Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO GUIMARÃES SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNO GUIMARÃES SANTANA
DATA : 21/03/2023
LOCAL: Instituto de Ciências da Saúde

A INDICAÇÃO E O USO DE PSICOFÁRMACOS POR CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE ITAPARICA – BA

Medicalização. Psicofármacos. Educação Especial.

Nos períodos que correspondem à educação infantil e ao ensino fundamental I, em meio a considerável valorização da socialização e da linguagem infantil, sinais de alerta podem surgir diante de dificuldades na aquisição da leitura e escrita ou aspectos relacionados ao comportamento das crianças em sala de aula. Ações tomadas por profissionais de saúde frente às demandas de aprendizagem podem influenciar a maneira pela qual os corpos serão normatizados e sofrerão interferências. Dessa forma, este estudo tem como objetivo geral analisar a indicação e o uso de psicofármacos por crianças com queixas escolares atendidas no Centro de Atendimento Educacional Especializado do município de Itaparica – BA. Mais especificamente pretende-se: i) analisar o processo de diagnóstico e prescrição do psicofármaco para a criança com queixa escolar; ii) analisar as queixas escolares da criança que possui prescrições de psicofármacos; iii) caracterizar e analisar possíveis efeitos do uso de psicofármacos para o processo de escolarização da criança. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e de caráter qualitativo composto por ntrevistas semiestruturadas com duas crianças que utilizam psicofármacos, o responsável que acompanha as questões de saúde e educação da criança, a professora ou professor que esteja à frente do processo de escolarização e o médico responsável por prescrever os medicamentos, totalizando até 08 participantes. As informações produzidas por meio das entrevistas serão analisadas e interpretadas com base no referencial teórico dos estudos sobre medicalização da educação e fracasso escolar, propostos por Maria Helena Souza Patto e Maria Aparecida Affonso Moysés, além estudos mais recentes sobre medicalização da educação e educação especial numa perspectiva crítica, tais como os estudos propostos pelo Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Espera-se que esta pesquisa possa trazer informações sobre as influências do uso de medicamentos no processo de escolarização de crianças em processo de inclusão que frequentam a escola pública e, ainda, contribuir com subsídios para a construção de redes de apoio entre profissionais e familiares.

Interno - 1876823 - VLADIMIR ANDREI RODRIGUES ARCE
Interna - 1813696 - ELAINE CRISTINA DE OLIVEIRA