Banca de QUALIFICAÇÃO: MORGANA CAIRES DE SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MORGANA CAIRES DE SANTANA
DATA : 11/03/2022
HORA: 14:00
LOCAL: plataforma google meet
TÍTULO:

COMPORTAMENTO DAS MEDIDAS ACÚSTICAS EM CANTORES TREINADOS E NÃO CANTORES


PALAVRAS-CHAVES:

acústica, voz, canto


PÁGINAS: 45
RESUMO:

A análise acústica da voz é uma das ferramentas usadas na avaliação multidimensional do comportamento vocal, e tem se tornado um método cada vez mais acessível. Ela complementa a avaliação perceptivo-auditiva e laríngea, fornecendo dados quantitativos e qualitativos da função vocal e alta reprodutibilidade para acompanhamento do paciente (LOPES et al, 2019; SAMPAIO et al, 2019).

Existem vários programas de análise acústica, dentre eles o Praat, de acordo com Maryn (2017) o Praat é atrativo para fins de avaliação, por ter disponíveis medidas acústicas de voz relacionadas com a frequência fundamental, nível sonoro e configuração espectral e cepstral. Além de ter um método quantitativo, não invasivo e de baixo custo.

O Praat oferece o cálculo do pico cepstral (CPP), que analisa a vogal e a fala, e tem maior força de correlação com a intensidade do desvio vocal, em comparação com o jitter e shimmer (LOPES et al, 2019). As medidas cepstrais da voz são recomendadas para descrever objetivamente a qualidade vocal por indicarem a organização harmônica de um sinal acústico, (BROCKMANN-BAUSER et al, 2019).   Dessa forma, esta medida trará mais dados para entender as diferenças acústicas entre cantores e não cantores.

A literatura aponta que os cantores estão expostos a uma exigência vocal mais específica, o que, por um lado, pode levar ao desenvolvimento de maior eficiência vocal (GUNJAWATE, RAVI, BELLUR, 2018). Por outro lado, essas exigências vocais específicas do uso da voz cantada, também podem tornar os cantores mais vulneráveis ao desenvolvimento de problemas vocais do que não cantores (GUNJAWATE, RAVI, BELLUR, 2018; SUNDBERG, 2015). 

 

Posto isto, esta pesquisa terá por objetivo investigar as medidas acústicas de cantores treinados e não cantores com e sem queixa vocal.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2583148 - MARILIA CARVALHO SAMPAIO
Externa ao Programa - 2362109 - FLAVIA ALBANO DE LIMA
Externo à Instituição - LEONARDO WANDERLEY LOPES - UFPB
Notícia cadastrada em: 10/02/2022 17:39
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA