PPGPS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE (PPGPS) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: KATIENE RODRIGUES MENEZES DE AZEVEDO

DISCENTE : KATIENE RODRIGUES MENEZES DE AZEVEDO
DATA : 07/07/2022
LOCAL: Plataforma virtual

CÁPSULA DO TEMPO: ADOLESCENTES ROTEIRIZANDO PROJETOS DE VIDA E CONECTANDO-SE EM REDES ATRAVÉS DO CINEMA E AUDIOVISUAL

Projeto de vida; adolescência; cinema e audiovisual; oficinas terapêuticas.

O  presente trabalho é fruto dos resultados encontrados na execução do projeto de intervenção “Cápsula do tempo”, desenvolvido no período de setembro a dezembro de 2020 com adolescentes vinculados ao Centro de Atenção Psicossocial infatojuvenil (CAPSi) do município de Vitória da Conquista na Bahia. O estudo foi organizado em dois artigos, sendo que o primeiro aponta as reflexões advindas do percurso teórico trilhado para sustentar a elaboração de todo o projeto, enquanto o segundo é referente ao relato quanto à construção e aplicação do projeto com o público-alvo, além da descrição do treinamento da equipe do CAPS para replicação do protocolo. A problemática deste trabalho surge da necessidade de produção de conhecimento e estratégias voltadas para o objeto de estudo ‘projeto de vida entre adolescentes’, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade psicossocial, visto que a elaboração de projetos de vida tem se mostrado protetora contra situações de risco e promotora de ações de cuidado em saúde. Utilizamos, como ferramenta, oficinas de cinema e audiovisual, que buscavam abarcar três pilares: autoconhecimento, alteridade/participação social e autenticidade criativa como fundamentais para a construção do projeto de vida. Como recursos nas oficinas, usamos o autorretrato, o filme-carta e as narrativas reflexivas como estratégias para discutirmos os pilares anteriormente apontados. A escolha desses três pilares não foi aleatória, mas baseada no que encontramos na literatura, tanto nos textos que tratavam diretamente do projeto de vida, quanto aqueles que, através de uma análise da sociedade contemporânea, abordavam os modos de existir atuais. Por haver esse claro enlace entre aspectos sociais, filosóficos e psicológicos nessa proposta, nos amparamos nos diálogos possíveis entre a Psicologia sóciohistórica e autores contemporâneos como Zygumnt Bauman, Gilles Lipovetsky e Byug- Chul Han. Um dos principais entraves encontrados na execução da proposta foi a pandemia pelo COVID19, que implicou na realização do projeto na modalidade virtual, o que, a nosso ver, impactou negativamente na adesão dos adolescentes à proposta, tendo sido essa baixa adesão nossa principal limitação. Um dos frutos do trabalho, porém, é uma cartilha com orientações para replicação do protocolo, o que viabiliza a aplicação em diversos cenários e deixa aberto o caminho para novas pesquisas e resultados a partir do protocolo Cápsula do Tempo.

Presidente - 1163450 - LIVIA BOTELHO FELIX
Interna - 194.368.234-87 - MARIA DE FÁTIMA DE SOUZA SANTOS - UFPE