PPGPS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE (PPGPS) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MIRIÃ LIMA MALHEIROS

DISCENTE : MIRIÃ LIMA MALHEIROS
DATA : 16/06/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet

VIVÊNCIAS DOS PAIS/CUIDADORES NO ACOMPANHAMENTO ESCOLAR DAS CRIANÇAS DURANTE A PANDEMIA PELA COVID-19

Acompanhamento escolar. Ensino remoto. Orientação parental. Psicologia Sistêmica. Relação parental.

O contexto de pandemia provocou alterações na dinâmica familiar. Com a suspensão das aulas presenciais e introdução do ensino no formato remoto, a supervisão dos pais e/ou cuidadores nas atividades escolares dos filhos tornou-se mais necessária. Diante desse cenário, esta pesquisa teve como objetivo conhecer as vivências dos pais/cuidadores no acompanhamento escolar das crianças durante a pandemia pela Covid-19. Foram participantes da pesquisa pais/cuidadores de crianças matriculadas nas séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) que buscam por Psicoterapia Infantil no Serviço de Psicologia de uma Instituição de Educação Superior no interior da Bahia. O delineamento da pesquisa tem enfoque qualitativo exploratório-descritivo, com abordagem de pesquisa-ação, a partir do método histórico-cultural. A pesquisa-ação foi realizada por meio de intervenções grupais orientadas pelas práticas colaborativo-dialógicas, que possibilitou identificar demandas sobre o exercício da relação parental que estão relacionadas ao acompanhamento escolar, durante a pandemia – Covid-19, e analisar os significados e sentidos advindos das vivências dos pais/cuidadores nesse processo de acompanhamento. O procedimento de análise se deu a partir da leitura cuidadosa e crítica de cada indicador e dos pré-indicadores, retirados de trechos das narrativas dos pais durante a intervenção grupal. Depois foram construídos os núcleos de significações das vivências dos participantes, a saber: Percepções, sentimentos e estratégias dos pais/cuidadores diante do acompanhamento escolar dos filhos durante a pandemia; Reflexões sobre as vivências dos pais diante do exercício parental: expectativas e idealizações; Grupo de orientação parental: possibilidades de transformações mútuas. Diante dos núcleos de significações descritos, foram atribuídos os sentidos: despreparo diante do novo, ressignificação, saúde emocional dos pais e necessidade de apoio, desafio no exercício parental, flexibilidade e trocas positivas. Os resultados apontam que, embora a vivência parental seja desafiadora, os pais apresentam recursos para adaptação e reorganização da dinâmica familiar, frente aos desafios impostos pelo ensino remoto. Diante dos resultados obtidos, o estudo aponta para a importância de grupos de orientação aos pais como recurso de apoio para vivência parental. Dessa forma, com o objetivo de contribuir com a promoção da saúde dos pais e das relações familiares, através da Linha de Pesquisa “Desenvolvimento Humano e Práticas Educativas na Saúde” do Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde (UFBA - IMS/CAT), que tem como foco estudos voltados para  o desenvolvimento humano e suas relações com a saúde nas diferentes fases do ciclo de vida e em diferentes contextos, este estudo propõe, como produto final, a implementação de um Programa de Orientação Parental – POP como proposta de intervenção psicológica breve para uma Instituição de Educação Superior – IES, na cidade de Guanambi-BA, visando desenvolver práticas educativas e de promoção da saúde.

Presidente - ***.856.706-** - CARMEM VIRGÍNIA MORAES DA SILVA - UESB
Interna - ***.973.025-** - MONALISA NASCIMENTO DOS SANTOS BARROS - UESB