PPGPS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE (PPGPS) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LUCAS CAIRES SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS CAIRES SANTOS
DATA : 26/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: IMS/CAT - UFBA
TÍTULO:

Gênero, sexualidade e sofrimento psíquico: tensões entre heteronormatividade e saúde mental no discurso dos profissionais do CAPS II de Vitória da Conquista, Ba.


PALAVRAS-CHAVES:

saúde mental; população LGBT; questões de gênero e sexualidade; sofrimento psíquico.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

Considerando que podem haver especificidades na experiência de sofrimento psíquico em função das orientações sexuais e das identidades de gênero, bem como do seu atravessamento por determinantes sociais que produzem efeitos subjetivos na saúde mental da população LGBT, pretendeu-se, nesta pesquisa, investigar a relação entre as questões de gênero, sexualidade e sofrimento psíquico através do discurso dos profissionais de saúde mental. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória com oito profissionais de diversas funções e especialidades do Centro de Atenção Psicossocial II do município de Vitória da Conquista - BA. Como referencial de análise foi utilizada a análise do discurso de orientação pecheuxtiana, uma vez que esta é capaz de investigar o processo de produção de sentidos e de sujeitos, considerando elementos subjetivos e históricos materializados discursivamente, não individualizando as questões abordadas na pesquisa. Por se tratar de uma pesquisa na modalidade de Mestrado Profissional, propôs-se uma segunda etapa interventiva, na qual ocorreu um momento de formação profissional com toda a equipe do serviço através de uma intervenção dialógica em que foram abordados conteúdos relativos aos sentidos e às especificidades de saúde mental da comunidade LGBT identificadas durante a análise. Nesta análise percebeu-se o binarismo de gênero como uma formação discursiva recorrente, além de questões relacionadas ao preconceito e a discriminação, bem como ao uso do nome social. Propõe-se neste estudo que os discursos analisados remetem a duas formações ideológicas: a heteronormatividade e o discurso da saúde mental como regiões discursivas que coexistem e que em alguns momentos se contrapõem no que diz respeito às identidades de gênero, orientações sexuais e ao trabalho em saúde mental com este público. Por fim, considera-se que a formação em saúde mental da população LGBT seja um método imprescindível para qualificar o cuidado em saúde, contribuindo para a promoção e fortalecimento dos vínculos, garantindo o pleno acesso ao serviço, além de evitar que o dispositivo seja mais uma ferramenta de exclusão social.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2356633 - MILENA MARIA SARTI
Interna - 1163450 - LIVIA BOTELHO FELIX
Interna - 1560720 - SUELY AIRES PONTES
Externa ao Programa - 1848161 - DANIELA RODRIGUES GOULART GOMES
Externa ao Programa - 2115458 - KUEYLA DE ANDRADE BITENCOURT
Notícia cadastrada em: 03/08/2022 18:02
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA