities in these paths. This is a quali-quanti research, which has been anchored in discussions that have already been accumulated on the topic of racial inequalities in access to Education. In order to map the number of black students recently entering and/or completing postgraduate studies in the aforementioned areas, we used quantitative data from the MEC, INEP, IBGE and CAPES censuses. We also discussed the narratives of 8 (eight) cis, black women, master's students, doctoral students and post-doctoral students in postgraduate programs, through semi-structured interviews carried out remotely and in person. In order to approach narratives that come from an alternative point of view to the official documentation, we will make use of the methodological resource in qualitative studies, through the analysis of life trajectories, which allow us to complicate the study of phenomena and relationships that cross the trajectories of the participants in their access and stay at the university and even post-residence, this time outside the university environment. These narratives were collected through face-to-face and online meetings, following their availability. To analyze this set of sources, I seek the interface with theoretical-political references, involved with gender, class and anti-racist struggles in their intersections.
|
|
15
|
-
ANASTÁCIA FLORA ROCHA DA SILVA OLIVEIRA
-
FOTOGRAFIA E MEMÓRIAS NEGRASDIASPÓRICAS: CONTRANARRATIVAS VISUAIS NO ACERVO PESSOAL DA FAMÍLIA OLIVEIRA NO RECÔNCAVO DA BAHIA
-
Orientador : CRISTIANE SANTOS SOUZA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CRISTIANE SANTOS SOUZA
-
ELSON DE ASSIS RABELO
-
MARIA ANDREA DOS SANTOS SOARES
-
OSMUNDO SANTOS DE ARAUJO PINHO
-
Data: 19/03/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente estudo traz a fotografia como lócus de pesquisa para refletir a importância da imagem no processo de reelaborar uma outra narrativa visual do que é ser negro na diáspora. Qual o impacto que a imagem traz para as pessoas negras? Qual a relevância de uma nova construção de imagem para pessoas negras? A partir do acervo fotográfico da família Oliveira a pesquisa reflete sobre imagem, negritude, memória e ancestralidade. A metodologia utilizada nesta dissertação foi a etnografia da imagem onde as fotografias, a relação e interações dentro da família foram estudadas.Dentro deste estudo foi observado que a elaboração da imagem tem construído outras visualidades negras conduzidas pela ancestralidade e reinvenção de si na diáspora antinegra.
-
Mostrar Abstract
-
This study uses photography as a research locus to reflect on the importance of the image in the process of reworking another visual narrative of what it means to be black in the diaspora. What impact does the image have on black people? What is the relevance of a new image construction for black people? Based on the Oliveira family's photographic collection, the research reflects on image, blackness, memory and ancestry. The methodology used in this dissertation was the ethnography of the image in which the photographs, the relationship and interactions within the family were studied. Within this study, it was observed that the elaboration of the image has constructed other black visualities led by ancestry and reinvention of the self in the anti-black diaspora
|
|
16
|
-
JOICYARA BERNARDES DE LIMA FERREIRA
-
Por trás da cor, do gênero e das grades: A atuação das comissões temáticas da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí durante o cumprimento de pena por mulheres negras
-
Orientador : JOCELIO TELES DOS SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOCELIO TELES DOS SANTOS
-
MAGALI DA SILVA ALMEIDA
-
MAIRTON CELESTINO DA SILVA
-
Data: 19/03/2025
Ata de defesa assinada:
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa tem por objetivo central analisar a atuação da OAB/PI, por meio da Comissão Especial de Promoção de Igualdade Racial e da Comissão Especial de Direito Penitenciário, no que se refere às denúncias de possíveis casos de racismo durante os anos de 2019 a 2021, tendo como vítimas mulheres negras que cumprem pena em regime fechado no estado do Piauí. Para tanto, é preciso analisar o sistema de justiça penal por meio da criminologia crítica, dos estudos decoloniais e da interseccionalidade como ferramenta de contraponto a abordagem tradicional do Direito Penal de forma a compreender as desigualdades estruturais, como a seletividade penal e no encarceramento feminino negro. Em desdobramento, é apontada a violência estrutural dos estabelecimentos prisionais resultado das condições precárias e a ausência de políticas públicas efetivas de ressocialização. No contexto piauiense, é visto a reprodução das desigualdades nacionais onde racismo e a violência de gênero mostram a vulnerabilidade das mulheres negras, demonstrando que o cárcere não apenas pune, mas reforça a exclusão social e econômica dessas mulheres. No tocante a atuação das comissões temáticas da OAB sob a defesa da justiça social, dos grupos vulneráveis e na promoção da igualdade racial demonstra como a entidade pode influenciar políticas públicas e decisões judiciais. No entanto, é preciso superar o tradicionalismo institucional para atender às demandas atuais como a equidade e inclusão social, ampliando o diálogo com os movimentos sociais de forma a fortalecer sua função social. A metodologia é construída para responder o problema proposto: Quais os critérios e mecanismos adotados pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí, por meio da Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial e da Comissão Especial de Direito Penitenciário, na apuração e no encaminhamento de denúncias de racismo contra mulheres negras em cumprimento de pena em regime fechado no estado do Piauí, no período de 2019 a 2021? Assim, a pesquisa é qualitativa, bibliográfica e documental, além da realização de entrevistas com membros da mesa diretora das comissões temáticas da OAB/PI. Essa última etapa foi realizada para suprir a lacuna da falta de acesso às documentações pela instituição. Os resultados evidenciam que a OAB/PI ainda precisa avançar quanto as iniciativas institucionais no combate à discriminação racial no sistema prisional feminino e na defesa dos direitos das mulheres negras encarceradas. A ausência de protocolos específicos para lidar com denúncias de racismo, a burocratização e a falta de articulação entre as comissões temáticas e com pessoas externas dificultam a efetividade das ações da entidade.
