|
Dissertações |
|
|
1
|
-
LUANA MÁRCIA ALVES DE ANDRADE CASALES
-
FATORES CLÍNICOS E DEMOGRÁFICOS ASSOCIADOS À TAXA DE PERMANÊNCIA EM UMA CLÍNICA DE FISIOTERAPIA: UM ESTUDO TRANSVERSAL RETROSPECTIVO
-
Orientador : MARILIA CARVALHO SAMPAIO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARILIA CARVALHO SAMPAIO
-
VICTOR HUGO DE FREITAS
-
ANA LUCIA BARBOSA GOES
-
Data: 06/02/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: A transição demográfica e epidemiológica no Brasil elevou a prevalência de condições crônicas como as dores musculoesqueléticas, as quais impactam a funcionalidade e a qualidade de vida. No cenário da fisioterapia, a gestão do tempo de permanência de pacientes é crucial para assegurar a eficiência e a qualidade no atendimento. Objetivos: Analisar os fatores clínicos e demográficos associados ao tempo de permanência em tratamentos fisioterapêuticos de pacientes atendidos em uma clínica de ortopedia e traumatologia em Salvador-BA. Métodos: Estudo transversal, retrospectivo e quantitativo, com 170 prontuários analisados entre 2023 e 2024. As variáveis foram coletadas do sistema SMART e submetidas à análise estatística descritiva e à regressão logística. Resultados: A maioria dos pacientes (70,6%) era do sexo feminino, com média de idade de 60 anos. A taxa de permanência elevada (≥30 sessões) foi associada ao sexo feminino (OR=2,05; p=0,041), idade mais avançada (p=0,02), presença de três ou mais diagnósticos médicos (OR=11,78; p=0,024), acometimento de múltiplas regiões corporais (OR=16,3; p<0,01) e hipertensão arterial (OR=2,14; p=0,023). Conclusão: Para as pessoas que apresentam os fatores clínicos e demográficos supracitados, são necessárias estratégias personalizadas e protocolos clínicos padronizados a fim de reduzir o tempo de tratamento e melhorar a qualidade do atendimento fisioterapêutico.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: Brazil's demographic and epidemiological transition has increased the prevalence of chronic conditions, such as musculoskeletal pain, affecting functionality and quality of life. In physiotherapy, managing patients' treatment duration is critical to ensure efficiency and quality of care. Objectives: To analyze clinical and demographic factors associated with treatment duration in patients attending a trauma and orthopedics physiotherapy clinic in Salvador, Brazil. Methods: This retrospective, cross-sectional, and quantitative study analyzed 170 medical records from 2023 to 2024. The variables were collected from the SMART system and subjected to descriptive statistical analysis and logistic regression. Results: Most patients (70.6%) were female, with an average age of 60. Extended treatment duration (≥30 sessions) was associated with female sex (OR=2.05; p=0.041), older age (p=0.02), three or more medical diagnoses (OR=11.78; p=0.024), multiple affected body regions (OR=16.3; p<0.01), and hypertension (OR=2.14; p=0.023). Conclusion: For people with the aforementioned clinical and demographic factors, personalized strategies and standardized clinical protocols are needed to reduce treatment time and improve the quality of physiotherapy care.
|
|
|
2
|
-
ABIGAIL FERREIRA DA SILVA MORENO
-
Fadiga vocal em professores durante ensino remoto e retorno às aulas presenciais no contexto da pandemia por COVID-19
-
Orientador : MARIA LUCIA VAZ MASSON
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADRIANE MESQUITA DE MEDEIROS
-
LÉSLIE PICCOLOTTO FERREIRA
-
MARIA LUCIA VAZ MASSON
-
Data: 10/02/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: a profissão docente carrega a responsabilidade da transmissão de conhecimentos para que alunos(as) tenham uma formação adequada. Para isso, o professor se submete a longas jornadas de trabalho, onde lhe é exigido uma alta demanda vocal. Como resultado, pode apresentar queixas como rouquidão, garganta seca e fadiga após uso prolongado da voz, ocasionando um distúrbio de voz relacionado ao trabalho (DVRT). Na pandemia do coronavírus, o trabalho docente sofreu mudanças repentinas para dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem, sendo necessário adequar o modelo de ensino remoto emergencial (ERE) ao ambiente doméstico, nem sempre apropriado para ministrar aulas. Com o retorno ao ensino presencial (REP), houve um maior distanciamento entre alunos e uso de máscara facial como medida de proteção contra a COVID-19. Objetivo: investigar o índice de fadiga vocal em professores da rede básica de ensino durante o ERE e no REP. Método: trata-se de estudo transversal com componente longitudinal, exploratório, prospectivo e multicêntrico, realizado por meio de inquérito online para avaliar as mudanças ocorridas no cotidiano de trabalho docente durante a pandemia do coronavírus. Os instrumentos utilizados foram: questionário elaborado pela equipe com dados sociodemográficos, condições de ambiente, saúde e trabalho, baseado no protocolo Condições de Produção Vocal do Professor (CPV-P); e Índice de Fadiga Vocal (IFV). Os professores responderam ao inquérito online via web, no período de fevereiro a julho de 2021 a abril a setembro de 2022. A análise descritiva dos dados foi realizada por meio do programa STATA 13.0. Resultados: participaram do estudo no ERE 263 professores dos municípios de Belo Horizonte Campinas, Salvador e São Paulo, com idades entre 24 e 45 anos, gênero feminino. Nesse período, 38,02% relataram ter um lugar adaptado para ministrar as aulas online, porém sem conforto (57,79%) e autorreferência de alteração vocal há 1 ano ou a mais (58,17%). O tempo de alteração teve associação estatisticamente significativa com a fadiga vocal (p-valor 0,0001). No REP 69,57% referiram autopercepção de esforço vocal durante o uso de máscara e o uso de máscara teve associação estatisticamente significante com autopercepção de fadiga vocal. Os escores total do IFV no ERE e no REP, sinalizaram autopercepção de fadiga vocal (FV). Conclusão: os professores relataram condições de trabalho desfavoráveis e estresse durante o ERE, com o tempo de alteração vocal associado ao surgimento ou manutenção da FV. O uso de máscara facial no REP contribuiu para o aumento do esforço vocal e também revelou associação com fadiga vocal.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: The teaching profession is responsible for transmitting knowledge so students receive adequate training. To this end, teachers work long hours, which require high vocal demands. As a result, they may experience complaints such as hoarseness, dry throat, and fatigue after prolonged voice use, leading to work-related voice disorders (WRD). During the coronavirus pandemic, teaching has undergone sudden changes to continue the teaching-learning process, and it was necessary to adapt the emergency remote teaching (ERT) model to the home environment, which is not always appropriate for teaching classes. With the return to in-person teaching (RIT), there was greater distancing between students and of face masks as a protective measure against COVID-19. Objective: To investigate the rate of vocal fatigue in elementary school teachers during the ERT and RIT. Method: This is a cross-sectional study with a longitudinal, exploratory, prospective, and multicenter component, carried out through an online survey to assess the changes that have occurred in the daily work of teachers during the coronavirus pandemic. The instruments used were a questionnaire prepared by the team with sociodemographic data, environmental, health, and work conditions, based on the Teacher Vocal Production Conditions (T-VPC) protocol, and the Vocal Fatigue Index (VFI). Teachers responded to the online survey via the web from February to July 2021 to April to September 2022. Descriptive analysis of the data was performed using the STATA 13.0 program. Results: 263 female teachers from Belo Horizonte, Campinas, Salvador, and São Paulo, aged between 24 and 45 years, participated in the study at ERT. During this period, 38.02% reported having an adapted place to teach online classes but without comfort (57.79%) and self-reported vocal change for 1 year or more (58.17%). The time of change had a statistically significant association with vocal fatigue (p-value 0.0001). In the RIT, 69.57% reported self-perception of vocal effort while wearing a mask, and of using a mask had a statistically significant association with self-perception of vocal fatigue. The total VFI scores in the ERT and RIT indicated self-perception of vocal fatigue (VF). Conclusion: Teachers reported unfavorable working conditions and stress during the ERT, with the time of vocal change associated with the emergence or maintenance of VF. The use of a face mask in the RIT contributed to increased vocal effort and revealed an association with vocal fatigue.
|
|
|
3
|
-
Marcos Vinicius Casais Barreto
-
RESPOSTAS AGUDAS DA PRESSÃO ARTERIAL E DA MODULAÇÃO AUTONÔMICA CARDÍACA DE MULHERES IDOSAS HIPERTENSAS SUBMETIDAS AO TREINAMENTO PLIOMÉTRICO
-
Orientador : VICTOR HUGO DE FREITAS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
VICTOR HUGO DE FREITAS
-
THIAGO TEIXEIRA MENDES
-
GUILHERME MORAIS PUGA
-
Data: 12/02/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
OBJETIVO: Este estudo analisou as respostas agudas da pressão arterial sistêmica (PA) e da modulação autonômica cardíaca (MAC) em mulheres idosas hipertensas submetidas ao exercício Pliométrico (EP). AMOSTRA: A PA foi analisada em dez mulheres idosas, com idade de 68.30 ± 4.64 anos. Já a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) foi analisada em oito mulheres idosas, com idade de 67,38 ± 4,50 anos. Todas as voluntárias eram hipertensas e fisicamente ativas. METÓDOS: Foi realizado um ensaio clínico, randomizado, com delineamento cruzado, com uma intervenção com EP e Controle (C), com pelo menos 72 horas de intervalo entre elas. A intervenção com EP consistiu em três exercícios para membros inferiores e três para membros superiores. A PA e a VFC foram monitoradas nos momentos pré e de 15 em 15 minutos por até 60 minutos após o EP e o C. RESULTADOS: Para a PAS foram observados efeitos nos fatores grupo (p < 0,02) e tempo (p < 0,01), com o momento pós 60 min apresentando valores maiores que o momento pré (p < 0,01). Para a PAD e PAM foi observado efeito no fator tempo (p < 0,01), com aumento dos valores nos momentos pós 15, pós 45 e pós 60 min em relação ao momento pré. Quando o C foi realizado, para a PAD, observou-se tamanho de efeito (Cohen’ d) grande nas comparações pós 60 min vs pré (d = 1,17) e pós 45 min vs pré (d = 0,92). Para a PAM, quando o C foi realizado, observou-se tamanho do efeito grande nas comparações pós 60 min vs pré (d = 1,06). As comparações realizadas para a PAD e PAM não apresentaram tamanho do efeito significativo quando o EP foi realizado. Para a VFC, não foi encontrada diferença no fator grupo (p > 0,05). Também não foi entrada diferença relevante no fator tempo para o EP (p > 0,05). No entanto, para o C, a Mean FC apresentou valores menores no momento pós 60 min quando comparado com o momento pré (p = 0,01), o SDNN e o SD2 foram diferentes quando os momentos pós 45 e pós 60 min foram comparados com o momento pré (p < 0,01). CONCLUSÃO: A partir dos resultados encontrados podemos concluir que o EP atenua a magnitude de aumento da PA e da alteração na VFC observados no controle.
