PPGPS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE (PPGPS) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: OTÁVIO RIBEIRO LAGO NETTO

DISCENTE : OTÁVIO RIBEIRO LAGO NETTO
DATA : 22/06/2023
LOCAL: Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS-CAT/UFBA)

O QUE A PSICOLOGIA DA SAÚDE SOB “VIRADA ONTOLÓGICA” PODE CONTRIBUIR PARA PESQUISAS EM SANEAMENTO BÁSICO EM ÁREAS RURAIS?

Psicologia da Saúde sob “virada ontológica”; Políticas Públicas; Saneamento Básico

Os leitores encontrarão aqui uma Psicologia da Saúde posta à prova. Ou melhor, aberta ao exercício de descentralização do bem-estar humano. Trata-se de uma Psicologia da Saúde mais democrática no entendimento sobre o que importa, sobre interações, afetos e na construção de um “comum”, que nada tem a ver com a luta pela igualdades entre os homens (direitos humanos) em uma situação dada. A partir da análise de políticas de saneamento básico em áreas rurais, mais precisamente no sudoeste baiano, busca-se lançar a Psicologia da Saúde no movimento mundial da “virada ontológica” que se configura em uma crítica ao método empregado em ciência moderna da separação entre natureza x cultura, sujeito x objeto, e no caso das ciências humanas, a centralidade das análises no protagonismo humano. Ela parte da pergunta: O que a Psicologia da Saúde sob “virada ontológica” pode contribuir para pesquisas em saneamento básico em áreas rurais? E conclui que uma outra Psicologia da Saúde é possível: aberta a descentralização do humano, ou se preferirem, a uma (re)composição de seu objeto. Esta dissertação faz parte da linha de pesquisa 1: Práticas Clínicas e Saúde Mental e tem como produto técnico um vídeo técnico para os gestores de programas de saneamento básico. Ela foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisas para Seres Humanos do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (CEP-IMS/UFBA), via Plataforma Brasil, sob parecer número 5.826.940.

Presidente - 3063238 - PAULO ROGERS DA SILVA FERREIRA
Externo ao Programa - 1376643 - SERGIO LIZIAS COSTA DE OLIVEIRA ROCHA - UFBAExterna à Instituição - SONIA REGINA LOURENÇO - UFMT
Notícia cadastrada em: 05/06/2023 14:35