Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA KELLY TEIXEIRA DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNA KELLY TEIXEIRA DE ARAUJO
DATA : 06/06/2024
HORA: 08:00
LOCAL: Instituto Multidisciplinar em Saúde
TÍTULO:

Efeitos da Aplicação do Neurofeedback em Crianças com Transtorno
do Espectro do Autismo


PALAVRAS-CHAVES:

Metanálise; Neurofeedback; Neuromodulação; Transtorno do
Espectro do Autismo; Treino de Funções Executivas.


PÁGINAS: 112
RESUMO:

Os transtornos do neurodesenvolvimento representam um conjunto de alterações que
interferem no desenvolvimento neurocognitivo e afetam o funcionamento adaptativo
dos indivíduos. As investigações científicas direcionadas para os avanços das técnicas
de diagnóstico e intervenção são fundamentais e por isso estão nas prioridades das
pesquisas. Dentre os transtornos do neurodesenvolvimento, o Transtorno do Espectro do
Autismo (TEA) tem se destacado pelas recorrentes demandas sociais resultante do
aumento da incidência e pelas lutas por políticas de assistência adequadas às evidências
científicas. O TEA é caracterizado por déficits em habilidades sociais,
linguagem/comunicação e problemas de comportamento, com alta variabilidade dos
sinais. Este estudo tem como objetivo avaliar o efeito da aplicação do neurofeedback
(NF) para o desempenho cognitivo e comportamental de crianças com TEA.
Inicialmente, foi realizado um estudo de revisão com metanálise para integrar os
desfechos dos ensaios clínicos que aplicaram o neurofeedback em crianças com TEA. O
objetivo da metanálise foi revisar os estudos já realizados, verificando o protocolo
aplicado, desfechos e limitações. Os resultados da metanálise fazem parte desse
manuscrito no formato de artigo. A próxima etapa será o estudo empírico, com a
utilização do método quase experimental, sem aleatorização da amostra, com
comparação intra e intergrupo, de pré e pós-teste. Os participantes serão 40 crianças
com diagnóstico de TEA, distribuídas em grupo experimental e controle, cada grupo
com 20 crianças. O grupo experimental passará por 40 sessões de NF e o grupo controle
realizará um treinamento das funções executivas, durante o qual serão trabalhadas
habilidades de planejamento, resolução de problemas, autoinstrução e autorregulação.
Na coleta pré e pós-intervenção será realizada avaliação dos componentes cognitivos:
atenção, memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, controle inibitório, planejamento

e resolução de problemas. Serão utilizadas também escalas para rastreio do TEA e
avaliação de problemas comportamentais. Por meio deste estudo, espera-se verificar a
magnitude do efeito da neuromodulação por NF para crianças com TEA. O projeto está
vinculado à linha de pesquisa em Desenvolvimento Humano e Práticas Educativas na
Saúde e busca demonstrar em seus resultados modelos inovadores e efetivos para
intervenções em neuropsicologia do desenvolvimento. O primeiro produto desse projeto
será a oferta de duas intervenções neuropsicológicas para crianças com TEA: o treino
por NF e o treinamento das funções executivas, tendo um importante impacto social
para a cidade de Vitória da Conquista e as localidades vizinhas. O segundo produto é a
estruturação do ambiente para a continuidade da linha de pesquisa em neuromodulação
no IMS-UFBA. O terceiro produto é a divulgação dos resultados do estudo em
congressos e revistas científicas e também para a população geral por meio de materiais
audiovisuais com linguagem de fácil acesso.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GUILHERME MAIA DE OLIVEIRA WOOD
Interno - ***.884.433-** - LIANA ROSA ELIAS - UFC
Presidente - 1552649 - PATRICIA MARTINS DE FREITAS
Notícia cadastrada em: 10/05/2024 17:16
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