TRAJETÓRIA POLÍTICA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Pessoa com deficiência; Estudantes; Organização social; Ensino superior; Barreiras
Estudantes com deficiência continuam a sofrer discriminação e enfrentar empecilhos que dificultam o aprendizado e continuidade da graduação. Apesar de existirem leis que garantem o direito à educação em todos os níveis e das políticas públicas de inclusão, obstáculos diversos fazem parte do processo de formação destes estudantes. O objetivo do estudo será compreender a experiência de organização social e política de estudantes com deficiência da Universidade Federal da Bahia e como esta atuação tem ocorrido no processo de permanência na UFBA. Esta pesquisa orienta-se pela perspectiva do modelo social da deficiência e será desenvolvida a partir da abordagem qualitativa, por meio da metodologia da narrativa biográfica, com foco especificamente em histórias de vida que se dará por meio de entrevistas. O método da história de vida é um tipo de pesquisa qualitativa no qual as narrativas são os elementos centrais. Espera-se que as histórias de vida destes estudantes e suas formas de organização possibilitem identificar obstáculos, bem como formas de enfrentamento das situações que vivenciam no cotidiano da universidade. O estudo aborda uma temática importante, mas escassa no campo científico, servindo de alerta às instituições de ensino superior.