PPGPS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE (PPGPS) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: OTÁVIO RIBEIRO LAGO NETTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : OTÁVIO RIBEIRO LAGO NETTO
DATA : 18/02/2022
LOCAL: Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS-CAT/UFBA)

AMPLIAÇÃO DE UM RURAL PARTICIPATIVO: A EMERGÊNCIA DOS MODOS DE EXISTÊNCIA À CONSTRUÇÃO DE UMA MICROPOLÍTICA DO DESEJO COLETIVO

Participação Social; Saúde Ambiental; Micropolítica do desejo, Saúde do Campo; Psicologia da Saúde

As áreas rurais e suas populações passam por mudanças profundas nas relações, funções e fluxos cada vez mais interligadas ao urbano com concepção de sociedade distinta. As populações rurais, deste modo, carregam consigo elementos políticos, econômicos, culturais, ou seja, modos de territorialidade e existência no ambiente que as colocam na contramão daquilo que hoje é considerado desenvolvimento social. Com foco no rural do município de Vitória da Conquista-Bahia e a inclusão de todos os excluídos no conceito de participação social (plantas, animais, tratores, entre outros), este projeto se vale do conceito de modos de existência em Souriau (2017) e Latour (2108) como necessário à compreensão da inclusão desses outros excluídos na participação social. O projeto busca abrir o diálogo com os conceitos de micropolítica do desejo coletivo em Guattari e Rolnik (2007) à construção de uma outra literatura sobre participação social rural ou rural participativo. Agregando também conceitos, tais como a literatura menor (minoritária) em Deleuze e Guattari (1986) e o conceito de contrato natural em Michel Serres (1991), e tendo, como produto final, um novo contrato em participação social rural (o rural participativo). Como metodologia pretende-se Etnografia Breve e Diagnóstico Rural Participativo- DRP. Será construído um documento com diretrizes políticas e de gestão que será encaminhado à prefeitura de Vitória da Conquista-Bahia com o intuito de ampliação das políticas públicas em participação social para o meio rural. No mais, será acrescentado, ao campo da psicologia da saúde, a análise de uma micropolítica do desejo coletivo em que o conceito de coletivo se amplia, com a inserção dos modos de existência, proporcionando, assim, saúde e afeto, uma outra psicologia possível.

Presidente - 3063238 - PAULO ROGERS DA SILVA FERREIRA
Interna - 943.856.706-25 - CARMEM VIRGÍNIA MORAES DA SILVA - UESB