-
Mostrar Abstract
-
This research has the central objective of analyzing the performance of the OAB/PI, through the Special Commission for the Promotion of Racial Equality and the Special Commission on Penitentiary Law, with regard to reports of possible cases of racism during the years 2019 to 2021, with black women serving sentences in a closed regime in the state of Piauí as victims. To this end, it is necessary to analyze the criminal justice system through critical criminology, decolonial studies and intersectionality as a counterpoint tool to the traditional approach to Criminal Law in order to understand structural inequalities, such as criminal selectivity and black female incarceration. As a result, the structural violence in prison establishments is highlighted as a result of precarious conditions and the absence of effective public policies for resocialization. In the Piauí context, we see the reproduction of national inequalities where racism and gender-based violence show the vulnerability of black women, demonstrating that prison not only punishes, but reinforces the social and economic exclusion of these women. Regarding the performance of the OAB's thematic commissions in defense of social justice, vulnerable groups and the promotion of racial equality, it demonstrates how the entity can influence public policies and judicial decisions. However, it is necessary to overcome institutional traditionalism to meet current demands such as equity and social inclusion, expanding dialogue with social movements in order to strengthen their social function. The methodology is built to respond to the proposed problem: What are the criteria and mechanisms adopted by the Brazilian Bar Association – Piauí Section, through the Special Commission for the Promotion of Racial Equality and the Special Commission on Penitentiary Law, in investigating and forwarding complaints of racism against black women serving sentences in a closed regime in the state of Piauí, in the period from 2019 to 2021? Thus, the research is qualitative, bibliographic and documentary, in addition to conducting interviews with members of the board of directors of the OAB/PI thematic commissions. This last step was carried out to fill the gap due to the institution's lack of access to documentation. The results show that the OAB/PI still needs to advance institutional initiatives to combat racial discrimination in the female prison system and defend the rights of incarcerated black women. The absence of specific protocols to deal with complaints of racism, bureaucratization and the lack of coordination between thematic committees and with external people make it difficult for the entity's actions to be effective.
|
|
17
|
-
FERNANDA SANTANA DOS SANTOS
-
Cinema de Mulheres Negras, Identidade, Memória, Auto Representação
-
Orientador : FLORENTINA DA SILVA SOUZA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CRISTIANE SANTOS SOUZA
-
FERNANDA RODRIGUES DE MIRANDA
-
FLORENTINA DA SILVA SOUZA
-
Data: 20/03/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação analisa criticamente as imagens construídas em filmes dirigidos e/ou roteirizados por mulheres negras entre os anos de 2010 e 2017, mobilizando o conceito de encruzilhada como metodologia. A partir de uma perspectiva situada, assumo a posição de espectadora negra, compreendendo o olhar como um campo de construção de sentidos que articula experiências subjetivas e coletivas. Para tanto, investigo os filmes Cores e Botas (2010), O Dia de Jerusa (2014), Cinzas (2015) e Café com Canela (2017), estabelecendo um diálogo entre suas imagens e fabulações. Argumento que essas produções não apenas reelaboram estéticas e narrativas específicas, mas também mobilizam processos de autorrepresentação, permitindo tanto a construção de narrativas de si como a criação de visualidades ancoradas na memória, identidade e ancestralidade negra. A análise se desenvolve a partir dos conceitos de cinemas negros, raça, representação, afeto e performance ritual utilizando como base teórica autoras como Achille Mbembe (2014); bell hooks (2019); Edileuza Penha de Souza (2013; 2020); Florentina Souza (2005; 2017); Leda Maria Martins (2021); Mayana Soares (2021); Stuart Hall (2016), dentre outras; problematizando como esses filmes tensionam e ressignificam os regimes de visibilidade historicamente impostos às mulheres negras no audiovisual. Como resultado, compreende-se que o Cinema de Mulheres Negras instaura imagens que não apenas desafiam os enquadramentos hegemônicos, mas que também promovem deslocamentos epistemológicos e estéticos, ampliando as gramáticas visuais no cinema contemporâneo.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation critically analyzes the images constructed in films directed and/or scripted by Black women between 2010 and 2017, employing the concept of the crossroads as a methodological approach. From a situated perspective, I assume the position of a Black female spectator, understanding the gaze as a field of meaning-making that articulates both subjective and collective experiences. To this end, I examine the films Cores e Botas (2010), O Dia de Jerusa (2014), Cinzas (2015), and Café com Canela (2017), establishing a dialogue between their images and fabulations. I argue that these productions not only rework specific aesthetics and narratives but also mobilize processes of self-representation, enabling both the construction of self-narratives and the creation of visualities anchored in Black memory, identity, and ancestry. The analysis is developed through the concepts of Black cinemas, race, representation, affect, and ritual performance, drawing on theoretical contributions from scholars such as Achille Mbembe (2014), bell hooks (2019), Edileuza Penha de Souza (2016), Florentina Souza (2021), Leda Maria Martins (2021), Mayana Soares (2021), Stuart Hall (2016), among others. This study interrogates how these films challenge and re-signify the regimes of visibility historically imposed on Black women in audiovisual media.As a result, this research concludes that Black Women’s Cinema generates images that not only contest hegemonic frameworks but also promote epistemological and aesthetic shifts, expanding the visual grammars of contemporary cinema. .
|
|
18
|
-
VINICIUS SANTOS NONATO
-
ETNOGRAFIA E SURDEZ: A EXPERIÊNCIA ETNOGRÁFICA NA TRADIÇÃO DO AMARO
-
Orientador : MARIA ROSARIO GONCALVES DE CARVALHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARIA ROSARIO GONCALVES DE CARVALHO
-
JESIEL FERREIRA DE OLIVEIRA FILHO
-
JUREMA MACHADO DE ANDRADE SOUZA
-
Data: 21/03/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho é resultado da relação que estabeleço com os Pankararé de Brejo do Burgo (BA), há cerca de nove anos. A pesquisa objetiva analisar o Ritual do Amaro como uma derivação dos processos de transmissão de rituais externos entre Pankararé e Pankararu, a partir da sociologia da troca (Menta, 2019). Em 2016, um incidente em campo me deixaria surdo, passando a ocupar uma nova categoria: pessoa com deficiência (PCD); a nova identidade me impõe repensar o modo de fazer etnografia, a partir do ouvir como sentido privilegiado (Cardoso Oliveira, 2006), aleijando (Mello, 2019), as práticas tradicionais de fazer e pensar antropologia, para incluir a categoria de deficiência em perspectiva crítica (Ingold 2008), política (Lopes 2020), antropológica (Mello, 2016, 2018, 2019, 2022).
-
Mostrar Abstract
-
This work is the result of the relationship I established with the Pankararé of Brejo do Burgo (BA), around nine years ago. The research aims to analyze the Amaro Ritual as a derivation of the processes of transmission of external rituals between Pankararé and Pankararu, based on the sociology of exchange (Menta, 2019). In 2016, an incident on the field left me deaf, leaving me in a new category: person with a disability (PWD); the new identity forces me to rethink the way I do ethnography, based on listening as a privileged meaning (Cardoso Oliveira, 2006), crippling (Mello, 2019), the traditional practices of doing and thinking about anthropology, to include the category of disability in perspective critical (Ingold 2008), political (Lopes 2020), anthropological (Mello, 2016, 2018, 2019, 2022)
|
|
19
|
-
EDNILSON COUTO DE JESUS JUNIOR
-
ENTRE A RUA E A PRISÃO: A RACIALIZAÇÃO DA POBREZA DA POPULAÇÃO NEGRA EM SITUAÇÃO DE RUA EM SALVADOR/BAHIA
-
Orientador : JAMILE BORGES DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JAMILE BORGES DA SILVA
-
JULIO SOUTO SALOM
-
MILTON JULIO DE CARVALHO FILHO
-
Data: 08/04/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
A proposta deste estudo consiste na busca pela construção e reconhecimento das histórias de vida das pessoas que integram a população em situação de rua e que, apesar de serem sujeitos dignos, humanos e de possuírem direitos garantidos na lei, são invisibilizados e violentados pelo Estado e pela sociedade brasileira.
