Banca de QUALIFICAÇÃO: ESTELA ROZENO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ESTELA ROZENO DOS SANTOS
DATA : 12/07/2023
LOCAL: PPGREAB - Pavilhão de Aulas do Canela - Universidade Federal da Bahia

TRAJETÓRIA POLÍTICA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Pessoa com deficiência; Estudantes; Organização social; Ensino superior; Barreiras

Estudantes com deficiência continuam a sofrer discriminação e enfrentar empecilhos que dificultam o aprendizado e continuidade da graduação. Apesar de existirem leis que garantem o direito à educação em todos os níveis e das políticas públicas de inclusão, obstáculos diversos fazem parte do processo de formação destes estudantes. O objetivo do estudo será compreender a experiência de organização social e política de estudantes com deficiência da Universidade Federal da Bahia e como esta atuação tem ocorrido no processo de permanência na UFBA. Esta pesquisa orienta-se pela perspectiva do modelo social da deficiência e será desenvolvida a partir da abordagem qualitativa, por meio da metodologia da narrativa biográfica, com foco especificamente em histórias de vida que se dará por meio de entrevistas.  O método da história de vida é um tipo de pesquisa qualitativa no qual as narrativas são os elementos centrais. Espera-se que as histórias de vida destes estudantes e suas formas de organização possibilitem identificar obstáculos, bem como formas de enfrentamento das situações que vivenciam no cotidiano da universidade.  O estudo aborda uma temática importante, mas escassa no campo científico, servindo de alerta às instituições de ensino superior.

Presidente - 1683913 - ADRIANA MIRANDA PIMENTEL
Interna - 1272085 - FERNANDA DOS REIS SOUZA