-
Mostrar Abstract
-
OBJECTIVE: This study analyzed the acute responses of systemic blood pressure (BP) and cardiac autonomic modulation (CAM) in hypertensive elderly women undergoing Plyometric exercise (PE). SAMPLE: BP was analyzed in ten elderly women, aged 68.30 ± 4.64 years. Heart rate variability (HRV) was analyzed in eight elderly women, aged 67.38 ± 4.50 years. All volunteers were hypertensive and physically active. METHODS: A randomized, crossover clinical trial was conducted, with an intervention with PE and Control (C), with at least 72 hours of interval between them. The intervention with PE consisted of three exercises for lower limbs and three for upper limbs. BP and HRV were monitored before and every 15 minutes for up to 60 minutes after PE and C. RESULTS: For SBP, effects were observed in the group (p < 0.02) and time (p < 0.01) factors, with the post-60 min moment presenting higher values than the pre-moment (p < 0.01). For DBP and MBP, an effect was observed in the time factor (p < 0.01), with increased values at the post-15, post-45 and post-60 min moments in relation to the pre-moment. When C was performed, for DBP, a large effect size (Cohen’ d) was observed in the post-60 min vs pre (d = 1.17) and post-45 min vs pre (d = 0.92) comparisons. For MBP, when C was performed, a large effect size was observed in the post-60 min vs pre (d = 1.06) comparisons. The comparisons made for DBP and MAP did not show a significant effect size when PE was performed. For HRV, no difference was found for the group (p > 0.05). There was also no relevant difference in the time factor for PE (p > 0.05). However, for C, Mean HR showed lower values at the post-60 min moment when compared to the pre-moment (p = 0.01), SDNN and SD2 were different when the post-45 and post-60 min moments were compared to the pre-moment (p < 0.01). CONCLUSION: From the results found, we can conclude that PE attenuates the magnitude of the increase in BP and the change in HRV observed in the control.
|
|
|
4
|
-
Raiane de Carvalho Silva
-
DESEMPENHO FÍSICO, DESEQUILÍBRIO MUSCULAR E PREVALÊNCIA DE LESÕES EM ATLETAS DE JUDÔ COM DEFICIÊNCIA VISUAL
-
Orientador : RAFAEL LIMA KONS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
KAREN VALADARES TRIPPO
-
RAFAEL LIMA KONS
-
DANIELE DETANICO
-
Data: 18/02/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: O judô para pessoas com deficiência visual possui características similares ao judô convencional em termos de desempenho técnico-tático, físico e de estrutura temporal da luta, mas apresenta adaptações específicas como a classificação oftalmológica e o início do combate com pegada no judogi. A ausência de visão pode provocar adaptações neuromusculares que contribuem para desequilíbrios musculares, os quais podem estar associados a assimetrias entre membros, déficit bilateral de força (DBF) e lesões musculoesqueléticas. Pesquisas sugerem que desequilíbrios musculares afetam negativamente o desempenho de judocas e podem aumentar o risco de lesões, especialmente em contextos de alto desempenho, como o judô paralímpico. Objetivo: Analisar os níveis de assimetria muscular entre os membros, o déficit bilateral de força e a prevalência de lesões em atletas de judô com deficiência visual, oferecendo subsídios para o desenvolvimento de programas de treinamento eficazes e seguros. Método. Participaram dezoito atletas de judô com deficiência visual, membros da Seleção Paralímpica Brasileira, com idade média de 29,6 ± 8,2 anos. Esta dissertação foi estruturada em dois eixos principais, os quais correspondem a dois estudos de caráter transversal. O primeiro investigou a prevalência de lesões e sua relação com desequilíbrios musculares em atletas com deficiência visual congênita e adquirida. O segundo analisou a magnitude e a direção das assimetrias em testes físicos, incluindo salto com contramovimento (SCM), arremesso de medicine ball (AMB) e força isométrica máxima de preensão manual (FPM). Os dados foram tratados de forma transversal, avaliando associações entre variáveis biomecânicas, adaptações motoras e relatos de lesões. Resultados: Os atletas com deficiência visual congênita apresentaram maior prevalência de lesões em relação aos atletas com deficiência adquirida, atribuída às adaptações biomecânicas específicas. Testes como SCM e AMB indicaram níveis de assimetria superiores a 10%, enquanto o FPM apresentou assimetrias abaixo desse limiar. A direção das assimetrias variou entre os testes, sugerindo influências multifatoriais, incluindo comprometimentos na coordenação intersegmentar e no equilíbrio postural devido à deficiência visual. Apesar disso, a associação direta entre as assimetrias e as lesões mostrou-se inconclusiva para todos os parâmetros. Conclusão: Os achados reforçam a relevância de compreender as especificidades biomecânicas e neuromusculares de judocas com deficiência visual, destacando a necessidade de programas de treinamento que reduzam desequilíbrios musculares e o DBF, promovendo maior segurança e desempenho. Apesar das limitações, como o tamanho reduzido da amostra e a transversalidade do estudo, os resultados fornecem bases para futuras investigações longitudinais e para o desenvolvimento de intervenções direcionadas à prevenção de lesões nesta população.
-
Mostrar Abstract
-
Judo is a Paralympic modality in which athletes with different types of visual impairment participate, being currently divided into two groups: J1 (completely blind athletes) and J2 (partially blind athletes), in the current system the groups compete separately. During judo combats, a high physical demand is required by the athletes, mainly in the search to achieve advantage against the opponent, establishing efficient performance strategies based on the physical performance. Thus, in the case of judo, aspects such as maximum handgrip strength and muscle power of the lower and upper limbs are important factors for establishing better performance during judo combats, especially when applying specific techniques, controlling the opponent and transition strategies from the groundwork. However, judo is a unilateral modality, a balance between members is important, especially in carrying out specific techniques and t
Introduction: Judo for visually impaired individuals shares similar technical-tactical, physical, and temporal structure characteristics with conventional judo but includes specific adaptations, such as ophthalmological classification and starting the match with a grip on the judogi. The absence of vision may lead to neuromuscular adaptations that contribute to muscle imbalances, which can be associated with interlimb asymmetries, bilateral strength deficit (BSD), and musculoskeletal injuries. Research suggests that muscle imbalances negatively affect judo athletes' performance and may increase injury risk, especially in high-performance contexts such as Paralympic judo. Objective: To analyze muscle asymmetry levels between limbs, bilateral strength deficit, and the prevalence of injuries in visually impaired judo athletes, providing support for the development of effective and safe training programs. Method: Eighteen athletes with visual impairments from the Brazilian Paralympic Judo Team participated, with an average age of 29.6 ± 8.2 years. This dissertation is structured into two main axes, which correspond to two cross-sectional studies. The first investigated the prevalence of injuries and their relationship with muscle imbalances in athletes with congenital and acquired visual impairments. The second analyzed the magnitude and direction of asymmetries through physical tests, including countermovement jump (CMJ), medicine ball throw (MBT), and handgrip strength (HGS). Data were treated cross-sectionally, evaluating associations between biomechanical variables, motor adaptations, and injury reports. Results: Athletes with congenital visual impairment showed a higher prevalence of injuries compared to those with acquired impairment, attributed to specific biomechanical adaptations. Tests such as CMJ and MBT indicated asymmetry levels exceeding 10%, whereas HGS showed asymmetries below this threshold. The direction of asymmetries varied among tests, suggesting multifactorial influences, including impairments in intersegmental coordination and postural balance due to visual impairment. Nevertheless, the direct association between asymmetries and injuries was inconclusive across all parameters. Conclusion: The findings underscore the importance of understanding the biomechanical and neuromuscular specificities of visually impaired judo athletes, highlighting the need for training programs that address muscle imbalances and BSD, promoting greater safety and performance. Despite limitations such as the small sample size and the study's cross-sectional nature, the results provide a basis for future longitudinal investigations and for developing targeted interventions aimed at injury prevention in this populatio
actical strategies to oppose the opponent, so a muscle imbalance during combat can result in inefficient actions and in the worst case situation, cause musculoskeletal injuries. In judo for people with visual impairment, parameters related to muscle imbalance need even more attention, mainly because the lack of vision can be an influencing factor in combat adaptation, considering a balance between the limbs. Based on this, the aim of this study is to identify the association of interlimb asymmetry levels and bilateral strength deficit with the incidence of injuries in judo athletes with visual impairment. Eighteen judo athletes with visual impairment from the Brazilian judo team will participate in this study, in which they will perform the following tests, bilaterally and unilaterally: handgrip strength, countermovement jump and medicine ball throw. Still, to identify the incidence of injuries in a period of 6 months, the athletes will answer an adapted form, in which they describe several aspects related to injuries caused by the modality (severity, mechanism, return to activities and nature of the injury), considering the different groups, such as sex (male and female), origin of the impairment (acquired and congenital), visual class (J1 and J2) specific dominance (right- and left), asymmetries (>10% and <10%) and bilateral deficit of strength (deficit and neuromuscular facilitation). For statistical analysis, Student's t test will be used to compare variables between different groups and the Chi-square test to verify associations between incidence of injuries and different groups, considering the significance level at p<0.005.
|
|
|
5
|
-
ARIVAN OLIVEIRA GOMES JUNIOR
-
PERFIL DA VARIABILIDADE MOTORA EM ATLETAS DE CROSSFIT: UM ESTUDO TRANSVERSAL
-
Orientador : JOSE GARCIA VIVAS MIRANDA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA PAULA ANDRADE GOMES QUIXADÁ CARNEIRO
-
IURA GONZALEZ NOGUEIRA ALVES
-
JOSE GARCIA VIVAS MIRANDA
-
KAREN VALADARES TRIPPO
-
Data: 21/02/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: O CrossFit é um programa de exercícios de alta intensidade e complexidade cujo crescimento está cada vez maior em adeptos nos últimos anos. Como a literatura científica acerca desse tema se destaca quanto à prevalência de lesões e à associação quanto ao nível de experiência da prática do esporte, esse estudo busca elucidar as diferenças do comportamento motor dos atletas ao longo do tempo em relação a variáveis lineares e não lineares, e a respectiva variabilidade motora. Objetivo: caracterizar os padrões biomecânicos e a variabilidade motora entre atletas iniciantes, intermediários e experientes de CrossFit na execução de dois movimentos básicos, agachamento e arremesso para cima. Método: estudo de campo de caráter transversal, no qual foram avaliados 39 atletas de CrossFit, com idades entre 18 e 45 anos, de todos os gêneros. Resultados: Houve diferença estatisticamente significativa na variável W no eixo vertical, entre o grupo iniciante para os demais grupos, intermediários e experientes, em ambos os movimentos. As diferenças de p=0,022 e p=0,004, respectivamente, no movimento Press; e as diferenças de p<0,001 no movimento Squat. Conclusão: Esses valores evidenciam que os atletas iniciantes apresentaram a variabilidade do movimento menor quando comparado aos demais grupos, ou seja, menor distância percentual do movimento em relação ao modelo matemático de Hoff
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: CrossFit is a high-intensity and complex exercise program whose followers have been growing in recent years. Since the scientific literature on this subject highlights the prevalence of injuries and the association with the level of experience in practicing the sport, this study seeks to elucidate the differences in the motor behavior of athletes over time in relation to linear and non-linear variables, and the respective motor variability. Objective: to characterize the biomechanical patterns and motor variability among beginner, intermediate and experienced CrossFit athletes in the execution of two basic movements, squat and throw up. Method: cross-sectional field study, in which 39 CrossFit athletes, aged between 18 and 45 years, of all genders were evaluated. Results: There was a statistically significant difference in the variable W on the vertical axis, between the beginner group and the other groups, intermediate and experienced, in both movements. The differences of p=0.022 and p=0.004, respectively, in the Press movement; and differences of p<0.001 in the Squat movement. Conclusion: These values show that beginner athletes presented lower movement variability when compared to the other groups, that is, a lower percentage distance of the movement in relation to Hoff's mathematical model.
|
|
|
6
|
-
ERIVANIA GUEDES DA PAZ
-
DISFUNÇÕES OCULOMOTORAS E QUEIXA DE TONTURA EM INDIVÍDUOS COM LESÃO CEREBRAL TRAUMÁTICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
-
Orientador : LUCIENE DA CRUZ FERNANDES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LUCIENE DA CRUZ FERNANDES
-
ANA LÚCIA VIEIRA DE FREITAS BORJA
-
CAIO LEÔNIDAS OLIVEIRA DE ANDRADE
-
Data: 13/03/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: A lesão cerebral traumática (LCT) pode resultar em disfunções oculomotoras e vestibulares, impactando o equilíbrio, a estabilização do olhar e a integração sensorial, frequentemente associadas a sintomas de tontura. Diferentes mecanismos fisiopatológicos foram propostos para explicar a coexistência dessas alterações, porém, a caracterização detalhada desses déficits ainda não está consolidada. Objetivo: Discutir características de disfunções oculomotoras e queixa de tontura em indivíduos com LCT. Método: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, conduzida de acordo com o checklist PRISMA e registrada no PROSPERO (CRD42021289745). A busca foi realizada nas bases PubMed e BVS, utilizando descritores do MeSH, sem inclusão de literatura cinzenta. Foram selecionados estudos observacionais analíticos que avaliaram movimentos oculares e tontura em indivíduos com LCT. Excluíram-se estudos com animais, uso de medicamentos, amostras menores que dez participantes e publicações não indexadas. A qualidade metodológica e o risco de viés foram avaliados com ferramentas do JBI. Resultados: A busca resultou em 11 artigos, dos quais sete foram incluídos (seis transversais e um caso-controle). Os estudos, publicados entre 2015 e 2024, contemplam contextos internacionais (Estados Unidos, Índia e Austrália) e analisaram 460 indivíduos, majoritariamente do sexo masculino, incluindo atletas e veteranos de guerra, com idades entre 18 e 70 anos, que sofreram concussão ou traumatismo cranioencefálico. Todos os estudos avaliaram a tontura por meio do Dizziness Handicap Inventory (DHI), e indivíduos com LCT apresentaram escores significativamente mais elevados. Foram identificados déficits significativos em sacadas, perseguição suave e reflexo vestíbulo-ocular, além de alterações em testes de nistagmo, anulação de alinhamento vertical e torcional (VAN e TAN), Gaze Stabilization Test, potencial miogênico evocado vestibular (oVEMP). Alguns estudos também relataram correlação entre escores mais elevados no DHI e um maior número de disfunções oculomotoras. Conclusão: Os achados reforçam a importância de uma abordagem diagnóstica integrada, considerando a interação entre os sistemas vestibular e oculomotor. Essa perspectiva pode aprimorar a compreensão clínica e a reabilitação de indivíduos com LCT e queixa de tontura.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: Dizziness is a common and complex symptom that can manifest itself in different ways. Clinical attention often focuses on acute dizziness and differentiating between peripheral and central causes of dizziness. The assessment of ocular motricity emerges as a crucial aspect in the assessment of dizziness. Understanding the oculomotor characteristics in patients with non-acute dizziness can provide significant insights into the underlying mechanisms and guide more effective intervention strategies. Objective: Compare the assessment of oculomotor function in individuals with and without complaints of non-acute dizziness. Materials and methods: This is an observational, cross-sectional study. It is expected to reach 100 participants, selected for convenience, aged 18 years or over and who complain of persistent dizziness, but without feeling dizzy at the time of the assessment. Participants will undergo different oculomotor tests, based on visual observations and the data will be statistically analyzed using the Statistical Package for the Social Sciences program. In order to check whether there are significant differences between the groups with regard to clinical tests, the Chi-square or Fisher's exact test will be used. Expected results: It is believed that participants with non-acute dizziness will demonstrate a greater prevalence and severity of oculomotor abnormalities compared to those without complaints of dizziness.
|
|
|
7
|
-
DARCTON SOUZA DE AGUIAR
-
ELETRODIAGNOSTICO E MAPEAMENTO BIOENERGETICO EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA
-
Orientador : CLEBER LUZ SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLEBER LUZ SANTOS
-
KAREN VALADARES TRIPPO
-
LAISA LIANE PAINEIRAS DOMINGOS
-
Data: 18/03/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
A medicina tradicional chinesa (MTC) ganha cada vez mais seguidores, tanto em sua abordagem teórica quanto prática. Assim, as práticas integrativas estão cada vez mais presentes nas clínicas, apesar de a literatura científica carecer de estudos que sejam bem conduzidos metodologicamente e que apresentem resultados que auxiliem na melhor compreensão e significância clínica e científica destas intervenções. A condutância da pele é a medida fisiológica periférica que melhor reflete a atividade do sistema nervoso periférico autônomo (SNPA) e tem sido mais amplamente utilizada para medir sua atividade. OBJETIVO: O objetivo deste projeto é identificar as características bioenergéticas dos meridianos de acupuntura de acordo com o grau de dor em pacientes com fibromialgia e dor crônica. MÉTODO: Trata-se de um estudo observacional, exploratório de corte transversal baseado no Check List Strobe, serão selecionados sujeitos com diagnóstico de Fibromialgia confirmado por relatório médico, Participarão deste estudo os sujeitos com idade igual ou superior a 18 anos de ambos os sexos, que tenham diagnóstico clínico de fibromialgia por relatório médico com data inferior a 2 anos e que atenda aos critérios do colégio americano de reumatologia (CAR) de 2010. RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se com este projeto de pesquisa identificar as alterações energéticas dos canais de acupuntura, bem como realizar o eletrodiagnóstico dos sujeitos envolvidos na pesquisa, afim de estimular estudos futuros para melhor compreensão dos parâmetros energéticos de pacientes com fibromialgia.
-
Mostrar Abstract
-
Traditional Chinese medicine (TCM) is gaining more and more followers, both in its theoretical and practical approach. Thus, integrative practices are increasingly present in clinics, despite the scientific literature lacking studies that are well conducted methodologically and that present results that help to better understand the clinical and scientific significance of these interventions. Skin conductance is the peripheral physiological measurement that best reflects the activity of the peripheral autonomic nervous system (APNS) and has been most widely used to measure its activity. OBJECTIVE: The objective of this project is to identify the bioenergetic characteristics of acupuncture meridians according to the degree of pain in patients with fibromyalgia and chronic pain. METHOD: This is an observational, exploratory cross-sectional study based on the Strobe Check List. Subjects with a diagnosis of Fibromyalgia confirmed by a medical report will be selected. Subjects aged 18 years or over of both sexes will participate in this study, who have a clinical diagnosis of fibromyalgia by a medical report less than 2 years old and who meet the criteria of the American College of Rheumatology (CAR) of 2010. EXPECTED RESULTS: This research project is expected to identify the energetic changes of acupuncture channels , as well as carrying out electrodiagnosis of the subjects involved in the research, in order to stimulate future studies to better understand the energetic parameters of patients with fibromyalgia.
|
|
|
8
|
-
Crislane dos Santos Soares
-
TECNOLOGIA ASSISTIVA DIGITAL: O USO DE SOFTWARES LIVRES POR ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM UM CENTRO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO
-
Orientador : FERNANDA MATRIGANI MERCADO GUTIERRES DE QUEIROZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
Adriana da Paixão Santos
-
FERNANDA MATRIGANI MERCADO GUTIERRES DE QUEIROZ
-
KARINA MOREIRA MENEZES
-
RAFAEL LIMA KONS
-
Data: 28/03/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
No âmbito das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) muitos avanços foram alcançados. Um exemplo é a criação de softwares livres que podem ser usados como Tecnologia Assistiva (TA) pelas pessoas com deficiência. Dentro da classificação da TA, podemos encontrar a Tecnologia Assistiva Digital (TAD), que pode ser definida como produtos relacionados às mídias digitais ou eletrônica, informática, telecomunicações e multimídia. Assim, o objetivo geral desse estudo é analisar potencialidades de uso de softwares de TAD em um Centro de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para pessoas com deficiência visual (CAEEDV) no município de Salvador, Bahia. Como metodologia, foi realizado um estudo de caso, em que se constituíram instrumentos de coleta de dados, a observação do funcionamento dos softwares de TA, bem como a utilização dos softwares utilização pelas estudantes, também, foram realizadas entrevistas com um professor, duas estudantes que participavam do AEE no Centro de Atendimento Especializado e seus responsáveis sobre as suas impressões acerca da funcionalidade e potencialidades desses programas. Ainda, foi construído um protocolo de observação, utilizado antes e após a introdução dos softwares na rotina de atendimento dos estudantes. Para a realização dessa pesquisa se utilizou a técnica de triangulação, a fim de agrupar os dados que consistem em análise documental, observação com protocolo de registro, entrevista. No que diz respeito aos conteúdos levantados pela pesquisa, se utilizou a técnica de análise de conteúdo. O estudo culminou na categorização e análise dos dados obtidos nas entrevistas, identificando nove categorias principais e suas respectivas subcategorias. Também foi realizado pré-testes e pós-testes a partir do protocolo de observação como etapa metodológica estruturante. Os resultados indicaram que o uso de softwares livres de Tecnologia Assistiva (TA), potencializou e garantiu a acessibilidade às atividades propostas. Os softwares viabilizam a leitura e localização de informações na tela do computador, ao passo que, sob a orientação pedagógica do professor, também orientou o desenvolvimento de habilidades na área das Tecnologias da Informação e Comunicação. Com base nas informações coletadas e analisadas por meio de observações e da análise documental, foi elaborada uma lista de estratégias voltadas à promoção do uso de softwares de TA em ambientes educacionais. Concluiu-se por meio da análise desse contexto que o professor e sua forma de mediar é imprescindível para que os processos de ensino e aprendizagem ocorram de forma significativa e o estudante encontre território fértil para se desenvolver. O estudante enquanto sujeito que ensina, aprende e ressignifica saberes também é essencial nesse lugar de construção, assim como os responsáveis por eles participam atualmente da construção desses estudantes enquanto sujeitos, auxiliando-os também. Outro dado importante é que embora não utilizem ainda os softwares na escola regular, as estudantes percebem que ter aprendido a utilizar os softwares, bem como terem desenvolvido habilidades a partir do uso do computador, vai ajudar as estudantes a curto e longo prazo.
-
Mostrar Abstract
-
In the field of Digital Information and Communication Technologies (DICT), many advances have been achieved. One example is the creation of free software that can be used as Assistive Technology (AT) by people with disabilities. Within the AT classification, we can find Digital Assistive Technology (TAD), which can be defined as products related to digital or electronic media, computing, telecommunications, and multimedia. Thus, the general objective of this study is to analyze the potential use of TAD software in a Specialized Educational Assistance Center (AEE) for people with visual impairment (CAEEDV) in the city of Salvador, Bahia. As a methodology, a case study was carried out, in which data collection instruments were established, the observation of the functioning of the AT software, as well as the use of the software by the students. Interviews were also conducted with a teacher, two students who participated in the AEE at the Specialized Service Center and their guardians about their impressions about the functionality and potential of these programs. Furthermore, an observation protocol was constructed, used before and after the introduction of the software in the routine of the students' care. To analyze the data of this study, data analysis and the content analysis technique were used, and with regard to the content raised by the research, data triangulation was used. The study culminated in the categorization and analysis of the data obtained in the interviews, identifying nine main categories and their respective subcategories. Pre-tests and post-tests were also carried out based on the observation protocol as a structuring methodological step. The results indicated that the use of free Assistive Technology (AT) software enhanced and guaranteed accessibility to the proposed activities. The software enables the reading and location of information on the computer screen, while under the pedagogical guidance of the teacher, it also guided the development of skills in the area of Information and Communication Technologies. Based on the information collected and analyzed through observations and document analysis, a list of strategies was drawn up aimed at promoting the use of AT software in educational environments. The analysis of this context concluded that the teacher and his/her way of mediating is essential for the teaching and learning processes to occur in a meaningful way and for the student to find fertile ground for development. The student as a subject who teaches, learns and resignifies knowledge is also essential in this place of construction, just as those responsible for them currently participate in the construction of these students as subjects, also helping them. Another important fact is that although they do not yet use the software in regular school, the students realize that having learned to use the software, as well as having developed skills from using the computer, will help them in the short and long term.