Neste estudo, a perspectiva da população em situação de rua é abrangente, compreendendo as pessoas que serão interlocutoras da pesquisa e que me ajudarão a compreender de que modo ocuparam esses espaços, se permanente ou esporadicamente, sua relação de sociabilidade ou integração com o contexto de situação de rua, uma vez que este cenário impõe vulnerabilidades intrínsecas à estada nesses espaços. O objetivo desta pesquisa é analisar e construir as narrativas de histórias de vida, a partir das experiências de pessoas negras que estiveram em situação de rua e que foram alcançadas pelo sistema penitenciário. A partir desta investigação, busquei entender e verificar a relação entre essas trajetórias, a racialização da pobreza eo encarceramento de pessoas em situação de rua na cidade de Salvador/Bahia.
-
Mostrar Abstract
-
The purpose of this study consists of the search for the construction and recognition of the life stories of people who make up the population in street situation and that,
despite being dignified, human subjects and having rights guaranteed by law, are made invisible and violated by the State and the Brazilian society.
In this study, the perspective of the homeless population is comprehensive, understanding the people who will be interlocutors of the research and who will help us understand how these spaces were occupied, if permanent or sporadically, their relationship of sociability or integration with the context of homelessness, since this scenario imposes intrinsic vulnerabilities to the stay in these spaces. The objective of this research is to analyze and construct the narratives of stories of life, based on the experiences of black people who have been homeless and which were achieved by the penitentiary system. From this investigation, I sought to understand and verify the relationship between these trajectories,
the racialization of poverty and incarceration of homeless people in the city of Salvador/Bahia
|
|
20
|
-
ANA CATARINA BENFICA BARBOSA SILVA
-
Existe dissidência sexual das mulheres indígenas? Uma leitura decolonial
-
Orientador : DIEGO FERREIRA MARQUES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
PAOLA BACHETTA
-
BARBARA MAISONNAVE ARISI
-
DIEGO FERREIRA MARQUES
-
ESTEVÃO FERNANDES
-
Data: 04/06/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Essa pesquisa dedicou-se a entender os processos que constituíram a dissidência sexual como um instrumento de dominação durante a colonização e na pós-colonialidade, até os dias de hoje.Compreendemos, confirmando a hipótese inicial, de que a construção social da dissidência sexual como perversa, degenerada, antinatural e antinatureza, monstruosa, e contrária aos
valores cristãos e ocidentais, fez parte dos dispositivos coloniais, de poder, de sexualidades e gênero, sofrendo as diferentes injunções das diferentes formas de colonialidades, de poder, saber, ser, e de gênero, de forma que essa construção social da dissidência sexual permitiu a dominação e exploração das populações originárias, e das populações colonizadas, durante o processo colonial, e estende-se, ainda hoje, na pós-colonialidade. Não obstante, a pesquisa teórica e os depoimentos de indígenas LGBTIQ²+, nos fizeram ver e compreender que essa construção social da dissidência sexual foi e é, sempre, um processo em disputa, traduzido, traído, e devorado na resistência do chão do dia a dia.
-
Mostrar Abstract
-
This research was dedicated to understanding the processes that had constituted sexual dissidence as an instrument of domination during colonization and in post-coloniality up to the present day. We understand, confirming the initial hypothesis, that the social construction of sexual dissidence as perverse, degenerate, unnatural and unnatural, monstrous, and contrary to Christian and Western values, was part of the colonial devices of power, sexualities and gender, suffering the different injunctions of the different forms of colonialities, of power, knowledge, being, and gender, so that this social construction of sexual dissidence allowed the domination and exploitation of the original populations, and of the colonized populations, during the colonial process, and extends, even today, in post-coloniality. Nevertheless, the theoretical research and the testimonies of LGBTIQ²+ indigenous people made us see and understand that this social construction of sexual dissidence was and is always a process in dispute, translated, betrayed, and devoured in the resistance of everyday life.
|
|
|
Teses |
|
1
|
-
ANA LUZIA PIRES LOBO JACINTO
-
Recrutamento e emigração de mão de obra de Angola para as roças de São Tomé e Príncipe: fatos, narrativas, memórias (1875-1915)
-
Orientador : VALDEMIR DONIZETTE ZAMPARONI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARINA ANNIE MARTINE BERTHET RIBEIRO
-
DINIS KEBANGUILAKO
-
FABIO BAQUEIRO FIGUEIREDO
-
JOCENEIDE CUNHA DOS SANTOS
-
VALDEMIR DONIZETTE ZAMPARONI
-
Data: 19/03/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
São Tomé e Príncipe são duas ilhas do Golfo da Guiné escolhidas pelos portugueses para a implantação do sistema de plantation em África pela primeira vez, no século XVI, uma economia primário-exportadora baseada na monocultura da cana-de-açúcar e, entre a segunda metade do século XIX e o primeiro quartel do século XX, do café e cacau, conforme o ciclo considerado, utilizando mão de obra escrava transferida de outras partes do continente. Com a abolição formal da escravatura nas colônias portuguesas em África, a partir do terceiro quartel do século XIX, Portugal, que no momento se encontrava em uma profunda crise financeira, buscou formas de continuar a exploração de trabalhadores africanos para desenvolver a cultura de plantação a partir dessas ilhas, mediante a aplicação de uma legislação específica que transformou o arquipélago em um dos maiores exportadores de sementes de cacau para as fábricas de chocolate europeias e americanas, entre o último quartel do século XIX e a primeira década do século XX. Nesta tese são discutidos os elementos definidores do recrutamento e emigração de mão de obra de Angola para as roças de café e, principalmente, de cacau nesse contexto, processo determinante das condições laborais que afetavam distintamente os serviçais de Angola, motivo principal de polêmicas que levaram ao questionamento da veracidade dos contratos de trabalho a que esses trabalhadores estavam sujeitos, que destoavam das práticas do sistema de trabalho livre e assalariado, além da questão particular da repatriação, devido ao seu descumprimento. Além de serem utilizadas obras de autores ligados à política colonial e de estudiosos da época contemporânea, foram analisados documentos referentes à política de trabalho, como regulamentos e diretrizes de trabalho indígena, mapas dos serviçais contratados, atas de viagens dos comissários ad hoc, além de documentos avulsos sobre esse processo existentes nas diversas caixas no Arquivo Histórico de Angola, no de São Tomé e no Ultramarino de Lisboa (destacando-se o Fundo de Francisco Mantero) e no Arquivo Histórico Militar de Portugal em Lisboa. Também foram realizadas entrevistas com descendentes dos serviçais que vivenciaram esse processo em Angola, residentes em São Tomé, Luanda e Benguela. A partir de uma abordagem qualitativa e do cruzamento dessas fontes, o estudo demonstra como o sistema de trabalho no período pós-emancipacionista em África se insere na fase de transição entre o escravismo colonial e o surgimento da mão de obra assalariada no continente, em uma abordagem mais ampla desse processo, que envolve outras experiências atlânticas de escravização de africanos.
-
Mostrar Abstract
-
T
Chosen by the Portuguese to implant the plantation system in Africa for the first time, São Tomé and Principe are two islands from Guinea's Golfin the 16th century. Plantation was a primary export economy based on sugar cane monoculture, and between the second half of the 19th century and the first quarter of the 20th century coffee and cocoa, according to the cycle considered, using enslaved labor transferred from other parts of the continent. As slave work had been formally abolished in Portuguese colonies in Africa around the third quarter of the nineteenth century, Portugal searched for ways to continue exploiting African workers to develop the cultivation culture from these islands as the country was in a deep financial crisis. Employing specific legislation, Portugal turned the archipelago into one of the biggest cocoa seed exporters to the European and American chocolate factories around the last quarter of the nineteenth and twentieth centuries. This thesis discusses the defining elements of the recruitment and immigration of laborers from Angola to the coffee farms and mostly cocoa farms in this context, as it was a determinant process of the working conditions that affected the servants from Angola. This distinction is the main reason for polemics and questioning the truthfulness of the working contracts these people were subjected to, diverging from the free and wage-earner work beyond the repatriation issue due to its failure to execute. In addition to the author's works linked to colonial policy and contemporary scholars, documents regarding the working policy have been analyzed such as regulations and norms of indigenous work, maps of hired servants, and commissioners' journeys minutes ad hoc. Other single documents have been analyzed as well; they were found in several boxes in the Angola Historic Archive, São Tomé Historic Archive and Ultramarine of Lisbon (we emphasize the Francisco Mantero's Fund), and Military Historic Archive from Portugal in Lisbon. We have conducted interviews with people descending from servants who experienced this process in Angola, living in São Tomé, Luanda, and Benguela. Using a qualitative approach and crossing these sources, the study demonstrates how the working system in the post-emancipation period in Africa is attached to the transition phase from colonial slavery to wage labor appearance in the continent in a wide approach to the process that involves other Atlantic experiences of African enslavement.
|
|
2
|
-
UILSON VIANA DE SOUZA
-
Educação Quilombola e Educação Escolar Quilombola: reflexões em torno da implementação das Diretrizes Curriculares da Educação Escolar Quilombola na Rede Básica Municipal de Ensino do município de Barro Alto-Bahia
-
Orientador : MARIA ROSARIO GONCALVES DE CARVALHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JAMILE BORGES DA SILVA
-
MARIA ROSARIO GONCALVES DE CARVALHO
-
MARIANA BALEN FERNANDES
-
MILLE CAROLINE RODRIGUES FERNANDES
-
TIAGO RODRIGUES SANTOS
-
Data: 20/03/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta produção diz respeito ao texto final da tese de doutoramento e busca evidenciar as etapas da pesquisa, desde a apresentação do projeto de pesquisa no POSAFRO no ano de 2018 e as mudanças que foram sendo operacionalizadas ao longo deste tempo, tendo em vista a chegada da COVID 19 no Brasil em março de 2020, ocasionando numa pandemia severa em todo o mundo, sem previsão de eencerramento. Deste feito, ela demarca a mudança na vida escolar da educação básica, na vida acadêmica das instituições de Nível Superior (IES) e consequentemente passa a alterar a dinâmica das pesquisas desenvolvidas em campo. Além de evidenciar as mudanças ocorridas nas etapas da pesquisa, no público alvo e no objeto em estudo, o texto se desdobra em apresentar as etapas da pesquisa desenvolvidas nas escolas quilombolas e escolas que recebem estudantes quilombolas e nas comunidades quilombolas, ondem residem os estudantes quilombolas. Bem como, faz menção ao estado da arte da pesquisa, no tocante à participação e apresentação do pesquisador, em eventos academicos e científicos, com apresentação de artigos, resultados da pesquisa e publicações em livros e revistas, voltados para os estudos em curso na pesquisa e no POSAFRO. Dá conta de sistematizar as etapas da pesquisa, como o trabalho de campo, através das visitas às unidades escolares, a realização de um diagnóstico aplicado aos professores (as), gestores (as) e coordenadoras pedagógicas das escolas pesquisadas, as visitas às comunidades quilombolas, além de dialogar tais práticas, com a fundamentação teórica embasada em teóricos que já compõem o arsenal bibliográfico do pesquisador nesta e em pesquisas anteriores, enquanto estado da arte da pesquisa. Considera-se neste aporte teórico e metodológico, a perspectiva epistemológica da decolonialidade, a partir de autores e autoras negras e quilombolas que dialogam com a práxis deste estudo, ao compreender a indossociabilidade intríseca desta perspectiva, com o que concebe a visão paradigmática da educação quilombola e da educação escolar quilombola. Voltada para estudar a implementação das Diretrizes Curriculares da Educação Escolar Quilombola (DCEEQ), a pesquisa busca evidenciar como as escolas tem implementado ou não esta legislação específica, no sentido de garantir a efetividade da modalidade da Educação Escolar Quilombola (EEQ). A metodologia tem inspiração no método qualitativo na perspectiva decolonial, tendo como instrumentos de aplicação, as visitas de campo, a observação participante, a aplicação de diagnóstico junto aos sujeitos da pesquisa de forma virtual, entrevistas abertas e semi-estruturadas a visitação nas comunidades quilombolas onde residem os estudantes quilombolas das escolas pesquisadas com a realização de encontros, entrevistas e reuniões presenciais com os estudantes e seus pais, em momentos distintos. As listas de presença, registros fotográficos, gravação de vídeos, foram utilizados como instrumentos de verificação, comprovação da realização das atividades, bem como, de transcrição e catalogação dos dados da pesquisa, com a devida autorização do uso de imagens dos interlocutores e sujeitos presentes nesta pesquisa
-
Mostrar Abstract
-
