PPGPS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE (PPGPS) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: SABRINA AGUIAR CERQUEIRA

DISCENTE : SABRINA AGUIAR CERQUEIRA
DATA : 25/03/2024
LOCAL: Instituto Multidisciplinar em Saúde - UFBA

RELAÇÕES ENTRE ESQUEMAS INICIAIS DESADAPTATIVOS, QUALIDADE DO VÍNCULO PRIMÁRIO E VINCULAÇÃO MATERNO-FETAL EM GESTANTES DE ALTO RISCO”,

comportamento de apego; gravidez de alto-risco; terapia

A história de vinculação mãe e bebê pode ser observada já no período pré-natal, sendo possível identificar fatores que interferem neste processo e que permitem avaliar as expectativas que a mãe apresenta sobre o feto e sobre a interação que estabelece com ele. O presente estudo teve como objetivo investigar em gestantes de alto risco as relações entre esquemas iniciais desadaptativos (EID), qualidade do vínculo com seus cuidadores primários e apego materno-fetal. Para isso, foi realizada uma pesquisa de delineamento quantitativo, descritivo e relacional, utilizando-se de amostra não probabilística por conveniência, com 152 gestantes assistidas pelo Pré-Natal de Alto Risco de um hospital materno-infantil. Os instrumentos utilizados incluem o questionário sociodemográfico, o Questionário de Esquemas de Young na forma breve (YSQ – S3), a Escala de Vínculo Materno-fetal (MFAS-Br) e o Parental Bonding Instrument (PBI). Os dados coletados foram analisados por meio do programa JASP versão 18.1 e a análise estatística descritiva foi realizada a partir das medidas de frequência, média (M) e desvio-padrão (DP). Em seguida, foi utilizada análise de regressão por meio de modelagem de equações estruturais (MEE) para verificar o poder explicativo dos EIDs (variáveis independentes) na intensidade do AMF (variável dependente). Os resultados da análise quantitativa não indicaram alterações estatisticamente significativas nesta relação. No entanto, o esquema de Desconfiança/Abuso apresentou valor-p limítrofe, indicando uma possível capacidade de predição positiva. Poucas participantes do estudo (15,8%) apresentaram ativação dos esquemas de abandono e desconfiança/abuso e a análise dos dados sociodemográficos revelou que 61,8% das participantes consideraram receber muito suporte da rede social e muito suporte do pai do bebê (81,6%). Tais resultados destacam possíveis mediadores e outros fatores que podem afetar a formação do AMF e a relação com os EIDs. O apoio do parceiro, compreendido como um suporte social, pode explicar a hipoativação dos dois principais esquemas apresentados, configurando-se como fator protetivo para o AMF, destacando a necessidade de inclusão cada vez maior do parceiro/parceira durante todo o pré-natal e em futuras pesquisas. Os resultados permitiram ainda apontar as limitações do estudo, indicando a necessidade de mais pesquisas nesta temática com um número maior de participantes. Este projeto foi contemplado com edital de iniciação científica e contou com três alunos de graduação, bolsistas, durante o período de execução, permitindo uma maior integração entre a graduação e a pós-graduação. Com os dados analisados, foi possível desenvolver os seguintes produtos: (1) artigo de revisão integrativa acerca do apego materno-fetal em gestantes de alto risco; (2) artigo de relato de pesquisa empírica; (3) vídeo psicoeducativo acerca das relações entre apego materno-fetal e esquemas iniciais desadaptativos, direcionado para gestantes de alto risco e suas famílias.

Presidente - 1878474 - EDI CRISTINA MANFROI
Interna - 2031196 - ANDREA BATISTA DE ANDRADE CASTELO BRANCO