Banca de DEFESA: PRISCILA MEIRELES CALIL FONTANA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PRISCILA MEIRELES CALIL FONTANA
DATA : 21/03/2024
HORA: 09:00
LOCAL: PAC sala 108
TÍTULO:

A INFLUÊNCIA DO TAMANHO DO ELETRODO E DA ESPESSURA DA DOBRA CUTÂNEA NO PICO DE TORQUE DE QUADRÍCEPS E NO DESCONFORTO SENSORIAL EM INDIVÍDUOS SAUDÁVEIS


PALAVRAS-CHAVES:

estimulação elétrica neuromuscular, dor, espessura de dobra cutânea dobra cutânea, tamanho de eletrodo.


PÁGINAS: 44
RESUMO:

A estimulação elétrica neuromuscular (EENM) é utilizada nos processos de reabilitação, das disfunções neuromusculoesqueléticas com o objetivo de fortalecer a musculatura, além de prevenir a atrofia por desuso. Entretanto, existem variáveis que podem influenciar no desconforto sensorial durante a EENM e interferir no desempenho da eletroestimulação comprometendo seus resultados. Dentre as variáveis que podem influenciar no desempenho destacam-se espessura da dobra cutânea local e o tamanho do eletrodo utilizado. Quanto maior a dobra cutânea, maior será a resistência à passagem da corrente elétrica e quanto menor o tamanho do eletrodo, maior será a densidade de corrente sob os eletrodos. Altas densidades de corrente estão associadas ao desconforto sensorial da corrente elétrica. A melhor estratégia para avaliar o desempenho da EENM é através do pico de torque numa contração máxima através da dinamometria isométrica.

Será realizado um estudo quantitativo transversal observacional com 30 participantes da pesquisa de 18 a 40 anos, estudantes da Universidade Federal da Bahia e será realizado na Clínica Escola de Fisioterapia (CEF) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Todos os participantes da pesquisa receberão EENM no quadríceps do membro inferior dominante e serão avaliados durante a EENM. A coleta será realizada no 2° semestre de 2022 após aprovação no Comitê de Ética e Pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia - UFBA.

Os desfechos primários do estudo correspondem a percepção do desconforto sensorial através da escala visual analógica (EVA) e ao pico de torque isométrico evocado pela EENM. Inicialmente será identificada a dobra cutânea da coxa do membro dominante. Em seguida os participantes da pesquisa serão submetidos a três sessões de eletroestimulação com intervalo de 24h entre as 3 sessões. Cada sessão terá um tamanho específico de eletrodo; os parâmetros de frequência, largura de pulso serão padronizados entre as sessões. A intensidade será ajustada de acordo com a tolerância de cada participante. Os eletrodos serão categorizados em pequeno, médio e grande.

Para análise de dados, aplicada a ANOVA de medidas repetidas e serão considerados estatisticamente significante os resultados que apresentarem p <0,05. As análises serão realizadas no programa JASP 0.17.1.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2068924 - CLEBER LUZ SANTOS
Interna - 2079258 - KAREN VALADARES TRIPPO
Externo ao Programa - 1044981 - CASSIO MAGALHAES DA SILVA E SILVA - UFBA
Notícia cadastrada em: 01/03/2024 09:04
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA