PPGPS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE (PPGPS) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ANA CLARA SANTOS ALVES DE OLIVEIRA FREITAS

DISCENTE : ANA CLARA SANTOS ALVES DE OLIVEIRA FREITAS
DATA : 19/12/2023
LOCAL: Instituto Multidisciplinar em Saúde

IMPACTOS DAS INFECÇÕES VIRAIS CONGÊNITAS NO NEURODESENVOLVIMENTO

infecção congênita; neurodesenvolvimento, deficiência intelectual

Este trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido para investigar os efeitos das infecções virais congênitas para o neurodesenvolvimento e apresentar formas de identificação por meio da avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor. O estudo desenvolvido faz parte da conclusão do Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde e está ligado à linha de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Práticas Educativas na Saúde. Por meio de revisão sistemática da literatura foram investigados os efeitos de infecções como COVID-19. A revisão foi escolhida como modelo metodológico com objetivo de sintetizar os principais achados da literatura e apontar direcionamentos para a atuação dos profissionais da saúde. Após os resultados da revisão verificou-se a necessidade de elaboração de material informático para os profissionais e para a população sobre os riscos das infecções virais e sobre os sinais de identificação de atraso neuropsicomotor. Assim a dissertação está composta por dois produtos, um bibliográfico que o artigo de revisão e outros produto técnico que é a cartilha informativa. Primeiro será apresentado o artigo de revisão e posteriormente a cartilha. Artigo de Revisão: O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática de literatura e a confecção de uma cartilha informativa para pais e profissionais da área de saúde. A revisão sistemática de literatura investigou os impactos do neurodesenvolvimento infantil relacionados à infecção congênita pelo SARS-CoV-2 com foco nas consequências neurológicas que podem acarretar para o desenvolvimento neuropsicomotor dos bebês e crianças. Os estudos analisados na revisão sistemática mostraram identificação de sinais de atraso através das escalas de avaliação neuropsicomotora; a exposição a infecção congênita foi dividida entre gestantes sintomáticas e assintomáticas e os resultados identificaram atraso neuropsicomotor em 71,4% dos estudos analisados. A cartilha informativa foi desenvolvida com o objetivo de orientar pais e profissionais da saúde sobre a relação entre as infecções congênitas por vírus, como o zika vírus, o SARS-CoV-2 relacionados aos possíveis atrasos do neurodesenvolvimento, abrangendo informações fundamentais sobre as infecções virais, o desenvolvimento neural, o desenvolvimento infantil e os transtornos do neurodesenvolvimento. A abordagem da cartilha é acessível e visa facilitar a compreensão tanto para pais quanto para profissionais da saúde, oferecendo orientações valiosas. Este trabalho contribui para a literatura científica e  fornece uma síntese abrangente das implicações do neurodesenvolvimento infantil em contextos de infecções congênitas, buscando impactar a prática clínica e o suporte familiar por meio da criação de uma ferramenta educacional aplicável e relevante.

Externa à Instituição - FERNANDA DE OLIVEIRA FERREIRA - UFJF
Interno - 2315391 - FABRICIO FREIRE DE MELO