PPGPS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE (PPGPS) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: THAINÁ SOUSA CAMPOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAINÁ SOUSA CAMPOS
DATA : 03/03/2022
HORA: 09:00
LOCAL: INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE
TÍTULO:

Avaliação da Eficácia do Programa de Intervenção Pay Attention! no Treinamento da Atenção em Crianças Diagnosticadas com TDAH



PALAVRAS-CHAVES:

Atenção/ TDAH/ Reabilitação Neuropsicológica/ crianças


PÁGINAS: 30
RESUMO:

O TDAH é um transtorno neurobiológico que se caracteriza por alterações nos níveis de dopamina que são responsáveis pela atenção, pelo comportamento motor, acarretando na dificuldade de regulação das respostas de atenção diante de estímulos ambientais. Os prejuízos evidenciados nas Funções Executivas envolvem principalmente a atenção sustentada, memória operacional, planejamento, organização e comportamento social. No Brasil, o número de pesquisas sobre intervenções para crianças com TDAH é reduzido. A falta de estudos sobre a reabilitação neuropsicológica em crianças com TDAH contribui para o aumento do uso da medicação sem ganhos neurofuncionais consistentes. 

Objetivo: O propósito deste estudo é avaliar a eficácia clínica do Programa Pay Attention! na redução dos déficits atencionais  de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade acompanhadas pelo Centro de Atenção Psicossocial - CAPS IA do município de Vitória da Conquista - BA. Método: Odelineamento do estudo é quase experimental com comparação de grupos e do pré e pós teste. Para isso, será realizada a comparação entre dois grupos: crianças diagnosticadas com TDAH e submetidas ao programa de intervenção atencional Pay Attention! e crianças diagnosticadas com TDAH que não receberão intervenção (lista de espera). Os participantes da pesquisa serão 120 crianças com idades de 6 a 10 anos, 60 crianças no grupo experimental e 60 crianças no grupo controle. A coleta de dados ocorrerá após a autorização dos pais por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e o assentimento da criança por meio do Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE).  A coleta será iniciada somente após a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa. 

Resultados esperados: Espera-se que, com a aplicação do programa de intervenção, uma vez investigada a eficácia da intervenção, essa associação possa gerar uma discussão teoricamente relevante, ao fomentar uma nova pauta de entendimento para questões práticas que se mostram frequentes quando se fala sobre processos atencionais em crianças com TDAH, ampliando a possibilidade de realização de novos estudos e promovendo a melhoria de déficits atencionais que são os principais causadores de dificuldades de aprendizagem nesse público. 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1552649 - PATRICIA MARTINS DE FREITAS
Interna - 1878474 - EDI CRISTINA MANFROI
Externo à Instituição - GUSTAVO MARCELINO SIQUARA - EBMSP
Externa à Instituição - MÔNICA CAROLINA DE MIRANDA
Notícia cadastrada em: 21/02/2022 13:45
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA