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Dissertações |
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LUIZE SANTOS DE QUEIROZ
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PERCEPÇÃO E SIGNIFICAÇÃO ESTÉTICA NA MÚSICA
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Orientador : SILVIA FAUSTINO DE ASSIS SAES
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MEMBROS DA BANCA :
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SILVIA FAUSTINO DE ASSIS SAES
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VINICIUS DOS SANTOS
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MATHEUS HIDALGO
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Data: 26/04/2019
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RESUMO
É fácil concordar com a tese de que o sentido musical seja indissociavelmente perceptivo. O que se apresenta como música, isto é, a aparência musical e seu sentido corporificado, é entendido por nós, sobretudo, por meio de um esforço de abstração. Neste sentido, com base na fundamentação teórica que é, em suma, a fenomenologia da percepção do filósofo M. Merleau-Ponty e sua viragem ontológica, tomaremos a música e o sentido musical de forma mais consistente, embora o filósofo pouco tenha se demorado na abordagem do tema. Deste modo, o objeto de pesquisa se faz, primeiramente, em uma tomada da música a partir do modo como ela pode ser experimentada por meio do processo corpóreo e perceptivo, mas também de como ela é tomada no âmbito da linguagem como expressão de mundo, que ganha forma através da canção. Pretende-se, nesta pesquisa, dentro das atuais possibilidades, estabelecer fundamentos para um procedimento fenomenológico e ontológico de análise da música, no que se refere à percepção e à significação, dadas no mundo vivido a partir da experiência corpórea e linguística. Exploraremos os conceitos de sensação, percepção, expressão, corpo próprio, esquema corporal, campo fenomenal e mundo como fundamentos impulsionadores para uma discussão no âmbito da fenomenologia e trataremos de como esses conceitos se desdobram numa virada ontológica do autor estudado, visando a como isso pode ser aplicado para pensar música, entendendo que Percepção e Significação são participantes da construção de sentido.
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RÉSUMÉ
Il est facile de souscrire à la thèse selon laquelle le sens musical est indissociablement perceptif. Ce que nous présentons comme musique, c’est-à-dire l’apparence musicale et son sens incarné, est compris par nous, avant tout, par un effort d’abstraction. En ce sens, sur la base théorique, c'est-à-dire la phénoménologie de la perception du philosophe M. Merleau-Ponty et de son virage ontologique, nous prendrons plus systématiquement la musique et le sens musical, même si le philosophe n'a pas tardé approche. De cette manière, l’objet de la recherche est d’abord créé dans une composition musicale telle qu’elle peut être vécue à travers le processus corporel et perceptif, mais aussi dans la manière dont elle est prise dans le domaine du langage en tant qu’expression du monde, qui prend forme à travers la chanson. Dans le cadre de cette recherche, il est destiné, dans les limites des possibilités présentes, à jeter les bases d’une procédure phénoménologique et ontologique d’analyse musicale, concernant la perception et la signification, donnée dans le monde vécu à partir de l’expérience corporelle et linguistique. Nous explorerons les concepts de sensation, perception, expression, corps, schéma corporel, champ phénoménal et monde en tant que force motrice pour une discussion dans le cadre de la phénoménologie et traiterons de la façon dont ces concepts se déroulent dans le tour ontologique de l'auteur étudié, être appliqué pour penser la musique, en comprenant que Perception et Sens sont des participants à la construction du sens.
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ALEXANDRE BARREIROS DE CARVALHO FONSECA
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SOBRE O CONCEITO DE OBRA DE ARTE EM ARTHUR DANTO
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Orientador : SILVIA FAUSTINO DE ASSIS SAES
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MEMBROS DA BANCA :
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DIOGO GURGEL
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RAFAEL LOPES AZIZE
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Rachel Cecília de Oliveira Costa
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SILVIA FAUSTINO DE ASSIS SAES
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Data: 28/06/2019
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RESUMO
A presente dissertação tem como objetivo principal investigar o conceito de obra de arte proposto por Arthur Coleman Danto com a finalidade de verificar a sua capacidade de diferenciar as meras coisas das obras de arte. Como se sabe, Danto desenvolve suas reflexões sobre a arte contemporânea sob o impacto que lhe causaram as produções de alguns artistas da pop art norte-americana. Este trabalho pretende investigar a concepção de obra de arte proposta por Danto, tendo em vista as sucessivas formulações de suas teorias e algumas críticas que lhe foram feitas. Embora a abordagem filosófica de Danto sobre a arte supere a tarefa de definição, limitarei o escopo desta pesquisa à definição de seu conceito de obra de arte e a algumas noções que ele apresentou e que, de alguma forma, tornaram-se bem conhecidas na discussão contemporânea da diferença entre “obras de arte” e “meras coisas reais”.
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ABSTRACT
The present dissertation has as main objective to investigate the concept of work of art proposed by Arthur Coleman Danto with the purpose of verifying its capacity to differentiate the mere things of works of art. The research will analyze, in parts, each one of the constituent elements of the concept of work of art presented by Danto and its consequent applications with the objective of differentiating works of art from mere things. As is known, Danto develops his reflections on contemporary art under the impact of the productions of some American pop art artists. This work intends to investigate the conception of work of art proposed by Danto, in view of the successive formulations of his theories and some criticisms that were made to him. Although Danto's philosophical approach to art overcomes the task of definition, I will limit the scope of this research to the definition of his concept of art and to some notions he has presented and which have somehow become well known in the contemporary discussion of difference between "works of art" and "mere real things".
