PPGPS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE (PPGPS) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCEL GOMES OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCEL GOMES OLIVEIRA
DATA : 23/05/2023
LOCAL: Ambiente Virtual Google Meet: meet.google.com/zgo-gdiv-bch

PROPOSIÇÃO DE UM GUIA PARA PLANTÃO PSICOLÓGICO NA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL EM UM SERVIÇO-ESCOLA DE PSICOLOGIA

plantão psicológico; terapia cognitivo-comportamental; clínica-escola

TÍTULO: Proposição de um Guia para Plantão Psicológico na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) em um Serviço-Escola de Psicologia. INTRODUÇÃO: Considerando as características interventivas presentes no Plantão Psicológico e seu caráter formativo com sua presença em Serviços-Escola, pressupõe-se que tal serviço pode ser adotado segunda uma abordagem terapêutica cognitiva-comportamental. Porém, ainda são incipientes estudos sobre a atuação deste serviço com nessa abordagem. A pergunta-problema é: quais as implicações mútuas do Plantão Psicológico à TCC? OBJETIVOS: Elaborar um Guia de práticas cognitivo-comportamentais em Plantão Psicológico para um Serviço-Escola de Psicologia, seguindo os objetivos específicos de: Descrever os aspectos teóricos-metodológicos da Terapia Cognitivo-Comportamental que foram implicados em um Plantão Psicológico; Analisar intervenções cognitivo-comportamentais que foram empregadas nesse serviço. METODOLOGIA: A metodologia adotada será a pesquisa retrospectiva documental, de caráter misto (quantitativo-qualitativo). Serão utilizados registros documentais de atendimentos em Plantão Psicológico que utilizaram a abordagem teórica da Terapia Cognitivo-Comportamental (Prontuário e Ficha Mensal de Evolução de Prontuário). As categorias de análise utilizadas nos Prontuários serão: estado civil, gênero, idade, religião, cor/etnia, escolaridade e fonte encaminhadora. Referente à Ficha Mensal, verificará: quantidade de sessões, duração da sessão, queixa, demanda, intervenções realizadas, instrumentos psicológicos, motivos do encerramento, encaminhamentos e a descrição sintetizada do(s) atendimento(s). Para os tipos de dados quantitativos, será utilizado o software estatístico SPSS version 25.0, seguindo para análises descritivas (frequência, médias e percentagens) com análise inferencial e visualização dos resultados. Para a análise dos dados qualitativos, será utilizado a análise de conteúdo temática e frequencial de Bardin. RESULTADOS ESPERADOS: Ao final da pesquisa, pretende-se que seus resultados auxiliem na construção do guia proposto, oferecendo suporte à tomada de decisão dos: gestores, ao compreender as características da clientela e possíveis aprimoramentos dos prontuários; docente supervisores e discentes estagiários que pretendem aplicar este tipo de serviço com suporte teórico-prático, utilizando de arcabouço científico e contextualmente informados.

Presidente - ***.011.873-** - PAULO COELHO CASTELO BRANCO - UFC
Interna - 1878474 - EDI CRISTINA MANFROI