PPGPS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE (PPGPS) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FABIANA MARIA DE SOUZA

DISCENTE : FABIANA MARIA DE SOUZA
DATA : 14/12/2023
LOCAL: Online

SAÚDE MENTAL ADOLESCENTE E RETORNO ESCOLAR PRESENCIAL: pensando o “adolescer” em tempos pandêmicos

Adolescente; Serviços de saúde mental escolar; COVID-19; Retorno à escola.

O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa 1 – Práticas clínicas e saúde mental, investigou o efeito do distanciamento social durante a pandemia de Covid-19 para adolescentes, resultando em recomendações de estretégias de promoção da saúde mental em ambiente escolar, na perspectiva da clínica ampliada. A adolescência é um período de intensas transformações biopsicossociais, atravessadas por aspectos socioculturais, que repercutem na construção de subjetividades. Impactos do distanciamento social na saúde mental dos adolescentes têm sido descritos, com aumento da prevalência de transtornos mentais, deficiências de aprendizado, aumento das desigualdades e abandono escolar. Esta pesquisa objetivou analisar os desafios enfrentados pelos adolescentes no retorno escolar presencial após a flexibilização das medidas restritivas decorrentes da pandemia de Covid-19 e as consequências atuais, bem como as estratégias desenvolvidas por eles e pela instituição escolar para lidar com as dificuldades encontradas. Foi realizado um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, a partir da metodologia de grupos focais, adequada para incentivar o diálogo e a expressão de sentimentos e o compartilhamento de opiniões, levando à busca por soluções e propostas de ação para problemas comuns. O estudo foi realizado em uma escola de ensino médio estadual em Irecê - BA, com a participação de um grupo de 10 adolescentes, entre 15 e 18 anos. A análise de conteúdo, de tipo categorial temática, resultou em quatro categorias: 1. Desafios pandêmicos: o encontro com o inesperado; 2. Implicações no processo ensino-aprendizagem; 3. Implicações na saúde mental adolescente; 4. Saúde Mental Escolar. Observou-se que a pandemia impactou sobremaneira a percepção dos participantes sobre o processo de adolescer, os quadros de saúde mental desses jovens, seus processos de ensino-aprendizagem e de socialização, com repercussões ainda vigentes, demandando intervenções em saúde mental e acompanhamentos específicos da aprendizagem. Participantes relataram que o retorno ao ambiente escolar ocorreu sem planejamento ou suporte em saúde mental, contrastando com a realidade de alunos que retornavam ansiosos, confusos, com dificuldades de socialização e de concentração e com defasagem na aprendizagem. Considerou-se, portanto, a importância da preparação da comunidade escolar para lidar com as demandas emocionais no pós-pandemia. Nota-se a relevância da implementação de políticas de saúde mental escolar universalizadas e institucionalizadas, bem como a presença do psicólogo escolar para promover a saúde mental nesse contexto. Como produto final da pesquisa, elaborou-se um Relatório Técnico Conclusivo disponibilizado para a instituição participante para devolutiva e recomendações para promoção da saúde mental em contexto escolar.

Presidente - ***.229.558-** - GABRIELA ANDRADE DA SILVA - UFSB
Externo à Instituição - JANDERSON CARNEIRO DE OLIVEIRA