PPGPS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE (PPGPS) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: THAINÁ SOUSA CAMPOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAINÁ SOUSA CAMPOS
DATA : 13/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Instituto Multidisciplinar em Saúde
TÍTULO:

Avaliação da Eficácia do Programa de Intervenção Pay Attention! no Treinamento da Atenção em Crianças Diagnosticadas com TDAH



PALAVRAS-CHAVES:

TDAH. Estimulação Cognitiva. Processos Atencionais. Atenção.
Neuropsicologia.


PÁGINAS: 150
RESUMO:

O referido estudo é resultado do projeto do Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde
vinculado à linha de pesquisa de Desenvolvimento Humano e Práticas Educativas na Saúde do
Instituto Multidisciplinar de Saúde da Universidade Federal da Bahia.Os estudos
neuropsicológicos apresentam contribuições importantes para as atuações nos setores da
clínicas e da atenção especializada em saúde mental.O TDAH é um transtorno do
neurodesenvolvimento caracterizado por alterações nos níveis de dopamina que são
responsáveis pela atenção, pelo comportamento motor, acarretando na dificuldade de
regulação das respostas de atenção diante de estímulos ambientais. O TDAH manifesta
alterações em circuitos neuronais ao córtex pré-frontal e, consequentemente, às Funções
Executivas (FE’s) – habilidades cognitivas responsáveis pelo planejamento e execução de
tarefas. Os prejuízos evidenciados nas FE’s envolvem principalmente a atenção sustentada,
memória operacional, planejamento, organização e comportamento social. No Brasil, o
número de pesquisas voltadas para intervenções de programas atencionais em crianças com
TDAH é reduzido, o que contribui para o aumento do uso da medicação sem ganhos
neurofuncionais consistentes. O propósito deste estudo foi avaliar a eficácia clínica do
Programa Pay Attention! na redução dos déficits atencionais de crianças com Transtorno de
Déficit de Atenção e Hiperatividade no município de Vitória da Conquista- BA. O
delineamento do estudo foi quase experimental com comparação de grupos entre pré e pós
teste. Foi realizada a comparação entre dois grupos: crianças diagnosticadas com TDAH e
submetidas ao programa de intervenção atencional Pay Attention! e crianças diagnosticadas
com TDAH que não receberam intervenção. Participaram da pesquisa 24 crianças com idades
de 6 a 10 anos (M=8,37), 13 crianças no grupo experimental (GE) e 11 crianças no grupo
controle (GC). Após a realização do Teste de Normalidade (Shapiro-Wilk Test), se utilizou o
teste não paramétrico de Wilcoxon e realizou-se a verificação do tamanho de efeito r,
mensurado através do d de Cohen. Na análise de dados, foram identificados outliers no GE e,
para fins de análise, as respectivas crianças foram retiradas do banco.Os resultados sugeriram
alterações significativas nas medidas de atenção auditiva para o grupo submetido à
intervenção, melhora nos sintomas clínicos e no desempenho de leitura. Considerando os
resultados apresentados, o estudo demonstra que o programa de intervenção atencional Pay
Attention! tem efeitos clínicamente significativos para crianças com TDAH. Além dos
resultados sobre o efeito do programa investigado a dissertação é composta de dois Produtos
Técnicos Tecnológicos com objetivo de divulgar formas de estimulação da atenção para
crianças com TDAH. Os PTT’s desenvolvidos são um Manual Técnico de Estimulação
Cognitiva para profissionais e responsáveis por crianças com TDAH, constituído de 40
páginas e divulgado de forma eletrônica e o outro foi um cuurso de capacitação para
estudantes de graduação, pós graduação e profissionais das áreas da educação e saúde sobre
estimulação cognitiva em crianças com TDAH.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GUSTAVO MARCELINO SIQUARA - EBMSP
Externa à Instituição - MONICA CAROLINA DE MIRANDA
Presidente - 1552649 - PATRICIA MARTINS DE FREITAS
Notícia cadastrada em: 24/08/2023 06:43
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