PPGPS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE (PPGPS) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ANA LUIZA SANTOS FREITAS

DISCENTE : ANA LUIZA SANTOS FREITAS
DATA : 23/08/2023
LOCAL: instituto Multidisciplinar em Saúde sala 401

Telemonitoramento Multidisciplinar no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil de Vitória da Conquista: conquistas e desafios para sua implementação.

Palavras-chave: telemonitoramento; saúde mental; infância e adolescência

A pandemia COVID-19 gerou impacto mundial para a área da saúde principalmente durante o período de isolamento social, tendo ocasionado de forma inesperada a urgente adequação dos mais diversos serviços de saúde para o atendimento à distância. Diante deste cenário, este estudo objetivou analisar os aspectos potenciais e restritivos subjacentes à utilização do telemonitoramento no Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência, localizado em Vitória da Conquista-Bahia. Para tanto, foram desenvolvidos dois artigos, sendo o primeiro voltado para pesquisa bibliográfica utilizando-se método exploratório-descritivo para descrever a trajetória do uso das Tecnologias de Comunicação e Informação no Brasil e elencar as diferentes formas de acompanhamento à distância destinadas ao público infantojuvenil durante o período pandêmico em serviços de saúde mental nacionais e internacionais. O segundo artigo apresenta, através de um estudo de caso de natureza qualitativa, a experiência do telemonitoramento realizado por profissionais da equipe multidisciplinar durante o ano de 2020, com usuários e seus cuidadores. Foram aplicados formulários online com os profissionais e realizados grupos focais com usuários do serviço, sendo um grupo com adolescentes e outro com familiares. Os resultados permitiram concluir que, embora existam limitações de acesso aos recursos tecnológicos e necessidade de melhor estruturação da proposta de telemonitoramento, foram encontrados benefícios no acompanhamento de usuários e seus familiares por meio do telefone, a saber: redução de filas de espera para atendimento, fortalecimento do vínculo entre usuários e técnico de referência, agilidade para resolutividade de situações comportamentais como manejo de crises, orientações sobre tratamento medicamentoso e construção da autonomia do paciente e seu cuidador com relação ao tratamento. Essa dissertação possibilitou a construção de um guia de boas práticas para implementação do telemonitoramento em serviços de saúde mental. Por fim, delineia-se que o telemonitoramento é um recurso potente que, somado ao atendimento presencial tende a ser uma estratégia promissora de cuidado nos serviços de saúde mental.

Presidente - 1163450 - LIVIA BOTELHO FELIX
Interna - 2765854 - NILIA MARIA DE BRITO LIMA PRADO