PPGPS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE (PPGPS) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: THALITA FERNANDES SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THALITA FERNANDES SANTOS
DATA : 29/11/2023
LOCAL: Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS-CAT/UFBA)

“EU TENHO VOZ EM MINHAS MÃOS”: ONTOLOGIA DE UM ÓRGÃO - PSICOLOGIA DA SAÚDE SOB VIRADA ONTOLÓGICA

Anatomia filosófica das mãos; psicologia da saúde sob virada ontológica; LIBRAS.

A partir da experiência de atuação na área da Psicologia da Saúde sob virada ontológica com pessoas surdas, que fazem uso da Língua Brasileira de Sinais, pretendo refletir sobre a anatomia filosófica (Saint-Hilaire, 1818) de um órgão do corpo humano, mais especificamente a mão humana de surdos, enquanto um órgão que não fala, mas que faz falar. Através das ações de comunicação deste órgão (gestos, anatomia, articulações, etc.) procuro trazer à baila uma dimensão pouco explorada no campo da Psicologia da Saúde: a ontologia de órgãos do corpo humano. Esta é uma área que busca compreender a importância de um órgão do corpo humano em sua ontologia, servindo de guia instrumental ao desenvolvimento da Psicologia da Saúde sob virada ontológica. Inspirada em Étienne Saint-Hilaire (2018), orienta-se pela questão: como um órgão do corpo humano se conecta ao mundo? Como uma filosofia anatômica da mão, enquanto “mãos que falam”, se adapta ao mundo da linguagem, influenciando na atuação de psicólogos/as nos serviços de saúde mental? Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória, procurando investigar, através das estórias e anedotas contadas por psicólogos/as, como essa filosofia anatômica ganha em ontologia. Como produto técnico, será elaborado pranchas/cartões de comunicação alternativa, com o intuito de ampliar o repertório comunicativo, a expressão e a compreensão entre pessoas surdas e ouvintes, minimizando assim possíveis barreiras de acessibilidade enfrentadas pelos surdos nos serviços públicos de saúde mental. Este projeto está inserido na linha 1 - Práticas Clínicas e Saúde Mental e será submetido ao Comitê de Ética para Pesquisas com Seres Humanos do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (CEP-IMS/UFBA).

Interno - 3063238 - PAULO ROGERS DA SILVA FERREIRA
Interna - 1552649 - PATRICIA MARTINS DE FREITAS