|
|
|
9
|
-
Milena Velame Deitos
-
EFEITOS DO EXERGAMING SOBRE A MARCHA E O RISCO DE QUEDA EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO CONTROLADO
-
Orientador : KAREN VALADARES TRIPPO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSE GARCIA VIVAS MIRANDA
-
KAREN VALADARES TRIPPO
-
MICHELI BERNARDONE SAQUETTO
-
Data: 28/03/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: Transtorno do Espectro Autista (TEA) caracteriza-se como alteração do neurodesenvolvimento, apresentando sintomas motores, que podem predispor a quedas e a alteração na marcha. O exergaming tem demonstrado bons resultados em crianças com TEA, porém foram encontrados poucos estudos que avaliam os efeitos do exergaming sobre a marcha e o risco de quedas. Objetivo: Avaliar os efeitos do exergaming sobre o desempenho motor durante a marcha e o risco de quedas em crianças com TEA. Método: Ensaio clínico controlado e randomizado com 22 participantes, diagnosticados com TEA, nível I ou II; idade: 5 a 9 anos; sem uso contínuo de medicamentos que interferem no equilíbrio e quedas; sem fisioterapia por 2 meses. Randomizados em Grupo Exergaming (GE, n=11) e Grupo Telemonitoramento (GT, n=11). O GE fez o protocolo com exergaming: 2 sessões semanais de 30-35 min cada (10 min iniciais, 20-25 de exergaming, 5 min de desaquecimento), durante 3 meses, enquanto o GT recebeu uma cartilha de atividades para serem feitas em casa, com os responsáveis, sendo telemonitorados quinzenalmente. Avaliação cega através de questionários validados, diário de quedas e avaliação da marcha em Laboratório de Marcha. Para comparar as variáveis independentes e pareadas foram utilizados testes paramétricos. Para as variáveis categóricas foram utilizados o teste exato de Fisher ou Qui-quadrado nas comparações entre grupos, e o McNemar nas comparações intragrupos. Foi considerado nível de significância de 5% (p <0,05). Resultados: Os resultados foram apresentados no formato de três artigos. O primeiro artigo trouxe o protocolo detalhado do ensaio clínico. O segundo artigo apresentou as principais adaptações realizadas durante o tratamento com exergaming e os três critérios principais que as crianças com TEA precisam ter para poderem se beneficiar desta terapêutica. As principais adaptações foram: tatame único, sonorização, adequação dos estímulos sensoriais e isolamento acústico e espacial. Os principais critérios para uso do exergaming em crianças com TEA são: capacidade de imitação, triangular atenção e obedecer a comandos simples. O terceiro artigo trouxe os resultados da intervenção realizada no ensaio clínico. Houve modificação dos índices de simetria da pelve, com tamanho de efeito moderado na obliquidade da pelve para o grupo exergaming (d=0.660) e de inclinação e rotação no grupo telemonitoramento (d=0.605; d=0.823, respectivamente). Não houve alterações significativas nos demais parâmetros cinemáticos da marcha. Houve uma redução do número de quedas para todas as crianças, apresentando tamanho de efeito moderado (d=0.747) apenas nas que estavam no grupo exergaming, e uma melhora estatisticamente significante na pontuação da escala de equilíbrio para o grupo telemonitoramento (p=0.011). Entretanto, não houve diferenças significativas entre os grupos para nenhum dos parâmetros avaliados. Conclusão: Não houve diferença entre os grupos quanto ao desempenho motor durante a marcha e o risco de quedas nas crianças com TEA. Os resultados indicam que tanto o exergaming, por sua característica lúdica e de envolvimento direto com o fisioterapeuta, como o telemonitoramento, que utilizou cartilha com atividades motoras orientada para os responsáveis, podem ser recursos viáveis a serem utilizados na reabilitação motora de crianças com TEA, desde que sejam adaptados para essa população, como ferramentas terapêuticas adicionais para o controle da marcha, equilíbrio e prevenção de quedas. Registrado: Clinical Trial, ID número NCT05908357. CAAE: 66594723.2.0000.5543.
-
Mostrar Abstract
-
Background: Autism Spectrum Disorder (ASD) is characterized by neurodevelopmental disorders, presenting motor symptoms that may predispose to falls and gait disorders. Exergaming has shown promising results in children with ASD, but few studies evaluated the effects of exergaming on gait and the risk of falls. Objective: To assess the effects of exergaming on motor performance during gait and the risk of falls in children with ASD. Method: Randomized controlled clinical trial. 22 participants, diagnosed with ASD, level I or II; age: 5 to 9 years; without continuous use of medications that interfere with balance and falls; without physical therapy for 2 months. Randomized into Exergaming Group (EG, n=11) and Telemonitoring Group (TG, n=11). The EG followed the exergaming protocol: 2 weekly sessions of 30-35 min each (10 min initial, 20-25 min exergaming, 5 min cooldown) for 3 months, while the TG received a booklet of activities to be done at home, with the guardians, and were telemonitored biweekly. Blind evaluation was done through validated questionnaires, a fall diary, and a gait assessment in the gait laboratory. Parametric tests were used to compare independent and paired variables. For categorical variables, Fisher's exact test or Chi-square test was used for comparisons between groups, and McNemar's test for intragroup comparisons. A significance level of 5% (p <0.05) was considered. Results: The results were presented in three articles format. The first article provided the detailed protocol of the clinical trial. The second article presented the central adaptations made during the exergaming treatment and the three main criteria that children with ASD need to have to benefit from this therapy. The central adaptations were single mat, sound, adequacy of sensory stimuli, and acoustic and spatial isolation. The main criteria for the use of exergaming in children with ASD are imitation ability, triangulation of attention, and obeying simple commands. The third article presented the results of the intervention carried out in the clinical trial. There was a change in the pelvic symmetry indices, with a moderate effect size in pelvic obliquity for the exergaming group (d=0.660) and in inclination and rotation in the telemonitoring group (d=0.605; d=0.823, respectively). There were no significant changes in the other kinematic gait parameters. There was a reduction in the number of falls for all children, with a moderate effect size (d=0.747) only in those in the exergaming group and a statistically significant improvement in the balance scale score for the telemonitoring group (p=0.011). However, the groups had no significant differences for any of the parameters evaluated. Conclusion: There was no difference between the groups regarding motor performance during gait and the risk of falls in children with ASD. The results indicate that both exergaming, considering its playful characteristics and direct involvement with the physiotherapist, and telemonitoring, which uses a booklet with motor activities guided for guardians, can be viable resources to be used in the motor rehabilitation of children with ASD, as long as both are adapted for this population, as additional therapeutic tools for gait control, balance, and fall prevention. Registered: Clinical Trial, ID number NCT05908357. CAAE: 66594723.2.0000.5543.
|
|
|
10
|
-
Bruno Guimarães Santana
-
O DESAPARECIMENTO DE VITOR PARA O TDAH: A PRESCRIÇÃO E O USO DE PSICOFÁRMACOS POR UMA CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ITAPARICA – BA
-
Orientador : ELAINE CRISTINA DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ELAINE CRISTINA DE OLIVEIRA
-
LYGIA DE SOUSA VIEGAS
-
VLADIMIR ANDREI RODRIGUES ARCE
-
Data: 28/03/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: durante o período que corresponde à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental I, dificuldades na aquisição da escrita ou aspectos relacionados ao comportamento em sala de aula podem configurar sinais de alerta para o desenvolvimento das crianças. Investigações e avaliações compõem a instauração de um processo que pode ser conduzido por profissionais de áreas cada vez mais especializadas no desenvolvimento humano. Nesse momento, uma direção conduzida pelo imediatismo junto à centralização do discurso médico, pode resultar no processo conhecido por medicalização. Objetivos: este estudo teve como objetivo geral analisar a indicação e o uso de psicofármacos por uma criança com queixas escolares atendida no Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) do município de Itaparica – BA. Mais especificamente, objetivamos: a) analisar as queixas escolares referentes à criança que utilizava psicofármacos; b) investigar o seu processo de diagnóstico e de prescrição de psicofármacos; e c) compreender os efeitos do uso de psicofármacos para o seu processo de escolarização. Materiais e Métodos: trata-se de um estudo de caso de uma criança de 10 anos, matriculada no AEE, que fazia uso de diversos medicamentos. O estudo foi conduzido por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com a criança, sua responsável, sua professora, os profissionais de psicologia e psicopedagogia que a acompanhavam, além da médica responsável por prescrever os medicamentos. As informações produzidas por meio das entrevistas foram analisadas e interpretadas em uma perspectiva discursiva, com o referencial teórico sobre fracasso escolar e medicalização, propostos principalmente por Maria Helena Souza Patto e Maria Aparecida Affonso Moysés, além dos estudos produzidos pelo Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Resultados e Discussão: As principais queixas destinadas à Vitor, referiam-se à agitação e dificuldade de concentração. Desde os 6 anos de idade, Vitor recebeu prescrições de medicamentos como “Ritalina”, “Risperidona” e “Neuleptil” para melhorar seu comportamento e seu aprendizado, o que não ocorreu. Na tentativa de conter seus comportamentos, Vitor passou por trocas de medicamentos e posologias, comportamentos como de agitação foram substituídos por outros (tiques). A partir do caso, percebemos a responsabilização de crianças e familiares pelo fracasso escolar sustentada em discursos e teorias organicistas e medicalizantes, descolados dos aspectos subjetivos e históricos. Conclusão: O caso de Vitor nos possibilitou observar que o uso de fármacos teve como principal função deixar de tensionar a ordem imposta e controlar os corpos indesejáveis no ambiente escolar. Este estudo nos possibilitou observar que diagnósticos e psicofármacos podem, a nosso ver, representar justificativa para a ausência de responsabilidade política com o fracasso escolar.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: during the period corresponding to Early Childhood Education and Elementary School I, difficulties in acquiring writing or aspects related to behavior in the classroom can constitute warning signs for children's development. Investigations and evaluations constitute the establishment of a process that can be conducted by professionals from areas increasingly specialized in human development. At this moment, a direction driven by immediacy along with the centralization of medical discourse can result in the process known as medicalization. Objectives: this study had the general objective of analyzing the indication and use of psychotropic drugs by a child with school complaints attended at the Specialized Educational Assistance Center (CAEE) in the city of Itaparica – BA. More specifically, we aimed to: a) analyze school complaints regarding children who used psychotropic drugs; b) investigate their diagnosis and prescription process for psychotropic drugs; and c) understand the effects of using psychotropic drugs on the schooling process. Materials and Methods: this is a case study of a 10-year-old child, enrolled in the AEE, who was taking various medications. The study was conducted through semi-structured interviews carried out with the child, their guardian, their teacher, the psychology and psychopedagogy professionals who accompanied them, in addition to the doctor responsible for prescribing the medications. The information produced through the interviews was analyzed and interpreted from a discursive perspective, with the theoretical framework on school failure and medicalization, proposed mainly by Maria Helena Souza Patto and Maria Aparecida Affonso Moysés, in addition to the studies produced by the Forum on Medicalization of Education and Society. Results and Discussion: Vitor's main complaints referred to agitation and difficulty concentrating. Since he was 6 years old, Vitor has been prescribed medications such as “Ritalin”, “Risperidone” and “Neuleptil” to improve his behavior and learning, which did not happen. In an attempt to contain his behaviors, Vitor changed medications and dosages, behaviors such as agitation were replaced by others (tics). From the case, we perceive the responsibility of children and families for school failure based on organicist and medicalizing discourses and theories, detached from subjective and historical aspects. Conclusion: Vitor's case allowed us to observe that the main function of the use of drugs was to stop tensioning the imposed order and control undesirable bodies in the school environment. This study allowed us to observe that diagnoses and psychotropic drugs can, in our view, represent justification for the lack of political responsibility for school failure.
|
|
|
11
|
-
SABRINA CORREIA DE OLIVEIRA BRANDÃO
-
EFEITOS DO EXERCÍCIO ISOMÉTRICO DE PREENSÃO MANUAL NAS RESPOSTAS CARDIOVASCULARES DE IDOSOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA E UM ENSINO CLÍNICO RANDOMIZADO.
