PPGPS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE (PPGPS) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ALEX VIANA DE ARAUJO

DISCENTE : ALEX VIANA DE ARAUJO
DATA : 14/04/2023
LOCAL: Instituto Multidisciplinar em Saúde - UFBA

INDICADORES DE SAÚDE MENTAL, DE SATISFAÇÃO NO TRABALHO E DE GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO COM SERVIDORES PÚBLICOS DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Saúde mental; síndrome de burnout; satisfação no trabalho; gestão de pessoas; modelo preditivo de burnout

Esta dissertação teve como objetivo central identificar as relações entre indicadores de saúde mental (afetividade negativa), de síndrome de burnout, de satisfação no trabalho e de política de gestão de pessoas, de modo a propor um modelo explicativo de síndrome de burnout para servidores de uma Instituição de Ensino Superior pública federal. Participaram do estudo 180 servidores públicos federais (docentes e técnicos administrativos). Foram utilizados instrumentos multidimensionais: Escala de Satisfação no Trabalho – EST, Maslach Burnout Inventory –MBI, Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse - DASS 21, Escala de Práticas de Gestão de Pessoas – EPGP Pública, bem como variáveis sociolaborais. Este trabalho permitiu o desenvolvimento de dois artigos e um relatório técnico. O primeiro deles buscou compreender o fenômeno saúde mental no contexto de trabalho das Instituições de Ensino Superior, a partir de uma revisão sistemática da literatura, que analisou as publicações nacionais no período entre 2011 a 2021. No artigo empírico, foram analisadas as dimensões da síndrome de burnout que apresentaram associações significativas, negativas e positivas, e com diferentes magnitudes com as demais variáveis do estudo, as quais permitiu a elaboração de um modelo preditivo. Dentre elas, destaca-se a exaustão emocional, que apresentou correlação significativa, de forma positiva com afetividade negativa, tendo a maior variância compartilhada do estudo. A análise de regressão demonstrou que o modelo preditivo da exaustão emocional teve maior poder explicativo, selecionando a satisfação com a natureza do trabalho, satisfação com colegas e afetividade negativa como principais variáveis correlacionadas da previsão. O relatório técnico buscou apresentar as análises descritivas de cada categoria profissional (técnicos e docentes) e diferenças de grupos de modo a evidenciar as condições de trabalho específicas de cada categoria, bem como os indicadores de saúde mental, de satisfação no trabalho e da política de gestão de pessoas. Este projeto foi contemplado com edital de iniciação científica e contou com três alunos de graduação, bolsistas, durante o período de execução, permitindo uma maior integração entre a graduação e a pós-graduação. Por fim, destaca-se que o estudo traz uma importante contribuição de forma a evidenciar os indicadores de saúde mental, de satisfação no trabalho e de percepção da política de gestão de pessoas, para que os gestores possam desenvolver intervenções direcionadas à melhoria da qualidade de vida dos servidores públicos de Instituições Públicas Federais.

Interno - 3295278 - ANDRE PEREIRA GONCALVES
Presidente - 1878474 - EDI CRISTINA MANFROI