SÍNDROME DE BURNOUT EM ESTUDANTES DE MEDICINA: A DANÇA COMO POSSIBILIDADE DE REGULAÇÃO EMOCIONAL.
Palavras chaves: esgotamento psicológico, estudantes de medicina, dança, terapia através da dança.
A síndrome de Burnout é conhecida, como fenômeno da era moderna, resultante da interação do estresse crônico no ambiente de trabalho e características pessoais. Reconhecida em diversas profissões, torna-se bastante frequente em profissionais e também em estudantes da área da saúde. Exaustão global, despersonalização e declínio na satisfação profissional marcam a tríade sintomatológica da Síndrome. Objetivo: Analisar um programa de regulação emocional para estudantes de graduação do curso de medicina, utilizando a dança como recurso terapêutico, com o foco na prevenção e enfrentamento da Síndrome de Burnout. Metodologia: Estudo quase-experimental, realizado em uma amostra de 292 alunos, dos cursos de medicina da região sudoeste, que serão convidados a responder questionário online composto por escalas das dimensões de burnout e regulação emocional, em um pré-test. Os Participantes com maiores escores nas escalas de burnout serão convidados a participar da intervenção, baseada em técnicas de dança e posteriormente responderão um pos-test composto pelas escalas de burnout e questões subjetivas sobre a intervenção. Espera-se que a partir dos resultados obtidos, seja possível a criação de um conjunto de ações de cuidado em saúde mental em cursos de Medicina, que possua como pressuposto a regulação emocional dos discentes.