-
Orientador : VICTOR HUGO DE FREITAS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
VICTOR HUGO DE FREITAS
-
DANIEL DOMINGUEZ FERRAZ
-
THIAGO TEIXEIRA MENDES
-
Data: 25/04/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: A hipertensão arterial (HA) é uma condição multifatorial caracterizada pela elevação persistente da pressão arterial (PA), sendo um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares. Estudos apontam que o exercício isométrico de preensão manual (EIPM) pode contribuir para a redução da pressão arterial, mas há uma lacuna na literatura sobre os seus efeitos em idosas hipertensas. Objetivo: O presente estudo analisou os efeitos agudos do EIPM nas respostas da PA e modulação autonômica cardíaca (MAC) de idosas hipertensas. Métodos: O estudo incluiu 12 idosas hipertensas, treinadas e com a PA controlada, com idade média de 67,8 ± 3,8 anos. Foi realizado um ensaio clínico, randomizado, do tipo crossover. As participantes realizaram o EIPM a 30% e a sessão controle (C) a 3% da contração isométrica voluntária máxima (CIVM), utilizando uma bola antiestresse, com quatro séries para cada mão (8 séries) de um minuto de contração, intercaladas por um minuto de descanso. Foi respeitado o intervalo de no mínimo 72 horas entre as sessões. A PA e a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) foram monitoradas nos momentos pré e nos momentos 15, 30, 45 e 60 minutos após o EIPM e a C. Resultados: A análise revelou um efeito significativo do fator tempo sobre a pressão arterial sistólica (PAS), diastólica (PAD) e média (PAM) (P < 0,01). Além disso, a interação tempo vs intervenção foi significativa para PAS (p = 0,04), com as comparações pareadas mostrando que a PAS no grupo EIPM nos minutos pós 30 (p=0,04), pós 45 (p=0,04) e pós 60 (p=0,01) foi maior quando comparado com o momento pré-intervenção. Em relação à VFC, observou-se que a FC média reduziu após 45 e 60 min (p < 0,01) quando comparado com o momento pré quando o EIPM e o C foram realizados, o que foi acompanhado por aumento do SDNN (p<0,05) e da SD2 (p<0,05). A intervenção C também apresentou aumento do RMSSD (p<0,01) e do SD1 (p<0,01) no momento pós 45 min quando comparado com o pré. Não foi observado diferença entre as intervenções para as variáveis de VFC (P > 0,05). Conclusão: De acordo com os resultados apresentados, o EIPM realizado com uma bola antiestresse elevou a PA de mulheres idosas, hipertensas, treinadas e com a PA controlada por até 60 minutos. Além disso, verificou-se que o EIPM realizado não alterou a MAC das participantes.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: Hypertension (HTN) is a multifactorial condition characterized by the persistent elevation of blood pressure (BP), being one of the main risk factors for cardiovascular diseases. Studies indicate that isometric handgrip exercise (IHG) may contribute to reducing blood pressure, but there is a gap in the literature regarding its effects on hypertensive elderly women. Objective: This study analyzed the acute effects of IHG on BP responses and cardiac autonomic modulation (CAM) in hypertensive elderly women. Methods: The study included 12 trained hypertensive elderly women with controlled BP, with a mean age of 67.8 ± 3.8 years. A randomized, crossover clinical trial was conducted. Participants performed IHG at 30% and the control session (C) at 3% of the maximal voluntary isometric contraction (MVIC) using a stress ball, in four sets of one-minute contractions for each hand, interspersed with one-minute rest periods. A minimum interval of 72 hours between sessions was maintained. BP and heart rate variability (HRV) were monitored at baseline and at 15, 30, 45, and 60 minutes post-IHG and post-C. Results: The analysis revealed a significant effect of the time factor on systolic (SBP), diastolic (DBP) and mean (MAP) blood pressure (P < 0.01). Furthermore, the time vs intervention interaction was significant for SBP (p = 0.04), with pairwise comparisons showing that SBP in the IHG group at 30 (p = 0.04), 45 (p = 0.04) and 60 (p = 0.01) minutes post-intervention was higher when compared to the pre moment. Regarding HRV, it was observed that the mean HR reduced after 45 and 60 min (p < 0.01) when compared to the pre-intervention moment when IHG and C were performed, which was accompanied by an increase in SDNN (p < 0.05) and SD2 (p < 0.05). Intervention C also showed an increase in the short-term vagal modulation variables RMSSD (p<0.01) and SD1 (p<0.01) at the time post 45 min when compared to pre. No difference was reported between the interventions for the HRV variables (P > 0,05). Conclusion: According to the results reported, IHG performed with a stress ball increased BP in trained hypertensive elderly women with controlled BP for up to 60 minutes. Moreover, it was observed that the performed IHG did not affect the CAM of participants.
|
|
|
12
|
-
JOICEANGELA ALVES NASCIMENTO
-
PERFIL DA AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL DO PROCESSAMENTO AUDITIVO EM INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
-
Orientador : LUCIENE DA CRUZ FERNANDES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LUCIENE DA CRUZ FERNANDES
-
MAYSA BASTOS RABELO BISPO
-
TATIANE COSTA MEIRA
-
Data: 23/05/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento caracterizada por déficits na comunicação social e padrões de comportamento restritivos e repetitivos. Alterações sensoriais são frequentes nesse grupo, afetando especialmente o sistema auditivo e as habilidades do Processamento auditivo central (PAC). Apesar das recorrentes alterações auditivas no TEA os mecanismos do PAC nessa população ainda são pouco compreendidos, o perfil da avaliação comportamental do PAC pode investigar os mecanismos predominantemente alterados e oferecer subsídios importantes para intervenções que favoreçam o desenvolvimento global de crianças com TEA. Objetivos: O estudo teve como objetivo caracterizar o perfil da avaliação comportamental do PAC em crianças e adolescentes com TEA, identificando as habilidades auditivas mais impactadas e suas correlações com queixas comportamentais. Métodos: Trata-se de um estudo observacional retrospectivo baseado na análise documental de 20 relatórios de avaliação do PAC de crianças e adolescentes com TEA, com idade entre 7 e 14 anos. Foram analisadas as habilidades auditivas por meio de testes comportamentais aplicados e correlacionadas com informações da anamnese sobre queixas auditivas e dificuldades escolares. Resultados: Os testes indicaram que as habilidades auditivas mais frequentemente alteradas foram ordenação temporal (80% de alteração), integração binaural (70% de alterações) e separação binaural (85% de alterações) com menor desempenho da orelha esquerda para os testes dicóticos. Já as habilidades de resolução temporal e o fechamento auditivo e figura-fundo auditiva apresentaram melhor dentro da normalidade na maioria da amostra. Houve correlações significativas entre os achados da avaliação do PAC e queixas como dificuldade de compreensão em ambientes ruidosos, atenção reduzida e dificuldade na discriminação de sons da fala. Conclusão: Os resultados demonstram que indivíduos com TEA apresentam um perfil específico de alterações no PAC, com alteração de ao menos uma habilidade auditiva central, sendo identificado um déficit na integração inter-hemisférica associado a um menor desempenho nas das habilidades cognitivas como atenção, aprendizagem e compreensão de linguagem. Estudos futuros são necessários para aprofundar a compreensão dessas alterações e avaliar os efeitos de intervenções específicas voltadas para o aprimoramento do processamento auditivo em indivíduos com TEA.
-
Mostrar Abstract
-
INTRODUCTION: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder characterized by persistent and challenging patterns in communication, social interaction, as well as repetitive and restrictive behaviors. Studies show that the brainstem structures that contribute to the processing of auditory information are related to functions such as language, attention and communicative behaviors. There is a direct relationship between the condition of the central nervous system and its response to repetition of stimuli, the more immature and compromised the auditory pathway, the greater the impact of the repetition rate on it. In this way, when nerve fibers are altered, due to damage to their myelination, the size and structure of the neuron axons, neural transmission is prolonged, requiring a longer refractory period and worse performance of the stimulus pathway, resulting in damage to neural synchronism, deformations in wave morphology, changes in latency and amplitude in waves emitted by brainstem auditory evoked potentials (BAEP). OBJECTIVE: To analyze the neural performance of lower brainstem auditory pathways for increasing stimulus presentation rates and correlate the communicative and behavioral profile of children with ASD. METHOD: 21 children with a clinical diagnosis of ASD without defining the level of support, belonging to a reference service in speech therapy for the disorder, will participate in the study. A quantitative analysis will be carried out correlating the variables found in the ABR assessment in children with ASD at increasing rates of presentation of the click stimulus until its saturation rate is found. The electrophysiological variables saturation rate and reproducibility, amplitude, latency, interpeak intervals and interaural differential found for each stimulus presentation rate researched will be characterized and correlated to the age, level of support and communicative and behavioral skills of the participants. RESULTS: It is expected that the neural behavior that presents worse performance for higher click stimulus presentation rates will have a greater correlation of functional impact on the diagnosis and observed communicative and behavioral skills. Therefore, this study aims to contribute to a more comprehensive understanding of the functioning of the brainstem auditory pathways in ASD and its correlations with the clinical findings of this population.
|
|
|
13
|
-
ESTELA ROZENO DOS SANTOS
-
TRAJETÓRIA POLÍTICA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
-
Orientador : ADRIANA MIRANDA PIMENTEL
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADRIANA MIRANDA PIMENTEL
-
FERNANDA DOS REIS SOUZA
-
VLADIMIR ANDREI RODRIGUES ARCE
-
SILVIA DE OLIVEIRA PEREIRA
-
Data: 26/05/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
As pessoas com deficiência são historicamente excluídas e negligenciadas com relação aos seus direitos, apesar da seguridade das leis. Embora tenham a garantia do acesso, a permanência dos estudantes universitários é atravessada por uma série de barreiras que os colocam em desvantagem, comparados a outros grupos. Para driblar as adversidades impostas, estudantes com deficiência se organizam coletivamente para reivindicarem por seus direitos e melhorarem a condição do processo formativo. A presente pesquisa objetivou compreender a experiência de organização social e política de estudantes com deficiência da Universidade Federal da Bahia. A pesquisa se orientou pela abordagem qualitativa, por meio do método narrativo-biográfico, com foco em histórias de vida. Foram realizadas entrevistas narrativas com cinco estudantes com deficiência, matriculados em diferentes cursos de graduação. Os resultados apontam que os estudantes com deficiência da UFBA envolvidos em organizações sociopolíticas conseguem se articular melhor para reivindicar seus direitos, diminuem barreiras universitárias impostas, o que gera uma melhor permanência para todo o corpo estudantil com deficiência. Ainda que haja avanços no cenário da permanência, ajustes precisam ser imprimidos por parte de toda comunidade universitária para que este público seja de fato incluído. A metodologia centrada na história de vida e nas percepções dos estudantes possibilitaram achados que contribuem para a literatura ainda escassa sobre o tema, revelando-se como promissora possibilidade de pesquisas futuras.
-
Mostrar Abstract
-
People with disabilities have historically been excluded and neglected in terms of their rights, despite the security of the law. Although they have guaranteed access, the permanence of university students is crossed by a series of barriers that put them at a disadvantage compared to other groups. In order to overcome the adversities imposed on them, students with disabilities organize themselves collectively to demand their rights and improve the condition of the training process. This research aimed to understand the experience of social and political organization of students with disabilities at the Federal University of Bahia. The research was guided by a qualitative approach, using the narrative-biographical method, with a focus on life stories. Narrative interviews were conducted with five students with disabilities, enrolled in different undergraduate courses. The results show that students with disabilities at UFBA who are involved in socio-political organizations are better able to articulate themselves in order to claim their rights, and reduce the university barriers imposed on them, which leads to better permanence for the entire student body with disabilities. Although there have been advances in the permanence scenario, adjustments need to be made by the entire university community so that this public is truly included. The methodology centered on the life history and perceptions of the students enabled findings that contribute to the literature that is still scarce.
