PPGPS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE (PPGPS) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LUANA ALVES FERRAZ

DISCENTE : LUANA ALVES FERRAZ
DATA : 01/07/2023
LOCAL: Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS-CAT/UFBA)

A PSICOLOGIA DA SAÚDE SOB VIRADA ONTOLÓGICA: APORTE AOS CUIDADOS PALIATIVOS

Psicologia da Saúde sob “virada ontológica”; Formação Médica; Cuidados Paliativos

Os leitores encontrarão aqui uma Psicologia da Saúde renovada, atualizada, longe da centralidade na pessoa (humanismo em saúde) que obscurece todos os outros não-humanos neste campo emergente. O trabalho aqui desenvolvido como aporte aos Cuidados Paliativos (CP) está inserido na linha de pesquisa 1: Práticas Clínicas e Saúde Mental do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (PPGPS-IMS/UFBA), sob orientação do Prof. Dr. Paulo Rogers S. Ferreira, e que tem como produto final uma oficina experimental sob título: Oficina pedagógicoexperiencial para a formação em medicina: como se conectar com o mundo nos cuidados paliativos. Trata-se de uma perspectiva pautada na “virada ontológica”, a qual questionou a divisão natureza X cultura e sujeito X objeto, compreendendo as ações no mundo enquanto mediações entre todos os atores-redes, humanos e não-humanos. Este trabalho divide-se em três capítulos. No primeiro, um artigo teórico intitulado A transformação dos aparatos técnicos em equipamentos de apoio nos Cuidados Paliativos (CP), o qual introduz a transformação dos aparatos técnicos inanimados (equipamentos de CTIs, UTIs, sofás, camas, entre outros) em equipamentos de apoio animados, no paliar. Gilbert Simondon foi a orientação para esta análise. Em um segundo capítulo, que é resultado de estudo empírico, um artigo sob título A Psicologia da Saúde sob virada ontológica: aporte à formação médica em Cuidados Paliativos, voltado a compreensão da formação em Cuidados Paliativos na Graduação em Medicina do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (IMS/UFBA), especialmente sobre o enfoque professorado aos aparatos técnicos durante a formação. Os resultados permitiram concluir que os docentes e discentes trabalham com os aparatos técnicos em Cuidados Paliativos, porém não reconhecem a sua participação (anima) enquanto mediadores do processo de paliação. Finalmente, em um último capítulo, o produto proposto, exigência de nosso Mestrado Profissional, intitulado Oficina pedagógico-experiencial para a formação em medicina: como se conectar com o mundo nos cuidados paliativos, permitindo a sensibilidade formativa sobre a participação dos aparatos técnicos nos CP como equipamentos de apoio, contribuindo, portanto, com um paliar plural na Graduação em Medicina. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (CEP-IMS/UFBA), via Plataforma Brasil, sob parecer número 5.935.129.

Presidente - 3063238 - PAULO ROGERS DA SILVA FERREIRA
Externa ao Programa - 2895874 - NIVEA MARIA SILVA SILVEIRA - UFBAExterna à Instituição - SONIA REGINA LOURENÇO - UFMT
Externo à Instituição - JEAN SEGATA - UFRGS
Notícia cadastrada em: 31/05/2023 10:06