Repercussões do exercício da função de Coordenação de Curso na saúde mental de docentes de uma Instituição de Ensino Superior
Instituições de Ensino Superior, Docentes e Saúde Mental
Este estudo analisará as repercussões do exercício da função de Coordenação de Curso na saúde mental (estresse e ansiedade) percebidas por docentes de uma Instituição de Ensino Superior Federal. Há ampla literatura que trata da saúde mental dos docentes universitários e seus possíveis gatilhos, mas pouco tem se esmiuçado tais gatilhos para se verificar o quanto cada um é mais ou menos potencializador desse adoecimento nesses servidores, como, em foco, a função de Coordenação de Curso. Assim, pretende-se empreender uma discussão sobre a necessidade de se pensar em estratégias para amenizar a carga de trabalho e repercussões do exercício da função de Coordenação de Curso na saúde mental dos docentes. Participarão do estudo docentes que atuaram ou atuam na Coordenação de Curso, entre 2006 e 2024. Para realização desta pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, será utilizado um questionário sociodemográfico, socioemocional e socioprofissionale uma entrevista presencial, individual e semiestruturada. A coleta de dados somente ocorrerá após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP/UFBA). Os dados do questionário serão tabulados e as entrevistas serão transcritas manualmente, para posterior interpretação através da abordagem de análise de conteúdo temática embasada na Análise do Conteúdo de Bardin. Pretende-se utilizar o software IRAMUTEQ, tendo em vista que ele sistematiza e otimiza as etapas de exploração e análise dos dados. Os resultados deverão fundamentar a elaboração de um Curso de Capacitação para Coordenação de Curso, objetivando a promoção de satisfação no trabalho e de saúde mental dos docentes universitários