Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISLANE DOS SANTOS SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CRISLANE DOS SANTOS SOARES
DATA : 13/12/2023
LOCAL: Faculdade de Educação UFBA

TECNOLOGIA ASSISTIVA DIGITAL: ESTUDO DE CASO SOBRE O USO DE SOFTWARES LIVRES POR ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM UM CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Tecnologia Assistiva, Tecnologia Assistiva Digital, Softwares Livres, Deficiência Visual, Leitores de Tela.

No âmbito das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) muitos avanços foram alcançados. Um exemplo é a criação de softwares livres que podem ser usados como Tecnologia Assistiva (TA) pelas pessoas com deficiência. Frente a essa importante potencialidade, é imprescindível saber de que forma convergem essas áreas cujo objetivo comum é democratizar direitos. Dentro da classificação da TA, podemos encontrar a Tecnologia Assistiva Digital (TAD), que pode ser definida como produtos relacionados às mídias digitais ou eletrônica, informática, telecomunicações e multimídia.  Assim, o objetivo geral desse estudo é analisar potencialidades de uso de softwares de TAD em um Centro de Atendimento Educacional Especializado para pessoas com deficiência visual (CAEEDV) no município de Salvador, Bahia. Os objetivos específicos são caracterizar os softwares livres: Dosvox e NVDA de acordo com as deficiências atendidas; analisar as potencialidades de uso dos softwares identificados; discutir os resultados obtidos através de entrevista realizada com um professor do Centro de Atendimento Educacional escolhido; analisar as implicações geradas através do uso desses softwares utilizados por estudantes com deficiência no contexto de um Centro de Atendimento Educacional Especializado. Como metodologia, pretende-se realizar um estudo de caso em um Centro de Atendimento Educacional Especializado no município de Salvador. Constituirão instrumentos de coleta de dados, a observação do funcionamento dos softwares de TA, a utilização desses softwares pelos alunos, bem como, se fará uma entrevista com o professor, responsáveis e o aluno sobre as suas impressões acerca da funcionalidade e potencialidades desses programas. Ainda, será construído um protocolo de observação que será utilizado em dois momentos, antes e após a introdução dos softwares na rotina de atendimento dos estudantes. Para a realização deste estudo se utilizará a técnica de triangulação de dados, afim de analisar os instrumentos metodológicos utilizados: observação, entrevista e protocolo. No que diz respeito aos conteúdos levantados pela pesquisa, se utilizará a metodologia de análise de conteúdo. Por esses meios pretende-se construir uma pesquisa robusta, a fim de fortalecer o processo de inclusão digital de alunos com deficiência visual a partir do uso de TAD com programas livres, bem como fomentar o embasamento para discursões acerca da criação de políticas públicas voltadas para a educação na perspectiva inclusiva.

Presidente - 2353091 - FERNANDA MATRIGANI MERCADO GUTIERRES DE QUEIROZ
Interno - 3269231 - RAFAEL LIMA KONS
Externa ao Programa - 1660035 - REGIANE DA SILVA BARBOSA - UFBAExterno à Instituição - ADRIANA DA PAIXÃO SANTOS - FURG
Notícia cadastrada em: 14/12/2023 07:53