This production concerns the qualification text of the doctoral thesis and seeks to initially highlight how the research project was presented at POSAFRO in 2018 and what changes were being implemented over this time, in view of the arrival of COVID 19 in the Brazil in March 2020, causing a severe pandemic throughout the world, with no end in sight. In this way, it marks the change in the school life of basic education, in the academic life of Higher Education institutions (HEIs) and consequently starts to change the dynamics of research carried out in the field. In addition to highlighting the changes that occurred in the research stages, in the target audience and in the object under study, the text unfolds in presenting the research stages developed in quilombola schools and schools that receive quilombola students. It also mentions the state of the art of research, regarding its participation and presentation in academic and scientific events, with the presentation of articles, research results and publications in books and magazines. In order to systematize the research stages, such as the diagnosis applied to teachers, managers and pedagogical coordinators of the schools researched, in addition to dialoging such practices with the theoretical foundation based on theorists who already make up the research line of the researched. Considering the epistemological perspective of decoloniality, from black and quilombola authors who dialogue with the praxis of this study, by understanding the intrinsic unsociability of this perspective with what the paradigmatic vision of quilombola education and quilombola school education conceives. Furthermore, the text chronologically highlights the steps that still need to be developed in the remaining time of the research. Aimed at studying the implementation of the National Guidelines for Quilombola School Education (DCNEEQ), the research seeks to highlight how schools have or have not implemented this specific legislation in order to guarantee the effectiveness of the Quilombola School Education (EEQ) modality. The methodology is inspired by the qualitative method from a decolonial perspective, having as application instruments field visits, participant observation, the application of diagnosis with the research subjects in a virtual way, the visit to the quilombola communities where the quilombola students of the schools researched by holding meetings, interviews and face-to-face meetings with students and their parents at different times.
|
|
3
|
-
KARINE CONCEICAO DE OLIVEIRA
-
MÃOS DE MULHERES NEGRAS: análise interseccional da política pública de economia solidária da Bahia
-
Orientador : ANGELA LUCIA SILVA FIGUEIREDO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANGELA LUCIA SILVA FIGUEIREDO
-
EDGILSON TAVARES DE ARAUJO
-
ELIENE GOMES DOS ANJOS
-
Ludmila Meira
-
MARIA ANDREA DOS SANTOS SOARES
-
Data: 02/04/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Apesar de se apresentar como uma alternativa ao modelo tradicional de organização do trabalho e geração de renda, a economia solidária ainda reflete desigualdades de raça, gênero, classe e territorialidade. Mulheres negras são maioria nos empreendimentos solidários, porém enfrentam barreiras no acesso a recursos, espaços de decisão e autonomia financeira, sendo os desafios mais intensos no meio rural, onde há menor infraestrutura e acesso a políticas públicas. Diante disso, esta pesquisa analisa como a Política Pública de Economia Solidária da Bahia contribui para a autonomia sociopolítica e financeira dessas mulheres, considerando as diferenças entre os contextos rural e urbano nos Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol). A metodologia adotada é qualitativa e documental e utiliza a interseccionalidade como instrumento teórico-analítico. Foram analisados editais dos Cesol, publicados entre os anos de 2012 e 2022, perfazendo 10 anos de execução dos contratos de gestão, considerando raça, gênero e territorialidade, além da realização de grupo focal com gestores/as da política, questionário com mulheres negras e entrevistas semiestruturada para aprofundar a observação junto as beneficiárias. A análise dos dados foi conduzida a partir da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados indicam que, embora as mulheres negras sejam maioria nos empreendimentos, sua presença não se traduz em acesso a espaços de decisão, acesso equitativo a financiamento, formação, infraestrutura e distribuição equânime dos recursos disponíveis para a política pública de economia solidária da Bahia. Essa carência afeta de maneira mais intensa as mulheres negras no meio rural, que encontram maiores dificuldades para comercialização e escoamento da produção. Apesar desse cenário, a pesquisa evidencia que as mulheres negras constroem estratégias coletivas de resistência e organização autônoma, promovendo redes de apoio e fortalecimento econômico, ainda que essas práticas emergentes não sejam resultado direto das ações da política pública.
