Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO DE ARAUJO NAZARE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELO DE ARAUJO NAZARE
DATA : 06/12/2021
LOCAL: Instituto de Ciências da Saúde

Efeito do Treinamento Muscular Inspiratório nos Sinais e Sintomas de Disfagia de Pacientes Hospitalizados: um Estudo Piloto de um Ensaio Clínico Controlado e Randomizado

Hospitalização; Disfagia; Treino Muscular Inspiratório.

O processo de hospitalização está relacionado a diversas complicações que podem levar a consequências a longo prazo com impacto físicos e funcionais importantes, além de alteração cognitiva permanente(HILL et al., 2016). Entre as complicações mais prevalentes nos pacientes hospitalizados, destaca-se a disfagia(TAVEIRA et al., 2021).

A disfagia é definida como sendo a dificuldade em deglutir, ou seja, conduzir o bolo alimentar do seu trajeto inicial na cavidade oral, seguindo até o estômago. Essa condição pode se associar a sintomas como regurgitação, aspiração traqueobrônquica, dor retroesternal, pirose, rouquidão, soluço e odinofagia. A disfagia está associada ainda a redução da qualidade de vida, pneumonia aspirativa, desidratação, desnutrição e isolamento social(ALTMAN; YU; SCHAEFER, 2010). Acredita-se que seja um problema subdiagnosticado, com frequências que variam segundo os métodos de diagnóstico. Na população em geral, as prevalências variam de 2 a 16%, valores que podem ser superiores a 40% em idosos internados (BAIJENS et al., 2016).

Como a disfagia é caracterizada por aspectos multifatoriais, faz-se necessária uma abordagem interdisciplinar, cujos objetivos sejam compartilhados com toda a equipe de reabilitação. Especialmente em se tratando de situações de elevada complexidade (ARAÚJO, DE et al., 2017), como o cuidado pacientes hospitalizados com alteração da deglutição, essa relação interprofissional é de vital importância para o alcance dos objetivos de alta hospitalar e completo reestabelecimento funcional do paciente (ANDRADE et al., 2018). A intervenção precoce está associada a risco reduzido de pneumonia aspirativa e recuperação mais rápida (BAKHTIYARI et al., 2015).

O objetivo desta pesquisa é verificar os efeitos do Treinamento Muscular Inspiratório nos sinais e sintomas da disfagia de pacientes hospitalizados e tem como justificativa que foi  demonstrado  que  o Treinamento  Muscular  Inspiratório promove melhora da força muscular e da função pulmonar, bem como há indícios de aumento no nível de aptidão física, melhora na qualidade de vida . Esse projeto tem, portanto, a finalidade de avaliar estes efeitos nos sinais e sintomas de disfagia, que é a dificuldade de engolir.

Externo ao Programa - 2331582 - BRUNO PRATA MARTINEZ
Presidente - 2065330 - DANIEL DOMINGUEZ FERRAZ