Banca de DEFESA: GABRIEL PEREIRA MENDES

DISCENTE : GABRIEL PEREIRA MENDES
DATA : 14/05/2024
LOCAL: Universidade Federal da Bahia - IMS-CAT

O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL DE ADOLESCENTES SURDOS FILHOS DE PAIS OUVINTES

Surdez; deficiência auditiva; família; adolescência; desenvolvimento.

O presente projeto tem como objetivo compreender o papel das interações familiares no desenvolvimento socioemocional de adolescentes surdos. Método: O delineamento do estudo é qualitativo, transversal e de caráter exploratório. Os participantes da pesquisa serão adolescentes entre 12 e 18 anos, filhos de pais ouvintes do município de Vitória da Conquista-BA. Como critérios de inclusão, serão considerados o nível de perda auditiva, o momento da vida em que ocorreu a perda e a composição familiar de adolescentes filhos de pais que não sejam deficientes auditivos. Não serão incluídos na amostra adolescentes surdos com deficiência intelectual, surdo cegos ou que façam uso de tecnologias de apoio como amplificadores ou próteses auditivas. Instrumentos: será aplicado um questionário sociodemográfico com o objetivo de caracterização da amostra e entrevista semiestruturada individual abordando temas da percepção do adolescente sobre as interações comunicacionais e sua competência no reconhecimento, expressão, uso e regulação das emoções em si e nos outros. Como resultado, pretende-se fomentar discussões sobre o papel das línguas gestuais no desenvolvimento de crianças e adolescentes surdos e de intervenções adequadas no campo da saúde, assim como de políticas públicas eficientes e adequadas às necessidades da comunidade surda nesses espaços.

Introdução: No nascimento de uma criança surda se estabelece uma diferença fundamental no modo como a comunicação acontece entre ela e seus pares ouvintes. A longo prazo, a forma como a deficiência auditiva é abordada pode implicar em prejuízos ao desenvolvimento da linguagem e de áreas que dependem da comunicação para acontecer. O presente estudo objetivou compreender o papel das interações familiares no desenvolvimento socioemocional de adolescentes surdos. Metodologia: Considerando o proposto, a pesquisa se orientou por uma metodologia qualitativa, transversal e de carácter exploratório. Participaram da pesquisa quatro adolescentes entre 12 e 18 anos, fluentes em Língua Brasileira de sinais e filhos de pais ouvintes do município de Vitória da Conquista- BA. Como critérios de inclusão, foram considerados o nível de perda auditiva, o momento da vida em que ocorreu a perda e a composição familiar considerando adolescentes surdos filhos de pais ouvintes. Não foram incluídos na amostra adolescentes surdos com deficiência intelectual, surdo cegos ou que façam uso de tecnologias de apoio como amplificadores ou próteses auditivas. Como instrumentos, foram utilizados um questionário sociodemográfico para caracterização da amostra e uma entrevista semiestruturada individual abordando temas da percepção do adolescente sobre as interações comunicacionais na família e sua relação com competências de reconhecimento, expressão, uso e regulação das emoções em si e nos outros. As entrevistas foram registradas em áudio e vídeo e o conteúdo transcrito, tabulado e analisado a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (2011) Resultados: Foram identificadas quatro categorias e cinco subcategorias, a saber: 1. Modos de comunicação e 2. Competências emocionais. Como subtópicos decorrentes das dimensões das competências emocionais, foram identificadas as dimensões: 2.1. Identificação das emoções; 2.2. Expressão emocional e 2.3 Regulação emocional. Discussão: A língua media as interações comunicacionais que possibilitam o desenvolvimento de habilidades importantes ao longo da vida. Para pessoas surdas usuárias da Libras, a característica gestovisual da língua de sinais favorece a identificação precisa das emoções a partir do reconhecimento de expressões faciais e pistas contextuais. Entretanto, o aprendizado tardio da língua e o contato restrito com referenciais surdos prejudica o desenvolvimento de um vocabulário adequado para a diferenciação e expressão satisfatória das emoções. Como consequência, a regulação emocional da pessoa surda pode ser prejudicada. Considerações finais: Com os dados analisados foi possível desenvolver os seguintes produtos: (1) Artigo de revisão narrativa da literatura; (2) Artigo de Relato de pesquisa empírica; (2) Proposta de grupo para orientação parental e apoio de pais ouvintes com filhos surdos. O estudo esteve alinhado aos objetivos do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Saúde (PPGPS) ao identificar demandas e necessidades em saúde no âmbito individual e coletivo. Seu produto, propõe o desenvolvimento de práticas educativas de educação em saúde, estando em consonância com o programa e critérios da CAPES. Além disso, contou com a participação de alunos da graduação voluntários e bolsistas ao longo da execução, possibilitando a integração entre alunos da graduação e pós graduação.

Presidente - 1878474 - EDI CRISTINA MANFROI
Interna - ***.973.025-** - MONALISA NASCIMENTO DOS SANTOS BARROS - UESB