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LUIZ FELIPE MAGALHÃES DE MELO
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Antropologia, morfologia e metafilosofia em Wittgenstein
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Orientador : RAFAEL LOPES AZIZE
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MEMBROS DA BANCA :
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RAFAEL LOPES AZIZE
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SILVIA FAUSTINO DE ASSIS SAES
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DIOGO GURGEL
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Data: 04/07/2019
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O objeto desta dissertação é a dimensão filosófica e a dimensão metafilosófica das Observações sobre “O Ramo de Ouro” de Frazer (1967) de Ludwig Wittgenstein (1889-1951). As Observações correspondem a uma coleção de anotações filosóficas cuja relevância geral diante do conjunto da obra de Wittgenstein pode ser estabelecida: de um modo mais superficial, quanto à sua dimensão filosófica; e de um modo mais profundo, quanto à sua dimensão metafilosófica. Quanto à dimensão filosófica das Observações, isto é, quanto ao objeto da investigação filosófica de Wittgenstein, o texto pode ser lido enquanto uma crítica ao método antropológico empregado por J. G. Frazer (1854-1941) em sua obra-prima, a saber, O Ramo de Ouro (1890- 1915). Quanto à dimensão metafilosófica das Observações, isto é, quanto ao método da investigação filosófica de Wittgenstein, o texto pode ser lido enquanto uma apropriação do método morfológico empregado por O. A. G. Spengler (1880-1936) e uma autocrítica ao antigo método filosófico empregado por Wittgenstein em seu primeiro livro de filosofia, a saber, o Tractatus Logico-Philosophicus (1921); mas, sobretudo, enquanto exercício para o emprego de um novo método filosófico, ainda em sua condição mais elementar, o qual viria a ser aperfeiçoado durante toda a filosofia tardia de Wittgenstein e seria declarado pelo próprio filósofo como o seu maior legado filosófico. Logo, nosso objeto não diz respeito apenas à natureza filosófica da crítica de Wittgenstein à antropologia de Frazer, mas, à natureza metafilosófica da apropriação de Wittgenstein sobre a morfologia de Spengler e, sobretudo, da autocrítica à sua própria filosofia. O objetivo desta dissertação é investigar qual a relação da crítica de Wittgenstein à antropologia de Frazer e da apropriação sobre a morfologia de Spengler com o emprego de seu novo método filosófico e com suas reflexões sobre a natureza da filosofia. Em outras palavras, se trata de mostrar como a dimensão filosófica e a dimensão metafilosófica das Observações se sobrepõe uma à outra; e como podemos apreender a segunda a partir da primeira. Portanto, esta dissertação foi dividida em duas partes: a primeira, dedicada às questões externas ao texto das Observações; e a segunda, dedicada às questões internas ao texto das Observações. A primeira parte foi dividida em dois capítulos: um sobre o contexto histórico do período intermediário da filosofia de Wittgenstein e o propósito que o conduziu à redação das Observações; e outro sobre os problemas que ocorreram no processo de edição e publicação das Observações a partir do Espólio que implicam em problemas relevantes para a sua exegese. A segunda parte também foi dividida em dois capítulos: um sobre a dimensão filosófica das Observações, isto é, sobre a crítica de Wittgenstein à antropologia de Frazer; e outro sobre a dimensão metafilosófica das Observações, isto é, acerca da apropriação de Wittgenstein sobre a morfologia de Spengler e a formação de um novo método filosófico.
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The object of this dissertation is the philosophical dimension and metaphilosophical dimension of Ludwig Wittgenstein's (1889-1951) Remarks on Frazer’s Golden Bough (1967). The Remarks correspond to a collection of philosophical notes whose general relevance to the whole of Wittgenstein's work can be established: in a more superficial way, as to its philosophical dimension; and in a deeper way, as to its metaphilosophical dimension. As for the philosophical dimension of the Remarks, that is, as regards the object of Wittgenstein's philosophical investigation, the text can be read as a critique of the anthropological method employed by J. G. Frazer (1854-1941) in his masterpiece, namely The Golden Bough (1890-1915). As for Wittgenstein's method of philosophical investigation, the text can be read as an appropriation of the morphological method employed by O. A. G. Spengler (1880-1936) and a self-criticism of the old philosophical method employed by Wittgenstein in his first book of philosophy, namely, the Tractatus Logico-Philosophicus (1921); but above all as an exercise in the employment of a new philosophical method, still in its most elementary condition, which would be improved throughout Wittgenstein's late philosophy, and would be declared by the philosopher himself as his greatest philosophical legacy. Thus, our object concerns not only the philosophical nature of Wittgenstein's critique of Frazer's anthropology but also the metaphilosophical nature of Wittgenstein's appropriation of Spengler's morphology and, above all, self-criticism of his own philosophy. The objective of this dissertation is to investigate the relation of Wittgenstein's critique to Frazer's anthropology and the appropriation of Spengler's morphology with the employment of his new philosophical method and his reflections on the nature of philosophy. In other words, it is a question of showing how the philosophical dimension and the metaphilosophical dimension of the Remarks overlap each other; and how we can apprehend the second from the first. Therefore, this dissertation was divided in two parts: the first, dedicated to the questions external to the text of the Remarks; and the second, dedicated to the internal questions to the text of the Remarks. The first part was divided into two chapters: one on the historical context of the intermediate period of Wittgenstein's philosophy and the purpose that led him to the writing of the Remarks; and another on the problems that occurred in the process of editing and publishing the Remarks from the Wittgenstein’s Nachlass that imply in problems relevant to their exegesis. The second part was also divided into two chapters: one on the philosophical dimension of the Remarks, that is, on Wittgenstein's critique of Frazer's anthropology; and another on the metaphilosophical dimension of the Remarks, that is, on Wittgenstein's appropriation of Spengler's morphology and the formation of a new philosophical method.
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ANA LÚCIA DOS SANTOS E SANTOS
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Práticas de liberdade no pensamento de Foucault
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Orientador : JULIANA ORTEGOSA AGGIO
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MEMBROS DA BANCA :
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JULIANA ORTEGOSA AGGIO
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VINICIUS DOS SANTOS
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GIOVANA CARMO TEMPLE
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Data: 05/07/2019
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Esta pesquisa tem como proposta analisar no pensamento de Foucault duas possíveis concepções de liberdade. De um lado, a política (eixo genealógico) que, por meio da governamentalidade, campo estratégico das relações de poder, implica relações mútuas que abrem espaço para a resistência; de outro lado, a liberdade ética (eixo ético – subjetivo), a qual se apresenta no exame feito a prática da liberdade no estoicismo tardio, a partir do cuidado de si, por meio de exercícios regulares que possibilitam ao indivíduo viver a vida como arte, uma vez que a ética, enquanto prática refletida, é também exercício da liberdade. Com efeito, a ética como prática da liberdade, como algo que transforma o mundo e a si mesmo, dá-se no encontro com o outro, longe de ser uma experiência solitária com o próprio eu, realiza-se na associação com outrem. Desse modo, tentaremos relacionar a liberdade ética à política, mostrando como o indivíduo pratica a liberdade a partir do cuidado de si, e compreender como é possível problematizar essa prática de liberdade enquanto movimento de resistência, visto que, quando o indivíduo resiste ao poder do outro por meio de práticas de si, se abre uma variedade de possibilidades, e isso só ocorre porque o indivíduo é livre. Nessa perspectiva, o jogo existente nas relações ocorre a partir do governo, ou seja, da condução de condutas, e deve ceder lugar a movimentos de resistências, ou seja, invés de apenas entender os mecanismos de condução ou de se deixar conduzir, é necessário o resistir, para que possa haver a possibilidade do desenvolvimento de formas de contracondutas, as quais acontecem como abertura para novas subjetividades no campo da insubordinação, da desobediência.
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This research proposes to analyze in Foucault's thought two possible conceptions of freedom. On the one hand, politics (genealogical axis) that, through governmentality, the strategic field of power relations, implies mutual relations that make room for resistance; on the other hand, ethical freedom (ethical axis – subjective), which is presented in the examination made of the practice of freedom in late stoicism, from self-care, through regular exercises that allow the individual to to live life as art, since ethics, as a reflected practice, is also an exercise of freedom. Indeed, ethics as a practice of freedom, as something that transforms the world and oneself, occurs in the encounter with the other, far from being an solitary with the self, is realized in association with others. In this way, we will try relate ethical freedom to politics, showing how the individual practices freedom to from the care of the self, and understand how it is possible to problematize this practice of freedom as a movement of resistance, since when the individual resists the power of the other through self-practices, a variety of possibilities opens up, and this it only occurs because the individual is free. From this perspective, the game existing in the relationships takes place from the government, that is, from the conduction of conducts, and must give way to resistance movements, that is, instead of just understanding the mechanisms of driving or letting oneself be driven, it is necessary to resist it, so that there can be possibility of the development of forms of counter-conducts, which happen as opening to new subjectivities in the field of insubordination, of disobedience.
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ALINE VALÉRIA RAMOS DE ALMEIDA
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AKRASIA E IGNORÂNCIA EM ARISTÓTELES
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Orientador : JULIANA ORTEGOSA AGGIO
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MEMBROS DA BANCA :
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ADRIANA SANTOS TABOSA
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GISLENE VALE DOS SANTOS
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JULIANA ORTEGOSA AGGIO
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Data: 03/10/2019
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Esta pesquisa tem o objetivo de analisar akrasia e ignorância a partir da leitura de VII.3 da Ética Nicomaqueia à luz de três questionamentos: (i) por que às vezes agimos contra o nosso melhor julgamento quando sabemos o que deve ser feito; (ii) de que forma podemos falar de akrasia em termos de ignorância; e (iii) qual é o objeto (teleutaia protasis) da falha acrática, isto é, sobre qual elemento do silogismo prático reside a falha do sujeito acrático: na compreensão da premissa menor ou seria uma falha na conclusão? Se, por um lado, existe a opinião do personagem Sócrates exposta no diálogo Protágoras de Platão de que ninguém poderia agir contra o que sabe ser correto a não ser por ignorância, e, portanto, algo como akrasia não seria possível, por outro, existe a opinião de que é absolutamente possível que uma pessoa, em estado de afecção, atue contrariando o seu melhor julgamento. A partir dos questionamentos citados anteriormente e das opiniões referentes ao fenômeno da akrasia o nosso propósito na construção deste trabalho reside na análise da akrasia, enquanto um conflito de desejos, a fim de entender por que apesar de o nosso intelecto servir como orientação para a prática das boas ações, somos facilmente influenciados pelos nossos apetites? Paralelamente a isso, devemos, a partir do argumento socrático a respeito da ignorância, frisar o tipo de ignorância estaria vinculada à ocorrência da akrasia analisado por Aristóteles. Ao final, objetivamos elucidar – a partir do que o filósofo aborda – como ocorre a vitória do apetite sobre a boulesis atuando como um empecilho para o pensamento.
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The aim of this work is to analyze akrasia and ignorance from reading NE VII.3 in the light of three issues: (i) why do we sometimes act against our better judgment while when we know what we must do? (ii) how can we refer to akrasia in terms of ignorance; and, (iii) which object (teleutaia protasis) it is related to the akratic failure, i.e., which element of the practical syllogism lies in the akratic’s subject failure: it’s a failure of understanding the minor premise or a failure on conclusion of the act? While on the one hand there’s a Socratic opinion, from Protagoras Plato’s dialogue, that no one could act against what he knows to be correct, except by ignorance, then akrasia doesn’t exist at all; on the other hand, there’s an opinion that is entirely possible for someone, in an affected state, acts contrary to his better judgment, based on the arguments mentioned above and opinions about the phenomenon of akrasia our purpose here consist in analyze akrasia, as a conflict of desires, in order to understand why is it that despite the power of our practical intellect to leader us to practice good actions we are easily influenced by our appetites? In parallel to the Socratic argument on akrasia, we must point out in this contex what kind of ignorance is linked to this phenomenon analyzed by Aristotle. At the end, we aim to explain in a suitable form how the appetite overcomes the boulesis acting as an obstacle for the intellect.
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RODRIGO GOTTSCHALK SUKERMAN BARRETO
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O silenciamento como problema epistemológico
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Orientador : WALDOMIRO JOSE DA SILVA FILHO
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MEMBROS DA BANCA :
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BRENO RICARDO GUIMARÃES SANTOS
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FELIPE ROCHA LIMA SANTOS
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GIOVANNI ROLLA
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Data: 25/11/2019
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O objetivo desta dissertação é analisar o silenciamento como um problema epistemológico. Do modo como está sendo entendido neste trabalho, o silenciamento refere-se a um fenômeno comunicativo em que um emissor mantém suas palavras para si em vez de enunciá-las ao seu interlocutor. Enquanto problema linguístico, o silêncio prejudicial não é aquele derivado de uma estratégia ou deliberação em que pretenso emissor cede a vez para que o seu interlocutor se pronuncie, pelo contrário, refere-se a um silêncio imposto em que os emissores são coagidos a não se manifestar. No que tange este problema enquanto questão epistemológica, o tipo de ato comunicativo em questão são aqueles que visam a transmitir conhecimento para outras pessoas. A partir da obra inaugural de Miranda Fricker, Epistemic Injustice: Power and Ethics of knowing (2007), foi aberto na filosofia analítica um frutífero campo de investigação acerca de como as relações sociais podem interferir negativamente nas práticas produção, manutenção e disseminação do conhecimento. Esta obra está situada no campo da epistemologia social e, portanto, concebe os agentes individuais e coletivos dentro dos contextos e dinâmicas do mundo real, considerando as estruturas sociais as quais ele está submetido – nesse sentido, afastando-se do sujeito de conhecimento tomado em abstrato pela epistemologia clássica. Partindo destas considerações, a proposta desta dissertação é entender o papel do testemunho na vida cognitiva de outras pessoas, analisar os mecanismos epistemicamente disfuncionais que induzem determinados indivíduos e grupos a serem silenciados e, por fim, vislumbrar possibilidades de reversão desses processos através de virtudes e práticas que promovam justiça epistêmica, isto é, a abertura e inclusão de agentes marginalizados nas práticas epistêmicas.
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The objective of this dissertation is to analyze silencing as an epistemological problem. The way it is understood in this work, silencing refers to a communicative phenomenon in which a sender keeps his words to himself instead of enunciating them to his interlocutor. As a linguistic problem, the harmful silence is not that derived from a strategy or deliberation in which the alleged emitter gives way in turn for his interlocutor to pronounce himself, on the contrary, it refers to an imposed silence in which the emitters are coerced not to manifest themselves. With regard to this problem as an epistemological question, the type of communicative act in question are those aimed at transmitting knowledge to other people. From Miranda Fricker's inaugural work, Epistemic Injustice: Power and Ethics of knowing (2007), a fruitful field of investigation was opened in analytical philosophy about how social relations can negatively interfere in the production, maintenance and dissemination of knowledge practices. This work is situated in the field of social epistemology and, therefore, conceives individual and collective agents within the contexts and dynamics of the real world, considering the social structures to which it is subjected - in this sense, moving away from the subject of knowledge taken in abstract by classical epistemology. Based on these considerations, the purpose of this dissertation is to understand the role of testimony in the cognitive life of other people, to analyze the epistemically dysfunctional mechanisms that induce certain individuals and groups to be silenced and, finally, to glimpse possibilities of reverting these processes through virtues and practices that promote epistemic justice, that is, the opening and inclusion of marginalized agents in epistemic practices.
Translated with www.DeepL.com/Translator
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GENIVAL CARVALHO BATISTA
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AÇÃO, CARÁTER E RESPONSABILIDADE MORAL EM ARISTÓTELES: O CASO DO INTEMPERANTE
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Orientador : JULIANA ORTEGOSA AGGIO
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MEMBROS DA BANCA :
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JULIANA ORTEGOSA AGGIO
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GISLENE VALE DOS SANTOS
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ADRIANA SANTOS TABOSA
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Data: 12/12/2019
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O objetivo dessa pesquisa é investigar a possibilidade de mudança do caráter em Aristóteles. Conduziremos a nossa reflexão a partir de uma análise de caso concernente ao intemperante. Deste modo, procuramos entender se o intemperante uma vez adquirido uma disposição em agir num certo sentido, estaria impossibilitado de agir de outra maneira, ou seja, a moralmente correta. A questão problemática no caso do intemperante, por ter sua razão já corrompida pelo excesso de prazer, é se ele não poderia mais mudar de disposição. Para mudar de disposição, em Aristóteles, é necessário que o agente moral possa agir diferentemente, assim não lhe é possível deliberar por ações contrárias a sua disposição, ele seria incurável? Tal pesquisa fará uma abordagem do caso do intemperante, o qual será submetido a uma espécie de determinismo psicológico. Por fim, verificaremos se tal caso seria uma exceção à tese da prevalência da ação sobre a disposição, visto que ele não seria mais capaz de mudar sua disposição. Uma vez comprovada à impossibilidade de mudança do caráter desse caso extremo, como o do intemperante, devemos sustentar um determinismo psicológico na ética Aristotélica, que traria implicações concernentes à responsabilidade moral. Pois, para que o sujeito seja moralmente responsável por suas ações é necessário à possibilidade de agir, bem como deixar de agir.
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MARCUS GABRIEL MIRANDA SANTOS
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As Aventuras Da Liberdade: ação e pensamento na obra de Hannah Arendt
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Orientador : NANCY MANGABEIRA UNGER
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MEMBROS DA BANCA :
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LEONARDO JORGE DA HORA PEREIRA
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NANCY MANGABEIRA UNGER
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WENDEL ANTUNES CINTRA
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Data: 16/12/2019
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Esta investigação – partindo da realidade presente, e tendo como base a obra filosófica de Hannah Arendt – busca pelas possíveis relações entre as atividades humanas fundamentais da ação e do pensamento. A análise detida da obra de Arendt assinala, quero sustentar, esteja ela focada em estudar nossas atividades mentais ou eventos históricos e a fenomenalidade típica do universo político da ação, a existência de um eixo central para compreender aquilo que configura a peculiaridade dos seres que somos. Esse mesmo eixo é o que nos permitirá, considerando o proposto, expôr as entranhas da relação entre ação e pensamento com vistas a compreender o nosso tempo e a profundidade da crise em meio a qual nos encontramos. Tal eixo concentra-se na noção aredntina de liberdade, e esta, por sua vez, vem a tona a partir da hipótese de que a liberdade humana, elo central de nossa humanidade, é um exercício político cíclico para o qual convergem mutuamente, em tensão harmônica, as atividades do pensamento e da ação. No intuito de corroborar tal hipótese, investiga-se, de modo transversal ao longo do texto, três dimensões da existência humana tomadas como constitutivas da compreensão da liberdade aqui em jogo: a) a linguagem discursiva e metafórica de que somos capazes, b) a personalidade singular que realizamos no mundo e c) a nossa faculdade de julgar reflexivamente.
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This investigation – from the standpoint of present reality and based on Hannah Arendt's philosophical work – looks for the possible relations between the fundamental human activities of action and thinking. The careful analysis of Arendt's work, I wish to argue, be it focused on studying our mental activities or historical events and the phenomenality characteristic of the universe of action, points out the existence of a central axis for understanding what configure the peculiarity of the beings we are. This same axis is what will allow us, considering the proposed, to expose the nature of the relationships between action and thinking while trying to understand our time and the depth of the crisis we are in. Such an axis focuses on the Arendtian notion of freedom, and this notion comes to light through the hypothesis that human freedom, the central factor of our humanity, is a cyclical political exercise to which converge mutually, in harmonic tension, the activities of acting and thinking. In order to corroborate this hypothesis, are investigated, in a transversal way across the text, three dimensions of human existence taken as constitutive of the understanding of freedom here at stake: a) the metaphorical discursive language we are capable of, b) the singular personality we perform in the world and c) our faculty of reflective judgment.
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Teses |
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DIOGO CAMPOS DA SILVA
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Aspectos transcendentais na noção de verdade em torno de Ser e tempo
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Orientador : ACYLENE MARIA CABRAL FERREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ACYLENE MARIA CABRAL FERREIRA
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CLAUDIA PELLEGRINI DRUCKER
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DENISE MAGALHÃES DA COSTA
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GILFRANCO LUCENA DOS SANTOS
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THIAGO ANDRE MOURA DE AQUINO
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Data: 13/03/2019
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Seguindo Heidegger, defendemos que o pensamento metafísico pode ser dito transcendental quando a) compreende o ser como a priori; b) enquanto condição de possibilidade; c) como transcendente em relação aos entes e nossos tratos com eles; e d) quando tal compreensão do ser tende à autofundamentação, a qual ocorre sempre vinculada à determinada concepção do que seja o homem. Nossas hipóteses principais neste trabalho são as seguintes: i) que ao voltar-se para a teoria husserliana da verdade como identidade vivida e percebida no ato de evidência e para o pensamento aristotélico sobre a verdade noética, Heidegger encontrou características transcendentais que influenciaram seu pensamento sobre a verdade como abertura durante a década de 1920; ii) que o modo heideggeriano de colocar e tratar o tema da verdade nessa primeira fase foi comprometido pelas quatro características do projeto-de-ser matemático mencionadas anteriormente. Concluímos apontando o caminho pelo qual, a partir da década de 1930, Heidegger procurou ultrapassar a perspectiva transcendental que caracterizou sua primeira noção de verdade.
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By following the tracks left by Heidegger, we argue that metaphysical thought should be considered transcendental when: a) it understands the being as a priori; b) as condition of possibility; c) as transcendental regarding the entities and the way we deal with them; and d) when such understanding of being tends to self-foundation, which always takes place associated with a certain conception of men. Thus, the main hypotheses of this dissertation are, namely: i) Heidegger focused on Husserlian theory of truth – which take that into account as experienced and noticed identity in the act of evidence – and on Aristotelian thought regarding noetic truth, thus finding transcendental features which influenced his thinking about the truth as disclosure during the 1920s; ii) the way Heidegger exposed and dealt with truth in the first stage of his philosophy was affected by the four features of the mathematical project-of-being mentioned above. We conclude this dissertation by showing the paths pursued by Heidegger since the 1930s in order to overcome the transcendental perspective which distinguished his first notion of truth.
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Rodrigo Oliveira de Araujo
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A questão da escrita filosófica na obra de Walter Benjamin
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Orientador : SILVIA FAUSTINO DE ASSIS SAES
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLA MILANI DAMIÃO
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EDVALDO SOUZA COUTO
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FERNANDO GIGANTE FERRAZ
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JOSE CRISOSTOMO DE SOUZA
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JOÃO EMILIANO FORTALEZA DE AQUINO
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SILVIA FAUSTINO DE ASSIS SAES
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WASHINGTON LUIS LIMA DRUMMOND
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Data: 12/04/2019
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ARAÚJO, Rodrigo Oliveira. A questão da escrita na obra de Walter Benjamin. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.
Walter Benjamin constatou que a questão da exposição (Darstellung) tem se mostrado historicamente um problema imanente ao próprio fazer filosófico. O presente trabalho tem por objetivo compreender como o filósofo enfrentou este problema no âmbito de sua escrita filosófica. A tese aborda este tema por meio de três perspectivas estruturantes na obra do autor: a maneira como ele compreendeu a linguagem e o lugar da escrita no âmbito desta compreensão; o lugar da escrita em sua crítica epistemológica, bem como em sua apresentação do conceito estético de alegoria; e, por fim, o tema da escrita filosófica é exposto em sua vinculação com a política. Este vínculo é tratado a partir da relação que Benjamin estabeleceu com os experimentos literários presentes nas vanguardas históricas do final do século XIX e início do século XX em sua própria escrita notadamente experimental. Pretende-se, portanto, oferecer um exame pormenorizado à maneira como Benjamin se deteve conceitualmente sobre o tema da escrita em filosofia, ao mesmo tempo em que enfrentou a questão deslocando, experimentando, exercitando de variadas maneiras a sua própria atividade de escritor de uma filosofia muito particular.
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ARAÚJO, Rodrigo Oliveira. The question of writing in the work of Walter Benjamin. Doctoral thesis. Graduate Program in Philosophy. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.
Walter Benjamin has found that the issue of presentation (Darstellung) has historically proven to be a problem immanent to philosophical doing in itself. The present work aims to understand how he confronted this problem in the scope of his philosophical writing. The thesis deals with this theme through three perspectives that it considers structuring in the author's work: the way in which he understood language and place of writing in this process of understanding; the place of writing in his epistemological critique, as well as in his presentation of the aesthetic concept of allegory; and, finally, the theme of philosophical writing in its connection with politics. The discussion on this connection is based on the relationship that Benjamin established with the literary experiments present in the historical vanguards of the late nineteenth and early twentieth centuries through his own remarkably experimental writing. The thesis intends, therefore, to offer a detailed examination of Benjamin's conceptualization of the subject of writing in philosophy, and of the way in which he faced the question by shifting, experimenting, and exercising in various ways his own activity as a writer of a very peculiar philosophy.
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LAIZ FRAGA DANTAS
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O PROBLEMA DA NORMATIVIDADE NA TEORIA CRÍTICA: NANCY FRASER E O DEBATE CONTEMPORÂNEO
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Orientador : JOSE CRISOSTOMO DE SOUZA
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MEMBROS DA BANCA :
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FILIPE AUGUSTO BARRETO CAMPELLO DE MELO
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HILTON LEAL DA CRUZ
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JOSE CRISOSTOMO DE SOUZA
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LEONARDO JORGE DA HORA PEREIRA
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Nathalie de Almeida Bressiani
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Data: 16/07/2019
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Pretendemos tratar do debate acerca do critério normativo que a Teoria Crítica contemporânea quer assumir, considerando o pensamento de Nancy Fraser como eixo desse debate, observando os desafios que as sociedades contemporâneas multiculturais nos apresentam, as lutas sociais e suas novas conformações, o quadro atual do capitalismo tardio, e de que modo as ferramentas teóricas dessa tradição filosófica podem ser efetivas em manejar a realidade social hodierna. Desde o surgimento da Teoria Crítica, a questão sobre como fundamentar os diagnósticos sociais e justificar as afirmações acerca dos processos de regressão social, crise e os potenciais emancipatórios, é um elemento definidor da possibilidade da crítica. O debate abrange questões como a relação entre a teoria e prática, o lugar em que o teórico crítico fala em relação à sociedade que analisa, além dos processos históricos do desenvolvimento social, percebidos através desse quadro mais amplo. Com intenção de manter o objetivo originário da crítica social, de estabelecer diagnósticos e prognósticos das sociedades, os teóricos críticos contemporâneos enfrentam a questão de como conciliar o caráter normativo exigido pela crítica, com a atenção ao contexto complexo e bastante dinâmicos das sociedades nas democracias capitalistas do nosso tempo, aliando uma intenção universalista e o comprometimento com o particular.
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We intend to deal with the debate about the normative criterion that the contemporary Critical Theory wants to take, considering the thinking of Nancy Fraser as the axis of this debate, observing the challenges that contemporary multicultural societies present to us, the social struggles and their new conformations, late capitalism, and how the theoretical tools of this philosophical tradition can be effective in managing today's social reality. Since the emergence of Critical Theory, the question of how to base social diagnoses and justify statements about the processes of social regression, crisis and emancipatory potentials, is a defining element of the possibility of criticism. The debate covers issues such as the relationship between theory and practice, the place where the critical theorist speaks in relation to the society that analyzes, beyond the historical processes of social development, perceived through this broader picture. In order to maintain the original aim of social critique, to establish diagnoses and prognoses of societies, contemporary critical theorists face the question of how to reconcile the normative character demanded by the critic, with attention to the complex and very dynamic context of societies in capitalist democracies of our time, combining a universalist intention and with the particularity.
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PEDRO DE SOUZA RODRIGUES NETO
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Economia, Moral e natureza humana em David Hume
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Orientador : JOAO CARLOS SALLES PIRES DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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DANIEL TOURINHO PERES
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FERNÃO DE OLIVEIRA SALLES
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HUGO EDUARDO ARAUJO DA GAMA CERQUEIRA
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MARCOS RIBEIRO BALIEIRO
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MARIANA DE ALMEIDA CAMPOS
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MAURO CASTELO BRANCO DE MOURA
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PEDRO PAULO PIMENTA
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RAFAEL LOPES AZIZE
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Data: 09/08/2019
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A filosofia de David Hume possui como uma de suas características o fato de unificar o que tradicionalmente era pensado como pertencente ao âmbito da necessidade e o que era pertencente ao âmbito da liberdade. Hume pensa a Natureza como uma unidade, e embora suas obras apresentem divisões internas que distinguem as matérias entre o que é relativo ao entendimento, o que é relativo às paixões e o que é relativo à moral, o que percebemos é que estas divisões apenas servem para mostrar que o escopo das disciplinas pode ser integrado sob uma mesma abordagem, sob um mesmo princípio explicativo, tal qual a maneira como Newton unificou céus e Terra sob a gravitação universal. Mas seu pensamento passou por reformulações, e o que aparecia reunido no terceiro livro sobre a moral no Tratado da Natureza Humana se encontra disperso em sua síntese posterior em apêndices às Investigações sobre o entendimento humano e sobre os princípios da moral e em seus Ensaios morais, políticos e literários. Nestes textos encontramos sua reflexão acerca de temas como a justiça, a propriedade, os contratos e uma série de aspectos relacionados à Economia e à Política, entendidos sob o tratamento que dispensa ao luxo, ao refinamento, ao excedente e ao supérfluo, na medida em que os considera como objetos a um só tempo da moral e das paixões. O sentimentalismo moral de Hume impõe a consideração destes temas na chave da consideração entre o interesse privado e o interesse público, a ação do soberano e o bem na Nação, numa reflexão em que o desenvolvimento moral não está dissociado da prosperidade material. Assim, a compreensão mais precisa destes textos promove não apenas a oportunidade de considerar sua filosofia enquanto uma totalidade que enfrenta as questões empíricas expressas na História, na Política e na Economia, mas permite discernir a posição de Hume em debates candentes de sua época, num momento em que a Economia se formava enquanto corpo científico em separado da Moral. Sua maneira peculiar de entender a natureza humana lhe permitiu formular uma série de considerações de ordem econômica que não lhes dissociam da reflexão moral, uma vez que para Hume o móbil humano são as paixões. Assim entendidas, suas contribuições carregam as marcas que caracterizam a Economia até nossos dias: a de ser um corpo de conhecimentos prováveis, fundados antes na probabilidade que na certeza de leis internas conhecidas à maneira de últimas causas; e a de constituir-se num amálgama de descrição e prescrição, ao mesmo tempo destinada a explicar o fenômenos econômicos e influenciar em seus cursos futuros. A reflexão econômica de Hume fornece assim elementos para considerar as diversas vertentes teóricas em que a Economia contemporânea se divide hoje, na medida em que aponta que a operação de separação da Moral não se completou definitivamente e talvez não seja possível fazê-lo. Constitui desta maneira uma síntese possível; e ainda que limitada a alguns aspectos e pouco aparatada de instrumentais precisos de cálculo para orientar a ação política e econômica, oferece já diversos elementos que passaram a povoar o universo teórico da Economia, como por exemplo as noções de utilidade, prazer, excesso e a importância dos sentimentos para a explicação dos fenômenos econômicos.
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The philosophy of David Hume has as one of its characteristics the fact of unifying what was traditionally thought to belong to the scope of necessity and that which belonged to the realm of freedom. Hume thinks of Nature as a unity, and although his works have internal divisions that distinguish the matters between which is relative to the understanding, which is relative to the passions and which is relative to the morals, what we perceive is that these divisions only serve to show that the scope of disciplines can be integrated under the same approach, under the same explanatory principle, just as Newton unified heavens and Earth under universal gravitation. But his thought was reformulated, and what appeared in the third book on morals in the Treatise of Human Nature is dispersed in his later synthesis in appendices to the Enquiries concerning Human Understanding and concerning the principles of Morals and in his Essays Moral, Political and Literary. In these texts we find his reflection on issues such as justice, property, contracts and a series of aspects related to Economics and Politics, understood under the treatment that he dispenses to luxury, refinement, excess and superfluous, as far as he considers them as objects at once of morals and passions. Hume’s moral sentimentalism imposes the consideration of these themes in the key of the consideration between private interest and public interest, the sovereign agency and the good of the Nation, in a reflection in which moral development is not dissociated from material prosperity. Thus, a more precise understanding of these texts promotes not only the opportunity to consider his philosophy as a totality that faces the empirical issues expressed in History, Politics and Economy, but allows us to discern the position of Hume in vivid debates of his time, in a moment when Economics was being formed as a scientific body of knowledge separated from Morals. His peculiar way of understanding human nature allowed him to formulate a series of economic considerations that do not dissociate them from moral reflection, since for Hume the passions are the human motive. Thus understood, his contributions carry the marks that characterize economics to this day: that of being a body of probable knowledge, founded rather on probability than on the certainty of internal laws known in the manner of ultimate causes; and to constitute an amalgam of descriptions and prescriptions, at the same time meant to explain economic phenomena and influence their future courses. Hume’s economic reflection thus provides elements to consider the various theoretical traditions in which contemporary Economics divides today, in as much as it points out that the operation of separation from Morals has not been definitively completed and may not be possible to do so. It poses itself as a possible synthesis; and although limited to some aspects and little served of precise calculation tools to guide political and economic actions, it already offers several elements that have continued to populate the theoretical universe of Economics, as for example the notions of utility, pleasure, excess and the importance of feelings for the explanation of economic phenomena.
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MURILO GARCIA DE MATOS AMARAL
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RUSSELL E A GRAMÁTICA DE UMA FILOSOFIA CIENTÍFICA
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Orientador : JOAO CARLOS SALLES PIRES DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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ABEL LASSALLE CASANAVE
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JAIMIR CONTE
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JOAO CARLOS SALLES PIRES DA SILVA
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RAFAEL LOPES AZIZE
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RAQUEL ANNA SAPUNARU
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Data: 27/11/2019
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Este trabalho explora o processo de construção de uma linguagem específica para a filosofia em Bertrand Russell. O que buscamos é entender como Russell determina o vocabulário e a sintaxe da linguagem empregada em seu atomismo lógico, com atenção dedicada às noções de existência e experiência. Para tal, tivemos que examinar como a sua análise de proposições e de conceitos servem a este fim. Notamos que Russell busca orientar as suas análises através de preceitos não-dogmáticos, que são alinhados com a sua ideia de uma filosofia científica. Identificamos que sua análise de proposições busca romper com uma lógica injustificadamente restrita à forma sujeito-predicado, que ele julgava ser a origem de uma gramática defectiva e então causa de problemas metafísicos supérfluos. Ademais, identificamos que sua análise de conceitos busca sempre determinar o significado dito “mais fundamental” de uma noção filosófica, entendendo que tal significado deve constituir “o núcleo” dos múltiplos significados correntes de uma palavra. Com isso, ele esperava impedir que um significado particular da palavra se impusesse sobre os demais, sem que houvesse uma razão para isso. Tomando a análise de proposições e de conceitos sob essas bases, Russell busca determinar precisamente os significados de “experiência” e “existência” para formar uma gramática livre de ambiguidade e vagueza, compatível com sua filosofia científica. Sobre a “existência”, Russell a define fundamentalmente como uma propriedade de funções proposicionais, de sorte que a proposição “a existe” pode ser melhor entendida como “‘x é a’ é possível”, ou ainda, como “‘x é a’ é às vezes verdadeira”. Argumentamos que o significado de “existência” é ainda complementado pelo significado fundamental de “experiência”, que se mostra na noção de familiaridade. Apontamos que “existência” e “familiaridade” são noções definidas em simbiose, de sorte que tudo o que existe, no sentido estrito da palavra, é o que é conhecido por familiaridade. A estrutura argumentativa da tese está dividida em três capítulos. O Capítulo 1 apresenta o atomismo lógico e mostra por que Russell o toma como uma filosofia científica. O Capítulo 2 explica o método capital do atomismo lógico – que é a análise lógica – e traz dois exemplos de análise de proposições. Por fim, o Capítulo 3 mostra como a análise de proposições e de conceitos serve à determinação de uma gramática filosófica. Além do mais, um anexo traz as traduções de dois textos caros ao atomismo lógico, “Le réalisme analytique” e “Knowledge by Acquaintance and Knowledge by Description”, na sequência de um comentário sobre os reflexos da tese sobre nossas escolhas de tradução.