-
Mostrar Abstract
-
This research aims to investigate how Bahia's Public Policy on Solidarity Economy contributes to the sociopolitical and financial autonomy of Black women engaged in the solidarity economy enterprises supported by the Public Centers for Solidarity Economy (Cesol). The central issue revolves around the need for an intersectional analysis that considers the multiple forms of oppression these women face and how these dimensions are incorporated into public policy. In Brazil, Black women are in a more vulnerable situation compared to other groups, a scenario evident when analyzing data on their participation in the labor market. Black women represent 66% of all unemployed women and 74% of the discouraged, earning on average 60% of the income of non-Black women. The data indicate a significant racial disparity, with Black women facing greater challenges in terms of employability and income (PNADC, 2024). Solidarity economy is defined as a set of organizational experiences of an economic nature, based on the premise of solidarity, and is interpreted as an alternative form of work and income generation (França Filho, 2004; Singer, 2000; Arruda, 2000; Coraggio, 2000). From a feminist perspective, solidarity economy also promotes the strengthening of emotional bonds, personal and political empowerment, and encourages collaboration and mutual support among women (Oliveira, 2020). Theoretically, the research explores the intersection of the concepts of Public Action Sociology (Lascoumes and Le Galés, 2012), Solidarity Economy (Singer, 2000; França Filho, 2004), and Intersectionality (hooks, 2020; Collins, 2021; Carneiro, 2020). The goal is to understand how public policies can promote a solidarity economy that considers the multiple dimensions of social inequalities so that these policies can effectively improve the lives of the beneficiaries. The research is focused on three of the fourteen Cesol centers operating in Bahia, selected based on objective criteria. The methodological approach combines documentary research with qualitative methods. The documentary research focused on analyzing, from an intersectional perspective, the public calls for proposals for the implementation of Cesol, aiming to identify race and gender dimensions and other markers in the goals and indicators. The research subjects include public policy managers as well as Black women served by Cesol. Data collection involved interviews and focus groups with the managers, while the beneficiary women were interviewed using semi-structured scripts. Content analysis is being applied to interpret the qualitative data, identifying patterns and recurring themes that reveal the interactions between the axes of oppression. By adopting intersectionality as a method of analysis, the research seeks to understand how multiple dimensions of oppression, including race, gender, and class, influence the lives of Black women in solidarity economy enterprises.
|
|
4
|
-
ELISANGELA OLIVEIRA DE SANTANA
-
Não se subjuga quem sabe de si: autoinscrições e resistência nas narrativas das (os) estudantes da EJA de Vila de Abrantes (2017-2024)
-
Orientador : ELIAS ALFAMA VAZ MONIZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ELIAS ALFAMA VAZ MONIZ
-
FERNANDO PINA TAVARES
-
JAMILE BORGES DA SILVA
-
JUVENAL DE CARVALHO CONCEIÇÃO
-
LEANDRO SANTOS BULHÕES DE JESUS
-
Data: 23/05/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente investigação emerge da minha prática pedagógica com a produção de narrativas autobiográficas enquanto professora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Colégio Estadual de Tempo Integral de Vila de Abrantes (CETIVA). A Oficina de Escrita Coletiva foi desenvolvida entre os anos de 2017 e 2019 com o objetivo de promover o protagonismo e o empoderamento das(os) educandas(os) da EJA por meio da produção autoral, valorizando suas identidades, saberes e memórias, colaborando com uma educação antirracista, comprometida com a alteridade e a diversidade. O principal objetivo deste trabalho é analisar as experiências das estudantes da EJA, com foco especial nas mulheres negras e trabalhadoras domésticas, a partir de suas narrativas autobiográficas (2017-2024). A interpretação do corpus está fundamentada em perspectivas metodológicas ancoradas nos estudos autobiográficos em educação e em epistemologias pós-coloniais, articulando as categorias de biografização (Delory-Momberger), autoinscrição (Mbembe) e escrevivência (Evaristo). Essas categorias são compreendidas como formas de resistência ontológica, autoemancipação e reexistência das subjetividades marginalizadas e silenciadas, frente ao altericídio e epistemicídio operados pelas engenharias coloniais, neocoloniais e neoliberais de subalternização e desumanização do Outro.
-
Mostrar Abstract
-
This research emerges from my pedagogical practice with the production of autobiographical narratives as a teacher of Youth and Adult Education (EJA) at the Colégio Estadual de Tempo Integral de Vila de Abrantes (CETIVA). The Collective Writing Workshop was developed between 2017 and 2019 with the objective of promoting the protagonism and empowerment of EJA students through authorial production, valuing their identities, knowledge and memories, collaborating with an education committed to otherness and diversity. The main objective of this work is to analyze the experiences of EJA students, with a special focus on black women and domestic workers, based on their autobiographical narratives (2017-2024). The interpretation of the corpus is based on methodological perspectives anchored in autobiographical studies in education and in postcolonial epistemologies, articulating the categories of biographization (Delory-Momberger), self-inscription (Mbembe) and writing (Evaristo). These categories are understood as forms of ontological resistance, self-emancipation and reexistence of marginalized and silenced subjectivities, in the face of altericide and epistemicide operated by colonial, neocolonial and neoliberal engineering of subalternization and dehumanization of the Other.
|
|