|
|
|
14
|
-
Mariana Santana Nascimento
-
TÉCNICAS DE TERAPIA MANUAL NO MANEJO DA CONSTIPAÇÃO FUNCIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA COM METANÁLISE
-
Orientador : KAREN VALADARES TRIPPO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
PRISCILA GODOY JANUÁRIO
-
CLEBER LUZ SANTOS
-
KAREN VALADARES TRIPPO
-
Data: 30/05/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: Constipação funcional (CF) é um distúrbio gastrointestinal prevalente que afeta a qualidade de vida dos pacientes, os quais passam a conviver com a dificuldade de evacuar. Entre os recursos terapêuticos utilizados pela fisioterapia no tratamento da constipação funcional, as técnicas de terapia manual (TM) são abordagens consideradas de baixo custo e que podem ser realizadas pelo próprio paciente, desde que devidamente orientados. Apesar do bom desempenho da massagem abdominal na CF, estudos de revisão sistemática prévios não reúnem as técnicas de TM possíveis no manejo da constipação. Além disso, há uma escassez de estudos sistemáticos com metanálise que avaliem a efetividade de diferentes técnicas de TM na gravidade da CF e na qualidade de vida de pessoas acometidas por essa disfunção. Objetivo: Avaliar a efetividade das técnicas de terapias manuais no manejo da constipação funcional. Método: Revisão Sistemática com Metanálise em conformidade às recomendações PRISMA. Os ensaios clínicos foram selecionados nas bases de dados: National Library of Medicine (PUBMED/ MedLine), EMBASE (Elsevier), Physiotherapy Evidence Data base (PEDro) e Bibliotera Virtual de Saúde (BVS), sem restrições de linguagem ou de ano de publicação. A metanálise foi conduzida usando o Reviewer Manager V.5.4. Resultados: Foram incluídos 41 estudos. Os resultados de uma análise de subgrupo com os tipos de TM mostraram que a massagem abdominal reduziu a gravidade da constipação e melhorou a qualidade de vida em todas as comparações, exceto com medicamentos, com diferença média (MD) na gravidade de 0,16 (IC 95%: -6,92 a 7,24, p=0,96); enquanto a massagem abdominal aromática somente apresentou efeito significativo na comparação versus controle no desfecho qualidade de vida com MD de -12.05 (-21.96, -16,14, p<0,00001). Acupressão apresentou efeito positivo em ambos os desfechos avaliados. Manipulação osteopática demonstrou efeito positivo na gravidade dos sintomas quando comparada com outras terapias ou placebo. Conclusão: Há evidências de muito baixa a moderada qualidade de que a massagem abdominal e a acupressão apresentaram resultados mais significativos na melhora da gravidade da constipação funcional e na qualidade de vida.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: Functional constipation (FC) is a prevalent gastrointestinal disorder affecting patients' quality of life and causing difficulty evacuating. Among the therapeutic resources used by physiotherapy to treat functional constipation, manual therapy (MT) techniques are low-cost approaches and can be performed by the patient himself, if he is properly guided. Despite the good performance of abdominal massage in FC, previous systematic review studies do not gather the possible MT techniques in managing constipation. In addition, there is a lack of systematic studies with meta-analysis that evaluate the effectiveness of different MT techniques in the severity of FC and the quality of life of people affected by this dysfunction. Objective: To evaluate the effectiveness of manual therapy techniques in managing functional constipation. Method: Systematic Review with Meta-Analysis by the PRISMA recommendations. Clinical trials were selected from the following databases: National Library of Medicine (PUBMED/MedLine), EMBASE (Elsevier), Physiotherapy Evidence Database (PEDro), and Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), with no restrictions on language or year of publication. The meta-analysis used Reviewer Manager V.5.4. Results: Forty-one studies were included. The results of a subgroup analysis with MT types showed that abdominal massage reduced the severity of constipation and improved quality of life in all comparisons, except with medications, with a mean difference (MD) in severity of 0.16 (95% CI: -6.92 to 7.24, p=0.96); while aromatic abdominal massage only showed a significant effect in the comparison versus control on the outcome quality of life, with an MD of -12.05 (-21.96, -16.14, p<0.00001). Acupressure showed a positive effect on both outcomes evaluated. Osteopathic manipulation demonstrated a positive impact on symptom severity when compared with other therapies or placebo. Conclusion: There is very low to moderate quality evidence that abdominal massage and acupressure, showed more significant results in improving the severity of functional constipation and quality of life.
|
|
|
15
|
-
Andressa Santa Rosa Santana
-
Utilização de serviços de saúde e participação social por pessoas idosas - Pesquisa Nacional de Saúde 2019
-
Orientador : MILENA MARIA CORDEIRO DE ALMEIDA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MILENA MARIA CORDEIRO DE ALMEIDA
-
FERNANDA DOS REIS SOUZA
-
ADRIANA CAMPOS DA SILVA
-
Data: 16/06/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: A participação social é um importante indicador de saúde e do envelhecimento saudável que está relacionada com diversos aspectos, dentre os quais destaca-se a utilização dos serviços de saúde. De acordo com a literatura, a utilização dos serviços de saúde está associada com o engajamento da participação social de pessoas idosas. Objetivo: Analisar a associação da utilização dos serviços de saúde com a participação social por pessoas idosas no Brasil. Método: Estudo epidemiológico de corte transversal, analítico, cujos dados foram obtidos através da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do ano de 2019, com recorte para população idosa a partir dos 60 anos. Resultados: Cerca de 18,4% dos participantes se engajaram em alguma atividade de participação social, seja de atividade religiosa, voluntária, de mobilização social e de atividade física de forma coletiva. Se observou que 27,6% dos sujeitos utilizaram os serviços de saúde, e, na análise comparativa entre os participantes que utilizaram e não utilizaram os serviços de saúde, identificamos diferença apenas entre a renda e estado civil, uma vez que os participantes que utilizaram os serviços apresentaram renda igual ou inferior a um salário mínimo (61,1%) e não tinham companheiros (50,2%). Pessoas idosas que utilizaram os serviços de saúde apresentaram probabilidade 9% menor (RP:0,91; IC:0,88-0,94) de não participar de atividades sociais em comparação com aqueles que não utilizaram os serviços de saúde. Essa associação foi mantida e aumentada mesmo após ajuste do modelo estatístico, com a inclusão das covariáveis sexo, idade, escolaridade, renda, cor da pele e estado civil (RP:0,89; IC:0,86-0,93). Conclusão: As pessoas idosas que utilizaram os serviços de saúde têm maior probabilidade de se engajar em atividades de participação social no Brasil, também nota-se que essa associação é mantida e reforçada quando consideramos os aspectos sociodemográficos. Ainda, se observa que pessoas com baixa renda e situação conjugal sem companheiro utilizam mais os serviços de saúde.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: The process of population aging is a phenomenon that occurs in Brazil and worldwide. Therefore, health care for the elderly is a public health issue, interventions must cover the spheres, socio-demographic, cultural and physical issues related to senescence that integrate Social Participation as a key element. Social participation, in turn, is influenced by several aspects, highlighting the use of health services. Objective: To analyze the relationship between the use of health services and social participation of the elderly in Brazil. Methods:This is a cross-sectional, analytical study, whose data will be obtained through the National Health Survey (PNS), year 2019, regarding the elderly population aged 60 years and older. The data were collected between August 2019 and March 2020. Descriptive analysis of the data will be performed to characterize the study population and observe the level of social participation of the elderly living in the community, in addition to a linear regression analysis to assess the association of the use of health services with social participation.
|
|
|
16
|
-
JOÃO GUSTAVO LUZ SANTOS
-
Eletromiografia em repouso e força de mordida como marcadores funcionais da disfunção temporomandibular: revisão sistemática com metanálise
-
Orientador : MARILIA CARVALHO SAMPAIO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARILIA CARVALHO SAMPAIO
-
ANA PAULA ANDRADE GOMES QUIXADÁ CARNEIRO
-
SILVIA DAMASCENO BENEVIDES
-
Data: 04/07/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
A disfunção temporomandibular (DTM) é uma condição prevalente que afeta a articulação temporomandibular e os músculos mastigatórios, gerando dor, disfunção e alterações neuromusculares. Parâmetros objetivos, como força de mordida e eletromiografia (EMG) em repouso, têm sido propostos como potenciais marcadores funcionais, mas as evidências ainda apresentam resultados heterogêneos. Objetivos: Investigar se a força de mordida e a atividade eletromiográfica em repouso do músculo masseter diferem entre adultos com e sem disfunção temporomandibular. Métodos: Revisão sistemática com metanálise registrada no PROSPERO, conduzida conforme as diretrizes PRISMA e o manual da Cochrane. A busca foi realizada nas bases PubMed, Scopus, Web of Science, LILACS/MEDLINE e SciELO, sem restrição de idioma. Foram incluídos estudos observacionais transversais analíticos comparando adultos com e sem DTM. A síntese qualitativa descreveu os achados clínicos e metodológicos. A qualidade metodológica e o risco de viés foram avaliados pelas ferramentas JBI e AXIS, e a força da evidência pelo sistema GRADE. A metanálise foi realizada com modelo de efeitos aleatórios. Resultados: Vinte estudos foram incluídos na revisão sistemática. Dentre esses, apenas três apresentaram dados suficientemente homogêneos e completos para inclusão na metanálise. Um dos estudos contribuiu simultaneamente para os dois desfechos analisados, resultando na inclusão de dois estudos para a análise da força de mordida (n = 164) e dois para a atividade eletromiográfica (EMG) em repouso do músculo masseter (n = 177). A força de mordida foi significativamente menor no grupo com DTM (SMD = -2,74; IC95%: -4,72 a -0,76; p = 0,007; I2 = 95%), e a EMG em repouso foi significativamente maior nesse grupo (SMD = -1,03; IC95%: -1,35 a - 0,72; p < 0,00001; I2 = 75%). A análise qualitativa dos demais estudos revelou que a qualidade metodológica variou de moderada a alta, risco de viés de baixo a moderado e a força de evidência de muito baixa a moderada. Conclusão: Adultos com DTM apresentaram, nos estudos incluídos, redução da força de mordida e aumento da atividade eletromiográfica em repouso do masseter. Esses achados sugerem o potencial desses parâmetros como marcadores funcionais. No entanto, devido à escassez de estudos incluídos na metanálise, à heterogeneidade metodológica e à fragilidade das evidências, os resultados devem ser interpretados com cautela. Estudos futuros, com maior padronização e rigor metodológico, são necessários para confirmar essas evidências.
-
Mostrar Abstract
-
Temporomandibular disorder (TMD) is a prevalent condition affecting the temporomandibular joint and masticatory muscles, leading to pain, dysfunction, and neuromuscular alterations. Objective parameters such as bite force and resting electromyographic (EMG) activity have been proposed as potential functional markers, but the current evidence remains heterogeneous. Objective: To investigate whether bite force and resting EMG activity of the masseter muscle differ between adults with and without TMD. Methods: This systematic review with meta-analysis was registered in PROSPERO and conducted according to PRISMA guidelines and the Cochrane Handbook. Searches were performed in PubMed, Scopus, Web of Science, LILACS/MEDLINE, and SciELO databases, with no language restrictions. Analytical cross-sectional studies comparing adults with and without TMD were included. A qualitative synthesis described clinical and methodological findings. Methodological quality and risk of bias were assessed using the JBI and AXIS tools, while the certainty of evidence was rated using the GRADE system. Meta-analysis was performed using a random-effects model. Results: Twenty studies were included in the systematic review. Of these, only three presented sufficiently homogeneous and complete data for inclusion in the meta-analysis. One study contributed to both outcomes, resulting in two studies for the bite force analysis (n = 164) and two for the resting EMG activity of the masseter (n = 177). Bite force was significantly lower in the TMD group (SMD = -2.74; 95% CI: -4.72 to -0.76; p = 0.007; I2 = 95%), while resting EMG activity was significantly higher (SMD = -1.03; 95% CI: -1.35 to -0.72; p < 0.00001; I2 = 75%). The qualitative analysis of the remaining studies revealed methodological quality ranging from moderate to high, low to moderate risk of bias, and evidence certainty from very low to moderate. Conclusion: Adults with TMD showed reduced bite force and increased resting EMG activity of the masseter in the included studies. These findings support the potential use of these parameters as functional markers. However, due to the limited number of studies in the meta-analysis, methodological heterogeneity, and low certainty of evidence, results should be interpreted with caution. Future studies with greater standardization and methodological rigor are needed to confirm these findings.
|
|
|
17
|
-
IVANA FERREIRA DE SANTANA
-
Concessão de cadeira de rodas em Salvador/BA: trajetória assistencial de usuários de um Centro Especializado em Reabilitação.
