Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAIRE MARCIA SANTANA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAIRE MARCIA SANTANA LIMA
DATA : 06/12/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet (Virtual)

Fatores associados à acurácia da avaliação auditiva com dispositivo baseado em smartphone hearTest em trabalhadores expostos à ruído

Trabalhadores, perda auditiva, perda auditiva induzida pelo ruído, aplicativo para smartphone, acurácia, fatores associados.

A Organização Mundial da Saúde estima que 1,5 bilhões de pessoas, 20% da população global, apresentam algum grau de diminuição da acuidade auditiva. A perda auditiva não diagnosticada implica em impactos individuais e globais, como dificuldade na comunicação, fala, linguagem, educação, cognição, saúde mental, assim como impactos econômicos, envolvendo custos anuais globais de cerca de 980 bilhões de dólares. A perda auditiva induzida por ruído (PAIR) é provocada pela exposição a níveis sonoros elevados, de forma prolongada, e
é um dos principais problemas de saúde que afeta o trabalhador e gera incapacidade nessa população. Os aplicativos que realizam triagem auditiva utilizando tecnologias móveis como smartphones, surgem como uma
alternativa de fácil acesso e baixo custo para implementar e expandir programas de saúde auditiva, incluindo os serviços de saúde ocupacional. O objetivo desse estudo é Identificar fatores associados à acurácia da avaliação
auditiva com dispositivo baseado em smartphone hearTest em trabalhadores expostos à ruído. A população foi composta por 231 trabalhadores expostos à ruído que compareceram ao Serviço Social da Indústria (SESI) para realização de avaliação audiométrica periódica de Junho a Setembro de 2018. Todos os participantes responderam ao questionário de investigação de dados sociodemográficos, ocupacionais e atencionais, além de serem submetidos a meatoscopia, avaliação auditiva com hearTest e audiometria convencional. O plano de análise contemplará a estatística descritiva, que será aplicada com o intuito de apresentar a distribuição dos dados sociodemográficos, ocupacionais e atencionais coletados, além da aplicação do teste de qui-quadrado para comparar a acurácia e o viés de classificação incorreta por sexo, idade, cor da pele, grupos socioeconômicos, nível educacional, estado atencional e dados ocupacionais. O presente estudo está vinculado ao projeto de Rodrigues, Ferrite e Corona (2021) , que já foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, sob protocolo número 2.589.415, CAAE 86592518.0.0000.5577. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Presidente - 2325330 - ANA PAULA CORONA
Externa ao Programa - 2863971 - YUKARI FIGUEROA MISE