PPGPS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE (PPGPS) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: HÉTONE RODRIGUES ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HÉTONE RODRIGUES ROCHA
DATA : 28/11/2023
LOCAL: Plataforma meet

PLANTÃO PSICOLÓGICO CENTRADO EM PESSOAS COM QUEIXA DE ANSIEDADE

Abordagem Centrada na Pessoa. Ansiedade. Plantão psicológico. Pesquisa-ação.

A experiência de sofrimento por ansiedade é o principal motivo de procura pelo serviço de Plantão Psicológico, todavia, há escassez de produções sobre as possíveis mudanças e as repercussões dessas intervenções na vida do cliente. Objetiva-se desenvolver e avaliar intervenções centradas na pessoa junto a cinco indivíduos adultos com experiência de ansiedade em um serviço de Plantão Psicológico. Trata-se de uma metodologia mista convergente, de ênfase qualitativa, com desenho de pesquisa-ação, do tipo prático. As intervenções serão desenvolvidas em uma clínica-escola de Psicologia no interior baiano. Os recursos para a geração das informações são: Ficha Sociodemográfica; o Modelo de Registro Clínico para monitoramento da ação; Escala de Avaliação do Plantão Psicológico Centrado na Pessoa, a ser elaborada e validada a nível de conteúdo como produto técnico tecnológico; e uma entrevista semiestruturada de acompanhamento, na qual será realizada dois meses após o último atendimento do participante. Serão realizados de um a cinco atendimentos com cada participante, cujas sessões serão gravadas e transcritas. Para o processamento e análise das informações, será utilizado o método fenomenológico empírico para compreender as experiências de ansiedade dos participantes. Este projeto está inserido na linha Práticas Clínicas e Saúde Mental do mestrado profissional em Psicologia da Saúde da Universidade Federal da Bahia e será submetido ao Comitê de Ética para Pesquisas com Seres Humanos da mesma instituição. Espera-se que esta pesquisa beneficie os participantes atendidos e que os resultados contribuam para aprimorar a prática em plantão psicológico centrado em pessoas com queixa de ansiedade.

Presidente - 2031196 - ANDREA BATISTA DE ANDRADE CASTELO BRANCO
Interno - 3295278 - ANDRE PEREIRA GONCALVES