-
Orientador : FERNANDA DOS REIS SOUZA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FERNANDA DOS REIS SOUZA
-
ELAINE CRISTINA DE OLIVEIRA
-
MARIA DA CONCEIÇÃO DOS SANTOS
-
Data: 07/07/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: Pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência física, em algum momento do seu contexto de reabilitação, podem necessitar uso de cadeira de rodas para potencializar a sua participação social. A produção desse cuidado pressupõe uma atenção integral e articulada entre os diferentes pontos de atenção da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD) e envolve diferentes etapas. Há uma crescente preocupação com o tema no âmbito das políticas nos últimos anos, contudo há restrita produção científica que auxilie na compreensão do cenário de concessão desses equipamentos, especialmente no contexto de Salvador-BA. Objetivo: Compreender o itinerário terapêutico de usuários de um Centro Especializado em Reabilitação pela Rede de Atenção à Saúde frente a demanda de cadeira de rodas em Salvador/BA. Método: A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida a partir de entrevistas com 7 usuários e contou também com informações registradas em diário de campo. O material empírico foi organizado, a partir da Análise de Conteúdo, em três categorias analíticas: (1) “Identificando as necessidades”, (2)“De posse do recurso” e (3) “Desempenho na vida real”, as quais consolidam as experiências relacionadas às etapas de concessão preconizadas pelo SUS.Resultados: A análise do itinerário terapêutico de usuários revelou uma diversidade de contingências que influenciaram a trajetória assistencial dos usuários, que foi marcada pela fragilidade na interlocução entre os pontos de atenção da RCPD; centralização do processo no contexto da Atenção Especializada, além de pouco protagonismo dos sujeitos nesse contexto. Os dispositivos impactaram positivamente a participação dos usuários nos seus contextos de vida, contudo, inúmeras barreiras foram vivenciadas nesse processo, tanto relacionadas ao serviço, quanto ao uso comunitário do dispositivo. Conclusão: A consideração da experiência dos usuários na rede fornece pistas importantes para a qualificação de fluxos e práticas de concessão de cadeira de rodas, que podem subsidiar melhorias no cuidado e acesso aos dispositivos e, sobretudo, a uma atenção à saúde equânime e integral às pessoas com deficiência.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: People with reduced mobility or physical disabilities, at some point in their rehabilitation context, may need to use a wheelchair to enhance their social participation. The provision of this care presupposes comprehensive and coordinated care between the different points of care of the Care Network for People with Disabilities (RCPD) and involves different stages. There has been growing concern about the topic in the context of policies in recent years, however there is limited scientific production that helps in understanding the scenario of granting these equipments, especially in the context of Salvador-BA. Objective: To understand the therapeutic itinerary of users of a Specialized Rehabilitation Center by the Health Care Network in response to the demand for wheelchairs in Salvador/BA. Method: The research, with a qualitative approach, was developed based on interviews with 7 users and also included information recorded in a field diary. The empirical material was organized, based on Content Analysis, into three analytical categories: (1) “Identifying needs”, (2) “Having the resource” and (3) “Real-life performance”, which consolidate the experiences related to the concession stages recommended by the SUS. Results: The analysis of the therapeutic itinerary of users revealed a diversity of contingencies that influenced the care trajectory of users, which was marked by the fragility in the dialogue between the RCPD care points; centralization of the process in the context of Specialized Care, in addition to little protagonism of the subjects in this context. The devices positively impacted the participation of users in their life contexts, however, numerous barriers were experienced in this process, both related to the service and to the community use of the device. Conclusion: Considering the experience of users on the network provides important clues for qualifying flows and practices for granting wheelchairs, which can support improvements in care and access to devices and, above all, equitable and comprehensive health care for people with disabilities.
|
|
|
18
|
-
IURY STEFFENELLO GONÇALVES
-
INFLUÊNCIA DA MANIPULAÇÃO DO FOCO ATENCIONAL SOBRE A ATENÇÃO SELETIVA VISUAL, TEMPO DE REAÇÃO E CAPACIDADE FUNCIONAL DE MULHERES IDOSAS PRATICANTES DO MÉTODO PILATES
-
Orientador : MARCELA RODRIGUES DE CASTRO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCELA RODRIGUES DE CASTRO
-
VICTOR HUGO DE FREITAS
-
THIAGO TEIXEIRA MENDES
-
Data: 15/07/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: Alterações cognitivas decorrentes do envelhecimento, como a redução da atenção seletiva visual (ASV) e o aumento do tempo de reação (TR), podem comprometer a capacidade funcional de pessoas idosas. O Método Pilates (MP), caracterizado como uma forma de exercício físico multicomponente, combina demandas motoras e cognitivas em uma mesma sessão. Nesse contexto, a manipulação do foco atencional durante a prática pode influenciar o desempenho em aspectos cognitivos e funcionais, sendo um fator relevante a ser explorado em intervenções com essa população. Objetivo: Verificar a influência da manipulação do foco atencional durante 24 semanas de treinamento com o MP na ASV, TR e capacidade funcional de mulheres idosas. Métodos: Trata-se de um estudo experimental com 62 mulheres idosas, alocadas aleatoriamente em três grupos de intervenção: GFI (foco interno), GFE (foco externo) e GFM (foco misto). O protocolo de intervenção teve duração de 24 semanas. Foram aplicadas avaliações específicas para ASV, TR (componentes rápido, lento, médio e total) e CF. As análises estatísticas foram realizadas por meio de Equações de Estimação Generalizadas (GEE), com distribuição gama para variáveis assimétricas e distribuição normal para variáveis simétricas. Adicionalmente, foram aplicadas análises de tamanho de efeito (d de Cohen) e testes de associação entre engajamento e tipo de foco (qui-quadrado e V de Cramer). Resultado: Não foram observadas interações estatisticamente significativas entre grupo e tempo. No entanto, verificou-se efeito significativo do tempo para todas as variáveis avaliadas, com tamanhos de efeito variando entre pequeno e moderado. O grupo GFM apresentou melhor desempenho em CF, enquanto o grupo GFE demonstrou melhora significativa na ASV ao longo do tempo. A análise de engajamento revelou maior adesão ao protocolo no grupo GFM (p < 0,001; V = 0,34). Conclusão: A prática do MP contribuiu para melhorias nas funções cognitivas e motoras das mulheres idosas, independentemente do tipo de foco atencional adotado. Contudo, observou-se vantagem específica do foco misto quanto à adesão ao programa e da instrução com foco externo na melhora da ASV.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: Cognitive changes resulting from aging, such as reduced visual selective attention (VSA) and increased reaction time (RT), can compromise the functional capacity of older adults. The Pilates Method (PM), characterized as a multicomponent physical exercise, combines motor and cognitive demands within a single session. In this context, manipulating attentional focus during practice may influence performance in cognitive and functional aspects, making it a relevant factor to explore in interventions with this population. Objective: To examine the influence of attentional focus manipulation during 24 weeks of PM training on VSA, RT, and functional capacity in older women. Methods: This is an experimental study involving 62 older women, randomly assigned to three intervention groups: IFG (internal focus), EFG (external focus), and MFG (mixed focus). The intervention protocol lasted 24 weeks. Specific assessments were conducted for VSA, RT (fast, slow, mean, and total components), and functional capacity. Statistical analyses were performed using Generalized Estimating Equations (GEE), with gamma distribution for asymmetric variables and normal distribution for symmetric variables. Additionally, effect size analyses (Cohen’s d) and association tests between engagement and focus type (chi-square and Cramer’s V) were applied. Results: No statistically significant group-by-time interactions were observed. However, a significant time effect was found for all assessed variables, with effect sizes ranging from small to moderate. The MFG group showed better performance in functional capacity, while the EFG group demonstrated significant improvement in VSA over time. Engagement analysis revealed higher adherence to the protocol in the MFG group (p < 0.001; V = 0.34). Conclusion: PM practice contributed to improvements in cognitive and motor functions in older women, regardless of the type of attentional focus adopted. However, specific advantages were observed for mixed focus in terms of program adherence and for external focus instructions in improving VSA.
|
|
|
19
|
-
JANINE CARDOSO SOUB
-
SALA DE SITUAÇÃO EM SAÚDE MENTAL: ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO EM CAPS DO MUNICÍPIO DE SALVADOR
-
Orientador : CLEBER LUZ SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLEBER LUZ SANTOS
-
FERNANDA DOS REIS SOUZA
-
ALCIONE BRASILEIRO OLIVEIRA
-
Data: 15/07/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
O Brasil vivencia uma transição epidemiológica e demográfica em um cenário de desigualdades e subfinanciamento do Sistema Único de Saúde, sobretudo pelo impacto da sindemia da COVID-19. Esse panorama desafia por respostas para cuidados crônicos longitudinais, com organização e planejamento proativo, fomentando uma análise de situação de saúde mais fidedigna das necessidades da população. Com o aumento das condições crônicas de saúde mental e de demandas de reabilitação psicossocial para os Centros de Atenção Psicossocial, unidades de atenção especializada e ponto estratégico da Rede de Atenção Psicossocial, estudos apontam que a ausência de um sistema de informação de saúde mental que forneça dados consistentes e a insuficiência de indicadores desse campo torna-se um óbice importante. Diante desse problema, esta pesquisa tem como objetivo demonstrar a implantação de uma Sala de Situação em Saúde Mental em Centros de Atenção Psicossocial do município de Salvador. O delineamento metodológico será uma pesquisa-ação que busque demonstrar a implantação da Sala de Situação em Saúde Mental como intervenção para enfrentar o problema. Por meio de uma metodologia qualitativa, propõe-se a descrição do processo de implantação da ferramenta por meio de documentos produzidos no processo, observação participante e diário de campo para explorar as possibilidades de uso da ferramenta, considerando como participantes os Centros de Atenção Psicossocial do município de Salvador, com foco de ações realizadas no período de janeiro de 2024 a junho de 2024, incluindo-se pelo menos um serviço de modalidade assistencial para público adulto; infanto-juvenil e/ou álcool e outras drogas. Os resultados esperados são de que a experiência de implantação dessa ferramenta no Centros de Atenção Psicossocial demonstre a possibilidade de: realizar leitura fidedigna e complementar das necessidades em saúde mental de seu território; compreender as demandas de reabilitação psicossocial e de cuidados crônicos em saúde mental; e identificar como essa ferramenta pode auxiliar os processos de planejamento da Rede de Atenção Psicossocial, gestão da clínica, gestão da rede, monitoramento e avaliação de seus serviços estratégicos
-
Mostrar Abstract
-
Brazil is experiencing an epidemiological and demographic transition in a scenario of inequalities and underfunding of the Unified Health System, especially due to the impact of the COVID-19 syndemic. This panorama challenges for responses to longitudinal chronic care, with organization and proactive planning, promoting a more reliable analysis of the health situation of the population's needs. With the increase in chronic mental health conditions and psychosocial rehabilitation demands for Psychosocial Care Centers, specialized care units and strategic points of the Psychosocial Care Network, studies indicate that the absence of a mental health information system that provides consistent data and the insufficiency of indicators in this field becomes an important obstacle. Faced with this problem, this research aims to demonstrate the implementation of a Mental Health Situation Room in Psychosocial Care Centers in the city of Salvador. The methodological design will be action research that seeks to demonstrate the implementation of the Mental Health Situation Room as an intervention to face the problem. Using a qualitative methodology, it is proposed to describe the process of implementing the tool through documents produced in the process, participant observation and field diary to explore the possibilities of using the tool, considering the Psychosocial Care Centers of the State as participants. municipality of Salvador, focusing on actions carried out from January 2024 to June 2024, including at least one assistance service for adults; children and/or alcohol and other drugs. The expected results are that the experience of implementing this tool in Psychosocial Care Centers demonstrates the possibility of: carrying out a reliable and complementary reading of the mental health needs of their territory; understand the demands of psychosocial rehabilitation and chronic mental health care; and identify how this tool can help the planning processes of the Psychosocial Care Network, clinic management, network management, monitoring and evaluation of its strategic services
|
|
|
20
|
-
LEANDRO BORGES DA CRUZ DE DEUS
-
Influência da manipulação do foco atencional nas Funções Executivas de mulheres idosas praticantes do Método Pilates
-
Orientador : MARCELA RODRIGUES DE CASTRO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCELA RODRIGUES DE CASTRO
-
JOSE GARCIA VIVAS MIRANDA
-
THIAGO TEIXEIRA MENDES
-
LEONARDO DE SOUSA FORTES
-
Data: 18/07/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
INTRODUÇÃO: As funções executivas (FEs) são as principais habilidades cognitivas prejudicadas com o envelhecimento. Seu declínio frequentemente indica comprometimento nos domínios cognitivos de controle inibitório (CI), memória de trabalho (MT) e flexibilidade cognitiva (FC). É consenso que exercícios aeróbicos e resistidos melhoram a cognição; no entanto, desfechos cognitivos em população idosa treinadas com o Método Pilates (MP) ainda são escassos. Além disso, a maioria dos estudos que analisam desfechos cognitivos em intervenções com o MP não manipulam o foco atencional através da instrução direcionada. OBJETIVO: Verificar a influência da manipulação do foco atencional durante 24 semanas de treinamento com o MP no desempenho das FEs de mulheres idosas. MÉTODOS: Tratase de um ensaio clínico de medidas repetidas. Sessenta e duas mulheres idosas do projeto de extensão Fluir Movimento da Universidade Federal da Bahia foram convidadas a participar do estudo. Os critérios de inclusão foram: mulheres com mais de sessenta anos, aptas a realizar exercícios físicos sem supervisão médica, alfabetizadas e que fossem capazes de responder aos questionários do estudo. Todas as participantes do projeto se candidataram e concordaram em participar do estudo assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Após a triagem, trinta e sete participantes preencheram os requisitos, e foram alocadas por sorteio em dois grupos experimentais: grupo de manipulação do foco atencional interno (GFI) e o grupo de manipulação do foco atencional externo (GFE). Os instrumentos utilizados para avaliação de cada domínio das FEs e para avaliação da cognição global foram: o teste computacional Stroop Word Color Task (SWCT), o teste computacional Corsi Block Test (CBT), o teste manual de trilhas Trail Making Test (TMT) e o teste manual Montreal Cognitive Assesment (MocA). Os parâmetros cognitivos foram medidos em 3 coletas e o programa de exercícios físicos foi realizado duas vezes por semana. As variáveis de desfecho primário foram: tempo médio de resposta nas condições incongruente e congruente, e o efeito stroop do SWCT; número de ensaios, escore simples e escore composto do CBT; e tempo médio de execução do TMT. Para analisar a relação entre a manipulação do foco atencional em cada grupo de intervenção e o tempo de treinamento com o MP foi utilizada estatística inferencial de modelos lineares generalizados mistos. RESULTADOS: Houve melhora em função do tempo para todas as variáveis do domínio de CI (congruente: p=0,00; incongruente: p=0,00; e efeito stroop: p=0,04), para os escores simples (p=0,00) e escore composto (p=0,02) do domínio cognitivo de MT, e na cognição global (p=0,02). Além disso, houve interação grupotempo em doze semanas de intervenção no GFE para a condição incongruente do CI (p=0,02; d=0,56), e em vinte e quatro semanas de intervenção no GFI (p=0,00; d=1,07). CONCLUSÃO: O treinamento crônico com o MP altera as FEs de mulheres idosas independente da manipulação do foco atencional.
-
Mostrar Abstract
-
INTRODUCTION: Executive functions (EFs) are the main cognitive abilities impaired with aging. Their decline often indicates impairment in the cognitive domains of inhibitory control (IC), working memory (WM) and cognitive flexibility (CF). It is a consensus that aerobic and resistance exercises improve cognition; however, cognitive outcomes in older populations trained with the Pilates Method (PM) are still scarce. Furthermore, most studies analyzing cognitive outcomes in interventions with the PM do not manipulate attentional focus through targeted instruction. OBJECTIVE: To verify the influence of manipulating attentional focus during 24 weeks of training with the PM on the EFs performance of older women. METHODS: This is a repeated measures clinical trial. Sixty-two older women from the Fluir Movimento extension project of the Federal University of Bahia were invited to participate in the study. The inclusion criteria were: women over sixty years old, able to perform physical exercises without medical supervision, literate and able to answer the study questionnaires. All project participants applied and agreed to participate in the study by signing the Informed Consent Form. After screening, thirty-seven participants met the requirements and were randomly allocated into two experimental groups: the internal attentional focus manipulation group (IGF) and the external attentional focus manipulation group (EGF). The instruments used to assess each domain of EFs and to assess global cognition were: the Stroop Word Color Task (SWCT) computerized test, the Corsi Block Test (CBT) computerized test, the Trail Making Test (TMT) manual trails test and the Montreal Cognitive Assessment (MocA) manual test. Cognitive parameters were measured in 3 collections and the physical exercise program was performed twice a week. The primary outcome variables were: mean response time in the incongruent and congruent conditions, and the Stroop effect of the SWCT; number of trials, simple score and composite score of the CBT; and mean execution time of the TMT. To analyze the relationship between the manipulation of attentional focus in each intervention group and the training time with the MP, inferential statistics of generalized linear mixed models were used. RESULTS: There was an improvement as a function of time for all variables of the IC domain (congruent: p=0.00; incongruent: p=0.00; and Stroop effect: p=0.04), for the simple scores (p=0.00) and composite score (p=0.02) of the cognitive domain of MT, and in global cognition (p=0.02). Furthermore, there was a group-time interaction in twelve weeks of intervention in the GFE for the incongruent condition of the IC (p=0.02; d=0.56), and in twenty-four weeks of intervention in the GFI (p=0.00; d=1.07). CONCLUSION: Chronic training with the MP alters the EFs of elderly women regardless of the manipulation of attentional focus by the instruction.
|
|
|
21
|
-
Luísa Nascimento Sales
-
CONFIABILIDADE INTEREXAMINADOR DE MEDIDAS CERVICAIS POR APLICATIVO DURANTE UM TELEATENDIMENTO EM ADULTOS SAUDÁVEIS.
-
Orientador : CLEBER LUZ SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLEBER LUZ SANTOS
-
MARILIA CARVALHO SAMPAIO
-
ANA LUCIA BARBOSA GOES
-
Data: 29/07/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: A coluna cervical humana possui grande importância devido a sua proximidade com outras estruturas, considerada triaxial por realizar movimentos nos três planos, sua avaliação pode quantificar déficits musculoesqueléticos, entretanto, isso depende de alguns fatores, como instrumentos confiáveis. Uma proposta para essa avaliação é através de sensores inerciais, encontrados facilmente nos smartphones, que se mostraram boas ferramentas a serem utilizadas. Porém, esses aplicativos ainda são novidades para alguns profissionais que não possuem seu domínio, assim como, o uso do modelo de teleatendimento que vem crescendo em boa parte dos lugares, mas ainda possui barreiras a serem quebradas. Objetivo: Comparar a confiabilidade intraexaminador e interexaminador das medidas de avaliação de amplitude de movimento (ADM) cervical nas modalidades presencial e de teleatendimento em sujeitos saudáveis. Metodologia: Será realizado um estudo de confiabilidade no Pavilhão de Aulas do Canela (PAC), com 80 indivíduos saudáveis. Todos irão realizar a avaliação de ADM da cervical com aplicativo do smartphone de forma presencial por 2 avaliadores, e teleatendimento com um acompanhante, ao final, os indivíduos irão responder um questionário sobre autopercepção das avaliações. Para análise de dados será aplicada medidas descritivas e o teste de Correlação de Coeficiência Intraclasse.
-
Mostrar Abstract
-
tradução
Introduction: The human cervical spine is of great importance due to its proximity to other structures, considered triaxial because it performs movements in three planes. Its assessment can quantify musculoskeletal deficits, however, this depends on some factors, such as reliable instruments. One proposal for this assessment is through inertial sensors, easily found on smartphones, which have proven to be good tools to use. However, these applications are still new for some professionals who do not have their domain, as is the use of the teleservice model, which has been growing in most places, but still has barriers to be broken. Objective: To compare the intra-examiner and inter-examiner reliability of cervical range of motion (ROM) assessment measures in face-to-face and tele-service modalities in healthy subjects. Methodology: A reliability study will be carried out at the Canela Classroom Pavilion (PAC), with 80 healthy individuals. Everyone will carry out the cervical ROM assessment with a smartphone application in person by 2 assessors, and teleservice with a companion, at the end, the individuals will answer a questionnaire about self-perception of the assessments. For data analysis, descriptive measures and the Intraclass Coefficiency Correlation test will be applied.
|
|
|
22
|
-
CAMILA TAIRINE DE JESUS VIVAS
-
Considerações sobre a posição do clínico de linguagem no atendimento de um jovem com diagnóstico de autismo.
-
Orientador : MELISSA CATRINI DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LOURDES MARIA DE ANDRADE PEREIRA
-
MARIA FRANCISCA DE ANDRADE FERREIRA LIER-DEVITTO
-
MELISSA CATRINI DA SILVA
-
SUELY AIRES PONTES
-
Data: 13/10/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: Ao longo dos últimos anos, inúmeras pesquisas na área da saúde têm colocado o autismo no centro de suas investigações. As discussões sobre o tema levantam controvérsias no que diz respeito ao diagnóstico e tratamento. Há, no entanto, unanimidade quanto ao reconhecimento de dificuldades no campo da linguagem, o que faz surgir uma demanda de tratamento clínico para queixas relacionadas a atrasos na fala, dificuldades de compreensão e no estabelecimento da interação por meio do diálogo. Objetivo: Seguindo a trilha do compromisso da Clínica de Linguagem com o falante e com a imprevisibilidade que permeia as falas sintomáticas, o propósito desta dissertação é refletir sobre a posição do clínico de linguagem frente aos desafios e impasses colocados pelo atendimento de um jovem autista. Método: O relato do atendimento de P. – um menino de 11 anos, com diagnóstico de autismo – é apresentado para encaminhar a pretendida reflexão. Trata-se de um trabalho de abordagem qualitativa e retrospectiva, com uso de dados secundários e adoção do estudo de caso como estratégia metodológica para produção dos dados. Resultados: A problematização desse atendimento revelou que o modo de relação de crianças e jovens com diagnóstico de autismo com a linguagem e com o outro implica para o clínico de linguagem uma posição distinta daquela usualmente ocupada diante de outros falantes com falas sintomáticas. Questões fundamentais para a Clínica de Linguagem foram colocadas a partir do relato empreendido: como abordar a forte resistência de jovens e crianças como P., autistas com dificuldades expressivas no laço social? Como ressignificar a problemática da interpretação, eixo central da Clínica de Linguagem, que carreia o desejo de fazer falar – uma direção que se mostra inviável em tais jovens e crianças? Conclusão: Conclui-se que o acolhimento de sujeitos com diagnóstico de autismos na Clínica de Linguagem pressiona por um raciocínio que inclua considerações sobre a estruturação subjetiva, o que conduz a uma incontornável aproximação à teorização psicanalítica, sem, contudo, obscurecer as diferenças que constituem esses espaços clínicos distintos. Finalmente, assegura-se que a Clínica de Linguagem, pela sua posição teórica frente à função da linguagem na constituição do sujeito, ao ser atravessada por noções de captura e corpo pulsional, se configura como espaço de acolhimento da singularidade das falas sintomáticas no autismo.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: Over the last few years, numerous health studies have placed autism at the center of their investigations. Discussions on the subject raise controversies regarding diagnosis and treatment. However, there is unanimous agreement regarding the recognition of difficulties in the field of language, which has led to a demand for clinical treatment for complaints related to speech delays, comprehension difficulties, and problems establishing interaction through dialogue. Objective: Following the Language Clinic's commitment to the speaker and the unpredictability that permeates symptomatic speech, the purpose of this dissertation is to reflect the language clinician's position in the face of the challenges and impasses posed by the care of a young autistic person. Method: The report on the care provided to P., an 11-year-old boy diagnosed with autism, is presented to guide the proposed reflection. This is a qualitative and retrospective study, using secondary data and adopting the case study as a methodological strategy for data production. Results: The problematization of this care revealed that the way children and young people diagnosed with autism relate to language and to others implies a different position for the speech therapist than that usually occupied when dealing with other speakers with symptomatic speech. Fundamental questions for the Language Clinic were raised based on the report: how to address the strong resistance of young people and children like P., who are autistic and have significant difficulties in social bonding? How to reframe the issue of interpretation, the central axis of the Language Clinic, which carries the desire to make them speak, an approach that proves unfeasible in such young people and children? Conclusion: It is concluded that the reception of autistic individuals in the Language Clinic calls for reasoning that includes considerations about subjective structuring, which leads to an unavoidable approximation to psychoanalytic theorization, without, however, obscuring the differences that constitute these distinct clinical spaces. Finally, it is ensured that the Language Clinic, due to its theoretical position regarding the function of language in the constitution of the subject, being traversed by notions of capture and the pulsional body, is configured as a space for welcoming the singularity of symptomatic speech in autism.
|
|