Banca de QUALIFICAÇÃO: MICHELLE HOHENFELD MONTEIRO DE AZEVEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MICHELLE HOHENFELD MONTEIRO DE AZEVEDO
DATA : 03/12/2021
LOCAL: Salvador - plataforma MEET

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS USUÁRIOS DO SERVIÇO DE SAÚDE AUDITIVA DE UM CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA

Perda auditiva; Auxiliares de audição; Reabilitação; Epidemiologia

INTRODUÇÃO: O estudo das informações de origem ambulatorial dos serviços de saúde é de grande valia para subsidiar a tomada de decisões, auxiliando na qualificação da atuação das equipes de saúde e na gestão dos serviços.  (LINS; SOBRINHO, 2020).   Caracterizar a população de um CER de referência estadual proporcionará conhecer melhor o contexto da deficiência auditiva na Bahia, principalmente dos usuários que procuram os serviços de saúde auditiva, compreendendo melhor suas necessidades e colaborando para a definição de novas medidas efetivas de prevenção, diagnóstico e intervenção. OBJETIVO: Caracterizar o perfil epidemiológico dos usuários do Serviço de Saúde Auditiva de um Centro Especializado em Reabilitação (CER) do Estado da Bahia. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo observacional, retrospectivo do tipo corte transversal, com base no levantamento de dados secundários, obtidos mediante através de análise de prontuários. A pesquisa será realizada no Serviço de Saúde Auditiva do Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (CEPRED). A amostra será constituída pelos usuários que ingressaram para avaliação inicial em reabilitação auditiva do Setor de Saúde Auditiva do CEPRED durante o período de janeiro a dezembro de 2019. O período selecionado corresponde ao último ano antes da pandemia do COVID-19, visto que o fluxo do serviço sofreu modificações devido às normas de isolamento social e isso permitirá a obtenção de dados mais completos de cada usuário. Serão excluídos da amostra os prontuários que apresentarem dados e/ou exames incompletos e aqueles que os usuários se recusarem a participar da pesquisa. A coleta de dados utilizará informações obtidas dos prontuários padronizados do CEPRED. Para atingir os objetivos propostos para o desenvolvimento do estudo serão levantados os seguintes dados: Dados sociodemográficos (Município de residência; idade, renda familiar, sexo, raça autorreferida, nível de escolaridade e ocupação), principais queixas audiológicas, características audiológicas (Presença ou não de perda auditiva; lateralidade, tipo, grau e configuração de perda auditiva), dados sobre a seleção de AASI (Se houve indicação ou não de AASI, lateralidade da seleção, modelo do AASI e classe de tecnologia do SUS), encaminhamentos dos usuários ao CEPRED (atenção básica, atenção especializada, hospital especializado ou clínica privada) e encaminhamentos realizados pelo CEPRED (atenção básica, hospital especializado, centro especializado em Implante Coclear (IC) e/ou outros). Após a criação de um banco de dados da pesquisa, as informações serão convertidas para um software, e será realizada análise estatística descritiva dos resultados. A análise estatística, bem como a escolha pelos testes de comparação dos dados, será executada respeitando os pressupostos determinados pelos resultados, características e comportamento das variáveis de estudo.

Presidente - 1878010 - LUCIENE DA CRUZ FERNANDES
Externo à Instituição - CAIO LEÔNIDAS OLIVEIRA DE ANDRADE