PPGPS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE (PPGPS) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIANA MARIA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABIANA MARIA DE SOUZA
DATA : 02/05/2022
LOCAL: Online

SAÚDE MENTAL ADOLESCENTE E RETORNO ESCOLAR PRESENCIAL: pensando o adolescer em tempos pandêmicos

Adolescentes; Pandemia de Covid-19; Educação; Psicanálise

Enfoques interdisciplinares e psicanalíticos apontam que adolescer na contemporaneidade não representa uma tarefa fácil. Esse período entre 10 e 19 anos, está associado, na contemporaneidade, a um amadurecimento biológico e psicológico, além de um adoecimento, na forma de uma crise psicossocial marcada pela busca de um lugar no mundo social e subjetivo. O advento da pandemia de Covid-19 se relaciona com esse contexto ao desaconselhar as interações sociais em uma fase em que a socialização com os pares ganharia prioridade. Porém, os adolescentes que enfrentaram o afastamento das atividades sociais e do espaço escolar, agora precisam lidar com a flexibilização das medidas de controle e o retorno a um “novo normal”. Expostos a intensas tensões, os adolescentes da pandemia merecem atenção especial na forma de acolhimento e estudos que compreendam suas demandas subjetivas específicas. Assim, o presente estudo objetiva analisar as demandas adolescentes relativas ao retorno escolar presencial após a flexibilização das medidas restritivas decorrentes da pandemia de Covid-19 em um colégio público de ensino Médio do interior baiano à luz do aporte teórico da psicanálise. Pensado a partir da interface Psicanálise e Educação e visando agir sob a realidade ao tempo em que se constrói conhecimento, o recorte metodológico do projeto envolve uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa. Serão utilizados como ferramentas de produção de dados a entrevista livre, grupos de conversação psicanalítica e diários de campo. O lócus de pesquisa será uma escola pública de ensino médio do município de Irecê-Ba. Serão realizados quatro encontros semanais, no ambiente escolar, com uma amostra de até 10 adolescentes, e entrevista individual para avaliação da intervenção ao fim do conjunto dos encontros. Os dados serão analisados a partir da técnica de análise de conteúdo em relação com o aporte teórico da Psicanálise para apreender as construções subjetivas dos próprios adolescentes sobre os desafios de se fazerem adolescentes na pandemia e como esses desafios se expressam na forma de mal-estar escolar. Os resultados serão compartilhados em um encontro com a comunidade escolar e a equipe de docentes e dirigentes.

Presidente - 319.229.558-92 - GABRIELA ANDRADE DA SILVA - UFSB
Interna - 512.973.025-91 - MONALISA NASCIMENTO DOS SANTOS BARROS - UESB