O PERCURSO DE INFANS A FALANTE DURANTE A PANDEMIA POR COVID-19: CAMINHOS E DESCAMINHOS DIANTE DA CLÍNICA DE LINGUAGEM
Aquisição da Linguagem; pandemia por COVID-19; Clínica de Linguagem.
Este trabalho aborda os efeitos da pandemia de Covid-19 na aquisição de linguagem de crianças pequenas em atendimento fonoaudiológico, considerando a relação criança-língua-outro e as mudanças geradas pelo contexto pandêmico, os descompassos diagnósticos e a intervenção clínica. O objetivo é discutir sobre os efeitos da pandemia de COVID-19 na trajetória de crianças em aquisição de linguagem que chegaram à clínica fonoaudiológica com queixa de atraso de linguagem. Assumindo como referência a perspectiva teórico-clínica denominada Clínica de Linguagem, será realizada uma série de três estudos de caso, de abordagem qualitativa, como ferramenta de investigação científica. Espera-se contribuir com o fortalecimento da abordagem teórica-metodológica adotada e com o avanço do conhecimento sobre os efeitos da pandemia na infância, corroborando, ainda, com as discussões científicas sobre o manejo fonoaudiológico de crianças pequenas com queixa de atraso de linguagem. Isso, sem perder de vista a singularidade do falante, a heterogeneidade das manifestações de linguagem e a escuta aos pais/responsáveis na composição do cuidado ofertado.