PPGPS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE (PPGPS) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: GABRIEL NERY MATOS

DISCENTE : GABRIEL NERY MATOS
DATA : 28/06/2023
LOCAL: Ambiente Virtual UFBA: meet.google.com/peb-gngp-ppj

Experiências de procrastinação acadêmica: análise fenomenológica

Procrastinação Acadêmica; Abordagem Centrada na Pessoa; Aconselhamento Psicológico; Pesquisa-Ação; Pesquisa Qualitativa.

Verificando a alta incidência do fenômeno da procrastinação no espaço acadêmico, o que costuma ser conceituado como Procrastinação Acadêmica, esta dissertação se vincula ao objetivo, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Federal da Bahia, de identificar novas demandas e necessidade de saúde nos âmbitos individuais e coletivos. Este trabalho parte da hipótese de que é possível estabelecer uma leitura e compreensão do fenômeno da procrastinação acadêmica a partir de um referencial humanista, baseado nos aportes de Carl Rogers, e fenomenológico empírico, a partir dos procedimentos de Amedeo Giorgi. Para tanto, objetivou-se analisar o fenômeno da procrastinação acadêmica a partir da Psicologia Humanista Centrada na Pessoa, seguindo pelos objetivos específicos de: fundamentar a experiência de procrastinação acadêmica segundo a perspectiva humanista rogeriana; compreender o fenômeno da procrastinação acadêmica, segundo uma perspectiva fenomenológica empírica aplicada com quatro estudantes do ensino superior em Vitória da Conquista, Bahia. A partir da fundamentação teórica humanista rogeriana, construiu-se uma leitura da procrastinação pela via da organização, desorganização e reorganização da personalidade, favorecendo um entendimento da procrastinação acadêmica como um mecanismo de defesa que sinaliza incongruências. Na busca por uma compreensão fenomenológica empírica da experiência da procrastinação acadêmica, encontrou-se quatro categorias que sinalizam a compreensão das experiências visitadas: a Procrastinação no ambiente educacional; manifestações de angústia e ansiedade na procrastinação; dificuldades e estratégias para lidar com a procrastinação; elementos contextuais que influenciam a procrastinação. Nestes eixos são: descritos modos de surgimento da procrastinação no universo dos sujeitos; relatados sensações e comportamentos que sinalizam manifestações desse sofrimento; citados comportamentos utilizados para enfrentamento; feitas aproximações com elementos contextuais, que se conectam à procrastinação acadêmica. O trabalho como um todo apresenta dados que podem funcionar como base para interlocuções com novas pesquisas empíricas ou teóricas, como também pode dar base para a construção de serviços aplicados para o cuidado à população universitária em procrastinação acadêmica.

Presidente - ***.011.873-** - PAULO COELHO CASTELO BRANCO - UFC
Interna - ***.856.706-** - CARMEM VIRGÍNIA MORAES DA SILVA - UESB