Banca de DEFESA: ANANDA LOPES MAMEDIO DO CARMO

DISCENTE : ANANDA LOPES MAMEDIO DO CARMO
DATA : 30/06/2023
LOCAL: Instituto Ciências da Saúde

CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS, ATIVIDADE FÍSICA E COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO EM ADULTOS COM ALTERAÇÕES NA PERCEPÇÃO VERTICAL VISUAL SUBJETIVA

Atividade Física; Comportamento sedentário; desequilíbrio; tontura

O sistema vestibular é um sensor de movimento, também responsável por detectar a mudança na posição da cabeça. A Vertical Visual Subjetiva (VVS) é a capacidade de o indivíduo perceber a vertical verdadeira em relação ao plano. A referência vertical é utilizada para orientar a postura, o deslocamento e a direção a seguir em qualquer atividade. Alterações no sistema vestibular contribuem para perda total ou parcial do equilíbrio, sendo um fator determinante na redução das atividades de vida diárias e aumento do comportamento sedentário. O estimulo a prática de atividades físicas deve ser proposto aos indivíduos com desequilíbrio, pois a realização de movimentos corporais auxilia na retomada do bom funcionamento do labirinto. O objetivo do presente estudo é avaliar a associação entre condições socioeconômicas, atividade física e comportamento sedentário em adultos com e sem alteração na percepção da vertical visual subjetiva. Trata-se de um estudo do tipo descritivo, quantitativo, transversal, com grupo comparação. Comporão a amostra da pesquisa indivíduos acompanhados pelo setor de Otorrinolaringologia no ambulatório Magalhães Neto do Hospital Universitário Professor Edgard Santos e pela clínica-escola de Fonoaudiologia Professor Jurandy Gomes Aragão, na Universidade do Estado da Bahia e no Centro Docente Assistencial em Fonoaudiologia (CEDAF). Após convite, confirmação da participação na pesquisa e assinatura do TCLE, serão realizadas entrevistas/anamnese, aplicação de questionários e testes. Os dados serão analisados de forma quantitativa e qualitativa.

Presidente - 1878010 - LUCIENE DA CRUZ FERNANDES
Externo ao Programa - 1198203 - THIAGO TEIXEIRA MENDES - UFBAExterno à Instituição - SAULO VASCONCELOS DA ROCHA - UESB
Notícia cadastrada em: 06/09/2023 10:53