PPGPS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE (PPGPS) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: TAMARA DIAS BISPO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TAMARA DIAS BISPO
DATA : 07/02/2022
LOCAL: IMS-CAT/UFBA - Sala em Plataforma Virtual

Consumo abusivo de álcool e substâncias psicoativas: Um estudo sobre a saúde mental de mulheres negras assistidas pelo CAPS AD III de Vitória da Conquista - Ba

Saúde mental de mulheres negras; Consumo abusivo de álcool e drogas; Racismo e sexismo.

Ainda que no Brasil a população negra represente a maioria numérica e tenha vivências negativas específicas relacionadas ao racismo, tais como os adoecimentos psíquicos e emocionais, poucas pesquisas têm sido publicadas sobre a saúde desta população. É possível observar nos registros do SUS (2002) sobre internações psiquiátricas, que cresce a cada dia o índice de mulheres que passaram por internamento pelo uso abusivo de álcool e também por apresentarem transtornos mentais e/ou comportamentais relacionados ao uso de substâncias psicoativas. Constatações como estas, demonstram o quanto é urgente e importante a implementação de políticas públicas direcionadas à questão da mulher negra brasileira. Considerando a relevância do tema, o projeto se propõe a investigar como as questões de gênero e raça influenciam no uso abusivo de álcool e drogas por mulheres negras. Será utilizado como recurso metodológico uma abordagem qualitativa e exploratória. Como instrumento de coleta de dados serão realizadas entrevistas semiestruturadas e utilizarão como suporte teórico para interpretação a análise de discurso da linha francesa. Por se tratar de um mestrado profissional, entende-se que os desdobramentos da pesquisa devem ser direcionados a pensar questões práticas e ainda pouco exploradas, do cotidiano da instituição CAPS AD III. Sendo assim, como proposta interventiva, serão realizadas oficinas de formação com os profissionais da unidade, que ocorrerão assim que se tenha feito à análise dos dados colhidos na pesquisa. O intuito dessa proposta é estimular reflexões para que as questões raciais e de gênero, bem como a integralidade e equidade nos atendimentos, sejam analisadas por esses profissionais a partir da perspectiva e experiências relatadas pelas usuárias do serviço.

Presidente - 2356633 - MILENA MARIA SARTI
Interna - 1552663 - RAQUEL SOUZAS