PPGPS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE (PPGPS) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA CHAVES ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AMANDA CHAVES ROCHA
DATA : 30/09/2020
LOCAL: Instituto Multidisciplinar em Saúde - UFBA

Implantação de protocolo e rotina psicológicas na unidade de terapia intensiva neonatal do Hospital Geral de Vitória da Conquista

Prematuridade, Protocolo psicológico, UTI neonatal

O nascimento de um bebê prematuro é um evento crítico que produz impactos de ordem emocional e psíquica nos cuidadores, e que demanda atenção profissional durante o período de internamento do recém-nascido (BASEGGIO et al, 2017). Objetivando reduzir os abalos emocionais provocados pela prematuridade, este estudo pretende aplicar e testar um protocolo psicológico de boas práticas, voltado para os cuidadores de bebês internados na UTI Neonatal (UTIN) do Hospital Geral de Vitória da Conquista. O estudo pretende identificar se este instrumento pode contribuir para a diminuição de possíveis sintomas referentes ao estresse, ansiedade e depressão no público referido. Como resultados, espera-se que o protocolo auxilie com a redução dos estressores investigados. Espera-se também que ele possa contribuir com o aperfeiçoamento das práticas na UTIN, com as famílias e com a equipe envolvida no cuidado ao bebê, instrumentalizando-os para lidar de maneira adequada com situações complexas e impactantes referentes aos aspectos simbólicos relacionados ao internamento do bebê, fomentando a manutenção de um ambiente sempre humanizado e atento às necessidades dos seus usuários.

Presidente - 1878474 - EDI CRISTINA MANFROI
Interno(a) - 512.973.025-91 - MONALISA NASCIMENTO DOS SANTOS BARROS - UESB