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This work explores the construction processes of a specific language to philosophy in Bertrand Russell. The aim was to understand how he determined the vocabulary and syntax of the language used in his logical atomism, with attention to the notions of existence and experience. In order to do that, I had to examine how his analysis of propositions and concepts served to this purpose. I have noted that Russell tried to guide these analyses through non-dogmatic precepts, which are align with his idea of a scientific philosophy. I have identified that his analysis of propositions seeks to break with a logic unjustifiably restricted to the subject- predicate form, which he thought to be the origin of a defective grammar and thus cause of superfluous metaphysical problems. Moreover, I have identified that his analysis of concepts always seeks to determine the supposed “most fundamental” meaning of a philosophical notion, understanding that its meaning should consist in “the nucleus” of a word’s multiples usual meanings. Thereby, he hoped to prevent a particular meaning of the word from imposing itself on the others without a reason for it. Taking the analysis of propositions and concepts under that basis, Russell tried to precisely determine the meaning of “experience” and “existence” to compose a grammar free of vagueness and ambiguity, compatible with his scientific philosophy. Regarding to “existence”, Russell defines it as a property of propositional functions. Thus, the proposition “a exists” could be best understood as “‘x is a’ is possible” or “‘x is a’ is sometimes truth”. I argue that the meaning of “existence” is further complemented by the fundamental meaning of “experience”, which can be found in the notion of acquaintance. I pointed out that “existence” and “acquaintance” are defined in symbiosis, so that all that exists in the strict sense of the word is what is known by acquaintance. The thesis structure is divided into three chapters. Chapter
1 introduces logical atomism and shows why Russell takes it as a scientific philosophy. Chapter 2 explains its capital method – which is logical analysis – and provides two examples of analysis of propositions. Finally, Chapter 3 shows how the analysis of propositions and concepts serves to the construction of a philosophical grammar. In addition, an annex brings the translations of two texts, “Le réalisme analytique” and “Knowledge by Acquaintance and Knowledge by Description”, after a commentary on the thesis’ impact on our translation choices.
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GUSTAVI CAVALCANTE MARQUES
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FENOMENOLOGIA DA SIGNIFICAÇÃO A INTERCORPOREIDADE COMO FUNDAMENTO ORIGINÁRIO DAS PRÁTICAS SIMBÓLICAS
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Orientador : MONCLAR EDUARDO GOES DE LIMA VALVERDE
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MEMBROS DA BANCA :
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CLAUDINEI APARECIDO DE FREITAS DA SILVA
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GENILDO FERREIRA DA SILVA
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MAURO CARBONE
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MONCLAR EDUARDO GOES DE LIMA VALVERDE
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VINICIUS DOS SANTOS
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Data: 19/12/2019
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O presente trabalho parte da investigação do estatuto da relação entre o corpo e a consciência, buscando demonstrar como o desdobramento dessa relação possibilitará a construção de um horizonte de sentido passível de ser compartilhado, fundando uma abertura para a intersubjetividade, a qual, estando já inscrita desde sempre no âmbito da sensibilidade, possibilitará não só a apreensão sensível individual dos dados da realidade, como também o compartilhamento dos sentidos elaborados através da expressividade do corpo, revelando esse último como um verdadeiro canal originário de comunicação. Nesse sentido, pretendemos descrever a articulação entre a dimensão biológica do organismo, sua autorregulação e seu desdobramento em um modelo de integração de funções que estruturará, em um todo integro e interdependente, a motricidade, a afetividade, a sexualidade, e a linguagem. Essa estruturação fundará o espaço mental perfeitamente elaborado que é a marca registrada do homem, a qual funcionará como o centro do qual derivarão todos os seus empreendimentos expressivos. Em decorrência dessa integração, assumiremos a intercorporeidade como o modo concreto da intersubjetividade, estabelecendo de maneira inequívoca o fato de uma comunicação originária entre os indivíduos operada pela via da sensibilidade. Através desse movimento, será possível descrever a gênese da significação a partir do entrelaçamento sensível entre o corpo individual, as coisas e outrem, entrelaçamento este fundando na experiência espontânea de um mundo compartilhado, o qual se desdobrará em uma linguagem articulada – elaborada a partir dos elementos intersubjetivos catalogados pela experiência comunitária – e em instituições dela derivadas. Finalmente, em decorrência desse itinerário, pretendemos sustentar a hipótese de que essa comunicação espontânea só se faz possível porque já estamos, desde sempre, conectados uns com os outros através de nosso corpo, de modo que encontramos na intercorporeidade a dimensão de nossa existência que sustenta e da qual brotam todas as nossas práticas simbólicas.
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The present work starts from the investigation of the statute of the relation between the body and the conscience, demonstrating how the unfolding of this relationship will enable the construction of a horizon of meaning that can be shared, establishing an opening for the intersubjectivity, which, being always inscribed within the scope of sensibility, will enable not only the individual sensible apprehension of reality data, but also the sharing of the senses elaborated through the expressiveness of the body, revealing this last as a true channel of communication. In this sense, we intend to describe the articulation between the biological dimension of the organism, its self-regulation and its unfolding into a model of integration of functions that will structure, in an integral whole and interdependent, motor skills, affectivity, sexuality, and language. This structuring will found the perfectly elaborate mental space that is the hallmark of man, which it will function as the center from which all your expressive endeavors will derive. In As a result of this integration, we will assume intercorporeality as the concrete mode of intersubjectivity, unequivocally establishing the fact that a communication originating from between the individuals operated by the sensitivity pathway. Through this movement it will be possible describe the genesis of meaning from the sensitive intertwining of the individual body, things and others, intertwining this grounding in the spontaneous experience of a world which will unfold in an articulated language - elaborated from the intersubjective elements cataloged by community experience - and its institutions derivatives. Finally, as a result of this itinerary, we intend to support the hypothesis that this spontaneous communication is only possible because we have always been connected with each other through our body so that we find in the incorporeality the dimension of our existence that sustains and from which all our symbolic practices sprout.
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